Festa EM Ibiraçu

04:02 Postado por Geremias Pignaton

               

    Na minha infância e juventude, nos anos 70 e 80, tínhamos em Ibiraçu várias festas, festival de chopp, bailes, festas religiosas, festas juninas e a maior de todas, a festa de Ibiraçu. Esta era realizada em 15 de agosto, no final de semana mais próximo desta data. Dizíamos que 15 de agosto era o dia da cidade, inclusive era feriado municipal. Todo mundo da região e do estado do Espírito Santo sabia que naquela data tinha a festa de Ibiraçu. Durante estes festejos havia futebol - sempre uma grande atração mesmo na época amadora - tinha atividades para as crianças, shows na rua, bailes noturnos, exposições agropecuárias, esportes em geral que variavam entre motocross, paraquedismo, asa delta e outros. O ponto alto da festa era uma atração local, o desfile escolar. Participei da organização de algumas dessas festas e tínhamos a preocupação de ter atrações para todos o públicos e para todas as idades. Essas festas eram tradicionais.
    Até hoje não sei dizer com certeza porque 15 de agosto. Acho que é devido a grande festa italiana do Ferragosto, tradição em muitos países da Europa, a comemoração do verão do hemisfério norte. Também pode ser o fato de que o primeiro navio de imigrantes italianos com destino a Ibiraçu, o Columbia, ter chegado em Vitória em 15 de agosto de 1877.
     Depois, quando o mandachuva de Ibiraçu assumiu o poder em 1989, começaram as modificações nesta nossa tradicional festa. No início, atinou-se para o fato de que a lei que criou o município de Ibiraçu foi editada em 11 de setembro de 1891 e passou-se a festa da cidade para o mês de setembro. Depois, com o advento dos famigerados rodeios, passou para o final de abril, início de maio, coincidindo com o feriadão de 1º de maio. Dizem até que foi para coincidir com o aniversário do coroné. A festa mudou de nome por várias vezes, mudou também de estilos, ora era italiana, ora era country, ora era de pastel e caldo, ora era do trabalhador, ora era ...Enfim, acabou-se com a tradição, acabou-se com a festa da cidade.

O que temos hoje, ainda assim nem sempre, são festas em Ibiraçu - como no título deste post - e não festas de Ibiraçu.
Devemos urgentemente ressuscitar a tradição da Festa DE Ibiraçu, com a participação de toda a sociedade, com atrações para todos.

4 comentários:

  1. Guti Lanschi disse...

    Mesmo que continuem as festas EM Ibiraçu, é preciso que a festa DE Ibiraçu seja também PARA Ibiraçu. Pode ser que seja só saudosismo, mas gostava muito das festas na rua, com variadas atrações esportivas, palco com atrações diversas e sem mega eventos. Em minha opinião a festa do município de ter como tema nossa história, costumes e aspectos culturais.

  2. Geremias Pignaton disse...

    Guti, concordo plenamente contigo. Antes de tudo, tem que se envolver toda a sociedade na festa.
    Uso sempre o evento da Festa da Polenta em Venda Nova do Imigrante. Nunca fui a nenhuma destas festas, mas tenho amigos que lá residem e que me relatam. A festa começou pequena e hoje é uma das melhores festas do estado. Virou tradição. A renda da festa mantém o hospital local.
    Milhares de turistas vão para lá em outubro.

  3. Carlos Cacau Furieri disse...

    Pobre, Ibiraçu, aos poucos se torna a propria expectadora de sua derrocada!!!

    A nossa esperança é que a ditadura também caia em Ibiraçu!!!

    Xô ditadura!!!

    Vida que segue.

    Carlos Cacau Furieri

  4. Luciana Gratz disse...

    Verdade Cacau, a ditadura atrasada dessa politica de Ibiracu ja passou da hora de ser exterminada. Falando em coisas boas, as festas de Ibiracu eram fantasticas.Os bailes no Clube, depois no polvalente e o festval de chopp era imperdivel, a minha familia toda ia, saimos todos de Vila Velha e era 3 dias de confraternizacao, era muito bom. O meu pai tinha colecao das canecas de shopp do festival de Ibiracu. Fica um recado para moradores de Ibiracu. Nao deixem a politica contaminada implantada em Ibiracu gerar desuniao. Brigem , brigem muito para o crescimento do Municipio e a revitalizacao social. Grande abraco.