Crise Terminal do Capitalismo? Por Leonardo Boff
05:25 Postado por Geremias Pignaton
A primeira é a seguinte: a crise é terminal porque todos nós, mas particularmente, o capitalismo, encostamos nos limites da Terra. Ocupamos, depredando, todo o planeta, desfazendo seu sutil equilíbrio e exaurindo excessivamente seus bens e serviços a ponto de ele não conseguir, sozinho, repor o que lhes foi sequestrado. Já nos meados do século XIX Karl Marx escreveu profeticamente que a tendência do capital ia na direção de destruir as duas fontes de sua riqueza e reprodução: a natureza e o trabalho. É o que está ocorrendo.
A natureza, efetivamente, se encontra sob grave estresse, como nunca esteve antes, pelo menos no último século, abstraindo das 15 grandes dizimações que conheceu em sua história de mais de quatro bilhões de anos. Os eventos extremos verificáveis em todas as regiões e as mudanças climáticas tendendo a um crescente aquecimento global falam em favor da tese de Marx. Como o capitalismo vai se reproduzir sem a natureza? Deu com a cara num limite intransponível.
O trabalho está sendo por ele precarizado ou prescindido. Há grande desenvolvimento sem trabalho. O aparelho produtivo informatizado e robotizado produz mais e melhor, com quase nenhum trabalho. A consequência direta é o desemprego estrutural.
Milhões nunca mais vão ingressar no mundo do trabalho, sequer no exército de reserva. O trabalho, da dependência do capital, passou à prescindência. Na Espanha o desemprego atinge 20% no geral e 40% e entre os jovens. Em Portugal 12% no país e 30% entre os jovens. Isso significa grave crise social, assolando neste momento a Grécia. Sacrifica-se toda uma sociedade em nome de uma economia, feita não para atender as demandas humanas, mas para pagar a dívida com bancos e com o sistema financeiro. Marx tem razão: o trabalho explorado já não é mais fonte de riqueza. É a máquina.
A segunda razão está ligada à crise humanitária que o capitalismo está gerando. Antes se restringia aos países periféricos. Hoje é global e atingiu os países centrais. Não se pode resolver a questão econômica desmontando a sociedade. As vítimas, entrelaças por novas avenidas de comunicação, resistem, se rebelam e ameaçam a ordem vigente. Mais e mais pessoas, especialmente jovens, não estão aceitando a lógica perversa da economia política capitalista: a ditadura das finanças que via mercado submete os Estados aos seus interesses e o rentismo dos capitais especulativos que circulam de bolsas em bolsas, auferindo ganhos sem produzir absolutamente nada a não ser mais dinheiro para seus rentistas.
Mas foi o próprio sistema do capital que criou o veneno que o pode matar: ao exigir dos trabalhadores uma formação técnica cada vez mais aprimorada para estar à altura do crescimento acelerado e de maior competitividade, involuntariamente criou pessoas que pensam. Estas, lentamente, vão descobrindo a perversidade do sistema que esfola as pessoas em nome da acumulação meramente material, que se mostra sem coração ao exigir mais e mais eficiência a ponto de levar os trabalhadores ao estresse profundo, ao desespero e, não raro, ao suicídio, como ocorre em vários países e também no Brasil.
As ruas de vários países europeus e árabes, os “indignados” que enchem as praças de Espanha e da Grécia são manifestação de revolta contra o sistema político vigente a reboque do mercado e da lógica do capital. Os jovens espanhóis gritam: “não é crise, é ladroagem”. Os ladrões estão refestelados em Wall Street, no FMI e no Banco Central Europeu, quer dizer, são os sumossacerdotes do capital globalizado e explorador.
Ao agravar-se a crise, crescerão as multidões, pelo mundo afora, que não aguentam mais as consequências da superexploracão de suas vidas e da vida da Terra e se rebelam contra este sistema econômico que faz o que bem entende e que agora agoniza, não por envelhecimento, mas por força do veneno e das contradições que criou, castigando a Mãe Terra e penalizando a vida de seus filhos e filhas".
O Blogueiro assina embaixo deste excelente texto. Estamos tentando reinventar o mundo. Sustento aqui no blog sempre que quem está melhor adaptado à nova realidade é quem pode viver bem com menos recursos. Vemos os USA em crise. Crise de identidade, crise desencadeada pela super exploração dos recursos disponíveis. Vemos o modelo europeu também se esfacelando. O Capitalismo está acabando com a terra. Agora não é mais o "capitalismo versus o comunismo" da guerra fria. Agora é o capitalismo contra a existência humana na terra.
Famiglia Pignaton - Francenigo 300 Anos
02:54 Postado por Geremias Pignaton
Hoje, depois do resgate feito por Carlinhos Pignaton e por mim há vinte anos, temos a certeza que Basilio Pignaton, nosso bisavô, saiu em 1877 de Romano, uma "Frazione" da então Comune de Vigonovo, da então Província de Udine no nordeste da Itália, no pé dos Alpes Friulanos. Hoje, depois de uma fusão, a comune chama-se Fontannafredda e a província, depois de uma emancipação de Udine, chama-se Pordenone.
Basílio morava ao lado da Igreja da "Madonna del Rosario" em Romano. Infelizmente, a casa velha não está mais lá, mas a igrejinha, do Século XV, ainda está lá com seu maravilhoso altar esculpido em madeira.
O pai de Basílio, nosso tetra avo, chamava-se Domenico e não era natural dali. Os parentes contactados diziam que ele era oriundo de Sacile, uma comune vizinha, porém não tinham a informação segura de qual "Frazione" de Sacile ele tinha vindo.
Depois de algumas especulações e de alguns contatos, sobretudo com Maria e Libero, dois primos maravilhosos, todos dois beirando os 90 anos, chegamos à informação de que Domenico, nosso tetra avô, veio de Francenigo.
Francenigo é uma "frazione" de Gaiarine, uma comune da província de Treviso, situada na divisa com Pordenone, às margens do Rio Livenza.
Francenigo está a 10 km de Romano. Ou seja, a última migração da família, antes de vir para o Brasil, foi de apenas 10 km.
Essa informação é bastante relevante. Antes dela, não tínhamos referência para buscar história anterior da família. Agora, poderemos ir a Francenigo pesquisar.
Maria me assegurou que lá em Francenigo a família viveu por mais de 300 anos. Estamos, portanto, falando em quase 500 anos de história, se contarmos os mais de 150 anos do nascimento de Basílio e mais algum tempo da migração interna deles.
O Rio Livenza é um importante curso d'água da região. Ele nasce nos Alpes de Pordenone, desce em direção ao Mar Adriático, grande parte de seu curso faz a divisa entre Pordenone e Treviso, entra na província de Veneza e desagua no maravilhoso balneário de Caorle.
Aquela zona é divisa entre as provícias de Pordenone, Treviso e Veneza; divisa entre as Regiões do Veneto e Friulli Venezia-Giulia. Os Pignatons têm, portanto, influências culturais das duas regiões e das três províncias. Essas influências se perderam no tempo aqui no Brasil, restando poucos traços perceptíveis, mas podem ser perfeitamente resgatadas.
A confusão inicial com Sacile se deve ao fato de Francenigo estar ao lado, mais perto de Sacile do que de Gaiarine a sede da Comune.
Para entender melhor: a Federação Brasileira é dividida em União, Estados e Municipios. São, portanto, três unidades administrativas. Na Itália são quatro: União, Região, Província e Comune. O município aqui e a comune lá são a células político-administrativas.
Tempos atrás, apareceu uma especulação de que os Pignatons eram descendentes de franceses. Curiosamente, a palavra Francenigo tem raíz parecida com França. Certamente, essa especulação não veio daí. Veio do nome de nossa Bisavó, Luigia Mazzon. Escreveram errado no cartório em Ibiraçu e o sobrenome ficou "Masson", igual a um famoso sobrenome francês.
FAO
04:24 Postado por Geremias Pignaton
Há muito tempo, o Brasil vem se destacando nessa área. O mundo tem olhado o Brasil com cuidado. Não só pela nosso imenso mercado, mas sobretudo pelo potencial que temos para aumentar a produção de alimentos. O mundo carece de aumentar essa produção. O Brasil, alguns países da América Latina e da África podem dar respostas à carência mundial. Isso é nosso maior trunfo no cenário geopolítico. A produção de alimento fortalece nossa soberania e nosso poderio econômico.
Graziano é do ramo. Ele é formado em agronomia e ocupou no Governo Lula importante cargo na área de combate a fome.
Com Graziano na FAO, o Brasil ganha o destaque merecido no cenário internacional.
O grande desafio é aumentar a produção de alimento sem degradar mais o meio ambiente.
Outro grande desafio é combater o desperdício. Temos ainda grande parte da população do mundo passando fome e muito desperdício de alimentos nas regiões mais abastadas.
O maior potencial são os camponeses das regiões mais pobres do mundo. Precisamos transferir capital e tecnologia para os milhões de pequenos agricultores que vivem no campo e cultivam a terra com suas famílias. Esses agricultores, que não fazem nem para o gasto - a fome assola essas populações -, podem ser o grande diferencial na produção futura.
Filho de Quem?
15:01 Postado por Geremias Pignaton
Pombão
06:01 Postado por Geremias Pignaton
Ave Columbiforme da família Columbidea recebe o nome pombão por ser a mais comum e uma das maiores pombas silvestre do Brasil. Também é conhecida pelo nome de asa branca, verdadeira, pomba-verdadeira, trocal, trocaz e pomba-carijó. Seu nome científico é "Patagioenas picazuro". Habita praticamente todo o Brasil, Bolívia, Paraguai e Argentina.
O nome asa branca, mais usado no Nordeste, provém da mancha branca nas asas, bastante perceptível durante o voo.
Mede em torno de 34 cm, tem coloração cinza amarronzada, com carijó branca na parte superior das asas e do pescoço.
Alimenta-se de grãos e frutos, formando grandes bandos quando se alimentam numa mesma fruteira ou numa plantação. Migra a procura de alimentos.
Constroi o ninho de gravetos mal arranjados no alto de árvores. Põe um ovo que é chocado pelo casal. Cuida do filhote também em dupla. Produz, como todos os pombos, durante o perído reprodutivo um líquido no papo chamado de leite do papo. Esse líquido esbranquiçado é rico em nutrientes e regurgitado pelo adulto para alimento do filhote.
A fêmea é igual ao macho, apenas com a coloração menos intensa.
O pombão vive nas regiões de campos e orlas das matas, evitando regiões densamente florestadas. Têm-se adaptado à urbanização. São cada vez mais frequente nas cidades.
Essa ave inspirou a canção "Asa Branca" de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira, uma das canções populares mais conhecidas do Brasil.
Convivo com essa ave na chácara onde moro, na periferia de Brasília. Adoro ouvir seu piar melancólico nas tardes calorentas, nos momentos em que tiro um cochilo após o almoço de domingo.
Para ouvir o canto http://www.xeno-canto.org/browse.php?query=patagioenas+picazuro
Gratz No Ibirinha
03:53 Postado por Geremias Pignaton
Toda a cidade está atenta para o que ele irá dizer ao povo de Ibiraçu.
Sabemos que durante muitos anos Gratz foi o sustentáculo do poder do marido da prefeita. Ele foi quem praticamente fez a carreira política do nosso mandachuva. Muito mais do que os recursos financeiros, foi quem abriu as portas dos bastidores do poder. Quem conhece bem a história recente da cidade e é um razoável observador político sabe bem disso.
Ocorre que a história e a literatura estão cheios de criadores e criaturas que se desentendem. Dizem que no caso do Gratz e do nosso mandachuva não foi diferente. Hoje eles parecem que estão com relações abaladas.
No ibirinha, Gratz ainda não falou nada. Mas toda a cidade, ansiosa, espera que ele conte tudo que ocorreu entre os dois.
Entrevista Dez
03:33 Postado por Geremias Pignaton
Vale a pena ver um sábio falar.
Caro leitor, veja a entrevista até o final. O trecho mais interessante é o final quando parece que acabou, o entrevistador não desiste, e ele continua.
Vale a pena perder - ganhar, na verdade - um tempinho.
http://www.youtube.com/watch?v=mdY64TdriJk&feature=player_embedded#at=11
A Marcha da Confraria
09:46 Postado por Geremias Pignaton
Marchas se tornaram moda no velho Gigante Adormecido, nosso Brasil Varonil! No passado, marchava-se no dia Sete de Setembro, hoje perdemos o amor-pátrio. Marchava-se do Nordeste para o sul-sudeste, hoje não mais. Atualmente, são muitas as marchas! Marcha rumo a Brasília e vice-versa, Marcha Gay, Marcha Para Jesus, Marcha da Família pela Paz, Marcha das Vadias, dos Bombeiros e a mais recente Marcha da Maconha.
Vemos também no Reino do Pau Gigante este fenômeno (Éca!) acontecer. Duas antigas lideranças retornam ao cenário político local. Diferente dos cenários políticos estadual e nacional , na capital Espiritual do Glorioso Estado do Espírito Santo as coisas são tremendamente particularizadas. Sim, cidadãos de Ibiraçu, nestas plagas o antagonismo é sutil como um trator desgovernado e despretensioso como um motorista alcoolizado.
O retorno de figuras marcantes na política do Reino mostra àqueles bons observadores que continuam os mesmos velhos motivos a direcionarem os grupos políticos ou, como a Confraria de O PAU GIGANTE aqui denominou, os feudos. Aparentemente são os mais nobres motivos que encaminham as partes para o acirramento dos debates. Entre os membros desta Confraria é consenso de que são as mesmas velhas motivações.
Conclamamos aos cidadãos que participem da Marcha da Confraria! Reivindicamos uma Nova Mentalidade! Exigimos desinteresse! Buscamos o altruísmo! Marchamos contra o descaso e o desvio de objetividades! Marchamos pelo fim do romantismo fanático que impera nas mentes limitadas pelas paixões. Finalmente, marchamos pela mudança do nome da principal avenida do Reino. Tal qual o vulgarmente chamado “quiiti guei” (Americanos!), o nome desta via pode ser considerado por alguns como um incentivo a viadagem e gerar mais marchas! Se o Conde, uma autoridade do Reino, deu, o que fará aquele menino que gosta de calçar os sapatos altos da mamãe?
Vamos evitar discussões inúteis!Turismo de Agá
04:09 Postado por Geremias Pignaton
Onde se hospedar em Marechal Floriano
Hotel Beira Rio: Tel.: (27) 3288-1319
Hotel Casarão: Tel.: (27) 3288-1421
Pousada Bougainville: Tel.: (27) 3223-5813/92937762
Pousada da Esperança: (27) 3225-0871/9989-6012
Pousada Quintas do Vale Verde: Tel.: (27) 3339-4110/99053571
Pousada Sítio das Pedras: Tel.: (27) 9905-5959/9766-0938
Pousada Terra Nossa: Tel.: (27) 9991-1329/8152-0800
Pousada Thomas: Tel.: (27) 3336-0785
Recanto da Mata: Tel.: (27) 3288-3163/99359011
Recanto Verde: Tel.: (27) 3288.1396
Rocamadour Eco Resort: Tel.: (27) 8135.8737
Shalom Café Colonial: Tel.: (27) 99627361/96026876
Sítio Baixa Verde Pousada Rural: Tel.: (27) 3288-3164/99054156
Sítio Canaã: Tel.: (27) 3288-1246/9746-5329
Sítio da Vovó: Tel.: (27) 3288-1151/3288-1403
Sítio Paraíso: Tel.: (27)9903-8134/99951866
Sítio Recanto da Floresta: Tel.: (27) 98213540
Sítio Sabiá: Tel.: (27) 3288-0000
Sítio Santos: Tel.: (27) 3288-3009/99999815
Onde comer em Marechal Floriano
Castiellô: Tel.: (27) 9942-4277
Centro de Eventos Recanto Verde: Tel.: (27) 3288.1396
Churrascaria e Lanchonete Salute Tel.: (27) 3288-1594
Restaurante Bella Araguaia Tel.: (27) 9753-6265
Restaurante Estilo Rústico: Tel.: (27) 3288-4080
Restaurante Casa da Bica Tel.: (27) 3288-4064
Restaurante Café das Montanhas Tel.: (27) 3288-3176
Restaurante e Pizzaria Stein Tel.: (27) 3288-1486
Restaurante Grossmutter Tel.: (27) 3268-3194
Restaurante Littig Tel.: (27) 3288-1106
Restaurante Ponto Frio Tel.: (27) 3288-0039/3288-1483
Restaurante Sabor da Traíra Tel.: (27) 3288-3165
Vital Lanches Tel.: (27) 3288-1972
Restaurante Dona Camilla Tel.: (27) 3288-1721
Corpus Christi
06:39 Postado por Geremias Pignaton
Relação Suspeita
05:49 Postado por Geremias Pignaton
Tudo Meu
05:14 Postado por Geremias Pignaton
Com a nomeação do maridão para o cargo, a pergunta volta mais forte. Por que a prefeita não consegue um secretário de administração? Será que entre os aliados não existe alguém competente para o cargo? Será que o problema é falta de confiança nos aliados que têm a competência? Será que quem é de confiança não quer de forma alguma trabalhar com a prefeita? Será que é incompetência da prefeita para recrutar um secretário? Será que....
As perguntas são muitas.
Dentre os vereadores que apoiam a administração, será que não existe um com o perfil e a capacidade para o cargo?
O maridão, que já mandava em tudo, agora manda mais de pertinho.
Pode olhar para a cidade da vidraça de alguma janela do prédio da prefeitura e repetir baixinho, pra ele mesmo: tudo meu, tudo meu, tudo meu...
Lenha na Fogueira: É São João
04:11 Postado por Geremias Pignaton
Disque Denúncia
13:00 Postado por Geremias Pignaton
Fred
04:39 Postado por Geremias Pignaton
Lembrei de um post que escrevi aqui em novembro sobre uma doação à campanha do marido da prefeita de uma empresa chamada Fred Rosalém Heliodoro - ME, um posto de gasolina, no valor de R$ 143.800,00.
Ocorre que a lei eleitoral estipula que a empresa só pode doar o máximo de 2% do faturamento bruto do ano anterior.
Assim, o posto de gasolina em questão teria que ter tido um faturamento mínimo de R$ 7.190.000,00 no ano de 2009 para fazer a doação naquele montante à campanha do marido da prefeita.
Sabe-se que ele não possui esse faturamento. Se o possuísse, não poderia ser classificado como microempresa, como consta de sua razão social. Uma empresa para ter essa classificação precisa ter o faturamento de até R$ 240.000,00 por ano.
Será que essa doação está entre as 83 contestadas pelo MP eleitoral aí no estado?
Por falar em doação de campanha... O marido da prefeita, candidato a deputado federal em 2010, recebeu várias doações de fornecedores e prestadores de serviços da Prefeitura de Ibiraçu. É uma situação, se não ilegal, contrária à ética. Ele deveria, por questões morais e éticas, afastar-se cada vez mais da administração municipal. Assumir o cargo de secretário de administração é estar em contato direto com esses doadores de campanha.
Outra questão: Jauber teve que afastar Doutor Marcos da administração por ele ser cunhado. Isso era considerado nepotismo. Agora, o marido de secretário não é nepotismo?
A Volta do Que Não Foi
15:54 Postado por Geremias Pignaton
O Mesmo que Romário
15:26 Postado por Geremias Pignaton
Sabiá Barranco
05:14 Postado por Geremias Pignaton
O sabiá barranco é o sabiá mais comum do Brasil. Habita praticamente todos os estados, estando ausente apenas em áreas densamente florestadas. Habita bordas das florestas, capoeiras, pomares, cerradões e mesmo áreas urbanas arborizadas. Alimenta-se de minhocas, frutas e insetos. É um pouco menor que o sabiá laranjeira e o sabiá da mata, mede em torno de 23 cm. Pode ser confundida com outra espécie chamada de sabiá-poca, que é muito parecida mas tem o bico amarelo. Macho e fêmea são iguais, entretanto, apenas o macho emite o lindo canto assobiado.
Recebe diversos nomes pelo Brasil: sabiá barranqueira, capoeirão, sabiá da cabeça cinza, sabiá fogueteiro, sabiá pardo e sabiá branco. Estes dois últimos adotados em Ibiraçu e região. Seu nome científico é "Turdus leucomelas".
É residente. Um casal vive anos no mesmo local, podendo utilizar o mesmo ninho por várias primaveras. O ninho é uma tigela funda com ramos finos e secos, juntados com barro por fora. Três ou quatro ovos azuis- esverdeados. Tem de 3 a 5 ninhadas por temporada.
Ouça o lindo canto http://www.xeno-canto.org/browse.php?query=turdus+leucomelas
Silêncio
03:20 Postado por Geremias Pignaton
Num dos comentários, Guti faz uma citação bíblica que reproduzo aqui: Jesus disse: “E, quando orares, não sejas como os hipócritas; pois se comprazem em orar em pé nas sinagogas, e às esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão. Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente”.
Será que, nesses templos barulhentos, onde se ora aos gritos, onde se toca como num concerto de rock, onde vemos muitas vezes o vizinhos se queixando da falta de sossego, eles debatem e interpretam esse trecho bíblico?
Gostaria muito de vê-los comentando essa recomendação cristalina de Jesus.
Sigilo Eterno
05:34 Postado por Geremias Pignaton
Até agora, só vi se manifestando a favor do sigilo os ex-presidentes Collor e Sarney.
Com todo respeito que devo ao presidente do Senado e ao senador, acho que eles estão tentando esconder alguma coisa de seu passado no executivo. Não vejo nenhuma razão de Estado para isso.
Arquivos abertos já! Inclusive todos os do período da ditadura militar que muita gente quer porque quer manter fechados.
Bêbados ao Volante
02:59 Postado por Geremias Pignaton
Lembro-me que na década de 80 e início de 90 dirigíamos bêbados sem quase nenhuma cobrança e, o pior, sem nenhum sentimento de culpa.
Quando fui morar na Itália, 1990 e 1991, lá o nível de cobrança era mais ou menos como aqui hoje, com uma fiscalização muito mais intensa.
Observe que, apesar de lentamente, nossa sociedade vai evoluindo e se equiparando às sociedades mais adiantadas.
Mais importante que a pena é a reprovação da sociedade à conduta. Quem dirige bêbado hoje é cada vez mais encarado como um cidadão nocivo à sociedade, um irresponsável criminoso.
Quanto ao Edmundo, a justiça demorou 16 anos para prendê-lo, ainda assim por apenas algumas horas. Quem cometeu o crime foi uma pessoa, foi presa outra. Não sei se é o caso, mas justiça que demora tanto quase sempre se transforma em injustiça.
Nas Universidades
06:11 Postado por Geremias Pignaton
Acho essa ideia muito interessante. Além de dar mais esse recurso aos dependentes, capacitará profissionais para lidar com esse problema. Psicólogos, médicos, enfermeiros e educadores terão nas faculdades mais esses laboratórios.
Essa, sim, se bem implementada, será uma boa medida de combate à praga das drogas.
Renuncia?
05:54 Postado por Geremias Pignaton
Acho que essas posturas de conservadorismo religioso ainda vão atrapalhar muito o prosseguimento da carreira do Senador Magno Malta.
Até aqui ajudou, daqui pra frente a tendência é atrapalhar.
Marcha à Frente
03:31 Postado por Geremias Pignaton
O Supremo, de uns tempos para cá, vem tomando decisões que levam nossa democracia a evoluir com mais rapidez. Essa decisão de ontem é uma delas.
Onde já se viu uma democracia onde os cidadãos são proibidos de contestar uma lei? Podemos falar mal do congresso, dos políticos, do presidente, mas não podemos contestar as leis que são emanadas deles?
Não sei se sou favorável a liberação da maconha. Houve época em que era totalmente a favor -acho que depois que me tornei pai fiquei mais careta. Tenho hoje ainda a inclinação de continuar sendo favorável à liberação do uso por achar demais o Estado proibir o cidadão de ingerir alguma coisa.
O Estado pode e deve educar e informar a sociedade sobre os possíveis malefícios do uso das drogas, tanto os malefícios pessoais quanto os malefícios sociais, mas não deveria atuar na penalização do usuário.
Curioso nisso tudo é que o pensamento conservador quer liberalizar a economia, deixar a droga do dinheiro e do mercado à solta, diminuir o Estado nesse aspecto, mas que ele seja grande para tutelar o cidadão a ponto de penalizá-lo por ingerir alguma substância.
O Estado deve sempre estar no ponto de equilíbrio, permitindo que o cidadão evolua, juntamente com sociedade.
Ônibus
05:07 Postado por Geremias Pignaton
Não entendo até hoje como este transporte não teve êxito. Na verdade, eu entendo sim. Existe uma praga no Brasil que está matando as grandes cidades. Inclusive aqui em Brasília, onde eu moro. Essa praga atende pelo nome de empresas concessionárias de ônibus urbanos. O lobby dessas empresas, sobretudo financiando campanhas de políticos, impede financiamento nas outras modalidades de transportes urbanos.
Resultado: os ônibus estrangulam o trânsito, poluem demais e os usuários penam com péssimo e caro atendimento.
Passou da hora de diminuirmos os ônibus nas ruas.
Governador Casagrande, vamos por logo o aquaviário para funcionar em benefício de toda a população.
101
04:04 Postado por Geremias Pignaton
Isso não é uma estrada. Isso é uma máquina de moer carne humana.
A maior responsabilidade é do péssimo estado da rodovia que não comporta o imenso fluxo. A parte sul, onde passo com frequencia, é ainda pior que o trecho norte que passa por Ibiraçu.
Também existe muita responsabilidade na falta de educação dos motoristas que pensam na estrada só para eles, pensam que só eles têm direito no trânsito.
Motoristas, temos que exigir do Estado a melhoria nas condições da estrada, mas precisamos fazer a nossa parte.
Renúncia
03:25 Postado por Geremias Pignaton
Leia a matéria no site do senador http://www.magnomalta.com/site/index.php?option=com_content&task=view&id=2152&Itemid=1
Na sua coluna de hoje, no folhaonline, o jornalista Josias de Souza, repercutindo a matéria, finaliza dessa foram: "Antes da promessa de renúncia de Magno Malta havia muitas razões para os congressistas aprovarem o tal projeto. Agora, há mais um motivo".
Existem muitos problemas nesse projeto de lei. Ele está aproveitando a lei contra o racismo e encaixando o problema da homofobia. Não está criando uma lei específica para a discriminação e preconceito contra homossexuais. Discordo da aprovação dele por questões técnicas e não por questões de mérito. Minha posição é bem diferente do senador.
Mais Notícias de 2030
03:04 Postado por Geremias Pignaton
Saí-Andorinha
06:36 Postado por Geremias Pignaton
Santo Antônio
05:07 Postado por Geremias Pignaton
Boicote
06:23 Postado por Geremias Pignaton
Referendum
05:39 Postado por Geremias Pignaton
Para os Vascaínos e os Ibiraçuenses
07:57 Postado por Geremias Pignaton
Todo vascaíno deve meditar sobre esse texto. Também cabe uma analogia com a cidade de Ibiraçu e o futebol capixaba, com seu vetusto líder afeito ao coronelismo.
http://globoesporte.globo.com/platb/gustavopoli/2011/06/09/o-expresso-do-alivio/
Resta Con Noi, Battisti
03:49 Postado por Geremias Pignaton
Depois de idas e vindas, finalmente, o Supremo Tribunal Federal tomou uma decisão no caso Cesare Battisti. Uns acham que a decisão foi acertada, outros tantos acham que não, mas finalmente uma decisão nesse "imbroglio" digno de ser tema de um filme italiano.
Berlusconi queria Battisti como uma espécie de troféu. Ele trava uma guerra política na Itália sustentando uma divisão ideológica na sociedade. Quando ele come uma modelo menor de idade e um juiz o processa, afirma que o judiciário italiano está repleto de comunistas. Tudo é culpa dos comunistas.
Esse comportamento do governo italiano certamente contribuiu para enrolar ainda mais o imbroglio Battisti.
Curioso é que dias atrás, sem muito alarde, o Brasil negou a extradição de três ex-terroristas italianos ligados às Brigadas Vermelhas.
Eu, ítalo-brasileiro, torço para que as relações entre os meus países não azedem. Se dependesse de mim, devolveria o Battisti para não ter briga dentro da famiglia.
Depois do Sofrimento
21:01 Postado por Geremias Pignaton
Escola Polivalente
03:46 Postado por Geremias Pignaton
O nosso Polivalente recebeu o Índice de Desenvolvimento de Escolas Estaduais ( IDE ) de 35,61. Um índice considerado no limiar entre regular e ruim.
Normalmente, segundo os entendidos, as escolas que conseguem maior participação da comunidade, integrando as famílias dos estudantes, elevam esse índice.
Não podemos botar a culpa do fraco desempenho só na direção e nos professores. Nisso, deve entrar muito a sociedade e administração pública de forma geral.
Sabe-se que a escola é estadual, mas administração municipal e as lideranças políticas também devem atuar para melhorar esse desempenho.
Na verdade, essa é uma avaliação feita com os jovens de nossa cidade. Não podemos ficar assistindo esse fraco desempenho de braços cruzados.
Ler matéria no gazetaonline http://gazetaonline.globo.com/_conteudo/2011/06/noticias/a_gazeta/dia_a_dia/872507-professores-do-interior-dao-licao-de-desempenho.html
Tapaculo-de-Colarinho
05:48 Postado por Geremias Pignaton
Photo Bertrando
O tapaculo-de-colarinho, nome científico Melanopareia torquata, é uma ave passeiriforme da família Melanopareiidae. Esse pequeno pássaro mede aproximadamente 14 cm, tem um colarinho preto que emenda com uma máscara preta e branca nos olhos. Seu ventre e parte inferior do pescoço são cremes e seu dorso é ferrugíneo. Na parte superior do pescoço tem uma mancha ferrugínea mais avermelhada que emenda com o colarinho negro.
É ave do cerrado, ocorrendo do sul do Pará até o norte de São Paulo, onde encontra-se ameaçado de extinção. Mais fácil de ser ouvido do que visto. Vive saltitando na parte baixa, bem próximo do solo, onde se alimenta de insetos. Seu piado forte, um assovio longo e entrecortado, pode ser ouvido de longe. Veja o filme de um desses piando http://www.youtube.com/watch?v=eYTQAJ89mlQ.
Muito abundante aqui nos arredores de Brasília.
A emoção de um observador de aves como eu de ver uma espécie pela primeira vez é indescritível. Até alguns meses atrás, jamais tinha visto esse pássaro - eu sou originário da Mata Atlântica, lá não existe. Ouvia seu canto no cerrado perto de onde moro e não sabia qual ave o emitia. Fazendo uma caminhada na estrada perto de casa, ouvi o canto. Fui cuidadosamente aproximando e vi este belo pássaro. Um show!
Carga Tributária
04:49 Postado por Geremias Pignaton
O Peru, içado por uma carga tributária incrível de 15% do PIB, a menor da América Latina, cresceu nos último 10 anos a taxa média de 7%. Ano passado cresceu 10%.
Por que, então, Humala venceu? Simples. Porque a pobreza vem aumentando. A distribuição de renda, com uma carga tributária pequena, não existe. Os pobres estão cada vez mais pobres e quem se aproveita do crescimento são só os ricos.
Lembrando sempre que uma das principais funções do tributo no Estado moderno é distribuir renda.
Quando vejo os liberais brasileiros, sobretudo os meios de comunicação, esbravejando contra a carga tributária, penso nisso. Acho que ela é mesmo muito alta, mas o que eles sempre desejam é um nível peruano. Eles não querem abrir mão de nada em prol do desenvolvimento nacional.
Nós, trabalhadores assalariados, não devemos nos bater tanto por menos impostos. Devemos, sim, exigir que os capitalistas arquem mais com essa carga e que a arrecadação traga retorno em saúde e educação públicas.
Essa equação, carga tributária e distribuição de renda, não pode desequilibrar de forma alguma, sob pena de pararmos de crescer com altos ou concentrarmos renda com baixos tributos.
O Peru não está aí para nos dar exemplos, como queriam alguns, anos atrás.
Com relação a Humala, ele que se cuide. A pressão do mercado pelos minerais peruanos será muito grande.
Gaveta
03:22 Postado por Geremias Pignaton
Depois, sob Lula, os procuradores gerais foram mais atuantes e independentes, agindo com muito rigor e levantando a imagem do órgão.
O atual Procurador, Roberto Gurgel, vinha nessa mesma trajetória.
Ontem , foi anunciado que ele mandou ao arquivo as representações feitas pela oposição contra o Palocci, depois de receber as explicações requisitadas ao Ministro-Chefe da Casa Civil.
A oposição, mesmo antes de ver os motivos do arquivamento, começa a falar em caso de engavetamento. Veio à cabeça de todos a imagem do Brindeiro.
As suspeitas sobre o Palocci são grandes. O dinheiro ganho por ele num período muito curto levanta muitas dúvidas. Acho que não se pode comparar o Gurgel ao Brindeiro, mas o caso deveria ter sido levado em frente.
Palocci e o Brasil Sem Miséria
03:36 Postado por Geremias Pignaton
O governo lançou o programa Brasil Sem Miséria. Todo mundo caiu matando dizendo que é um lançamento oportunista para encobrir o caso Palocci. Não é bem assim. É um programa ousado, elaborado há algum tempo e é melhor a oposição e a mídia darem atenção. Depois, se começar a dar certo, como o bolsa família, não venham criticar dizendo que é assistencialista, eleitoreiro, etc. e tal. Aí será tarde.
O programa Brasil Sem Miséria pretende tirar 16 milhões de brasileiros da condição de miséria absoluta e trazer para a vida diária da sociedade. Tomara funcione.
Leia no link o excelente texto do Marcos Coimbra neste mesmo sentido http://www.viomundo.com.br/politica/marcos-coimbra-brasil-sem-miseria-e-o-caso-palocci.html
Ipê Roxo
18:37 Postado por Geremias Pignaton
Carecas
04:05 Postado por Geremias Pignaton
Estudantes de uma sala do ensino médio de Governador Valadares rasparam as cabeças em solidariedade a um colega que está careca pelo tratamento de um câncer.
Situações como essa emocionam. Prova que, apesar dos pesares, a humanidade está num caminho bom.
Vejam a reportagem do site G1 no link http://g1.globo.com/minas-gerais/noticia/2011/06/estudantes-raspam-cabelo-para-apoiar-colega-com-cancer-em-mg.html
Liberação Geral
03:26 Postado por Geremias Pignaton
Sabedoria em São Paulo
04:28 Postado por Geremias Pignaton
O Santuário Nossa Senhora da Saúde vem atraindo gente para a cidade. Vários eventos religiosos realizados atraem muitas pessoas dos municípios vizinhos e de várias localidades do estado e do país. Falta um trabalho integrado entre a comunidade e a prefeitura para aproveitar esses eventos e trazer algum tipo de benefício econômico para a cidade.
Com relação ao Circuito Caminho da Sabedoria, falta tudo. Repito o que já disse antes, a ideia é boa, falta começar tudo. O que vi até agora foi a afixação de placas indicativas colocadas às pressas ano passado para justificar a bandeira do turismo do marido da prefeita na eleição. Pelo que sei, nenhuma estrutura foi feita, além disso. Ninguém, a não ser talvez alguns aventureiros, vão se embrenhar pelas nossas estradinhas do interior sem nenhum tipo de apoio e estrutura.
Acho que esse circuito deveria ser integrado com turismo ecológico e agrorural para ter possibilidade de sucesso. Isso demanda um bom projeto e a total integração entre comunidade e poder público.
Do jeito que está, somente serve para propaganda do casal mandachuva, sem nenhum benefício para o município e região.
Outra coisa, urge fazer uma ligação por asfalto entre Santa Teresa, Ibiraçu e João Neiva. Assim, teríamos uma boa estrutura para levar turistas para as montanhas desses municípios. Além, naturalmente, de beneficiar os agricultores.
Por essa obra, todas as lideranças dos três municípios devem juntar forças, sem reparar os interesses políticos de cada um.
Caravana Capixaba
05:17 Postado por Geremias Pignaton
"Senador Magno Malta mobilizou várias lideranças que embarcam nesta terça- feira para a Manifestação Pacifica na Esplanada, em frente ao Congresso Nacional.
Lideranças de várias religiões e entidades civis prometem muito barulho nesta quarta-feira, em Brasília, durante o Ato Público contra o Projeto de Lei 122, que estabelece mudanças de costumes na sociedade brasileira com privilégios para homossexuais. “Vamos lutar contra um verdadeiro ‘pacotão’ de ameaças a moral e aos bons costumes”, disse o senador Magno Malta, presidente Nacional da Frente Parlamentar Mista em Defesa Permanente da Família Brasileira.
Magno manteve contato com líderes de outros estados e ficou otimista com a presença de diversos segmentos no ato público. “O Apóstolo Renê Terra Nova confirmou que foi fretado um avião em Manaus. O Pastor César Augusto, da Igreja Fonte da Vida, de Goiânia, garantiu sessenta ônibus e do Espírito Santo já temos a Missão da Praia da Costa, do Pastor Simonton Araújo que já mobilizou uma grande caravana. A Rádio Cor da Vida também fretou um ônibus para lideranças de diversas igrejas”, informou Malta.
Para o senador Magno Malta é indignação dos justos. “Estamos acordados e unidos para evitar um retrocesso nos costumes da família brasileira. São tantas ameaças. O Ministério da Educação insiste com o kit gay, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso defende abertamente a liberação da maconha e o projeto de Lei 122 que cria um império homossexual no Brasil. Vamos lutar contra um pacotão de ameaças”, resumiu Malta.
O Silas Malafaia confirmou para o senador Magno Malta, que mesmo sendo uma quarta-feira de trabalho normal, a expectativa é de que mais de 30 mil pessoas estarão de mãos dadas na Esplanada, em frente ao Congresso Nacional. “A família é a menina dos olhos de Deus, destruindo os valores morais, estarão desconstruindo toda uma sociedade”, frisou Malafaia.
Líder do movimento carismático da Igreja Católica, deputado federal, Eros Biondini (PTB/MG) representante da Canção Nova, em entrevista a Rádio Cor da Vida de Vila Velha, afirmou que o “povo de Deus se levantou. Estou junto com os irmãos cristão neste sacerdócio do bom samaritano. Não somos preconceituosos, pelo contrário, temos um sentimento de amor para com o próximo, mas isto não impede de mostrarmos o caminho da moral e dos bons costumes”, acentuou Eros Biondini.
Segundo o senador Magno Malta, a Frente Parlamentar Mista em Defesa Permanente da Família Brasileira tem dos 81 senadores, 75 apoiando esta causa juntamente com mais de 450 deputados federais de todos os credos. “Estamos atravessando a fronteira da religião e chegando ao coração da família brasileira para sentir o que pensa e o que quer do Governo. O parlamento é fraco para criar o terceiro sexo, como também não tem forças para implantar mudanças de costumes sem ouvir a sociedade”.
Autor do requerimento que foi aprovado na Comissão dos Direitos Humanos do Senado, que permite a realização de audiências públicas em todo o Brasil, Magno Malta estará reunido nesta terça feira, em Brasília, com o colégio de líderes e assessores jurídicos para o agendamento das datas. “Estas audiências vão ampliar o debate que hoje está restrito ao parlamento e aos interessados, que são os homossexuais. Vamos, a partir do ato público nesta quarta-feira, viajar o Brasil e ouvir a família brasileira sobre estas ameaças na mudança de comportamento”. Finalizou Malta".
Eu concordo em proteger a família. Nós, lá em casa, temos muito trabalho para nos proteger. É um trabalho árduo de diálogo, respeito, muito afeto e amor. Sinceramente, não temos muito tempo para cuidar da família dos outros.
Com todo respeito ao trabalho político do senador, não concordo com esse tipo de manifestação, mesmo a considerando legítima.
Vimos manifestações desse tipo feita pelos nazistas e fascistas nas décadas de 1920 e 1930 na Alemanha e Itália e no pré-golpe de 1964 no Brasil. Vimos o que elas ajudaram a edificar.
100 Milhões
05:00 Postado por Geremias Pignaton
A princípio, parece uma grana estupenda, mas se as obras de investimento forem feitas nos moldes de Ibiraçu, não daria para fazer nem 100 muros de arrimo como foi feito atrás do estádio e da Ingral. Isso para Vitória seria irrisório, não daria nem para os moradores da capital perceberem.
Por outro lado, se os 100 milhões forem investidos nos moldes da administração passada de Ibiraçu, daria para fazer mais de 50 reeurbanização do centro da cidade, com infraestrura de águas pluviais e esgoto. Os habitantes de Vitória iriam notar e aplaudir as obras.