Com assunto

02:15 Postado por Geremias Pignaton

A Confraria de O PAU GIGANTE, sentados em cima do muro de um dos bunkers da cidade, degustando um Proseco de boa safra entrecortado por saborosos torresmos de Alto Piabas, vê com estupor as manifestações daqueles que tomam posições deste ou daquele lado e esclarece pontos importantes do assunto em pauta.


SEM ASSUNTO
O título foi colocado pelo Gerê do Blog, que pode confirmar. Nossos textos estão devidamente titulados. >>>>> Senhor Fransergio XV, muito boa sua adaptação da frase do Martin Luther King, Eterno Membro Venerável da Confraria. >>>>> Êi, és parente do Luiz XV de Bourbon, Rei de França, amante de Madame Pompadour?


IBIRINHA
Nosso contato com o Grande Timoneiro do Ibirinha, Carlos Cacau Furieri deu-se por ocasião do cadastramento de resenheiros. Long time ago! O anonimato deve-se muito mais ao sabor do fruto proibido do que à política local. Nada que o Homem Aranha, Batman, Super-Homem ou o Durango Kid não entendam! >>>>> Não entendemos a “vênia”. Ficamos devendo!


FEUDALISMO
Todos os concorrentes a lideres são ou foram ungidos sob as bênçãos das lideranças feudais. Uma olhada imparcial mostra isso claramente. Líder, do saco roxo ou da perereca quente não apareceu nenhum(a) além dos já conhecidos.

NEUTRO
Dissemos que esta Confraria é neutra como a Suíça diz ser! Para quem conhece os meandros das artimanhas internacionais, mais explicações são desnecessárias. Porém, (mas porém!) no caso das políticas locais, neutralidade pode bem significar a discordância dos processos levados adiante pelos senhores feudais. Significa, também, não pactuar com a condução das discussões dos problemas do Reino do Pau Gigante no que concerne a polaridade contraproducente, infrutífera e extenuante. Neutralidade significa uma nova maneira de ver as relações dos cidadãos, muitas vezes perdidos no redemoinho da mesmice do antagonismo gratuito. Significa mudar, não as pessoas ou os senhores feudais, mas as mentalidades que os cercam, voltadas para objetivos de somenos importância. Significa não uma terceira via que ao final desembocaria nas vias já existentes, mas pavimentá-las e sinalizá-las, para que não continuemos a nos perder pelo caminho e abandonemos o foco das grandes realizações.


PALAVRAS DE SABEDORIA
“Bem aventurança tem aquele que fica em cima do muro, pois pode enxergar melhor ambos os lados” >>>>> Por Nibalas Niba, o Sapiente. Na Paz do Grande Vórtice Universal”

5 comentários:

  1. Geremias Pignaton disse...

    Os posts da Confraria, que muito enriquecem este blog, ultimamente têm vindo em pequenas notinhas intituladas. Porém, o título geral é necessário. Daí, confundi e postei com o título do assunto do e-mail: "sem assunto". Peço desculpas a todos. ///Eu e o redator da Confraria, doravante, nos meteremos (ops!) de acordo

  2. Fransergio XV disse...

    Caros membros da confraria, a visão de quem está em cima do muro pode não ser tão boa quanto se pensa, no fundo grupos de pessoas sempre serão parecidos, o comportamento de uma multidão é muito mais previsível que de um indivíduo. Quando a confraria olha de fora vê o macro, vê o resumo da ópera. No todo, os grupos se assemelham, ficam brigando por picuinha, existem figuras e comportamentos que se repetem em ambos. Mas somente a aproximação dos grupos poderá mostrar as individualidades de cada um, e nisso acho que os membros da distinta confraria possam se surpreender. Mas para isso, tem que pelo menos não ter receio de conversar com cada um. Afinal, em Ibiraçu, isso é moleza; todos estão aí, é mole conversar com quem quiser...
    Quanto à falta de líderes de saco roxo ou perereca quente, estes não precisam ficar pedindo benção aos senhores feudais, é só se reunirem é lançar a coligação (PQSR) Perereca quente saco roxo, não há porque depender (ou esperar) dos senhores feudais! Precisa? Hoje vivemos em uma “democracia”, muito ruim por sinal, mas uma democracia. Não é mais necessário cortar a cabeça dos senhores feudais para chegar ao trono, vide nosso presidente, será que ele ficou implorando que o lançassem como candidato? Claro que nada é tão simples, mas acho que para presidente é muito mais difícil! Ou não?!
    Só abrindo uma consideração quanto a nossa democracia, se fosse por mim, acabaria com a obrigatoriedade de partido político, os partidos ficariam como associação voluntárias de pessoas, mas não obrigatória. Assim qualquer perereca quente ou saco roxo poderia se candidatar sem nem sequer ter que participar de partido algum. Melhor ainda, não é?! Acho isso mais democrático. Mudaria também como se dão as campanhas ... enfim, a muito o que melhorar.
    Pavimentar e sinalizar novos caminhos ... sim, mas quais seriam? Não vejo nenhum, viável nos moldes da sociedade atual, que não passe pelo desenvolvimento de nossa pobre e viciada democracia.
    Caros membros, a visão de cima do muro é bem conhecida, só quis passar um pouco a visão de quem está de um lado do muro olhando para o muro... que a cada dia me parece estar mais pieno.

    Um grande abraço a todos...

    PS I.: Me parece um desperdício tremendo a confraria não ser mais atuante ... pelos menos é que me parece olhando o apresentado até o momento...

    PS II.: O XV reflete a descendência de toda a aristocracia européia que perdeu a cabeça durante a revolução francesa...

  3. Anônimo disse...

    Para apreciação e avaliação, segue a lista dos candidatos durante a era Marcus Vicente...
    1988 – MARCUS ANTONIO VICENTE / ROQUE PERUCHI
    1992 – ADÉLIO CECATO / JOSÉ ERVAN PIGNATON
    1996 - MARCUS ANTONIO VICENTE / JULIO CEZAR MORO
    2000- NACIENE LUZIA MODENESI VICENTE / SEBASTIÃO MATTIUZZI
    2004- PAULO ADEMIR CERUTTI / JAUBER PIGNATON
    2008- NACIENE LUZIA MODENESI VICENTE / SEBASTIÃO MATTIUZZI
    Dizem as más línguas que em alguns anos só havia um lado disputando.

  4. Caretasso disse...

    Tirania pura. Balcão de negócios. A Prefeitura de Ibiracu está sendo dilapidada por este grupo político que administra Ibiracu por mais de 22 anos. Ibiracu é um caos nas mãos destes individuos. XÔ CORONÉ!!! XÔ SADAM HUSSEIN, XÔ HITLER

  5. Confraria de O PAU GIGANTE disse...

    Pois bem senhor Fransergio, parece que seus pensamentos coincidem, de certa maneira, com os de alguns dos membros da Confraria de O PAU GIGANTE. Assim como o senhor, estamos voltados para mudanças. Pela troca de nomes achávamos que fosses um anônimo, o que nos seria muito agradável. Fazes parte de um dos feudos, mas tens sim uma visão melhor abalizada que uns e outros. A Confraria é atuante. O simples fato de trazê-lo ao debate e mostrar que pode-se pertencer a um dos feudos sem cair no vício do “meu adversário, meu inimigo”, já é uma boa atuação, não achas? As novas gerações têm quebrado esse paradigma. Isto é pavimentar e sinalizar. Gostamos de suas opiniões, garoto! Mas não se perca! >>>>> A propósito... gostas de torresmo???