Choca-Listrada

13:27 Postado por Geremias Pignaton


fotos GPignaton ///Clique sobre elas para ampliar

Tenho muita admiração por esta espécie desde meus tempos de criança em Ibiraçu-ES. Nós a chamamos de com-com. 
A foto de baixo, um macho, fiz em Parque Alegre, Ibiraçu, ao lado da capelinha de São Sebastião. A de cima, uma fêmea, fiz na fazenda dum primo de minha esposa, em Rochedo de Minas. A fêmea apresenta o topete ferrugíneo, da cor das asas e da cauda. O macho tem o topete negro.
É espécie da mata atlântica, do nordeste ao sul do Brasil e também de alguns pontos da Amazônia. 
Vive geralmente aos casais, nas matas ou em suas bordas, frequentando também pomares e quintais, sempre no meio da vegetação mais baixa, entre cipoais e arbustos de copas fechadas. 
Eu não sou supersticioso, mas, não sei porque, quando encontro um bichinho destes, considero que estou com muita sorte. Deve ser a beleza.

0 comentários: