O Encantador de Inhambus

15:08 Postado por Geremias Pignaton







Clique sobre as fotos para ampliá-las




Depois desta sequências de fotos, estou convencido que herdei de meu pai a capacidade de encantar inhambus.
Meu pai era excelente caçador desses bichinhos magníficos. Só que ele caçava as inhambus-chintãs. Estas das fotos é a chororó. As xitãs, ou chintãs, são cerca de 1 cm maiores e têm os pés cinzas, ao contrário dos vermelhos da chororó. O canto também é diferente. As duas são lindas.
Pena que meu pai as matava. Mas era uma época diferente, onde a cultura de comer passarim frito dos italianos era forte.
Papai as piava com pio de madeira. Eu também aprendi a piar um pouco, não tão bem quanto ele. O pio do chororó, entretanto, é muito mais difícil. Hoje a tecnologia me facilita com um gravador de playback. Mesmo assim, é preciso ter o dom de  encantá-las. Parece, como se pode observar nas fotos, que eu o herdei mesmo do papai.
Na segunda foto ela está em pleno canto.
Na terceira ela tentou entrar na minha lente.
Fotos deGPignaton feitas em Abadiânia e Alexânia, dois municípios goianos nos arredores de Brasília.

0 comentários: