Seminário e Santuário

05:17 Postado por Geremias Pignaton



Existe alguma ligação entre o Santuário de Nossa Senhora da Saúde e o Seminário Nossa Senhora da Saúde além do nome?
Lógico que existe. Os Combonianos quando, com a ajuda da comunidade de Ibiraçu, construíram o seminário, inspiraram-se na fé do povo em Nossa Senhora da Saúde para pôr o nome no majestoso educandário.
Além disso, relato dos moradores mais antigos, dão conta de que, com o novo seminário, os combonianos tiraram a atenção da igrejinha onde hoje é o Santuário para levar todas as atenções à escola recrutadora de jovens com vocação para a árdua tarefa de ser padre.
Muitos justificam assim o grande período em que a capelinha de Nossa Senhora da Saúde ficou quase que esquecida na cidade.
Hoje, vejo o projeto de se construir um santuário novo do lado da capelinha. Não gostei do projeto . O local é inadequado e o projeto me pareceu, ao meu discutível gosto, esteticamente feio.
Desconsiderando a parte estética, acho grave o local inadequado. O Espaço pequeno, a topografia do terreno não ajuda, a proximidade da ferrovia é um dificultador.
Soube que o bispo externou sua ideia de no futuro aproveitar o seminário para fazer uma espécie de hotel que abrigue os romeiros.
Eu acho que o novo santuário deveria ser construído no seminário, do lado do antigo educandário, ou num arrojado projeto de reaproveitamento do prédio majestoso já construído.
Ali o acesso já está feito, o terreno é muito melhor, está mais ligado à cidade e tudo parece-me melhor de se arranjar. Além, é claro, de se aproveitar o esforço da comunidade para construir aquele imenso edifício.
Poderia-se fazer um belo acesso, ajardinado, paisagístico, com passarelas para pedestres, ligando, lá por trás, o seminário à capelinha de nossa senhora da saúde.

0 comentários: