Espírito Santo X Pernambuco

11:02 Postado por Geremias Pignaton








Nos fins de semana e feriados faço um trabalho extra aqui no Congresso Nacional. Sirvo de guia para os visitantes que visitam o palácio. Guio grupos explicando o funcionamento das casas, Senado e Câmara, e mostro as dependências. Os grupos são bem heterogênios e de quantidades variadas. Tem vez que passa muito de cem pessoas, tem vez que não passa de dez, vinte cidadãos.

Durantes esses "tours", sempre que posso eu falo do meu estado. Quando falo, no plenário da Câmara, do número de deputados dos estados, falo das maiores bancadas, das bancadas mínimas de 8 deputados, ressalto que não sei todos de cor, mas sei do meu estado. Digo com ênfase: "meu querido Espírito Santo tem dez". Quando aponto, no plenário do senado, para onde sentam os senadores por estado, na segunda fila, volto a dizer: "meu querido Espírito Santo é ali".

No final do Salão Azul, onde estão as bandeiras das unidades da federação, digo que elas estão em ordem de fundação dos estados e que os estados mais antigos estão mais próximos do centro e os jovens, mais afastados. Um dia, guiando um grupo não muito grande, um rapaz me perguntou: "não vai mostrar a bandeira do Espírito Santo?" Eu, muito solícito, caminhei para o lado da nossa bandeira, apanhei-a, a estendi e disse: "aqui está a bandeira do meu querido Espírito Santo". O rapaz, num tom de sarcasmo, falou: "rosiiiiiinha, heim?" Eu, meio sem graça, perguntei: "de que estado você é?" Ele respondeu que era de Pernambuco. Voltei um pouco, peguei a bandeira de Pernambuco e não perdi a piada: " e a sua que tem um arco-íris inteiro?!!"
A galera veio abaixo e o cara, muito bem-humorado, riu também da situação.

A bandeira de Pernambuco é linda. A nossa nem tanto. Não fosse o imenso amor que tenho pela minha terra, diria, aqui entre nós: é bem feinha!

Estudei a nossa bandeira capixaba hoje. As cores foram tiradas do manto de Nossa Senhora da Penha. O dístico "Trabalhe e Confie" foi inspirado no lema de Santo Inácio de Loyola, o fundador da Companhia de Jesus: "trabalhe como se tudo dependesse de ti e confie como se tudo dependesse de Deus".

Eu, cá pra nós capixabas, aconselho: trabalhe firme e com vontade, confie, mas não muito. Deixe sempre um pezinho atrás.


2 comentários:

  1. Fransergio Maracatu disse...

    Nossa bandeira realmente é bem feinha... mas o nosso estado não!!! Não gosto muito de bairrismos, mas falta um pouco de auto-estima para o capixaba. Me parece que isto está mudando. Espero!!! Não sabemos a terra boa que temos!!!

  2. Carol disse...

    Gerê,

    Dizem também que a nossa bandeira foi inspirada no nosso pôr-do-sol. No verão, aqui em Vitória, no final da tarde, o céu fica exatamente como as cores da bandeira: azul, branco e rosa. A bandeira pode ser feia, mas o céu fica lindíssimo!