Passarinhada em Domingo de Chuva

14:37 Postado por Geremias Pignaton





Clique sobre as fotos para ampliar




Por aqui chove praticamente sem parar.
Se tem um adversário do fotógrafo de aves, é a chuva. O equipamento não pode ver umidade. 
Entretanto, ontem, domingo á tarde, deu uma aragem de sol e mormaço. Pude, então, dar uma saidinha para minha cachaça, meu vício atual. Dei uns cliques legais.

O primeiro lá de cima é o suiriri-de-garganta-branca. Muito parecido com o suiriri, com a garganta e o alto da cabeça mais brancos. Aproximei-me dele de dentro do carro e mandei ver, rendendo fotos maravilhosas.
O segundo é um dos pássaros mais belos que eu conheço. Chama-se polícia-inglesa-do-sul. Em Ibiraçu o chamamos de sangue-de-boi. Este aí é o macho, a fêmea é parda. Vive isolado ou aos casais em pastarias, sobretudo perto de brejos e lagoas.
O terceiro é o periquito-rei. Tem vários nomes comuns pelo Brasil afora. Em alguns lugares o chamam de coquinho-de-ouro, nome muito apropriado.Em Ibiraçu não me lembro de tê-lo visto.
O quarto é um joão-de-barro iniciando o banho numa poça d'água da estrada. Parece um pato nadando. Tava muito quente e ele se refrescava com gosto.
O quinto é um pássaro do gênero Myiarchus muito difícil de identificar. Neste gênero existem 4 espécies por aqui, todas muito parecidas. Uma é esta aí, a irré. As outras três são a maria-cavaleira, maria-cavaleira-de-rabo-enferrujado e maria-cavaleira-pequena. Só identifiquei esta daí porque ela vocalizou quando eu a fotografava.

Taí, caríssimos leitores, um pouquinho da "arte" que fiz neste domingo, enquanto a chuva permitiu.






0 comentários: