Mitologia

12:53 Postado por Geremias Pignaton

Semana passada fui surpreendido pelo meu filho, Angelo, de 9 anos que me pediu para comprar livros sobre a mitologia grega. Pensei tratar-se de algum trabalho escolar, mas ele me explicou que era puro interesse pessoal pelo tema, não tinha relação direta com sua atividade escolar.
Achei ótimo esse interesse , fui o mais rápido possível a uma livraria e comprei três livros. Dois para crianças mais velhas de 13 anos para frente e um próprio para idade dele.
Ele adorou. começou imediatamente a leitura e vinha me contar tudo a cada capítulo lido. Assim eu também fui recordando muita coisa que havia esquecido.
Deixei ele viajar no meio de deuses, titãs, ninfas e heróis. Sua imaginação ia a mil.
Só então disse a ele algo que o surpreendeu muito. Disse que o que hoje chamamos de mitologia, na verdade, era a religião da época. Disse ainda que, antes dos gregos, os deuses eram fenômenos da natureza ou animais, quando muito, híbridos de animais com homens. Que os gregos humanizaram os deuses e pouco depois, quase ao mesmo tempo, meu xará, o profeta Jeremias, inventou o monoteísmo em meio aos hebreus.
Angelo continua sua viagem, agora com mais consciência, entendendo melhor a aventura humana na terra.

4 comentários:

  1. Alex Bawer disse...

    Grande Gerê,
    impressionante a busca desta geração. Aqui em casa o Iuri também nos surpreendeu com este tema. Desejo que "estes" jamais parem de procurar repostas para suas perguntas.
    Abraços!

  2. Geremias Pignaton disse...

    Alex, daqui uns dias será o Toni./// Ter você como leitor do blog é uma honra. Abraços a todos./// O Toni vem aí!

  3. Carlos Cacau Furieri disse...

    Gere, o Angelo é um Furieri nato!!! Inteligente pra caramba!! Da gosto de estar do lado dele. Arthur, meu filho, já o conhece das minhas histórias pelo mundo candango. Muito bacana esse interesse. Melhor ainda a sua inciativa. Sob o aspecto da religião, depois da mitologia, com o tempo, Angelo deverá ler Nietzsche, que é a anulação de todo tipo de crendice. Quem sabe possa passar pelos desmembamentos do passado da religião e entender a infuência no presente. Depois seria muito legal ele ler a história de Paulo, um dos mais respeitados homens no mundo helênico, e na Grécia filosófica como um todo. Acho que ele ficará fascinado. Não só a inteligência de Paulo me fascinaram, mas a sua capacidade com a qual ele se despreendeu da religiosidade e conheceu a Cristo na sua essência. Meu devocional nesta manhã dedico a Angelo e a Cath. Que eles possam entender o que a mente humana é capaz de criar, mas acima de tudo possa se encontrar com o Criador de todas as mentes. Muita Paz a todos. Beijos no Angelo!!!! Vida que segue. Carlos Cacau Furieri

  4. Geremias Pignaton disse...

    Cacau, tento praticar dentro de minha família aquilo que prego: total liberdade religiosa. Minha esposa tem suas convicções, meus filhos terão as deles. Tento dar a eles o mínimo de informação para poderem gozar dessa liberdade.