Reestruturação Administrativa

14:45 Postado por Geremias Pignaton

Hoje, neste exato momento que escrevo, acontece na Câmara Municipal de Ibiraçu uma sessão ordinária na qual se discute um reestruturação administrativa para o município.
Considero, pelo pouco que sei, esse projeto da prefeita um remendo para acomodar interesses. Na verdade não moderniza nada, não reestrutura nada, apenas acomoda interesses, em sua maioria, salariais.
Precisamos organizar a administração do município. Não podemos ter em torno de 50% da arrecadação comprometida com o gasto de pessoal. Não podemos ter na prefeitura mais de 400 servidores. Somos dez mil habitantes. Isso dá um servidor para cada vinte cinco habitantes.
Os técnicos consideram que o ideal é um servidor para cada cem habitantes. Um quarto do que temos.
Isso seria o ideal, não sei se nessa nossa cultura e nessa nossa sociedade isso é possível, mas podemos reduzir esses gastos pelo menos até atingirmos uns 30% da arrecadação.
Como faríamos isso? Demitiríamos logo um bocado? Não, poderemos fazer isso a médio e longo prazo, num tempo de uns cinco mandatos. Seria um trabalho político árduo, que envolvesse a sociedade como um todo. Desde o poder executivo, Legislativo, servidores, até segmentos organizados da sociedade. Poderíamos fazer um pacto político.
Começaríamos com uma reestruturação administrativa, extinguindo-se estruturas, fundindo-se outras, extinguindo-se cargos, até, aos poucos, atingirmos uma meta pré-estabelecida.
Pra tudo dá-se um jeito. Só não vislumbro isso na política atual.

0 comentários: