Ideias

03:41 Postado por Geremias Pignaton

Das ideias para amenizar as enchentes de Ibiraçu a que mais gostei foi a da construção de barragens para a contenção de excesso de fluxo. São obras que não devem ficar muito caras e que terão, sem dúvida, efeitos práticos.
Eu penso em 4 barragens desse tipo. Uma no vale do Taquarassu, antes do local onde o rio atravessa por baixo da BR 101. Mais uma no Rio Sapateiro, para cima da casa dos Fiorotti, aproveitando a baixada antes da casa dos Peruch, ou para cima da Cascata. Uma outra na Valada Maffei, para cima do túnel onde a estrada passa por baixo da via férrea. Por fim, a última no Rio Perobas, na altura da Estância Califórnia, para pegar os dois braços do rio.
A ideia é reter o fluxo exagerado do curso d'água para dar tempo de vazão dentro da cidade.
Seriam barragens que poderiam ser construídas independentes umas das outras, aos poucos.
Também devia ser discutido com os proprietários que poderiam ser atingidos pelo enchimento.
Esse tipo de barragem não forma lago. Ela começa a reter a vazão quanto o volume ultrapassa um determinado fluxo, formando, então, o lago. Após o término da chuva, o lago secaria devagar. Se o volume for maior que a capacidade de reter da barragem, a água passaria por cima.
As enchentes em Ibiraçu são velozes. Parando a chuva, as águas baixam rapidamente, os ribeirões são pequeninos. Daí a viabilidade dessa ideia.
A dragagem do curso urbano do Rio Taquarassu e várias medidas ambientais poderiam ser feitas sem prejuízo da construção dos diques.

0 comentários: