Dengue premiada

15:40 Postado por Geremias Pignaton

A prefeitura de Ibiraçu está dando prêmios para quem eliminar focos de mosquitos da dengue de suas casas. A princípio, olhando-se pelo lado populista da coisa, parece uma excelente iniciativa. Se olharmos com um pouco mais de atenção, podemos ver que nem tanto.
Vamos criar uma situação hipotética e perfeitamente possível: um morador se esforça, cumpre sua obrigação, limpa seu quintal, elimina todos os focos, é sorteado e ganha o prêmio. Dias depois pega dengue porque seu vizinho, porta com porta, cerca com cerca, não fez o mesmo. O mosquito não respeita cerca, não respeita prêmio, não respeita sorteio...
Li hoje reportagem mostrando que dois municípios de Minas Gerais, Arcos e Ituitaba, estão fazendo um movimento inverso. Estão aplicando multas aos moradores que não eliminarem os focos de mosquitos de suas propriedades.
Isso merece um debate. Nunca fui favorável a se premiar alguém por cumprir sua obrigação. A medida me parece populista e pode se revelar inócua. Talvez a combinação das duas seja o mais adequado. Se for para aplicar só uma, sou mais as mineiras.
No final, educação e esclarecimento é que fazem o diferencial. Talvez aí esteja a única valia da medida ibiraçuense.

0 comentários: