LIXO

03:46 Postado por Geremias Pignaton






 Mais uma denúncia de pagamento de propina em Aracruz. Agora envolve a empresa Ambitec, aquela do lixo. Segundo a denúncia a empresa pagava 3 mil reais por mês aos vereadores para que não criticassem a atuação da empresa e não fiscalizassem o contrato com a prefeitura.
A Ambitec é a empresa que fica com o lixo de Ibiraçu. Nosso lixo é levado para o aterro sanitário dela em Aracruz. O curioso disso tudo é que Ibiraçu pagava - até quando eu acompanhei - quase 30 mil por mês para ela ficar com nosso lixo.
O lixo é um problema crônico na cidade de Ibiraçu. Quando Jauber assumiu em 2005, nosso lixo era depositado em lixões nos arredores da cidade. A prefeitura pagava a algum proprietário de terra para depositar o lixo a céu aberto. O último que tenho conhecimento era ali perto da sede social do Ibiraçu Esporte Clube.  
No princípio de seu governo, Jauber foi pressionado a resolver essa situação pelos órgãos de Meio Ambiente e pelo MP, inclusive com ameaça de prisão do prefeito. Então ele fez contrato de emergência com a Ambitec para pôr o lixo lá em Aracruz. Na época, a PMI pagava entre 10 e 13 mil reais pelo serviço da Ambitec.
Durante seu governo, Jauber fez um projeto para dotar o município de uma usina de lixo. O custo de implantação era estimado em 600 mil reais e ele começava a  tentar os recursos para realizar esta importante obra.
Quando a prefeita retornou à prefeitura em 2009, achou essa situação emergencial. Só que, não sei o motivo, o preço mais que dobrou. Passamos a pagar quase 30 mil mensais pelo serviço da Ambitec. Três anos se passaram e nada mais se falou, parece que o nosso grave problema do lixo está resolvido. Pagamos esta baba por mês e tá tudo certo.
O preço ter mais que dobrado sempre foi falado aqui neste espaço. Nunca ninguém se manifestou sobre o assunto. Sempre achei e continuo achando muito estranho.
Lixo é riqueza. Se implantarmos uma usina de lixo, investiremos muito na cidade. Além de economizarmos os 30 mil por mês, estaremos gerando renda e empregos.

Não pode alguém dominar o poder na cidade por tanto tempo, inclusive com cargo de Deputado Federal por dez anos, e não ter se mexido para resolver definitivamente, ou pelo menos por muitos anos, o nosso problema de lixo e de abastecimento de água. O marido da prefeita só pensou até agora na sua carreira e Ibiraçu foi um meio para sustentá-la. 


0 comentários: