Número de Eleitores
03:41 Postado por Geremias Pignaton
Eu faço uma analogia com número de habitantes e eleitores de todo o Brasil. São 190 milhões de habitantes e 135 milhões de eleitores. Os 135 milhões são pouco mais de 70% do total.
Lógico que cada município tem suas características, mas, se o número de eleitores representa um percentual muito diferente disso, gera desconfiança.
Todo processo eleitoral precisa ser confiável. Se não existe confiança no pleito, jamais ele será legítimo.
Desgostoso com a política aqui de Brasília, fui até o cartório eleitoral de Ibiraçu para transferir meu título de volta para a cidade. O chefe do cartório disse-me que preciso estar residindo na cidade por mais de três meses para proceder a transferência. Discordei da resposta dele e vou insistir no pedido de transferência de título para o meu município. Não sou um eleitor comum que mudou para a cidade agora. Sou um filho da cidade que mudou por questões profissionais, tenho quase toda a minha família residindo lá, fui professor de duas gerações, vereador, disputei duas eleições e considero que tenho domicílio eleitoral em Ibiraçu - não confundir domicílio eleitoral com domicílio civil.
Vou insistir, por escrito agora, na transferência do meu título, visto que estou na iminência da aposentadoria, com enormes chances de mudar para a cidade. Até para marcar o precedente, gerando tratamento isonômico.
Quero alertar que não tenho nenhuma intenção de candidatar-me, não tenho jogo de cintura para essas coisas. Mas, certamente, se me mudar para Ibiraçu, vou participar ativamente da vida política da cidade, inclusive com militância partidária.
15 de março de 2011 às 04:26
Geremias, basta arguir na Justiça Eleitoral o seu direito natural do "ius solis" - que é tratatado quando o assunto é nacionalidade, o que, por analogia, deve ser reconhecido também no direito eleitoral - e o seu pedido será defirido pelo juiz Eleitoral.
15 de março de 2011 às 04:50
Gere, é um absurdo não receberem a sua transferência de domicilio eleitoral. Será que eles agem assim com todo mundo???? Eu, particularmente, duvido da relação matemática entre habitantes e eleiotres. Uma correição seria mais do que viável. Quanto seu retorno para Ibiraçu, o município só tem a ganhar. Disso eu tenho certeza. Vida que segue. Carlos Cacau Furieri
15 de março de 2011 às 12:25
EU SOU MESÁRIO, E JÁ OBSERVEI VÁRIAS PESSOAS VOTANDO NO MUNICÍPIO DE IBIRAÇU, PESSOAS QUE MORAM HÁ ANOS EM OUTRAS CIDADES, E AÍ? PRINCIPALMENTE PARENTES E AMIGOS DE CANDIDATOS...