Domingo de Ramos

15:07 Postado por Geremias Pignaton

                                             imagem: saojoseoperario.wordpress.com

Hoje é Domingo de Ramos, o primeiro dia da Semana Santa.
Nesta data, a igreja relembra a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém. Ele chegou montado num jumento, um sinal de humildade. Os ricos e poderosos montavam em cavalos de primeira. Foi recebido por uma multidão que aclamava agitando ramos de oliveiras.
Jesus, depois de peregrinar pela palestina acompanhado de pobres e humildes, pregando e fazendo milagres, depois de ganhar fama e prestígio, invade o centro do poder.
Os donos da sabedoria e do poder político trataram logo de exterminá-lo. Alguns dias depois,  ele, uma tremenda ameaça política, era executado na cruz.
Sempre gostei muito deste dia, desde criança. Agora que entendo bem esse fenômeno, gosto ainda mais.
Quando criança gostava de levar para casa os ramos de palmeiras bentos. Eles, depois de seco, eram queimados, quando vinham temporais violentos,  para aplacar a fúria da natureza.
A igreja utiliza os ramos secos bentos para, após queimados, produzirem as cinza que serão utilizadas na Quarta-Feira de Cinzas do ano seguinte.


Com o título de Domingo de Ramos, tenho um conto publicado na coluna "Metido a Escritor" deste blog. Narro uma caçada de pacas feita pelo meu pai e tio Pedro, num sábado à noite, véspera de domingo de Ramos. Quem ainda não leu, vale a pena ler acessando o link http://gereblog.blogspot.com.br/2010/04/domingo-de-ramos.html


0 comentários: