05:12
Postado por
Geremias Pignaton
Casamento é coisa fora de moda. Nos últimos anos, cada vez mais ele tem se revelado demodé. Só é realizado com pompa e circunstância, vestido de noiva, marcha nupcial, igreja enfeitada, carro especial para a noiva, noivo aflito na porta da igreja, para manter a tradição.
Em termos de tradição, ninguém supera os ingleses.
Vendo as imagens do casamento real, chapéus, farda do noivo, carruagens, bandeiras azuis e vermelhas, vestido da noiva, convidados com roupas aberrantes, musicas, digo a todos os brasileiros: não fiquemos com inveja, muito melhor e mais animado do que isso, nós temos todo ano o desfile das escolas de samba.
A tradição é importante, mas uma revoluçãozinha, de vez em quando, também é salutar.
17:29
Postado por
Geremias Pignaton
Recebi reclamações de alguns leitores que não estão conseguindo enviar comentários.
Parece que tem algum problema no próprio google.
Se isso ocorrer, envie o comentário direto para o e-mail gereblog@gmail.com.
O próprio blogueiro se encarrega de publicar.
17:24
Postado por
Geremias Pignaton
A confraria de O PAU GIGANTE cumprimenta o Gerê do Blog por atingir o milésimo post do Blog do Gerê. Embora significante em nosso julgamento, nossa colaboração é modesta frente à capacidade de V.S. de diversificar com maestria os assuntos e tratá-los com a devida lucidez. Aos incautos esta Confraria adverte que é temeroso considerar o Blog Do Gerê apenas como oposição. Visão equivocada entre os menos capazes do Reino.
É bom saber que Brasília, a belacap, tem alguns malucos que lêem textos apócrifos. Nem tudo está irremediavelmente perdido! Aproveitamos para enviar protestos de alta consideração ao senador Sr. José Sarney, o bigode centenário. Estamos enviando moção solicitando leis rígidas para combater o aumento da expectativa de vida no planalto central! Saudações!
06:44
Postado por
Geremias Pignaton
O site Ibirinha está com o mural de resenhas fora do ar. Sentimos muita falta daquele forum de discussão. Apesar de alguns o desprezarem, o ibirinha é fundamental para a comunidade usuária de internet em Ibiraçu.
A falta desse "sitezinho de merda", como se referem alguns despeitados na cidade, deixa órfãos os internautas de Ibiraçu .
04:07
Postado por
Geremias Pignaton
Veja a diferença. Juninho Pernambucano volta ao Vasco e assinou contrato para ganhar 600 reais mensais. Se ele produzir e o time alcançar sucesso, aí ele ganha mais.
Vi uma entrevista dele, dias atrás, dizendo que queria encerrar a carreira no Vasco e que não sabia se teria condições de competitividade para não "enganar" no clube. Parece que achou a solução.
Isso demonstra o imenso caráter desse extraordinário jogador. Ao contrário de mercenários que estamos acostumados a ver.
Juninho, pelo que fez em campo no Vasco, já é um grande ídolo. Com esse comportamento exemplar, vira mais ídolo ainda.
E pensar que ele saiu brigado, inclusive com ação judicial, devido a besta-fera que comandava o clube. Aliás, aquela besta-fera, de triste lembrança, quase me tira o amor pelo Vasco.
Juninho mostra que é bom, um craque, não só na bola.
03:34
Postado por
Geremias Pignaton
Guardiã da fé do povo de Ibiraçu,
Edificada pelos imigrantes,
Brilha, numa colina, soberana e majestosa.
Aos fiéis espalha raios de luz.
Noite e dia, sobem à colina
Em busca de um lugar próximo a Deus.
Outrora de pedras, sua ladeira foi pisada
Por passos leves, por passos firmes, por passos céleres, por passos trôpegos, rastejantes, cansados.
Imponente, sem rival, à passagem dos trens durante anos assistiu.
A locomotiva, em golfadas de fumaça, apitava, estrilava
Como quem proteção pedisse para uma boa viagem.
Nas classes, benziam-se os viajantes,
Um aceno à igreja faziam, um até logo, talvez um adeus.
Dia de festa, a matriz se embandeirava,
Vestia-se de gala.
Bimbalhava solenemente o sino.
Hora da reza, hora da missa.
Também tristemente balbuciava o sino,
Soluçava, momentos de tristeza chorava.
Quantos entes queridos, no seu ventre, foram velados!
Ali também a bênção de seus filhos presenciou.
Uma nova vida, uma nova família.
Hoje, caminheiros por ali passam
Seguindo o rumo do sertão,
Também a Deus pedem em oração uma bênção.
Você é a mais bela, lugar sagrado de nossos antepassados.
Testemunha do sol nascente
Que, por detrás do Aricanga ,brota.
É o sol a sua coroa no infinito azul.
À noite, um jardim de estrelas cobre-lhe com seu manto.
Igreja de São Marcos, guardiã da fé, testemunha da história do povo de Ibiraçu.
( Fragmentos, momentos e sentimentos do povo de Ibiraçu - Silvestre Depizzol Vicente )
03:09
Postado por
Geremias Pignaton
Este é o post de número 999 do Blog do Gerê. Não vou mais falar da dificuldade de escrever esse número imenso de posts. É difícil e prazeroso.
O blog tem o espírito de ser um veículo de comunicação com Ibiraçu e todos que estão ligados à cidade. Sem, contudo, deixar de ter assuntos universais. Por isso, ele é dinâmico. Ora enfatiza mais um assunto, ora outro, e assim vai, conforme o andar da carruagem dos fatos. Ele também traduz o espírito do blogueiro. Ora tem mais posts, ora tem menos, dependendo da ocupação e da inspiração.
Agradeço a colaboração de todos, leitores, amigos e comentaristas, pessoas que fazem o blog junto comigo. Sobretudo, agradeço à Confraria do Pau Gigante, que é um anônimo que eu também não conheço a identidade. Aliás , nem faço questão de conhecer. Para mim, ele é um colaborador, que eu publico com muito orgulho. Tenho leitores, aqui de Brasília, que acessam o blog só para ler os posts do Pau Gigante.
Portanto, engana-se quem acha que o Blog do Gerê é só um veículo de oposição ao marido da prefeita de Ibiraçu. Na verdade, isso é só mais um dos objetivos do blog.
No post de número 1.000, a seguir, vou publicar um poema que me foi mandado por Silvestre Depizzol Vicente. Esse post 1000 terá o real espírito do blog. Ser um divulgador da cultura, história e tradição de Ibiraçu.
Silvestre é um intelectual da cidade. Conhece nossa gente e nossa história como poucos. É uma pessoa simples, sem o pedantismo próprio de alguns falsos intelectuais. Amigo e colega da minha saudosa época de magistério.
06:32
Postado por
Geremias Pignaton
Quem anda rugindo forte lá para os lados de Aracruz é o leão do imposto de renda. Conforme notícias vindas do local, a Polícia Federal está investigando uma clínica e diversos profissionais da área de saúde que teriam emitido recibos falsos com a finalidade de fraudar declarações de imposto de renda.
Isso vem de longe, desde antes de Cristo o homem não tolera pagar tributo. O Estado e seus agentes sempre foram satanizados.
Infelizmente, desde aquele tempo até hoje, ninguém conseguiu achar um modelo sem esse inconveniente.
Aracruz também, heim? É vereador na cadeia e cassado, é servidor preso, é prefeito idem.
Onde tem muita carniça, os abutres se fazem mais presentes.
03:43
Postado por
Geremias Pignaton
Hoje, dia 27 de abril, o Supremo Tribunal Federal julga o mérito de 3 mandados de segurança. O plenário, enfim, decidirá se, na vacância nas câmaras e assembleias, assume o suplente da coligação ou do partido.
Pela leitura de experts, acho que haverá uma decisão no sentido de que a vaga é do partido, mas só valendo a partir da próxima eleição. Mais ou menos como foi feito na Lei da Ficha Limpa. O Supremo fortalecerá os partidos, mas só a partir de eleições futuras. Qualquer decisão fora disso será uma zebra.
O pessoal da novena parece que dessa vez rezou bem. Se bem que, depois que Camilo Cola casou, não será, para mim, nenhuma surpresa se o Supremo decidir que o suplente do partido é quem assume já e que os quase 60 mil votos do marido da prefeita não valeram de nada.
Orações a mil em Ibiraçu, umas para deus e outras para o diabo.
03:31
Postado por
Geremias Pignaton
A Confraria de O PAU GIGANTE agradece a toda a realeza da Casa de Windsor, em particular a nossa amiga de longa data (e coloquem data nisso!) Elisabeth, a soberana, pelo gentil convite para as bodas do jovem Guigui com a plebéia Kate Middleton . - Uma explicação: Guigui é Guilherme de Gales, nascido William Arthur Philip Louis, mais conhecido pela vassalagem como Príncipe Willian. Devido ao longo e estreito relacionamento desta Confraria com a Família Real Inglesa, nos permitimos essas pequenas intimidades.
Não obstante considerarmos toda esta presepada de nobreza como um espetáculo circense onde os palhaços estão na platéia, pretendemos enviar nossos representantes ao enlace matrimonial. Aproveitaremos para estreitar laços com as nobrezas reminiscentes de toda a Europa, já que são espécies em extinção.
Como fazem há séculos, os nobres utilizam a velha tática do “pão e circo”, dando ao populacho a ilusão de que fazem parte daquele mundo de contos de fadas. O príncipe que se casa com a plebéia! Todos querem ser súditos de Sua Majestade e cada detalhe é importante. É como se Guilherme de Gales, o príncipe Willian e sua noiva fizessem parte de um mundo encantado, como se suas fezes cheirassem a flores do campo!
Infelizmente os príncipes não herdaram a beleza da mãe, a princesa Diana. Puxaram as feições de matuto do pai, Charles, que nos causa a impressão de estar degustando tamarindos verdes. Por mais que a jovem Kate tente não conseguirá a transformação do sapo em príncipe de fato. Num mundo conturbado por conflitos, tragédias naturais e com milhões de pessoas vivendo na pobreza, todo o estardalhaço em torno do casamento real soa como gozação.
Esperamos que Guigui possa ter um destino melhor do que o velho Charles que, dizem as más línguas na Bretanha, tinha mais coisas ornamentando sua cabeça do que a coroa do Reino.
Nossos cumprimentos aos nubentes!
03:20
Postado por
Geremias Pignaton
O agricultor Darsílio Schwanz, 53 anos, construiu uma ponte na comunidade de São Sebastião, em Santa Maria de Jetibá (ES), depois de ficar isolado com a precariedade de uma ponte antiga feita de madeira, que impedia a passagem de carros e caminhões.
A obra ficou pronta em junho, mas o que chamou a atenção da população local foi a recente placa que ele colocou ao lado da construção.
Se os moradores do Bairro Ericina e do Aricanga tivessem feito o mesmo com a ponte que caiu e ficou quase dois anos para ser construída e também o pessoal de Pedro Palácios, Rio da Prata e Picuã, teria sido muito bem feito.
Conheço uma ponte assim no interior da Bahia. O fazendeiro fechou com cadeado e só permite a passagem de quem ele quer. Para contornar a ponte é preciso dar uma volta de 30 km de estradas horríveis.
07:42
Postado por
Geremias Pignaton
foto: Octavio Salles
O beija-flor-do-canto, ou beija-flor-de-orelha-violeta é uma ave Apodiforme da família Trochilidae. O nome científico é Colibri serrirostris. É um dos beija-flores mais conhecido. Tem um tamanho médio para um beija-flor, aproximadamente 12 cm - lembrando que essa medida é feita com a ave morta e estendida, da ponta do bico á ponta da cauda.
Machos e fêmeas têm diferenças de coloração. O machos tem a cor predominante verde brilhante, sendo a fêmea de coloração mais fosca. Os machos têm uma mancha destacada de cor violeta atrás dos olhos que se eriça na hora da corte à fêmea e durante as disputas com outro macho. Essa mancha violeta é responsável pela origem de um de seus nomes vulgares.
Como todo beija-flor, o macho só entra na reprodução para a cópula. Todo o restante do trabalho fica por conta da fêmea. Ela é quem constroi o ninho - tigelinha acolchoada de paina e material macio -, incuba os ovos e alimenta os filhotes. Um ou dois ovos de coloração branca.
Alimenta-se 95% de nectar de flores e 5% de insetos que captura em voos acrobáticos, parecendo uma linda dança no ar.
Habita cerrados, restingas e paisagens abertas.
Vive no Brasil, da Bahia para baixo até o extremo sul, extendendo sua área de abrangência até o Mato Grosso, Bolívia e Paraguai.
Seu nome Beija-flor-do-canto vem do fato dele ser um exímio cantor. Ele canta de um poleiro quase sempre o mesmo ou próximos. Qualquer observador que não conhece, não imaginará ser o canto de um beija-flor, dada a sonoridade e volume.
07:21
Postado por
Geremias Pignaton
Caríssimo leitor, você tem um tempinho? Se tem, perca um pouco dele e dê uma espiada no vídeo do link a seguir. Ele foi gravado numa palestra do Mário Sérgio Cortella. Você saberá quão insignificante é a espécie humana. Com excessão do Lula e do Romário que são os caras.
Veja. São só alguns minutinhos. Vale a pena.
05:24
Postado por
Geremias Pignaton
O nosso velho companheiro, o livro, também tem seu dia. No dia 23 de abril comemora-se o Dia Internacional do Livro. A data foi escolhida por ter sido o dia de falecimento de dois dos maiores escritores de todos os tempos. Em 1616 morreram, em 23 de abril, Shakespeare e Cervantes. Existe um errinho de calendário, dizem que Cervantes morreu no dia 22 de abril. Mas isso não vem ao caso, 23 de abril é o dia do livro reconhecido pela Unesco.
Existe uma discussão sobre se o livro, no formato de hoje, em papel, vai resistir ao avanço tecnológico. Acho que ele sofrerá muitas modificações, como aliás já vem sofrendo, mas, na essência, ele continuará o mesmo.
Aproveitando a data - já passada, é verdade -, é importante perguntar: você, caríssimo leitor deste blog, está lendo algum livro? A leitura é um hábito saudável, para o conhecimento e o espírito. Agora, dizem, até para a saúde. Falam que a leitura é um dos melhores exercícios para a memória e ajuda a prevenir o Mal de Alzheimer.
Eu estou lendo dois livros. Um livro editado pela Câmara dos Deputados que conta a história daquela casa legislativa. O outro estou acabando de ler e é "A Guerra do fim do Mundo" de Mario Vargas Llosa, peruano prêmio Nobel de literatura do ano passado. Um romance fabuloso que mistura ficção e realidade na Guerra de Canudos. Um livro que todos os brasileiros deveriam ler. Mesmo aqueles que leram "Os Sertões" de Euclides da Cunha, uma das maiores obras literárias de toda a nossa história, que também narra aquela sangrenta guerra ocorrida no seco sertão da Bahia.
03:44
Postado por
Geremias Pignaton
Foto
http://www.ibiracu.es.gov.br/Hoje, 25 de abril, é dia de São Marcos, padroeiro de nossa cidade, Ibiraçu no Espírito Santo. No alto, numa pequena elevação, pertinho do centro da cidade, ao lado da BR 101, está a nossa centenária Igreja Matriz, dedicada ao santo padroeiro. É o monumento mais expressivo de nossa cultura e religiosidade. É uma herança deixada pelos nossos ancestrais colonizadores de nossa amada terra. É nossa mais clara ligação com o Veneto, região de Veneza na Itália, terra da maioria dos nossos ancestrais fundadores.
Essa Igreja matriz foi construída com muito esforço pelos italianos que chegaram a Ibiraçu e pelos seus primeiros filhos, na virada do Século XIX para o Século XX.
No final da década de 60 e início dos anos setenta, ela sofreu uma descaracterização interna por uma reforma. Foram tirados vários altares e o coro que ficava no fundo da nave.
Na década de 90, mais uma descaracterização. O piso de ladrilho hidráulico foi trocado por granito.
Agora, de certa forma, com o fortalecimento da fé em Nossa Senhora da Saúde - também importante ligação do nosso povo com o Veneto -, São Marcos tem ficado mais esquecido, juntamente com sua imponente igreja.
Há uns 15 anos, tentaram criar uma festa para São Marcos na cidade. Infelizmente, em Ibiraçu, as festas vão trocando de nome e de tema, conforme o interesse dos políticos que dominam a cidade há décadas, e nada ganha tradição e força. Pelo que sei, não existe mais a festa de São Marcos, que foi sufocada pelo rodeio.
O nosso maior e mais belo templo é marco de nossa ligação histórica com o Veneto. É a maior identidade do nosso povo bom de Ibiraçu.
Viva São Marcos!
03:31
Postado por
Geremias Pignaton
Deu na Revista Época deste fim de semana:
"Uma mulher que mora na cidade capixaba de Vila Velha (seu nome é preservado) sofre de uma rara enfermidade chamada compulsão orgástica, decorrente de alterações neurais em seu córtex cerebral. Mergulha a pessoa em constantes profundas crises de ansiedade. Ela procurou tratamento médico após ter de se masturbar, em um único dia, 47 vezes, justamente para alívio dessa ansiedade – trata-se com um coquetel de ansiolíticos – ainda assim tem de se masturbar diariamente cerca de 18 vezes. Pois bem, a Justiça de Vila Velha (decisão pioneira no Brasil), baseada em pareceres médicos, deu a ela o direito de, se necessário, interromper o seu trabalho (é analista contábil) por 15 minutos, a cada duas horas trabalhadas, para se masturbar em local isolado e adequado. Também está judicialmente autorizada a utilizar o computador da empresa para acessar quatro imagens eróticas que reduzam seu estado de tensão e angústia".
Como diria Luciano Huck, o marido da Angélica: loucura, loucura, loucura!
Será que Madama Zoraide, a consultura para assuntos sexuais e similares da Confraria de O Pau Gigante, tem alguma coisa a nos dizer?
03:11
Postado por
Geremias Pignaton
Hoje é sábado de aleluia. Dia de malhar o judas. Li no Portal Gazetaonline que em Barra do Jucu existe uma eleição entre os moradores para escolher o judas.
Em Ibiraçu, haverá malhação de judas? Quem será o judas escolhido na cidade? Será um judas ou
uma judas? Ou será um casal de judas? Nada impede que existam vários judas.
Ano passado, numa malhação de judas fora de época, este blogueiro e o querido primo Cacau estavam prontinhos para serem malhados. Mas, aleluia foi suspensa.
Lembro-me, no início da década de 90, que um judas trouxe para Ibiraçu a Polícia Federal. Prenderam o Judas e levaram para Vitória. Coisa de doido!
02:45
Postado por
Geremias Pignaton
Semanas atrás, o Fantástico da TV Globo mostrou um vídeo de dois carros emparelhados, com alguns jovens pendurados nas janelas, deitados sobre o teto e passando uma garrafa de bebida de um carro para o outro. Trafegavam na Via Estrutural aqui em Brasília e o vídeo foi feito com o celular por um passageiro de um outro carro que vinha atrás. A polícia utilizou as imagens para penalizar os jovens motoristas .
Não sei porque o mesmo expediente não é usado pela polícia para flagrar os malucos do trânsito, nas rodovias e ruas das cidades. Vemos constantemente motoristas costurando em alta velocidade no trânsito, fazendo rachas, ziguezagueando bêbados, ultrapassando em locais perigosos, jogando com nossas vidas.
Por que não existe uma polícia de trânsito em viaturas descaracterizadas para filmar os doidões e chamá-los às falas depois?
Será falta da legislação?
Acho que a legislação não é culpada. A polícia pode ficar oculta para nos multar com aqueles radares móveis. Parece que a repressão só significa multar. Existe uma indústria de multas espalhada pelas nossas vias, enquanto os verdadeiros perigos trafegam cometendo imprudências absurdas.
04:05
Postado por
Geremias Pignaton
O assunto do momento no Espírito Santo é a autorização do Tribunal de Contas do Estado para que as Câmaras Municipais paguem 13º salário aos vereadores.
O 13º salário é um direito trabalhista previsto na CLT. Não sei se o caso se aplicaria aos vereadores. Sabe-se que outros parlamentos, assembleias legislativas e o Congresso Nacional, fazem esses pagamentos. Também é um direito dos servidores públicos.
Eu continuo com aquele pensamento antigo. Acho que vereadores de cidades pequenas, a maioria dos municípios do Brasil, não deveriam ser remunerados pelo exercício do mandato, seria um trabalho voluntário.
O trabalho de um vereador de cidade pequena é perfeitamente compatível com o exercício concomitante de qualquer profissão.
05:30
Postado por
Geremias Pignaton
Foto: audioaves.blogspot.com
O coleiro também conhecido como papa-capim, papa-arroz, coleirinha, coleirinho e tui-tui é um pássaro da família Emberezidae, cujo nome científico é Sporophila caerulescens. É a espécie mais popular do gênero Sporophila. A palavra sporophila vem do grego ( sporo=semente e philo= afinidade ), que tem gosto por sementes.
O gênero Sporophila é formado por várias espécies. Podemos destacar, o pixoxó - conhecido em Ibiraçu como catatau -, cigarrinha, baiano - conhecido em Ibiraçu como coleirinho macaquinho -, curió, bicudo, bigodinho, caboclinho, patativa, coleirinho do sertão.
O coleiro tem a parte superior negra e o ventre branco -amarelado, a cabeça é negra com uma coleira branca. Tem dois bigodinhos brancos no bico. A fêmea, como os machos jovens, é parda.
Faz seu ninho em forma de tijelinha, com gramínias, em arbustos fechados ou mesmo no meio do capinzal. Postura, geralmente, de 2 ovos brancos manchados de marron. A fêmea cuida de tudo, incubação e cuidado com a prole. Cabe ao macho a doce tarefa de cantar para afugentar os machos da mesma espécie.
É comum formar bandos de mais de 10 indivíduos, podendo chegar a centenas. Esses bandos podem ser compostos de indivíduos de espécies diferentes do mesmo gênero e de até de gêneros diferentes como os tizius.
Como visto, alimenta-se de grãos, quase que exclusivamente.
Vive em todo o Brasil, menos na região florestada da Amazônia e partes do Nordeste. Tem sua existência ameaçada pela beleza de seu canto. Os gaioleiros o pegam para vender. Há relatos de coleirinhos cantadores sendo vendidos por pequenas fortunas. Por outro lado, é beneficiado pela plantação de pastagens de gramíneas africanas, sobretudo a braquiária. Na região sul do Brasil ele é migratório. Quando o frio aperta, ele se muda para lugares mais quentes.
04:21
Postado por
Geremias Pignaton
Notícia boa no site da prefeitura de Ibiraçu. Aliás, lá só sai notícia boa. Não se vê, por exemplo, uma notinha sobre a falta d'água em Pedro Palácios na semana passada.
"Projeto implantado em Ibiraçu é selecionado para congresso internacional
“Triando e Acolhendo no Pronto-Atendimento Municipal de Ibiraçu” foi selecionado para o QualiHosp – Congresso Internacional de Qualidade em Serviços e Sistemas de Saúde. A ideia do projeto surgiu da necessidade de priorizar os atendimentos às urgências e emergências, e dar um encaminhamento correto às consultas ambulatoriais.
O projeto piloto desse trabalho, realizado pela enfermeira Fabíolla Calenzani e sua equipe, teve início em janeiro de 2010 e tem como principais objetivos: melhorar a qualidade da assistência no PA; oferecer atendimento humanizado e acolhedor aos pacientes, priorizando os atendimentos às urgências e emergências; entre outros.
Os resultados alcançados pelo projeto já podem ser notados no primeiro ano de sua implantação. O estudo comparativo dos anos de 2006 a 2010 permitiu verificar que 42% da demanda que chegava ao PA não era caracterizada como emergencial. Sendo assim, após a implantação do projeto, as demais consultas passaram a ter um atendimento mais específico e prioritário voltado para as urgências e emergências, aumentando a qualidade do atendimento à população.
Para a prefeita Naciene Vicente “é imprescindível dar atendimento prioritário às demandas emergenciais, sem deixar de lado às consultas de rotina. Por isso a importância da implantação desse projeto”.
O evento é promovido pela GVSaúde – Centro de Estudos em Planejamento e Gestão de Saúde da EAESP, da Fundação Getúlio Vargas e acontece em São Paulo, nos dias 18 e 19 de abril de 2011".
Muito bem, parabéns aos envolvidos. Mas, o Blog do Gerê tem uma pergunta que não quer calar: já trocaram as portas podres daquela unidade de saúde? Esperamos ansiosos essa notícia.
03:35
Postado por
Geremias Pignaton
Mesmo tendo sido escondido pelo pessoal seu aliado nas últimas três campanhas, Fernando Henrique Cardoso sempre está na mídia. Vira e mexe, ele deita falação em algum microfone com alguma declaração polêmica. Quase sempre, essas declarações têm como alvo o PT e Lula.
A última foi que os tucanos devem desistir de conquistar o povão e dedicarem-se mais a classe média. A declaração gerou muitos comentários negativos, grande parte vindo dos seus próprios aliados.
Lula também comentou a declaração do FHC. Disse que não entende como um cara que estudou tanto pode dar uma declaração dessa.
FHC reagiu e chegou a desafiar Lula, lembrando das duas vitórias sobre ele, a disputarem uma outra eleição.
Para usar a expressão da época FHC presidente, um nhem-nhem-nhem sem sentido.
Hoje, nem é politicamente correto falar assim, a ciência encontrou vários nomes para isso, mas, se fosse há uns anos atrás, diria que acho que FHC está ficando gagá.
04:23
Postado por
Geremias Pignaton
A edição de sexta-feira do jornalzinho de Aracruz não saiu na versão publicada na internet.
Sinto uma falta danada. Tudo que vem de informação de Ibiraçu e região me é muito caro. Mesmo que tenha restrições à linha editorial do jornal.
Aliás, a parte jornalística é inexistente e vai conforme o interesse político do dono.
De qualquer forma, faz falta as informações. Não faz falta o juízo que o editor faz delas.
Ficam as perguntas: por que não foi editado no site da internet? Será que também suprimiu a edição de papel?
03:39
Postado por
Geremias Pignaton
Espera-se de um homem público o comportamento exemplar de um bom cidadão.
O Senador Aécio Neves, mais que um mero senador, é um dos líderes da oposição, talvez o mais destacado, e se coloca na vitrine como um possível futuro presidente da república.
Nessa condição, ele não poderia ter se comportado como fez , no Rio de Janeiro, na madrugada de domingo.
Dirigir com a habilitação vencida e negar-se a ser fiscalizado pelo bafômetro não são comportamentos de um bom cidadão.
Essas coisas podem acontecer na vida de qualquer um, mas um político do peso de Aécio Neves pode pagar muito caro por isso. Muito mais do que a sanção recebida pelo mero cidadão.
Acho o Senador Aécio um político muito habilidoso e competente. Não pode dar esses moles.
03:27
Postado por
Geremias Pignaton
Conforme noticiado no site Gazetaonline, a comunidade de Pedro Palácios, em Ibiraçu, ficou de terça-feira até sábado da semana passada sem água. Os mais de duzentos moradores tiveram que se servir de água do rio e de poços para as necessidades básicas.
Fico imaginando a dificuldade desses cidadãos. No calorão que faz na região, ficar sem tomar banho por 4 dias é demais.
Conforme o relato do Gazetaonline, a prefeitura jogou a responsabilidade para o SAAE. Este, por seu turno, disse que o problema foi entrada de ar no sistema.
Sr. SAAE, 4 dias de falta d'água por entrada de ar nos canos é demais. Os moradores de Pedro Palácios não merecem isso.
Senhora Prefeita, como é a senhora quem nomeia os dirigentes do SAAE no município, precisa cobrar urgência nesses casos. Água é a primeira necessidade de qualquer ser vivente.
06:44
Postado por
Geremias Pignaton
No Brasil, temos a mania de botar as nossas crises para baixo do tapete. Isso é histórico. Em todas as nossas quebras institucionais - e foram muitas - sem exceção, passaram uma borracha no passado e resolveram tocar daí para frente.
Assim foi feito com o fim da ditadura de 1964. Fez-se uma lei de anistia perdoando todo mundo, abriu-se na base do acordo, ficou todo mundo, sobretudo os políticos, com o rabo preso e toda a sujeirada foi para baixo do tapete.
Ocorre que, volta e meia , alguém resolve lembrar esse nosso cadáver mal sepultado. Aí, é aquela histeria, sobretudo no meio militar.
O episódio mais recente é uma novela que está sendo exibida pelo SBT. Chama-se Amor e Revolução. Tem uma associação de militares da reserva fazendo abaixo-assinado para tirá-la do ar.
Eu nem tinha conhecimento dessa novela. Agora, vou dar uma conferida. Pela abertura, parece interessante.
03:53
Postado por
Geremias Pignaton
Boa notícia para o marido da prefeita de Ibiraçu.
Segundo o Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas - IPEA, o aeroporto de Vitória é o pior do Brasil. Conforme o instituto, ele opera com 472% acima de sua capacidade.
