Quiz

17:43 Postado por Geremias Pignaton

Desta vez não é uma enquete, na verdade é um quiz. O blog pergunta se você, caríssimo leitor de Ibiraçu, sabe quanto é o orçamento do município. Melhor, se você sabe quanto o município arrecadou e gastou no ano passado.
É comum ouvirmos a lengalenga dos administradores de que não têm recurso, que o município é pobre, que o dinheiro não dá.

Será que é mesmo?

O bom cidadão, que acompanha o andamento das finanças públicas, sabe disso.

Você, caríssimo leitor, cidadão de Ibiraçu, sabe disso?

Então, responda o quiz ao lado em forma de enquete. Se não souber, dê um chute de quanto você acha.

Aposto como você vai se surpreender.

Madame Zoraide, A Seu Dispor!

02:56 Postado por Geremias Pignaton

A Confraria de O PAU GIGANTE recebeu um emeio (esses americanos!) de um jovem cujo nome diz ser Jair, do Distrito Federal, que solicita os conselhos sábios de Madame Zoraide, nossa conselheira para assuntos de sexo e atividades afins. Diz o simpático Jair: “Prezada Madame Zoraide. Sempre fui muito disciplinado. Desde criança meu pai me tratou na porrada e por isso sou um macho com “M” maiúsculo. Eduquei meus filhos na porrada, para não virarem viados. Odeio bichas e lésbicas porque eles são pecadores. Eles atentam contra a segurança nacional e corrompem a família brasileira. Apesar de tudo, Madame, não sou feliz. Vivo atormentado por sonhos pecaminosos onde faço coisas abomináveis. O que devo fazer, Madame Zoraide”?
Madame Zoraide responde: Meu pequeno Jair (permita-me tratá-lo assim)! Isso é comum em crianças com pais violentos. A criança vira macho na marra! No fundo há uma menina morando em você. Como não pôde assumir sua porção mulher, você tem uma tendência a hostilizar aqueles que já assumiram o lado feminino. Você não se sai bem com mulheres. Tô ou não tô falando a verdade? Deixe essa macheza de lado. Faça como diz o comercial:”Sai da caixa você também!” Os sonhos revelam aquilo que nos toca no mais íntimo de nosso ser. Arrume um companheiro, constitua uma família e seja feliz. Deus quer nos ver feliz. Um beijo de Madame Zoraide, a seu dispor!

Honoris Causa

06:03 Postado por Geremias Pignaton

Durante todo o período colonial e o império, a elite brasileira mandava seus filhos estudar em Coimbra. Pode-se dizer que a maior parte do nosso conhecimento e cultura, acumulados séculos afora, vieram daquela centenária universidade.

Os jovens abastados brasileiros, verdadeiramente filhinhos do papai, iam para lá e voltavam para dirigir o restante do povo ignorante.

Hoje, Lula faz o movimento inverso. Aprendeu por aqui e é homenageado pelos doutores de lá. Recebeu o título de Doutor Honoris Causa daquela maravilhosa e tradicional universidade.




Parece mesmo que as coisas estão virando. No mesmo momento que Lula é homenageado, fala-se em socorro financeiro do Brasil para o combalido Portugal. Acho que deveríamos nos unirmos de novo aos lusitanos. Agora, obviamente, no sentido inverso. Nós seríamos a sede e eles, um nosso estado além mar.

Um Senão

04:59 Postado por Geremias Pignaton

Quando alguém morre, morrem com ele os defeitos e reavivam-se as qualidades. Todo mundo procura falar bem do morto, ninguém se atreve a levantar os defeitos. Faz parte do politicamente correto, do convencionado pela sociedade como sendo de boa educação.


Como eu sou um cara pouco convencional, depois dos elogios do post anterior, vou falar de um fato ocorrido com o Zé Alencar que destoou de toda a sua conduta pública.


Ele tratou muito mal o problema que enfrentou com uma jovem senhora que movia contra ele um processo de investigação de paternidade. Se recusou a fazer o teste de DNA, desancou a mãe dela e a própria "filha".


Foi um episódio constrangedor, que pôs em dúvida a imagem pública irretocável do nosso mais famoso Vice-Presidente.

Zé Alencar X A Morte

02:55 Postado por Geremias Pignaton

José de Alencar trouxe para a política toda a experiência e o pragmatismo do empresário que partiu do nada para construir um império. Era objetivo, direto e simples. Movia-se no cenário político com muita sutileza, sem abrir mão de seus objetivos.

Quando o vi aqui no Senado, pensei que era mais um desses deslocados que chegam na política tocados pelo poderio econômico e ficam como um estranho no ninho. Enganei-me. Ele sabia onde estava, aliás, sabia mais do que a maioria.


Zé Alencar foi de vital importância para o governo Lula. Sem ele, Lula e seu governo não chegariam onde chegaram. Foi importantíssimo para apagar incêndios na relação do governo com o empresariado e com os políticos.


Contudo, Alencar ficará marcado como exemplo na luta pela vida. Ele encarou a morte com uma altivez impressionante. Dava a impressão que não estava sofrendo.


Como sempre, no final, a inexorável morte venceu.

Lula Voltou a Falar

03:22 Postado por Geremias Pignaton

Em Portugal, Lula falou um pouquinho aos jornalistas. Publico abaixo um extrato retirado do blog do Josias na Folhaonline:


- Divergências com Dilma: “Não há hipótese de haver divergência. Porque quando houver divergência, ela está certa”.


- Voto do Brasil contra o Irã na ONU: “Acho que foi correto o voto do Brasil. Tem que ter um relator que vá ao Irã investigar. O relator não é obrigado a concordar com as acusações feitas por outros países, mas você não pode impedir que vá alguém investigar se há ou não atrocidades contra os direitos humanos [no Irã]”.


- Ausência no almoço oferecido por Dilma a Barack Obama: “Foi por uma razão muito simples. Fazia apenas dois meses e meio que eu tinha deixado a Presidência. Eu acho importante que o Fernando Henrique Cardoso tenha ido, que o Collor tenha ido, que o Itamar tenha ido, que tenha ido o Sarney como presidente do Senado. Agora, eu, fazia apenas dois meses e meio que tinha saído da Presidência. Eu não poderia voltar ao Itamaraty, tinha que deixar passar um tempo. Senão seria eu competindo com a nossa presidenta”.

- Resultados da visita de Obama ao Brasil: “Eu esperava que ele anunciasse algumas coisas mais importantes. Por exemplo: que o Brasil deveria entrar no Conselho de Segurança da ONU, que ele reconhecesse e cumprisse a decisão da OMC em relação à questão do algodão, que ele diminuísse a taxação do etanol e, mais ainda, que ele retomasse as negociações da rodada de Doha, porque a rodada de Doha parou por causa das eleições nos EUA e na eleição da Índia. Somente o comércio é que vai criar condições para a melhoria da vida dos países mais pobres”.


- Revoltas populares contra ditadores do Norte da África e Oriente Médio: “É uma sede de democracia que bateu na juventude. O que aconteceu com a juventude é que eles queriam dignidade, queriam ter esperança outra vez. Eu acho que a democracia é isto, você permitir que as pessoas participem das decisões, que as pessoas tenham alternância de poder. Isto resulta num benefício importante para o mundo e para o Oriente Médio”.


- Acusação de que deixou um legado maldito que açula a inflação: “Acho que, se tem um país que não tem problemas, é o Brasil. O Brasil continua crescendo, a inflação está controlada e vai ser controlada, não há nenhuma perspectiva de a inflação voltar. Eu tenho lido e ouvido pronunciamentos da presidenta Dilma de que ela fará todo o esforço possível para não permitir a volta da inflação, porque ela sabe que a volta da inflação significa prejuízo aos trabalhadores que vivem de salário”.


- Futuro político: “A partir da segunda quinzena de abril eu vou fazer uma agenda mais forte dentro do Brasil. Quero ajudar a fortalecer o PT e o movimento social, quero manter contato com o movimento sindical. Vou voltar à porta de fábrica em São Bernardo do Campo, porque eu apenas deixei de ser presidente da República, mas eu jamais serei um ex-militante político, um ex-militante sindical, um ex-militante social. Está na minha vida fazer isso e eu vou continuar fazendo porque é uma coisa que eu gosto e que eu preciso”.

Candidatura

02:56 Postado por Geremias Pignaton

Quem me vê comentando a administração e a política de Ibiraçu pensa logo que eu pretendo ser candidato a alguma coisa na cidade.

Eu disputei duas eleições. Fui vereador por um mandato de 6 anos, de 1983 a 1989. Depois de alguns anos, mudei-me da cidade e vim trabalhar em Brasília, no Senado. Convivendo com os políticos aqui, por 16 anos, cheguei à conclusão que eu não tenho a mínima vocação para a atividade política aqui no Brasil.

Portanto, asseguro que jamais serei candidato. Se por acaso eu tiver uma recaída e me apresentar como candidato a alguma coisa, peço aos meus amigos e leitores que não votem em mim. Não cometam essa injustiça comigo.

Em Ibiraçu, não tenho compromisso com nenhuma candidatura, apenas quero mudar a situação atual, que perdura há mais de 20 anos e que faz mal à cidade.

Quanto a fazer política, pretendo continuar fazendo, inclusive tenho alguns planos para fazer política em Ibiraçu, sem ser candidato a cargo algum.

Quiri-Quiri

14:59 Postado por Geremias Pignaton

foto: flickr.com

O Falco sparverius, conhecido popularmente como quiri-quiri, falcão-americano, gavião- mirim, gaviãozinho, gavião-rapina- na região de Ibiraçu o chamamos só de rapina- é uma das menores aves de rapina do Brasil.
Mede de 23 a 27 cm, pesa de 85 a 140 gramas. apresenta um dimorfismo sexual não muito acentuado. Os machos têm cabeças e asas mais azulados e menos manchas no abdome, a fêmea tem o abdome mais rajado, com estrias em vez de pintas. As belas pintas da cabeça são iguais nos dois sexos.
Habita toda a américa desde o Alaska até a terra do fogo. Não frequenta áreas de florestas, preferindo os campos e vegetação mais aberta. Adaptou-se perfeitamente às áreas urbanas e é comum usar fios de eletricidade como pouso.
Alimenta-se de insetos e pequenos répteis, cobras e lagartos, além de pequenas aves. Usa um pouso como ponto de caça, donde observa suas presas para desferir o ataque. Pega e mata a presa no solo e depois a leva para ser devorada no pouso. Comum observá-lo caçando em voo peneirado - parada no ar.
Nidifica em ocos e buracos de barrancos. Normalmente, dois ovos esbranquiçados.
Vivem aos casais em território de caça, que defendem com muita agressividade. São atacados por beija-flores e tesourinhas em voo. Também atacam gaviões maiores quando penetram seu território.
Aqui na chácara onde moro, divido o espaço com um casal destas aves . Uso uma casa velha como galinheiro e o casal, dias atrás, entrava em voo pela janela para pegar os pintinhos lá dentro. Tive que dar um jeito de consertar a janela quebrada.
É divino o voo veloz desse bichinho, sobretudo quando desfere o ataque.

Foi F......, Foi Fux

03:40 Postado por Geremias Pignaton

Coube ao Ministro Luiz Fux, recentemente nomeado por Dilma, desempatar a ficha limpa no STF. Pior que desempatou para o lado contrário ao anseio popular. A chamada Lei da Ficha Limpa sofreu seu primeiro golpe, não valeu na eleição passada.

Agora, como começam a declarar Suas Excelências os ministros da suprema corte, espera-se novos golpes. O próximo será o fim de sua retroatividade. Não demora, alguém vai questionar e o Supremo tenderá a dizer que a ficha de todo mundo tá limpa e só valerão as sujeiras daqui para frente.

O entendimento de que a lei não tinha aplicação na eleição passada foi vitorioso por 6 x 5. Os cinco votos derrotados também apresentaram forte argumentação técnica. Então, existe argumento técnico jurídico abundante para sustentar as duas teses. Nesse caso, eu, se juiz fosse, adotaria como farol a ética e a moralidade. Quem apresenta dúvida fundamentada no seu comportamento ético não pode ser líder na sociedade.

A lei da ficha limpa veio para suprir duas deficiências da sociedade: a falta de cultura eleitoral e a morosidade da justiça. Se qualquer uma dessas duas coisas funcionasse bem, não haveria necessidade da lei. O povo votaria bem e não elegeria esse pessoal duvidoso. A justiça andaria bem, os caras seriam rapidamente condenados e, com condenação transitada em julgado, não poderiam ser candidatos.

Ainda veremos falar muito nesse imbroglio jurídico. Haja juridiquês!

Antigo Posto de Saúde

03:26 Postado por Geremias Pignaton

Em Ibiraçu, vi uma obra curiosa. Estão reformando o antigo posto de saúde para abrigar o que chamam de mercado municipal. Obra feita com substancial ajuda do Governo Estadual. Eu não sou do ramo, mas também não sou totalmente leigo, observei que a reforma será muito radical e acho que seria mais econômico derrubar e fazer um outro prédio.
Aliás, salvo engano meu, aquele prédio é constantemente invadido por enchentes. Não seria o caso de fazer o mercado em outro local? Sei que naquela rua existe uma feira, mas isso pode perfeitamente ser mudado.
Como não podemos derrotar as enchentes, pelo menos a curto prazo, temos que aprender a conviver com elas.

Liz Taylor

03:10 Postado por Geremias Pignaton


Para homenagear Liz Taylor, publico esta linda foto, uma das melhores que achei. É uma beleza inesquecível. Se o sujeito a visse uma única vez, jamais esqueceria. Sorte nossa que a vimos muitas vezes. É, sem dúvida, uma das mais belas criações divinas.

Quadro do Dileta

18:15 Postado por Geremias Pignaton

Estou todo besta, tenho mais um pedaço de Ibiraçu na minha casa. Acabo de afixar na parede da sala um belo quadro do Dileta. Um quadro do que, no meu pouco entender, ele faz melhor, retratar as nossas matas. Agora, orgulhoso, posso mostrar para os amigos que me visitam a arte da minha terra e o retrato da exuberante mata de Ibiraçu. Sei que o cerrado tem suas riquezas e belezas, mas não o podemos comparar com nossa Mata.

Dileta é um exemplo para Ibiraçu. Mesmo com pouco estudo e recurso, divulga a nossa terra e cultura como poucos, acho até que como ninguém. Deve ser valorizado e reconhecido, muito mais do que é.
Ibiraçu carece de manifestação Cultural. Com o centro cultural vazio, não surgirão novos Diletas.

Yes, Nós Temos Bananas

17:24 Postado por Geremias Pignaton

A Confraria de O PAU GIGANTE não poderia deixar de acompanhara a visita de Barak Obama ao Brasil. Por insistência do presidente americano, que nos convidou para um bate-papo a bordo do Force One, acompanhamos o simpático mandatário em suas andanças por nosso Brasil Varonil. Dona Michelle e as meninas, sempre cordiais, nos receberam com aqueles belos sorrisos de propaganda de creme dental e adoraram as manifestações culturais de nosso povo.

De olho no nosso petróleo do pré-sal e no álcool brasileiro, Obama não poupou elogios a nossa democracia e ao nosso desenvolvimento social. Aconselhamos ao bom Barak a não fazer um discurso na Cinelândia, onde o populacho, acostumado a endeusar os estrangeiros, poderia achar que o negão dos esteites(americanos!) era candidato a alguma coisa e começar a pedir favores e cestas básicas. Também foi nossa idéia incluir no discurso uma citação de nosso maior orgulho nacional, o futebol. O ilustre visitante insistia em falar de nossas mulheres. Longe de Dona Michelle, é claro.

The first Lady, sempre elegante com seus vestidos no estilo boutique da Vila Rubin, ensaiou uns passos de nosso samba. Com aquelas pernas que lembram as colunas que sustentam o Portal do Paraíso, Dona Michelle poderia facilmente ser Rainha de Bateria de qualquer escola. Maila, a filha mais velha, ao contemplar o Cristo Redentor de “braços abertos sobre a Guanabara” perguntou: “Where are de cross?”. Já a pequena Sacha ao saber que sua xará brasileira era filha da Xuxa, reclamou com os pais: “Why you gays do this to me?”

Ao nos despedirmos da família presidencial americana, observando o bom e esguio Barak, ficou-nos uma certeza: na hora do vamos ver, quem come é a Michelle.

Lenda do Ouro

04:02 Postado por Geremias Pignaton

Deu hoje na Coluna Victor Hugo da Gazeta http://gazetaonline.globo.com/_conteudo/2011/03/noticias/a_gazeta/dia_a_dia/805383-victor-hugo.html:

"Lenda do ouro
Por sinal, corre pelas ruas de Ibiraçu um antiga historinha: a de que o monge Daiju recebe muito dinheiro do Japão e guarda tudo lá no mosteiro. Parece que os bandidos estão acreditando nessa história".


Você, caro leitor, já ouviu falar nisso? Também acho que isso pode ter atraído esses bandidos para o mosteiro.

Vejam como alimentar esse tipo de boato pode ser maléfico. Vidas foram ameaçadas, pessoas tiveram a integridade física violada, sem contar a parte psicológica.

A polícia precisa dar uma resposta imediata ao caso.

O Cano de Um Milhão de Dólares

16:25 Postado por Geremias Pignaton




Na década de 90, por volta de 1995, ano em que deixei Ibiraçu, começou uma grande obra na cidade. Foi uma obra que trouxe enormes transtornos. As ruas foram esburacadas, o calçamento quebrado, durante as chuvas era lama, na seca a poeira, a obra se arrastou por mais de ano. Era a obra para o tratamento de esgoto da cidade. Na obra foi consumida uma verba de quase um milhão de dólares - fala-se em dólares porque a verba vinha do Banco Mundial.
O prefeito da época, senhor Adélio Cecatto, chegou a declarar que a obra depoluiria o Rio Taquaraçu e que poderíamos beber a água lá para baixo.
Hoje temos as fotos aí de cima. É a foto do monumento ao desperdício de dinheiro público na cidade de Ibiraçu. É a foto do cano que levaria o esgoto ao Pinicão, cavado e construído ao lado do viaduto da estrada de ferro, nas margens da rodovia Ibiraçu-Aracruz.
O blog não sabe de quem é a culpa por esse desperdício. O prefeito da época era o Senhor Adélio Cecatto, mas outros prefeitos vieram e atestaram o funcionamento do tratamento de esgoto. O Ministério das Cidades, responsável pela fiscalização, também atestou esse funcionamento. Entretanto, o fato é que jamais a cidade foi beneficiada por um tostão desses 1 milhão de dólares, jamais teve um litro de esgoto tratado e nunca deixamos de jogar o esgoto "in natura" no rio.
Fica aí o registro para que as futuras gerações não permitam que esse tipo de coisa aconteça. Fica também o exposto para que as autoridades competentes investiguem o ocorrido, se ainda tiver tempo. Fica a foto de uma vergonha que muitos em Ibiraçu esqueceram ou desconhecem.

As fotos foram tiradas na ponte sobre o Rio Taquaraçu, na estrada que vai para a propriedade da família Sirtoli, também que vai para outra vergonha, a casa onde disseram que funcionaria o hospital do câncer. O cano é muito fino para comportar todo o esgoto da cidade e está apoiado em trilhos de estrada de ferro, soldados sobre o rio. Vê-se nitidamente que a estrutura que foi construída era precária para o que se pretendia.

Clique sobre as imagens para ampliar.

Trocadilho

04:06 Postado por Geremias Pignaton

Adoro a minha terra natal. Sou apaixonado pelas montanhas que cercam Ibiraçu, pelas matas que insistem existir sobre elas, pelos paredões de granito que se precipitam em abismos vertiginosos, pelas cachoeirinhas dos córregos que descem dessas escarpas. Os pássaros são meus amores em qualquer lugar, mas, em Ibiraçu, parecem mais alegres e coloridos, acho que porque são os da minha infância. Sou apaixonado também pelo povo simples e misturado da cidade, italianos com negros e índios. Até o calorão me agrada, me faz bem à saúde.
Na última vez que estive na cidade, semanas atrás, criei um trocadilho: Ibiracéu. Não fossem alguns demônios antigos que a assombram, o justo trocadilho seria mais que perfeito.


Você, caro leitor, que não gosta de mim, não diga que um dos demônios sou eu. Saí da cidade há muito tempo.

Era Gratz x Era Hartung

03:04 Postado por Geremias Pignaton

Na década de 90 vivemos no Espírito Santo com o domínio político do grande esquema de poder liderado pelo Gratz. No estilo bem coronelzão, mesmo sem ter sido governador, ele foi o manda chuva no estado. Tinha força nos três poderes, sobretudo no legislativo. Da assembleia comandava tudo, inclusive os governadores. Albuíno, Vítor e Zé Ignácio se sucederam no papel de fantoche do Gratz.
Com a ascensão do Hartung, já desgastado por problemas internos de seu esquema, Gratz foi facilmente derrubado. Aí também ficou fácil para substituir o esquema. Hartung, sorrateiro como um jaguatirica, foi, aos poucos, trocando as peças e substituindo o esquema do bicheiro pelo dele. Dominou a assembleia, acertou o Tribunal de Contas, acertou-se com o judiciário e pilotou o executivo cooptando todos. No final, tal qual Gratz, Hartung dominou tudo.
Agora entrou Casagrande no governo. Estamos esperando para ver como ele se comportará. Será ele para o esquema de Hartung como foram Albuíno, Vítor e Zé Ignácio para o esquema de Gratz?
Eu acho que não. Torço fervorosamente para que não.


O poder que impera em Ibiraçu foi construído na era Gratz. Com a queda de Gratz, esse esquema ficou meio perdido, possibilitando a eleição de Jauber em 2004. Como Jauber é uma pessoa muito honesta, difícil de servir aos esquemas, o poder construído na era Gratz voltou, agora bandeado para o lado do esquema de Hartung.

Obrigatório x Facultativo

08:31 Postado por Geremias Pignaton

Com a discussão da reforma política e eleitoral, volta o embate entre o voto obrigatório e o voto facultativo.
O voto já é facultativo para uma parcela importante da sociedade, os jovens entre 16 e 18 anos e os idosos.
As sanções para quem não vota são pífias, com multas irrisórias.
Então, na prática, estatisticamente, o voto no Brasil funciona como se facultativo fosse. Coisa bem brasileira, é obrigatório, mas nem tanto.
Eu fui favorável, no início do restabelecimento da democracia, décadas de 80 e 90, ao voto obrigatório. De uns anos para cá, tornei-me adepto do voto facultativo.

Leia o texto do Marcos Coimbra, presidente do instituto Vox Popoli, sobre o assunto
http://www.viomundo.com.br/voce-escreve/marcos-coimbra-voto-facultativo-ou-obrigatorio.html

Inutilizados

03:42 Postado por Geremias Pignaton

Por falar em Parque dos Rodeios... A administração atual não precisaria fazer mais nenhuma obra na cidade, bastaria manter o que existe e botar para funcionar aquilo que foi feito e nunca entrou em funcionamento, ou foi utilizado apenas por um curto tempo.
Vamos listar: matadouro municipal, pinicão, hospital do câncer, maternidade, parque dos rodeios, clube social...
Seria um grande avanço para a cidade.
Deixei em aberto com reticências pois pode ter alguma coisa que eu esqueci.


Espero que a cancha de bocha de Pedro Palácios, daqui a alguns anos, não entre nessa lista.

O Parque dos Rodeios

03:27 Postado por Geremias Pignaton

Durante minha última passagem por Ibiraçu recebi uma informação estarrecedora.
No primeiro ano da última administração do Jauber, 2005, foi feita um grande festa de emancipação do município. A administração entrou em contato com SACRI para fazer a festa no parque onde eram realizados os rodeios.
A SACRI pediu cinquenta mil reais pelo aluguel do espaço. Diante do valor absurdo, a administração resolveu fazer a festa nas ruas da cidade.
Se realmente procede a informação, isso mostra claramente como o discurso de paz, de amor, de consideração com a cidade, de união, é para inglês ver.

A Ausência de Lula

03:08 Postado por Geremias Pignaton

A visita de Obama foi marcada por um fato curioso: O ex-presidente Lula não deu as caras. Foram Sarney, Collor, Itamar e FHC, quatro ex-presidentes, mas Lula, o mais ex-presidente de todos, foi convidado e não apareceu. A explicação dada por ele foi de que está de quarentena e não quer ofuscar a presidente Dilma neste início de governo.
Na verdade, o motivo foi outro. Uns dizem que foi ciúme, outros que ele queria um destaque maior do que lhe seria dado, enfim, várias explicações para a real causa.
Eu, analista político prático amador, acho que ainda não engoliu aquele imbroglio do acordo com o Irã. Obama deu a carta branca para Lula negociar e depois tirou da seringa. Obama fez um papelão e Lula, com razão, ficou puto.
A ausência foi para Obama ver e nem tanto para a torcida interna do Brasil. Sem Lula, a visita ficou menor.

Ação Policial Arbitrária

06:28 Postado por Geremias Pignaton

Não sei se procede, não sei se ocorreu conforme o relato, mas o blog recebeu o seguinte e-mail de um anônimo:

"Quarta feira, dia 02/03, véspera da quinta da véspera, um professor passou em frente ao DPM em sua moto, sem capacete, dirigindo-se à Escola Narceu de Paiva Filho, sendo visto por um policial de patente.
Como não deu tempo de abordá-lo pela falta do equipamento e vendo que o mesmo entrou na escola, ato contínuo o policial o seguiu, entrou, abordou-o e o deteve, fazendo-o o acompanhar até o DPM sob os olhares atônitos e amedrontados de centenas de alunos.
Do alto de minha ignorância vejo uma arbitrariedade imensurável e uma incompetência desmedida da direção da escola em permitir a atitude arbitrária do policial prepotente e desrespeitoso para com as crianças presentes.
É claro que o professor infrigiu uma lei, mas devido não ser um infração que colocasse outros em risco, entendo que o policial não poderia tomar uma atitude que constrangesse tantas crianças.
Esse fato deve ser denunciado, investigado, esclarecido e, se realmente existiu exagero, punição exemplar.
Um abraço"


Não sei também quem são os personagens envolvidos no caso.

Bico-de-Pimenta

16:22 Postado por Geremias Pignaton

Foto: www.maritacaturismo.com.br



O bico-de-pimenta ou batuqueiro é um pássaro da família Thraupidea, a mesma de sanhaços, saíras, trinca-ferros. É um parente muito próximo do trinca-ferro. Seu nome científico é Saltator atricollis. Ocorre na parte central do Brasil, do Paraná ao Nordeste, em campos cerrados e na caatinga. O nome comum vem do seu enorme bico vermelho-alaranjado. Tem coloração pardacenta, com o ventre levemente amarelado e as penas da cauda e das asas negras. Negro também é uma área em volta do bico, abrangendo pescoço e cabeça. Alimenta-se de frutas, sementes e insetos. Chama muita atenção pelo seu sonoro canto.

Para um curioso observador de aves como eu, é muito emocionante ver uma ave pela primeira vez. Dias atrás, fazia, numa radiante manhã de domingo, um passeio de bicicleta com meus meninos, quando ouvi um canto de ave muito melodioso e atraente. Não identifiquei que ave era. Procurei e achei sobre uma imenso pinheiro casuarina o pássaro que cantava. Ficamos mais de dez minutos observando e escutando o bico-de-pimenta. Ganhei o dia de domingo. Sabia da existência deste pássaro, mas jamais o tinha observado.
Em Ibiraçu não temos essa espécie.

Mais Fotos do Hospital do Câncer

18:22 Postado por Geremias Pignaton





Um anônimo insinuou que eu teria trabalhado as imagens do hospital do câncer para dar o aspecto de abandono. Publico, então, mais cinco fotos que tirei no local abandonado.
Em Ibiraçu temos matadouro abandonado, pinicão abandonado, hospital do câncer abandonado, capela abandonada, pronto-socorro semi-abandonado, casa de cultura vazia. Só não abandonam a prestação de contas. Está muito bem guardada e reservada.

Millôr - O Discurso de Deus a Eva

04:09 Postado por Geremias Pignaton

Copiei este post do Blog do Grijó ( acesso no alto deste blog ) editado por ocasião do Dia Internacional da Mulher. A ideia é genial, tanto do Millôr em escrevê-lo, quanto do Grijó em publicá-lo nesse dia. Aliás, vale sempre dar uma passadinha no Blog do Grijó.



“Minha cara,

eu te criei porque o mundo estava meio vazio, e o homem, solitário. O Paraíso era perfeito e, portanto, sem futuro. As árvores, ninguém para criticá-las; os jardins, ninguém para modificá-los; as cobras, ninguém para ouvi-las. Foi por isso que eu te fiz. Ele nem percebeu e custará os séculos para percebê-lo. É lento, o homenzinho. Mas, hás de compreender, foi a primeira criatura humana que fiz em toda a minha vida. Tive que usar argila, material precário, embora maleável. Já em ti usei a cartilagem de Adão, matéria mais difícil de trabalhar, mais teimosa, porém mais nobre. Caprichei em tuas cordas vocais, poderás falar mais, e mais suavemente. Teu corpo é mais bem acabado, mais liso, mais redondo, mais móvel, e nele coloquei alguns detalhes que, penso, vão fazer muito sucesso pelos tempos afora. Olha Adão enquanto dorme; é teu. Ele pensará que és dele. Tu o dominarás sempre. Como escrava, como mãe, como mulher, concubina, vizinha, mulher do vizinho. Os deuses, meus descendentes; os profetas, meus public-relations, os legisladores, meus advogados; proibir-te-ão como luxúria, como adultério, como crime, e até como atentado ao pudor! Mas eles próprios não resistirão e chorarão como santos depois de pecarem contigo; como hereges, depois de, nos teus braços, negarem as próprias crenças; como traidores, depois de modificarem a Lei para servir-te. E tu, só de meneios, viverás (…)” (Discurso de Deus a Eva, 1971)

Transparência III - Os Vereadores da Prefeita

03:11 Postado por Geremias Pignaton

Esta semana, na Câmara Municipal de Ibiraçu, foi aprovado o projeto de lei Nº 07/2011. A aprovação foi uma piada, um escárnio com a sociedade. Duas emendas tiraram toda a substância do projeto.
Transcrevo o projeto apresentado pelo vereador Nilsinho:



PROPOSTA DE PROJETO DE LEI CMI Nº 07/2011.

Dispõe sobre a obrigatoriedade de envio de proposições ao Legislativo por meio magnético/eletrônico e dá outras providências.

Art. 1º- Fica estabelecido que os projetos de lei, emendas, substitutivos e outras proposições, além dos balancetes mensais e balanços anuais, encaminhados pelo Executivo ao Legislativo Municipal para apreciação e/ou deliberação, deverão ser apresentados, obrigatoriamente, em meio magnético e/ou eletrônico, juntamente com original impresso.

Parágrafo único- O disposto no caput deste artigo se aplica, igualmente, às autarquias municipais no que couber.

Ant. 2º- Fica igualmente estabelecido que as leis, decretos e portarias expedidas pelo Executivo Municipal deverão ser encaminhados à Câmara Municipal, no original impresso e em meio magnético/eletrônico, para fins de publicidade, na conformidade do que dispõe o art. 75 da Lei Orgânica Municipal e, bem assim, inseridos no site da Prefeitura Municipal na internet.

Art. 3º- Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.


Plenário Jorge Pignaton, 28 de fevereiro de 2011.

Nilson Ferreira - Vereador.


Uma emenda, apresentada pelo vereador Paulinho retirou do Art. 1º as expressões além de balancetes mensais e balanços anuais. Emenda aprovada por 5 x 4.
Outra emenda apresentada pelo vereador Beto Ramalho, tirou a obrigatoriedade do Art. 2º, dizendo que a prefeita está autorizada e o cumprirá se quiser. Também aprovada por 5 x 4.

Não sei qual a justificativa que os vereadores deram para as emendas, mas sei que, no fundo, o que se quer é dificultar a fiscalização da atual administração pelos próprios vereadores e pelos cidadãos.

O projeto do Vereador Nilsinho, além de facilitar a transparência, era ecológico e econômico, diminuindo a circulação de papel e os gastos públicos.

O vereador Beto Ramalho deve ter alguma coisa contra a internet. Foi na administração dele como presidente da Câmara que o site daquela casa foi desativado.

Do jeito que foi aprovado, melhor seria a postura do ano passado: a reprovação total do projeto. Ficou uma lei sem pé nem cabeça, uma lei sem aplicação prática.

Os cinco vereadores, paulinho, beto, igino, júlio e wanderlei, continuam sendo os vereadores da prefeita e o poder legislativo de Ibiraçu continua sendo um mero apêndice do executivo.

Hoje em dia, fiscalizar sem os recursos da informática é como assistir a um bacanal pelo buraco da fechadura.

Mais uma vez, parabéns ao Vereador Nilsinho pela iniciativa e aos vereadores que votaram a favor do projeto. Pretende-se que uma lei seja para sempre e para todos. A lei não seria para fiscalizar a atual prefeita, seria uma lei para o município de Ibiraçu e seu povo.

Entrevista

03:04 Postado por Geremias Pignaton

Entrevistas com Dilma são raras. Não é como Lula que falava a torto e a direito. Dilma tem um estilo mais comedido e mais racional. Lula era quase que só emoção.
Por isso, quando temos oportunidade, devemos prestar muita atenção. Dilma concedeu uma entrevista a jornalista Claudia Safatle do Valor e foi reproduzida na coluna do Josias no site da Folha. Eis os principais pontos:



- Japão: [...] A comunicação global em tempo real cria em nós uma sensação como se o terremoto seguido do tsunami estivessem na porta de nossas casas. Nunca vi ondas daquele tamanho, aquele barco girando no redemoinho, a quantidade de carros que pareciam de brinquedo! Inexoravelmente, a comunicação faz com que você se coloque no lugar das pessoas! Essa é a primeira reação humana.

- Reflexos econômicos: [...] Acho que um dos efeitos será sobre o petróleo. Vai ampliar muito a demanda de petróleo ou de gás para substituir a energia nuclear. Pelo que li, 40% da energia de base do Japão é nuclear. Os substitutos mais rápidos e efetivos são o gás natural ou petróleo. Acredito que esse será um impacto imediato.

- Vantagem brasileira: Nós sempre esquecemos da diferença substantiva entre nós e os outros países: água. Nesse aspecto somos um país abençoado. [...] Temos um elenco de alternativas que os outros países não têm...”.

- Tragédia atrasa recuperação da economia mundial? Acredito que atrasa um pouco, mas também tem um efeito recuperador, de reconstrução. O Japão vai ter que ser reconstruído...

- Crítica à imprensa: [...] Às vezes abro o jornal e leio que a presidenta disse isso, pensa aquilo, e eu nunca abri minha santa boca para dizer nada daquilo. Tem avaliações de que um ministro subiu, outro desceu, que são absurdas. Absurdas! Falam que tais ministros estão desvalorizadíssimos na bolsa de apostas. [...] Nenhum presidente avalia seus ministros dessa forma...

- Inflação: Eu não vou permitir que a inflação volte no Brasil. Não permitirei que a inflação, sob qualquer circunstância, volte...

- PIB de 2011: [...] Tenho certeza que o Brasil vai crescer entre 4,5% e 5% este ano. Não tem nenhuma inconsistência em cortar R$ 50 bilhões no Orçamento e repassar R$ 55 bilhões para o BNDES garantir os financiamentos do programa de sustentação do investimento...

- Por um PIB maior pode haver um pouqinho mais de inflação? Isso não funciona. É aquela velha imagem da pequena gravidez. Não tem uma pequena gravidez. Ou tem gravidez ou não tem. Agora, não farei qualquer negociação com a taxa de inflação...

- Cortes de R$ 50 bilhões: [...] É como cortar as unhas. Vamos ter que fazer sempre a consolidação fiscal. Na verdade, temos que fazer isso todos os anos, pois se você não olhar alguns gastos, eles explodem. [...] Então, você tem que cortar as unhas, sempre...

- Aeroportos: Estamos nos preparando para ter uma forte intervenção nos aeroportos. Vamos fazer concessões, aceitar investimentos da iniciativa privada que sejam adequados aos planos de expansão necessários. Vamos articular a expansão de aeroportos com recursos públicos e fazer concessões ao setor privado. Não temos preconceito contra nenhuma forma de expansão do investimento nessa área, como não tivemos nas rodovias.

- Nova pasta: Vamos criar a Secretaria de Aviação Civil com status de ministério, porque queremos uma verdadeira transformação nessa área. Para ela irá a Anac, a Infraero e toda a estrutura para fazer a política. Estou pensando em mandar [a medida provisória ao Congresso] até o fim deste mês.

- Política monetária: O Banco Central tem autonomia para fazer a política dele e está fazendo. Tenho tranquilidade de dizer que em nenhum momento eu tergiverso com inflação. E não acredito que o Banco Central o faça. Eu acredito num Banco Central extremamente profissional e autônomo. E esse Banco Central será profissional e autônomo.

- Visita de Obama: [...] Vamos propor uma [parceria estratégica] na área de satélites, especialmente para avaliação do clima, e parcerias em algumas outras áreas. Vou lhe dar um exemplo: acho fundamental o Brasil apostar na formação no exterior. Todos os países que deram um salto apostaram na formação de profissionais fora. Queremos isso nas ciências exatas - matemática, química, física, biologia e engenharia. Queremos parceria do governo americano em garantia de vagas nas melhores escolas. Nós damos bolsa.

- O que espera da visita? [...] O grande sumo disso tudo, o que fica, é a progressiva consciência de que o Brasil é um país que assumiu seu papel internacional e que pode, pelos seus vínculos históricos com os Estados Unidos e por estarmos na mesma região, ser um parceiro importantíssimo. Isso a gente constrói. [...] O Brasil é um país que os EUA tem que olhar de forma muito circunstanciada. Que outro país no mundo tem a reserva de petróleo que temos, que não tem guerra, não tem conflito étnico, respeita contratos, tem princípios democráticos extremamente claros e uma forma de visão do mundo tão generosa e pró-paz?

- Direitos humanos: Se não concordo com o apedrejamento de mulheres, eu também não posso concordar com gente presa a vida inteira sem julgamento [na base de Guantânamo]. Isso vale para o Irã, vale para os Estados Unidos e vale para o Brasil...

- Reforma tributária: [...] Vamos mandar [para o Congresso] medidas tributárias e não uma reforma. Vamos mandar várias para ter pelo menos uma parte aprovada. Mandaremos também o Programa Nacional de Ensino Técnico (Pronatec) e o programa de Erradicação da Pobreza. [...] Na nossa agenda, é para este semestre.

- Bolsa Família: [...] Estamos passando as tropas em revista e mudando muita coisa. E tem que ter sintonia fina. Há profissionais dedicados ao estudo da pobreza que diz que se você não focar, olhando a cara dela, você não consegue tirar as pessoas. E nós queremos, desta vez, estruturar portas de saída.



Tudo muito sério, muito objetivo, sem firulas. Dilma vai construindo seu estilo e impondo sua marca.

Hospital do Câncer

11:17 Postado por Geremias Pignaton






Para você que não acredita, que diz que é tudo embromação e que a promessa do tal Centro de Referência do Câncer é coisa de politiqueiro, ei-lo.

Concordamos que está no meio do mato, concordamos que está fechado e abandonado, concordamos que, do jeito que vai, virará escombros como a igrejinha de Nossa Senhora das Graças de Taquarassu. Entretanto, ninguém pode falar que, tal qual saci pererê, fada do dente e papai noel, ele não existe.

Você, nobre voluntário que, exercendo todo o seu altruísmo, trabalhou na realização dos inúmeros rodeios e que ainda não o tinha visto, o Blog do Gerê o traz até você.

Ps- Se eu fosse o Banestes, tirava a placa do local. É anti-propaganda.

Como Somos Vistos de Lá

03:29 Postado por Geremias Pignaton

Nesta semana em que receberemos a visita do Obama, prestamos atenção nas relações do Brasil com os USA.
Tempos atrás, uma visita desta era como se o patrão viesse aqui inspecionar, fazer uma visitinha ao protetorado, ver como andava a administração da possessão. Hoje, ao que parece, as coisas mudaram um pouco. Não tanto como gostaríamos, mas as mudanças são evidentes.
A história, nesta era da comunicação, avança veloz e os USA sofreram transformações profundas, junto com a globalização. Necessitam tratar o mundo com mais humildade, sem a arrogância de outrora.
O todo-poderoso não é mais o mesmo.

Para ilustrar bem o que acabo de dizer, vai aí no link uma reportagem exibida por uma TV americana sobre o Brasil. Vale a pena perder uns minutos para assistir. Participações especiais de Lula e Eike Batista, o nosso Bill Gates.

http://www.youtube.com/watch?v=DMM7OJ_Kj9I&feature=player_embeddedHi

Número de Eleitores

03:41 Postado por Geremias Pignaton

Vira e mexe, alguém questiona a relação entre número de habitantes e número de eleitores em Ibiraçu. Aliás, isso é sempre objeto de questionamentos nos municípios Brasil afora. Aqui em Brasília, por exemplo, nos municípios de Goiás do entorno, região limítrofe com o Distrito Federal, esse problema é agravado. Como o Distrito Federal não tem eleição municipal, os eleitores vivem transferindo seus títulos de um lado para o outro, de dois em dois anos.

Eu faço uma analogia com número de habitantes e eleitores de todo o Brasil. São 190 milhões de habitantes e 135 milhões de eleitores. Os 135 milhões são pouco mais de 70% do total.
Lógico que cada município tem suas características, mas, se o número de eleitores representa um percentual muito diferente disso, gera desconfiança.
Todo processo eleitoral precisa ser confiável. Se não existe confiança no pleito, jamais ele será legítimo.


Desgostoso com a política aqui de Brasília, fui até o cartório eleitoral de Ibiraçu para transferir meu título de volta para a cidade. O chefe do cartório disse-me que preciso estar residindo na cidade por mais de três meses para proceder a transferência. Discordei da resposta dele e vou insistir no pedido de transferência de título para o meu município. Não sou um eleitor comum que mudou para a cidade agora. Sou um filho da cidade que mudou por questões profissionais, tenho quase toda a minha família residindo lá, fui professor de duas gerações, vereador, disputei duas eleições e considero que tenho domicílio eleitoral em Ibiraçu - não confundir domicílio eleitoral com domicílio civil.
Vou insistir, por escrito agora, na transferência do meu título, visto que estou na iminência da aposentadoria, com enormes chances de mudar para a cidade. Até para marcar o precedente, gerando tratamento isonômico.

Quero alertar que não tenho nenhuma intenção de candidatar-me, não tenho jogo de cintura para essas coisas. Mas, certamente, se me mudar para Ibiraçu, vou participar ativamente da vida política da cidade, inclusive com militância partidária.

Dez Anos X O Resto /// Por Ruberval Pignaton

02:49 Postado por Geremias Pignaton

Em 1955, então candidato a presidente da República, Juscelino Kubitschek prometeu que se eleito, faria em cinco anos de administração o que o Brasil não havia feito em cem.

Por ironia do destino e quase nas mesmas proporções, no município de Ibiraçu vivemos algo análogo, com a única diferença de aqui não ter sido feito essa promessa.

Nas duas oportunidades que a administração municipal foi representada pela oposição, centradas na pessoa de Jauber Pignaton, que em ambas contando com a colaboração expressiva de seus vereadores, podemos afirmar que ele fez em seus somados dez anos das duas gestões o que praticamente não se fez no resto da história política administrativa de Ibiraçu. Isso não sou eu que escrevo, mas a história é quem registra.

Se realmente houvesse ocorrido dedicação e existisse o amor pela nossa cidade como propaga quem deteve, e detém, o restante do tempo o poder - excetuando-se o período que a administração municipal teve Jauber Pignaton e parte Tião Mattiuzzi à frente, ou seja, dez a doze anos - muito mais nós munícipes teríamos para usufruir.

Não obstante, por mais de uma década, tivemos a oportunidade de sermos representados na Câmara dos Deputados por um filho de Ibiraçu, assim como este mesmo filho esteve em outros postos importantes da administração pública estadual, e, nem com isso, lembro-me de qualquer obra concreta de relevância que tivesse sido agregado ao povo de Ibiraçu, abrindo contudo espaço para os que souberem ou lembrarem mencionarmos.

Essa reflexão precisa ser mais profunda pelo nosso povo, principalmente eleitores, por que em eleições municipais, basta usar por sete vezes a tecla da urna eletrônica para se desenhar um futuro feliz e promissor, sem esquecer que aquele mesmo sete, é, também por ironia do destino, exatamente a número e conta dos mentirosos.

Juntos Quem?

15:15 Postado por Geremias Pignaton



Clique nas fotos para ampliá-las



As imagens acima mostram o descaso que o pessoal que manda em Ibiraçu tem com a inteligência do povo. Sabemos que existem vários descasos: com o lixo, com a limpeza, com a saúde, com a educação, com o esgoto, com a água... Agora, o descaso com a inteligência.

Puseram placas em todos os pontos do Caminhos da Sabedoria. Nessas sinalizações, tem um mapa( foto de cima). Fiz a foto no que está lá no Santuário de Nossa Senhora da Saúde. Veja que os pontos de visitação estão numerados de 1 a 23. Sendo o ponto inicial do caminho a Matriz de São Marcos ( 1 ) e o ponto final, o Santuário ( 23 ). Vejam que no ponto 19 está escrito "Capela Abandonada". É a igrejinha de Nossa Senhora das Graças, em Taquaraçu, que fica dentro da fazenda da família da prefeita, gerida pelo seu cunhado vereador. Nessa igrejinha, a prefeita foi batizada, conforme relato de pessoas antigas. É o único ponto dos "Caminhos da Sabedoria" que está abandonado. Veja na foto de baixo o estado em que estava a igrejinha em dezembro de 2009.

Na foto do meio, um texto endereçado à comunidade, posto abaixo do mapa: "Juntos devemos preservar: a natureza, a nossa cultura, a nossa história, e o PATRIMÔNIO DA COMUNIDADE, para que as próximas gerações possam viver cada vez melhor".
Lindo, muito bonito! Eu apenas pergunto: juntos quem, cara pálida?

É ou não é um descaso com nossa inteligência?

Centro Cultural José Guilherme Pagiola

04:58 Postado por Geremias Pignaton

Em Ibiraçu, fui ao Banestes, enquanto aguardava na fila, dei uma passadinha no Complexo Cultural Roque Peruch.
Na biblioteca, pude ver que ela continua com um acervo precário, antigo e, conforme a servidora que lá atendia, há muito tempo não ganha livros novos.
O Centro Cultural José Guilherme Pagiola, que funciona naquele belo prédio antigo reformado, não tem absolutamente nada. Só tem uma mesa com a fotografia do Zé Pitaé sobre ela. Apesar do edifício estar bem conservado, parece um prédio fantasma sem nada dentro. Conforme relato da servidora, desde a enchente de janeiro de 2009 o local está assim.
O Complexo Cultural Roque Peruch, composto de centro cultural, biblioteca e auditório, foi construído na administração passada, restaurando-se o prédio antigo onde funcionou diversos educandários da cidade- eu fiz o jardim de infância naquele prédio. Nesta administração, ao que parece, nada foi investido no local. Apenas o auditório vem sendo utilizado pela administração para os encontros políticos.

Uma casa de cultura vazia é bem o retrato de quem não se importa com esse tema.

De Comissários e Barnabés

15:01 Postado por Geremias Pignaton

A Confraria de O PAU GIGANTE acompanha com espanto as manifestações sobre a administração municipal no Reino do Pau Gigante. Avaliamos que as coisas não são tanto quanto afirma a Folha do...(aquela!) e nem tanto quanto pregam o sítio Ibirinha .com e os anônimos locais. Esses meios de comunicação regionais levam as analises da administração municipal do Paraíso ao Inferno, dependendo do ponto de vista. Diríamos que estas opiniões são comparáveis às rosas. De uma parte destacam a beleza e o perfume; de outra destacam os espinhos!

Vejam , por exemplo, a questão dos comissários e funcionários e o empenho na execução de suas responsabilidades. Se de um lado, como sugerem os anônimos, existem muitos comissários e funcionários e estes ganham pouco, por outro lado existem aqueles que não cumprem com suas obrigações e prejudicam o atendimento a população.

Esta Confraria, meditando sobre estas questões de vital importância para que sejam atendidas as demandas dos munícipes, sugere à prefeita Naciene Modenesi Vicente que acompanhe o desempenho de seus funcionários e comissários, cobre-lhes postura profissional e demita aqueles que não façam por merecer seus cargos. Por outro lado, lembre-se que correligionários são correligionários, mas para obter sucesso na administração é preciso cercar-se de pessoal técnico nas suas áreas específicas. Há funcionários sem o mínimo compromisso com a sociedade e sem conhecimento necessário de suas funções.

O que se pode esperar de alguém que tem um emprego público por indicação política?


Batuíra

01:52 Postado por Geremias Pignaton

Foto: pt.fantasia.wikia.com


A batuíra-de-coleira é uma ave Charadriiforme, da família Charadriidrae. Apesar de bem menor, se olharmos com atenção, notaremos semelhanças com uma ave muito conhecida da mesma família, o quero-quero. Seu nome científico é "Charadrius collaris" e é também conhecida popularmente como batuíra-da-costa.Vive do México para baixo, em toda América, habitando praias de rios, lagos e mares. Reproduz-se em casais, pondo seus ovos diretamente na areia, geralmente em número de 2. Os ovos são brancos amarelados e manchados por pintinhas, o que produz um fantástico mimetismo. Mede em torno de 15 cm e é uma ave inconfundível pelo seu voo rápido e caminhar ligeiro sobre a areia. Alimenta-se de insetos, pequenos moluscos e artrópodes que apanha na areia.
Minha esposa, acostumada a ver essas aves nas praias desertas de Barra do Sahy, diz que sua corridinha é muito engraçada, lembrando cenas de filmes de animação.
Seu canto, quase insignificante, pode ser ouvido no link http://www.xeno-canto.org/browse.php?query=charadrius+collaris

Dedico este post a todos os que frequentam as praias de Barra do Sahy e adjacências e que vêem cada vez menos esta ave por lá.

Pallino D'oro

16:53 Postado por Geremias Pignaton

Na semana que antecedeu o carnaval, estava em Ibiraçu. Por lá, o papo que corria solto nas ruas era o campo de bocha que a prefeitura, em convênio com o Governo do Estado, vai construir na localidade de Pedro Palácios. Conforme contam, o governo estadual destinou 135 mil reais para essa obra. Os moradores, abismados com a estrondosa quantia, fazem piadas com a situação. Um cidadão que eu ouvi disse que as bolas serão de ouro e o bolim de diamante.
Não tenho o que comentar. Qualquer pessoa que tenha o mínimo de cabeça sabe que essa quantia é um absurdo.

Não tenho nada contra a construção de canchas de bocha. Ao contrário, penso que é muito bom incentivar a prática desse esporte. Junto com o jogo de baralho chamado três sete, é uma tradição italiana que sobrevive ao tempo na nossa cidade, carente de preservação da tradição e da cultura. Com 135 mil e a parceria das comunidades, poderíamos construir várias canchas de bocha e promover vários torneios, incentivando a prática desse tradicional esporte.

Acho que o governador Casagrande e seu governo devem fiscalizar de perto a execução dessa obra.

Transparência - Nova Oportunidade

15:08 Postado por Geremias Pignaton

O Vereador de Ibiraçu, Nilsinho, reapresentou projeto de lei obrigando o prefeito a enviar para o legislativo todas as proposições de autoria do executivo, bem como as prestações de contas, em meio magnético. O projeto também determina as prestações de contas sejam publicadas no site da prefeitura. Se aprovado, tudo ficaria a um clique do cidadão. Todos teríamos acesso.
Ano passado, o mesmo projeto foi rejeitado pela Câmara Municipal por 5x4. Os vereadores da prefeita votaram contra.
A principal tarefa de um vereador é fiscalizar a ação do executivo. O projeto facilita esse trabalho. É inacreditável que os vereadores queiram dificultar a própria atuação.
Uma lei tem por princípio ser impessoal e atemporal. Ou seja, ela não pode ser endereçada a alguém ou a um determinado tempo. Se o projeto do vereador Nilsinho for aprovado, não será uma lei para esta atual administração. Não será uma lei para fiscalizar a atual prefeita. Será uma lei para o município, para sempre, para todas as administrações vindouras, para todos os futuros prefeitos, para todos os futuros vereadores, para todos os cidadãos ibiraçuenses, de hoje e de amanhã.
Ou será que os que mandam em Ibiraçu pensam que serão eternos? Se pensam, melhor olharem a história que está cheia de todo-poderoso caído pelo tempo, carcomido pela próprio poder eterno.
Senhores vereadores, Beto, Vanderlei, Paulinho, Júlio e Igino, não sejam vereadores da prefeita, sejam vereadores de Ibiraçu, do povo de Ibiraçu, da transparência, da legalidade, da moralidade, do poder legislativo. Façam, nem que seja só desta vez, que o cidadão sinta orgulho de ser representado por Vossas Excelências. Votem a favor do Projeto de Lei CMI nº 07 de 2011.

Tenho certeza que todo cidadão de Ibiraçu é a favor do projeto. Nenhum cidadão pode ser contra a transparência das contas públicas.