Prestação de Contas - Marido, Perguntas, Fim

00:43 Postado por Geremias Pignaton

A "Audiência Pública" começou e dez minutos depois chegou o marido da prefeita. Sentou-se no meio da plateia.
Daí para frente, a prefeita, volta e meia, falava o nome do marido. Durante toda a palestra que durou pouco mais de uma hora, ela pronunciou o nome do marido doze vezes. Eu tive a curiosidade de contar.
Ao final, deu a palavra ao deputado Marcelo Coelho, a única pessoa que teve a honra de falar. O deputado, além dos elogios formais, falou sobre a sua mudança de partido, motivada por sua lealdade ao governador e pronunciou o nome do marido da prefeita por mais quatro vezes. Pediu voto para ele próprio e para o marido da prefeita, não diretamente, mas de forma explícita. Disse que o marido faz muita falta ao Espírito Santo e, especialmente, a nossa região e que tem que voltar à Câmara Federal, candidato que será nesta eleição.
Entendo que houve um flagrante desrespeito a lei eleitoral. Propaganda eleitoral extemporânea e utilizando-se de meios públicos. A "audiência pública" era toda bancada pela municipalidade.

Eu pensava que, antes de encerrar, seria franqueada a palavra aos presentes para perguntas e dúvidas. A reunião era para prestações de contas e isso sempre se acompanha de muitas dúvidas e questionamentos. Contrariando tudo que de democrático pode existir, encerrou-se a reunião sem abrir às dúvidas. O povo de Ibiraçu não deve ter direito de questionar. Deve estar muito satisfeito com as festas das campanhas eleitorais.
Se fosse democrática a audiência, eu teria muitos questionamentos para fazer:

- A senhora prefeita não acha que uma queda de arrecadação de somente 3%, num ano em que o mundo todo chorou uma de suas mais graves crises econômicas, é muito pouco para justificar falta de recursos para sua administração?
-nas realizações deste ano, apenas duas podem ser assim classificadas, já que todo o restante são serviços de manutenção e de conservação: a ponte do Bairro Ericina e o muro de arrimo, também naquele bairro atrás da Ingral. A ponte começou a ser reconstruída há meses e a obra vai muito lentamente. Por quê? O muro de arrimo começou estes dias. Nesse muro serão gastos mais de seiscentos mil reais. Os moradores que serão protegidos são de classe média. Eles contribuirão com algum percentual dos gastos? Quanto?
- a senhora mostrou um pouco dos gastos por setores na sua administração. O gasto com pessoal é de mais de 46%. Como está distribuído o pessoal da prefeitura pelas diversas secretarias? Existe algum projeto para redução dos gastos com pessoal?
- por falar nisso... A imprensa de Vitória veiculou uma lista de municípios que estariam com dificuldades de cumprir a Lei de Responsabilidade Fiscal, nessa lista estava Ibiraçu. Por que isso? Essa situação persiste?
- temos sérios problemas com enchentes e também com secas. Alternamos excessos de águas com a falta dela. Que planos existem para amenizarmos esses problemas? Com relação a falta d'água, a administração passada tentou viabilizar um projeto de captação de água no rio Itapirá. Infelizmente não conseguiu. Entretanto, deixou alguma verba alocada. Como está esse projeto? Tem-se alguma perspectiva?
- quanto é o aluguel do carro que a senhora usa? O carro do prefeito passado não está em condições da senhora usar?
- Por que faltam médicos para atender no pronto-socorro do município? Por que a situação física dessa unidade de saúde é tão precária?
Essas são apenas algumas das perguntas que poderia ter feito.

Eu, sinceramente, achei pífia a prestação de contas da prefeita. Pareceu-me mais um ato político do que uma reunião para esclarecimento da população. Aliás, população que não compareceu. Só estava presente uma claque, com apenas duas ou três pessoas identificadas com a oposição.

0 comentários: