Era Gratz x Era Hartung

03:04 Postado por Geremias Pignaton

Na década de 90 vivemos no Espírito Santo com o domínio político do grande esquema de poder liderado pelo Gratz. No estilo bem coronelzão, mesmo sem ter sido governador, ele foi o manda chuva no estado. Tinha força nos três poderes, sobretudo no legislativo. Da assembleia comandava tudo, inclusive os governadores. Albuíno, Vítor e Zé Ignácio se sucederam no papel de fantoche do Gratz.
Com a ascensão do Hartung, já desgastado por problemas internos de seu esquema, Gratz foi facilmente derrubado. Aí também ficou fácil para substituir o esquema. Hartung, sorrateiro como um jaguatirica, foi, aos poucos, trocando as peças e substituindo o esquema do bicheiro pelo dele. Dominou a assembleia, acertou o Tribunal de Contas, acertou-se com o judiciário e pilotou o executivo cooptando todos. No final, tal qual Gratz, Hartung dominou tudo.
Agora entrou Casagrande no governo. Estamos esperando para ver como ele se comportará. Será ele para o esquema de Hartung como foram Albuíno, Vítor e Zé Ignácio para o esquema de Gratz?
Eu acho que não. Torço fervorosamente para que não.


O poder que impera em Ibiraçu foi construído na era Gratz. Com a queda de Gratz, esse esquema ficou meio perdido, possibilitando a eleição de Jauber em 2004. Como Jauber é uma pessoa muito honesta, difícil de servir aos esquemas, o poder construído na era Gratz voltou, agora bandeado para o lado do esquema de Hartung.

0 comentários: