São Braz e Pierre Cardim

02:15 Postado por Geremias Pignaton

Hoje é dia de São Braz. Esse santo foi bispo lá na Armênia, três séculos depois de Cristo. É o padroeiro protetor da garganta. É comum entre nós, quando alguém engasga, dizermos: São Braz tem mais. Conta-se que ele foi perseguido pelo imperador local e condenado à morte por não renunciar ao cristianismo. No caminho do martírio, encontrou uma mãe desesperada com filho morrendo engasgado por espinha de peixe. Ele rezou aos céus e a espinha saiu, salvando milagrosamente a criança. Virou protetor da garganta.

Quando eu era criança, tive muito problema de garganta. Ia sempre na missa dedicada a São Braz para benzer a garganta. Ao final da missa, o padre passava com duas velas amarradas uma a outra por uma fita , colocava aquela forquilha de velas na garganta da gente e estávamos prontos para enfrentar os males de garganta por mais um ano. Dias depois, na quarta-feira de cinzas, recebíamos um punhadinho de cinza na cabeça para lembrarmos que somos pó.

São Braz, em italiano, recebe o nome de San Biagio. Morei na Itália perto da cidade de San Biagio di Callalta, em Treviso, terra de Pietro Cardine.

Já ouviram falar nesse cara? É o estilista Pierre Cardim. Ele é italiano, trevigiano de San Biagio.

0 comentários: