O Problema do Demóstenes

14:47 Postado por Geremias Pignaton




O senador Demóstenes Torres vem enfrentando uma série de denúncias sobre seu relacionamento com um banqueiro de jogo de Goiás.
Deixando à parte o mérito da questão, mesmo porque ainda é muito cedo e muita coisa pode aparecer, uma discussão se abre com relação a produção de provas desses tipos de crime no Brasil.
Um jornalista pode se disfarçar e produzir filmes destes meliantes em ação. Um policial não pode. Se o policial o fizer, corre o risco de perder o cargo e não poderá usar a prova produzida em juízo.
Esse é o tipo de dispositivo que protege os criminosos mais poderosos. Não importa o crime, sempre acabamos discutindo a legalidade da prova e o policial que a produziu passa a ser o único criminoso.
Um dos casos mais rumorosos do Brasil, apurado na operação Satiagraha da Polícia Federal, está até hoje parado por causa desse problema. 
Concordo que algumas provas devem ser consideradas ilícitas, com consequências para quem as produziu,  mas acho que, ainda assim, deveriam ser usadas contras os meliantes.


No caso Demóstenes, uma outra coisa me chama atenção. O bicheiro Carlinhos Cachoeira foi personagem do estopim do escândalo do mensalão. Ele gravou o tal Waldomiro Diniz recebendo uma propina . Pouco se fala disso na imprensa. Esta relação do Senador com o Bicheiro vem de antes disso. O senador foi um dos que mais aproveitaram politicamente o episódio do mensalão. Ele é do DEM, partido de oposição ao PT e ao governo. Será que aquilo também não foi armado, não foi combinado? Já pensaram se fosse ao contrário, fosse um senador do PT? A imprensona brasileira estaria escarafunchando todo aquele obscuro passado. 

0 comentários: