Haiti e Cuba

08:56 Postado por Geremias Pignaton

O Haiti foi colônia francesa por mais de século. Foi a mais rica colônia francesa nas Américas durante o século XVII. Competiu com o Brasil pelo comércio internacional da comoditie mais importante da época: o áçucar. Conseguiu independência em 1804 mas até hoje nunca gozou de estabilidade política. Chegou, inclusive, a ser ocupada pelos Estados Unidos nas primeira décadas do século passado. Na segunda metade do século passado, penou sob a ditadura dos pai e filho, Papa Doc e Baby Doc.
A falta de estabilidade política talvez seja a melhor justificativa para a pobreza que assola o pequeno país de cerca de 9 milhões de habitantes. O bem mais precioso no Haiti são suas terras férteis o que não justifica a fome que vitima a população
O Haiti sofre muito com os constantes furacões que desgraçam a região.
Além disso tudo, o país está localizado sobre uma fenda geológica que o faz tremer de vez em quando com violentos terremotos
É muita desgraça para uma só nação.
Até Fidel tomar o poder em 1959, Cuba tinha uma história muito parecida com o Haiti. É difícil comparar, mas não é absurdo imaginar que, se Cuba tivesse continuado com o curso daquela história, talvez fosse como esses países miseráveis da América Central, cujo exemplo mais gritante é o Haiti.
Tenho muitas críticas ao regime de Fidel, mas a dignidade do povo Cubano parece muito superior a de seus vizinhos.

5 comentários:

  1. fernando disse...

    A prestação de conta eu gostei… e o prefeito anterior que não fez nenhuma prestação de conta…

  2. Geremias Pignaton disse...

    Caríssimo Fernando, soube na cidade que a prestação de contas feita pela prefeita foi uma exigência do Ministério Público. Não sei se é verdade. ///Prestar contas desse jeito, melhor não prestar!

  3. Anônimo disse...

    O prefeito anterior fez muitas, mas ninguém ia.....apesar da divulgação....

  4. O Careta disse...

    O pior é o Ministério Público cair nessa. A prestação foi exigência de obrigatoriedade imposta pelo MP, porém deveria ser uma coisa séria, fundamentada, não uma quimera. E o MP aceitou aquela brincadeira inspirada na Chiquinha e Chaves e ficou por isso mesmo. Parabéns ao MP pela iniciativa e pêsames pela inércia quanto ao que foi apresentado.

  5. Geremias Pignaton disse...

    Caríssimo Careta, não sei se o MP cobrou prestação de contas, nem sei se aceitou aquilo como tal.