Ai de Ti, Haiti!

01:47 Postado por Geremias Pignaton

Foi necessário que um terremoto transformasse o Haiti num monte de escombros, para que o mundo voltasse seus olhos para aquele povo. Não é de hoje que aquela gente padece. Por que tanto sofrimento? A Confraria de O PAU GIGANTE, imbuídos do mais legítimo espírito humanitário, buscou em nossa vastíssima biblioteca as razões de tanta penúria. A hipótese de castigo divino como sugeriu aquele imbecil norte-americano foi prontamente descartada. Por azar também não há nenhuma chance. São pensamentos supersticiosos, de mentes infantis. Voltamos então no tempo e...voilá! Descobrimos porque o Haiti é um pais pobre.

Tudo começou com Colombo, que ali desembarcou em primeiro lugar. Chamou de Espanhola aquela ilha, habitada por tribos nativas. A Espanha encarregou-se de escravizar e violentar os ilhéus. Acabou por exterminar todos. Concluímos que seria para levar a civilização àqueles bárbaros. O controle então passou para a França, gente também muito civilizada, de la “igualite, fraternite e liberte”, que fez com que o a ilha fosse chamada “a pérola das Antilhas”. Para isso, seqüestrou e levou cerca de 400 mil africanos para lá. Para eles, os negros não eram gente. Matavam quando queriam, estupravam, mutilavam e abusavam de todas as formas. Afinal, c_ de escravo não tem dono. Mas tiravam dali muitas riquezas e produtos produzidos com a força dos cativos.

Pois aqueles negros eram tinhosos. O Haiti foi a primeira e única colônia escravista que conseguiu a liberdade através de várias revoltas. Botaram os franceses para correr. Como castigos pelo atrevimento, os EUA e a Europa, os expoentes da civilização e dos direitos universais, decretaram um boicote econômico que durou 60 anos! E o povo, marcado por séculos de escravidão e humilhações, traumatizado pela submissão, perdeu sua identidade, sua história e a dignidade. Brigas internas mantinham o país em total desorganização e a maioria do povo vivendo na miséria.

Numa dessas, provavelmente em nome de seus interesses, os Estados Unidos da América invadem o Haiti e lá ficam por muitos anos. Quando saem, deixam no poder um dos maiores carniceiros que o mundo já conheceu, sob sua proteção. Este passa o poder para o filho, que se mostrou pior do que o pai. Sob os olhares atentos dos americanos, a população sofre os piores horrores nas mãos da família Duvalier. Em seguida, mais uma sucessão de golpes e assassinatos. Mais recentemente, a ONU assumiu a tutela do Haiti e o Brasil, por motivos que não nos cabem discutir, o representante de uma farsa.

Hoje, todos estão empenhados em ajudar o Haiti. Há todo um aparato midiático para destacar a ajuda humanitária. Esta Confraria, que já viu muitas coisas séculos afora, espera a poeira baixar para ver como ficará aquela gente. Investimentos, reconstrução, ajuda e muitas declarações. Depois, a fome continuará fazendo vítimas, as pessoas continuarão na miséria e o Haiti voltará a ser um lugar de gente pobre. Pelo visto, sob nova ocupação.

A Confraria de O PAU GIGANTE comove-se com todos os acontecimentos no Haiti. Mas sabe que todas aquelas pessoas continuarão sendo vítimas, não da natureza, nem de deus, ou por azar, mas pela infindável insensatez humana, que trata pessoas como objetos para alcançar riquezas, poder e realizar suas ambições. Enganam-se os que pesam que os haitianos nasceram para sofrer. Em pior situação está o resto da humanidade, em especial aqueles em melhor situação, pois perderam a capacidade de se comover com o sofrimento dos outros.

AI DE VÓS, ABASTADOS DO MUNDO!

0 comentários: