Democracia à Italiana
03:33 Postado por Geremias Pignaton
Foto:roma2011.blogosfere.it
A Itália arranjou uma solução muito diferente para tentar sair da crise econômica em que se encontra.
Verdadeiramente, a estabilidade política nunca foi o forte da Itália. Os italianos são muito politizados e não conseguem criar na sociedade uma maioria de pensamento muito segura e equilibrada. Isso pode facilmente ser observado vendo a história nos últimos 50 anos.
Agora, com a derrocada econômica da era Berlusconi, apareceu uma figura inesperada. O primeiro-ministro italiano será um sujeito que não teve voto.
Mario Monti, o futuro "presidente del consiglio", entrou para o parlamento italiano na semana passada guindado ao posto de senador vitalício por nomeação do Presidente Giorgio Napolitano.
Na Itália existe a figura do senador vitalício. Agora são oito senadores assim. Esse cargo é ocupado por ex-presidentes e por cidadãos com grandes serviços prestados à nação e que sejam nomeados pelo presidente da república.
Mario Monti não é político. Ele é um professor economista com grande militância acadêmica e que foi comissário da Comunidade Européia por dois mandatos.
Na Itália os políticos fracassaram completamente. Veremos o que fará um governo comandado por um tecnocrata e que terá também muitos tecnocratas como ministros e assessores.
Magari va benne!
0 comentários:
Postar um comentário