Brasília 50 anos - Missão Cruls

03:35 Postado por Geremias Pignaton


Quando a capital do Brasil foi transferida de Salvador para o Rio, em 1763, já havia a ideia de pôr a administração da colônia no interior, longe do mar. O Rio havia demonstrado a fragilidade nas defesas quando foi invadida e saqueada por corsários franceses sucessivamente, em 1710 e 1711.
Com o independência, em 1822, essa ideia cresceu. José Bonifácio, um dos maiores pensadores brasileiro, pregou a transferência da capital para Paracatu, noroeste mineiro, a 200 km daqui de Brasília. Havia quem pregasse a tranferência para outras cidades. São João Del Rei, em Minas, e Formosa, em Goiás, também foram cogitadas.
O primeiro sinal mais concreto para a construção de Brasília foi dado pela constituição de 1891, a nossa primeira constituição republicana. Nela havia um artigo determinando que uma área de 14.400 quilômetros quadrados fosse demaracada no Planalto Central para futura instalação da capital.
No governo Floriano Peixoto, em 1892, com a finalidade de se cumprir a constituição, o presidente nomeou uma comissão para demarcar a área. Foram nomeados 22 homens, a maioria cientistas e técnicos, chefiados pelo diretor do Observatório Nacional, o belga Louis Ferdinand Cruls.
Essa comissão, que passou a se chamar Missão Cruls, saiu do Rio em junho de 1892 e foi de trem até Uberaba em Minas. Daí, seguiu a pé e a cavalo percorrendo 14 mil quilômetros em sete meses, pelo interior de Goiás e Minas.
A missão Cruls, além de ter demarcado o atual território do Distrito Federal, fez muitos estudos e observações nas áreas da botânica, zoologia, meteorologia, geologia e antropologia.
Foi o primeiro ato concreto para que, décadas depois, Juscelino Kubitschek construísse a nossa capital.

0 comentários: