Canela-de-Ema e Chuveirinho

03:42 Postado por Geremias Pignaton

A canela-de-ema é uma das plantas mais conhecidas do Cerrado. Seu nome provém de sua aparência com o pé da enorme ave. Sua flor é fantástica, combinando o lilás e o amarelo.




                                     

Também muito conhecido é o chuveirinho. Não há necessidade de explicar o motivo do nome. Ele gosta das partes mais secas e mais pedregosa do Cerrado. Nesta época do ano abrem-se centenas, milhares, milhões. Espetacular!




A foto aí de baixo é de uma flor que não é tão exuberante. Incluo neste post devido o local. Encontrei-a sobre um poço cristalino de uma pequena cachoeira. Era no mato e não consegui posição para uma foto melhor do local maravilhoso. Tenho o paraíso aqui bem pertinho de casa. Tem hora que acho que ele inclui minha casa.
                                                                 
                                                                         

Este cachinho rosa está presente o ano todo no Cerrado, ele floresce mesmo na seca intensa. O cerrado é assim, quando parece morto, até depois de ser totalmente queimado, ele demonstra sua força com flores magníficas.

                                                                         
Não é flor, mas tem uma cor dourada excepcional. Sempre o encontro em minhas incursões passarinheiras no Cerrado. Este tá pequeno, algumas vezes o encontro enorme. Maravilha de cogumelo dourado!

                                                                       
                    
Fotos GPignaton Clique sobre elas para ampliar.                              

0 comentários: