Millôr - Reprise de Post
14:57 Postado por Geremias Pignaton
Publiquei o post abaixo em março de 2011.
Lia Millôr na revista Veja - na época Veja era uma revista - no final dos anos 70 e início dos anos 80. Entendia muito pouco, minha cabeça juvenil não tinha alcance para a maioria, mas conseguia sempre pinçar alguma ideia engraçada.
Millôr - O Discurso de Deus a Eva
Copiei este post do Blog do Grijó ( acesso no alto deste blog ) publicado por ocasião do Dia Internacional da Mulher. A ideia é genial, tanto do Millôr em escrevê-lo, quanto do Grijó em publicá-lo nesse dia. Aliás, vale sempre dar uma passadinha no Blog do Grijó.
“Minha cara,
eu te criei porque o mundo estava meio vazio, e o homem, solitário. O Paraíso era perfeito e, portanto, sem futuro. As árvores, ninguém para criticá-las; os jardins, ninguém para modificá-los; as cobras, ninguém para ouvi-las. Foi por isso que eu te fiz. Ele nem percebeu e custará os séculos para percebê-lo. É lento, o homenzinho. Mas, hás de compreender, foi a primeira criatura humana que fiz em toda a minha vida. Tive que usar argila, material precário, embora maleável. Já em ti usei a cartilagem de Adão, matéria mais difícil de trabalhar, mais teimosa, porém mais nobre. Caprichei em tuas cordas vocais, poderás falar mais, e mais suavemente. Teu corpo é mais bem acabado, mais liso, mais redondo, mais móvel, e nele coloquei alguns detalhes que, penso, vão fazer muito sucesso pelos tempos afora. Olha Adão enquanto dorme; é teu. Ele pensará que és dele. Tu o dominarás sempre. Como escrava, como mãe, como mulher, concubina, vizinha, mulher do vizinho. Os deuses, meus descendentes; os profetas, meus public-relations, os legisladores, meus advogados; proibir-te-ão como luxúria, como adultério, como crime, e até como atentado ao pudor! Mas eles próprios não resistirão e chorarão como santos depois de pecarem contigo; como hereges, depois de, nos teus braços, negarem as próprias crenças; como traidores, depois de modificarem a Lei para servir-te. E tu, só de meneios, viverás (…)” (Discurso de Deus a Eva, 1971)
Mr. Pink
04:23 Postado por Geremias Pignaton
O Pink Floyd marcou a minha geração. Não consigo ouvir qualquer faixa do "The Dark Side of the Moon" sem me recordar do pátio do Colégio Salesiano em Vitória. Depois, veio a obra prima "The Wall".
A mega banda era composta por quatro talentosos músicos, mas o gênio criador, sem dúvida, foi o Roger Waters. Ele era responsável pela composição das canções.
No Rio de Janeiro, para um show hoje à noite, Waters, aos 69 anos, concedeu uma entrevista em que falou de muita coisa e pouco de música. Copio um pequeno trecho da entrevista para reflexão:
"Há certas culturas que querem nos vender uma noção de vida que não corresponde ao que a vida é de verdade. O muro da desinformação é provavelmente a força mais potente e negativa que existe"
O que a vida é de verdade?
Essa é uma pergunta muito difícil de responder. Eu procuro ensinar para meus filhos que a vida é simples, que passar por ela sem muitos problemas e com certa felicidade não depende de coisas grandiosas, nem mirabolantes. O prazer de viver encontra-se nas coisas singelas, que não dependem do consumismo, do que temos, nem do sucesso que alcançamos.
O Problema do Demóstenes
14:47 Postado por Geremias Pignaton
O senador Demóstenes Torres vem enfrentando uma série de denúncias sobre seu relacionamento com um banqueiro de jogo de Goiás.
Deixando à parte o mérito da questão, mesmo porque ainda é muito cedo e muita coisa pode aparecer, uma discussão se abre com relação a produção de provas desses tipos de crime no Brasil.
Um jornalista pode se disfarçar e produzir filmes destes meliantes em ação. Um policial não pode. Se o policial o fizer, corre o risco de perder o cargo e não poderá usar a prova produzida em juízo.
Esse é o tipo de dispositivo que protege os criminosos mais poderosos. Não importa o crime, sempre acabamos discutindo a legalidade da prova e o policial que a produziu passa a ser o único criminoso.
Um dos casos mais rumorosos do Brasil, apurado na operação Satiagraha da Polícia Federal, está até hoje parado por causa desse problema.
Concordo que algumas provas devem ser consideradas ilícitas, com consequências para quem as produziu, mas acho que, ainda assim, deveriam ser usadas contras os meliantes.
No caso Demóstenes, uma outra coisa me chama atenção. O bicheiro Carlinhos Cachoeira foi personagem do estopim do escândalo do mensalão. Ele gravou o tal Waldomiro Diniz recebendo uma propina . Pouco se fala disso na imprensa. Esta relação do Senador com o Bicheiro vem de antes disso. O senador foi um dos que mais aproveitaram politicamente o episódio do mensalão. Ele é do DEM, partido de oposição ao PT e ao governo. Será que aquilo também não foi armado, não foi combinado? Já pensaram se fosse ao contrário, fosse um senador do PT? A imprensona brasileira estaria escarafunchando todo aquele obscuro passado.
Trenzinho das Montanhas
03:31 Postado por Geremias Pignaton
Na eleição de 2010 para deputado Federal, o marido da prefeita de Ibiraçu, o homem que comanda o município há mais de 20 anos, usou como principal propaganda o trem das montanhas capixabas.
Esse trem funcionou durante muitos anos e foi desativado. O marido da prefeita, como secretário de turismo do estado, reativou-o e usou isso como sua principal realização a frente daquela secretaria.
Seria a redenção do turismo capixaba, foi vendido por ele como uma grande realização.
Quem o conhece bem, como nós de Ibiraçu, sabia que não era nada, que não daria nada, que ia virar nada, como tudo que por ele é magalominiacamente - não sei se existe esta palavra - anunciado.
Pois bem, duas notinhas hoje na coluna do Victor Hugo da Gazeta mostram bem no que deu. O trem só opera com um vagão, por falta de demanda. O preço é estratosférico, são 156 reais por cabeça para fazer o passeio.
O grande projeto do marido da prefeita à frente da Secretaria de Turismo, o grande feito para o Espírito Santo está em vias de ser fechado.
Como na imagem lá de cima, o trem das montanhas capixabas virou um ônibus das montanhas sobre trilhos, uma carretinha de reboque, um trem de brinquedo.
Midas de ré, tudo que ele toca vira...
Leia a coluna do Victor Hugo de hoje: http://gazetaonline.globo.com/_conteudo/2012/03/noticias/a_gazeta/dia_a_dia/1165921-violencia-aumenta-o-preco-do-seguro.html
Canela-de-Ema e Chuveirinho
03:42 Postado por Geremias Pignaton
Também muito conhecido é o chuveirinho. Não há necessidade de explicar o motivo do nome. Ele gosta das partes mais secas e mais pedregosa do Cerrado. Nesta época do ano abrem-se centenas, milhares, milhões. Espetacular!
A foto aí de baixo é de uma flor que não é tão exuberante. Incluo neste post devido o local. Encontrei-a sobre um poço cristalino de uma pequena cachoeira. Era no mato e não consegui posição para uma foto melhor do local maravilhoso. Tenho o paraíso aqui bem pertinho de casa. Tem hora que acho que ele inclui minha casa.
Este cachinho rosa está presente o ano todo no Cerrado, ele floresce mesmo na seca intensa. O cerrado é assim, quando parece morto, até depois de ser totalmente queimado, ele demonstra sua força com flores magníficas.
Não é flor, mas tem uma cor dourada excepcional. Sempre o encontro em minhas incursões passarinheiras no Cerrado. Este tá pequeno, algumas vezes o encontro enorme. Maravilha de cogumelo dourado!
Fotos GPignaton Clique sobre elas para ampliar.
Renovação
04:43 Postado por Geremias Pignaton
A grande propaganda da era Hartung foi que ele renovou a política capixaba.
Há dois anos, com a eleição de Élcio Alvares para a presidência da Assembleia Legislativa, tivemos uma verdadeira mostra dessa propalada renovação.
Agora, para reforçar esse processo renovatório, vamos ter o Theodorico Ferraço na presidência daquela casa de leis.
Na próxima eleição da mesa diretora da assembléia, para reforçar ainda mais a renovação, sugiro Vasco Fernandes Coutinho.
Quem sabe renova tanto que começamos tudo de novo? Poderíamos reiniciar declarando guerra às tribos indígenas de Aracruz.
Só rindo mesmo dessa renovação!
LIXO
03:46 Postado por Geremias Pignaton
Mais uma denúncia de pagamento de propina em Aracruz. Agora envolve a empresa Ambitec, aquela do lixo. Segundo a denúncia a empresa pagava 3 mil reais por mês aos vereadores para que não criticassem a atuação da empresa e não fiscalizassem o contrato com a prefeitura.
A Ambitec é a empresa que fica com o lixo de Ibiraçu. Nosso lixo é levado para o aterro sanitário dela em Aracruz. O curioso disso tudo é que Ibiraçu pagava - até quando eu acompanhei - quase 30 mil por mês para ela ficar com nosso lixo.
O lixo é um problema crônico na cidade de Ibiraçu. Quando Jauber assumiu em 2005, nosso lixo era depositado em lixões nos arredores da cidade. A prefeitura pagava a algum proprietário de terra para depositar o lixo a céu aberto. O último que tenho conhecimento era ali perto da sede social do Ibiraçu Esporte Clube.
No princípio de seu governo, Jauber foi pressionado a resolver essa situação pelos órgãos de Meio Ambiente e pelo MP, inclusive com ameaça de prisão do prefeito. Então ele fez contrato de emergência com a Ambitec para pôr o lixo lá em Aracruz. Na época, a PMI pagava entre 10 e 13 mil reais pelo serviço da Ambitec.
Durante seu governo, Jauber fez um projeto para dotar o município de uma usina de lixo. O custo de implantação era estimado em 600 mil reais e ele começava a tentar os recursos para realizar esta importante obra.
Quando a prefeita retornou à prefeitura em 2009, achou essa situação emergencial. Só que, não sei o motivo, o preço mais que dobrou. Passamos a pagar quase 30 mil mensais pelo serviço da Ambitec. Três anos se passaram e nada mais se falou, parece que o nosso grave problema do lixo está resolvido. Pagamos esta baba por mês e tá tudo certo.
O preço ter mais que dobrado sempre foi falado aqui neste espaço. Nunca ninguém se manifestou sobre o assunto. Sempre achei e continuo achando muito estranho.
Lixo é riqueza. Se implantarmos uma usina de lixo, investiremos muito na cidade. Além de economizarmos os 30 mil por mês, estaremos gerando renda e empregos.
Não pode alguém dominar o poder na cidade por tanto tempo, inclusive com cargo de Deputado Federal por dez anos, e não ter se mexido para resolver definitivamente, ou pelo menos por muitos anos, o nosso problema de lixo e de abastecimento de água. O marido da prefeita só pensou até agora na sua carreira e Ibiraçu foi um meio para sustentá-la.












