Ibiraçu Fest

03:43 Postado por Geremias Pignaton

Como se anuncia para o próximo dia 30 uma festa nos moldes dos antigos rodeios - bem menor, mas a tentativa de ter o mesmo espírito, até a falecida SACRI ressuscitou e está na parada - , republico um post do ano passado. Aliás, este post alcançou um grande sucesso de audiência no blog. Vale a pena ler e ver de novo:



MEMÓRIAS DOS RODEIOS - IBIRAÇU COUNTRY


                                                 


Esta foto foi feita durante um dos inúmeros rodeios feitos em Ibiraçu. Temos aí a cúpula do poder no Estado do Espírito Santo da época. Da direita para a esquerda, o Governador José Ignácio Ferreira, a primeira dama do estado Maria Helena Rui Ferreira, a Prefeita de Ibiraçu de então e de agora Naciene Modenesi Vicente, O presidente da Assembléia Legislativa José Carlos Gratz e o Deputado Federal licenciado e então Chefe da Casa Civil do Espírito Santo, Marcus Vicente, marido da prefeita e detentor do poder em Ibiraçu há mais de duas décadas.
A amizade era fraterna, podemos observar pelo caloroso e sorridente abraço entre o Gratz e o marida da prefeita. Nessa época tudo ia muito bem, o poder sorria para todos, o prestígio pessoal e político estavam nas alturas. Depois que a desgraça política e policial se abateu sobre Zé Ignácio e Gratz, pelas notícias que me chegam, a fraterna amizade não existe mais.
Os rodeios também acabaram. Aquelas festanças com dinheiro a rodo, que embalaram Ibiraçu por uma década, só deixaram saudade. A promessa de hospital do câncer está abandonada e sendo carcomida pelo tempo nos arredores da cidade. Os altos faturamentos dos rodeios ninguém sabe, ninguém viu, ou pelo menos não deram notícias na redação deste blog.
Nessa época aí da foto, a concentração de poder era imensa na mão do casal que comanda a cidade de Ibiraçu. Se a intenção deles fosse realmente melhorar a cidade e a vida de seu povo bom, eles teriam meios de fazê-lo nessa época com muita sobra. Não foi isso que se viu. Ibiraçu pouco fruto recebeu do poder incomensurável do casal.
Agora, a relação entre os poderosos aí da foto beira o ódio. O fim do poder e o escândalo policial e judicial, afastou o jogo de interesse.
Resta-nos, ibiraçuenses, apenas um questionamento: o que ainda podemos esperar do casal?


Ps1. Tem ainda outro questionamento: onde está o espírito country da cidade?
Ps2. não tenho certeza, mas o ano da foto deve ser 2001 ou 2002.






3 comentários:

  1. Carlos Cacau Furieri disse...

    E dale Guerras dos Pães, a que precedeu a Guerra dos Bancos!!!

    É tanta Guerra em Ibiraçu que não temos como fugir da tendência de ficarmos neoróticos!!!

    Pelo Amor de Deus Passado, sai de mim!!!!

    Seguuuuuuuuura Peããããão!!!!

    Tem coisas que acontecem em Ibiraçu que até Deus duvida.....

    Vida que segue.

    Carlos Cacau Furieri

  2. Adriana Jenner disse...

    Oi Gere! Interessante este post! Curti!
    Estou fazendo a assessoria do Ibiraçu Fest.
    Gostaria de enviar material.
    Por favor, passe seu email para adrianajennercontato@gmail.com
    do mais, é isso.
    Obrigada pela atenção

  3. Geremias Pignaton disse...

    Adriana, o e-mail do blog é gereblog@gmail.com. Mesmo com minha posição de oposição, não tenho nada contra a festa em si. Pode mandar o material, se possível divulgarei.