Perdiz

17:26 Postado por Geremias Pignaton



Acima uma imagem fantástica mostrando um ninho desta ave com 4 ovos.
Abaixo a perdiz em seu habitat.
Hoje, voltando da minha corridinha, ao cair da tarde, com o calor que começa a fazer aqui em Brasília, pude ouvir várias dessas aves piando no cerrado, ao redor de minha casa.
A perdiz é uma ave da família Tinamídea, a mesma de diversas aves terrículas como o macuco, o jaó, as diversas inhanbus, o tururim, o chororão e suas companheiras campestres, as codornas.
Nessa família as aves vivem no solo, quase todas espécies em densas florestas ou fechadas matas secundárias. As perdizes, entretanto, vivem em campos, cerrados, pastarias, buritizais.
Seu nome científico é Rhynchotus rufescens.
Vivem em todo o Brasil, da Amazônia para baixo. Encontrada também na Ilha de Marajó, provavelmente introduzida de forma artificial.
No norte do Espírito Santo, região de Ibiraçu, não existia essa espécie. Com o desmatamento e a grande formação de pastagens, ela começou a viver ali nos anos 80 do século passado.
É uma ave grande, cerca de 40 cm, passando mais de 1 kg de peso. Sua carne é muito apreciada e, via de consequência, muito perseguida por caçadores.
Em toda a família Tinamídea, os machos são o sexo frágil. São menores e cuidam de chocar os ovos e criar a prole.

0 comentários: