Empatia
03:58 Postado por Geremias Pignaton
Foi no dia 4 de julho de 1988. Era "Independence Day", dia que se comemora o aniversário da independência americana. Mas não foi por isso não! Era a segunda-feira, dia seguinte ao domingo glorioso em que o Ibiraçu Esporte Clube, após derrotar o Estrela de Cachoeiro por três a zero, havia sagrado-se campeão capixaba de futebol. Bons tempos!
Circulava na região, Ibiraçu, Aracruz e João Neiva, um jornal chamado Seara Aracruzense. O jornalista responsável pelo jornal era o Maurilen de Paulo, o Mauri. Ele era um cara sério, competente, apesar da aparência um tanto diferente. Cultivava uma cabeleira enorme e uma barba grande e rala. Parecia um daqueles roqueiros dos anos setenta.
Mauri, após a conquista do IEC na véspera, já tinha o jornal preparado e o soltou na cidade no dia seguinte, num esforço editorial hercúleo, dada a condição do pequeno jornal.
A manchete de capa, acompanhada de grandes fotos do jogo da véspera era: "Empatia dá título ao Ibiraçu".
Empatia? Que que é isso? era a pergunta que circulava pelas ruas.
Todos - inclusive eu, devo confessar, foi quando aprendi o significado da palavra - fomos ao dicionário.
Dias depois, encontrei o Mauri e pedi explicação. Ele tentou mas não me convenceu. Até hoje fico imaginando o que fez o caríssimo Mauri escrever aquilo na capa do jornal.
Para uma coisa foi útil: enriqueceu todo nosso vocabulário. Aprendemos o significado de mais uma palavra.
Mauri está em Aracruz e ainda tem chance de explicar aquela manchete.
0 comentários:
Postar um comentário