Seminário

06:03 Postado por Geremias Pignaton


Deu hoje na Coluna Victor Hugo da Gazeta.
"A Diocese de Colatina vai criar no antigo seminário dos padres Combonianos, em Ibiraçu, o Instituto Espírito Santo de Inovação Social. O Iesis pretende dar formação cristã e resgatar valores humanos por meio de cursos, atividades culturais e esportivas".
Espero que a Diocese de Colatina consiga dar uma utilidade para aquele prédio. É o maior edifício de nosso município e está mal utilizado, deteriorando com o tempo.
O Seminário foi construído no final da década de 1950 e foi plenamente utilizado como educandário até metade dos anos 70. Foi construído com substancial participação da comunidade que, até hoje, espera que ele traga algum retorno. O prédio pouco serviu à comunidade ibiraçuense.
Sugeri, certa feita, que o tal Santuário de Nossa Senhora da Saúde fosse construído lá e que se fizesse uma bela ligação com a igrejinha onde hoje funciona o Santuário.
Espera-se que o tal Iesis traga frutos para a comunidade Ibiraçuense, pagando um pouco do esforço empreendido na ocasião da construção desse imenso edifício.
Outra coisa, penso que a comunidade deve participar das decisões de utilização do espaço. A igreja católica é centralizadora por natureza, mas em Ibiraçu ela age mais centralizada ainda.
É que o Bispo é partidário do coronelismo.

2 comentários:

  1. Guti Lanschi disse...

    Me lembro muito bem dos padres batendo na porta de meu avô, Antonio Lanschi, pedindo ajuda para as “obras de Deus”. Em minha opinião, o Seminário poderia ser transformado em uma Universidade, mesmo católica. Isso traria para a cidade muita gente, beneficiaria o comércio, o setor imobiliário e aumentaria o movimento social da cidade. Pelo jeito esse instituto só vai beneficiar a igreja, como sempre. Já montaram um comércio no santuário. É o mercado da fé!

  2. Carlos Cacau Furieri disse...

    Salve, salve Ibiridir...você é demais!!! Tomara que bons frutos sejam dados com esta intenção do bispo. Preocupa-nos os posicionamentos políticos da instituição. Alías até a Igreja Católica está dividissíma. Uns chamam Dilma de atéia e não recomendam o voto na possivel futura presidenta, outros a apóiam porque veem no MST um pedacinho agrário do céu. Só não podem transformar o lugar num purgatório. Muito menos querem reavivar o limbo por lá. A Igreja Católica precisa parar se esconder e ir ao encontro do que pode nos trazer Esperança. Não consigo acreditar que o clero ainda se confunde com o coronelismo. Haja massa cinzenta!!!!!!! Vida que segue. Carlos Cacau Furieri