Para nós que já conhecemos, isso não é novidade. O Aeroporto Eurico Sales tem instalações de rodoviária de cidade do interior.
Mas por que boa notícia para o marido da prefeita?
No caso do Aeroporto, apesar dele ter sido deputado federal por 10 anos e secretário estadual de turismo por outros 3 anos, a responsabilidade dele é quase zero.
A boa notícia reside no fato de que a outra coisa que o Espírito Santo tem de pior do Brasil está diretamente ligada a ele. Além do pior aeroporto, temos o pior futebol do Brasil no Espírito Santo. Ou seja, não é só ele.
Será que temos mais alguma coisa pior do Brasil?
03:06
Postado por
Geremias Pignaton
Por falar em Moacyr Dalla...Naquela época em que ele foi o presidente do Senado, aconteceu o maior trem da alegria já visto. Entraram sem concurso uma infinidade de servidores. Sobretudo na gráfica do Senado. Inclusive, muita gente do Espírito Santo.
Conta-se nos corredores do Senado que os atos de nomeação eram datilografados e, sabidamente, os diretores levavam os atos para o presidente assinar, deixando um espaço entre a lista de nomeados e a assinatura. Depois que o presidente assinava, eles completavam a lista com seus apadrinhados. O Moacyr Dalla levou a culpa toda.
Se bem que, nos corredores do Senado, muitos lembram de Moacyr Dalla com carinho. Chegam a dizer que ele foi o melhor presidente da casa de todos os tempos.
Tempos em que se amarrava cachorro com linguiça. Tem gente ainda que não vê evolução na nossa democracia. É muito mais lenta do que a gente gostaria, mas a evolução é evidente.
02:56
Postado por
Geremias Pignaton
Com a viagem do presidente da Câmara, Marco Maia, para a Espanha, a deputada capixaba Rose de Freitas, 1ª Vice-Presidente, assumirá a presidência por uma semana.
Desde os anos 80, quando Moacyr Dalla foi presidente do Senado, que o Espírito Santo não vê um político capixaba em tão alto posto.
Com a viagem de Dilma à China, Rose hoje é a segunda na hierarquia do poder republicano.
Espera-se que o nosso querido ES receba algum benefício com isso.
Comenta-se, nos bastidores, que Rose tentará voos maiores a partir da visibilidade alcançada com esse cargo. Fala-se que ela disputará a prefeitura de Vitória em 2012.
Para isso, terá que passar por cima do esquemão de Hartung. Será uma boa briga.
PS - Na início da segunda década do século XXI, Rose é a primeira mulher a ocupar o cargo de Presidente da Câmara.
03:39
Postado por
Geremias Pignaton
O Código Penal Brasileiro define a loucura pelo portador: "louco de todos os gêneros". O sábio legislador penal sabia que são muitos os gêneros de loucura, a maioria deles inofensivos.
Outro sábio, o roqueiro Raul Seixas chamou o louco benigno de "maluco beleza".
O limite entre a loucura benigna e a loucura maligna é muito tênue.
Há uma semana, tivemos o mais devastador ataque de loucura de nossa história no episódio de realengo.
Ontem, aqui em Brasília, tivemos um outro notório ataque, só que de proporções destrutivas muito menores. Um maluco subiu o mastro do bandeirão da Praça dos Três Poderes e ateou fogo no nosso símbolo nacional máximo.
Esse mastro foi edificado em 1972, sob o regime militar, na época do Medici. Era a época em que se tentava fazer o Brasileiro sentir orgulho da pátria. Tentavam incutir no povo o tal "orgulho besta" de achar que o Brasil era o máximo. Tudo para encobrir uma ideologia concentradora de renda, entreguista e opressora.
O mastro ostenta a bandeira de 286 metros quadrados a cem metros de altura .
Tudo foi feito à revelia de Oscar Niemeyer, o arquiteto genial que idealizou a praça. Os militares tinham Niemeyer atravessado na garganta. Ele é comunista e contrariava a ideologia militar. Fizeram de tudo para descaracterizar sua obra.
Lembro-me que, adolescente, na década de 70, vinha a Brasília visitar minha irmã e o pessoal chamava aquele mastro de "supositório de milico".
Hoje, faz-se a troca da bandeira todo primeiro domingo de cada mês, numa cerimônia militar muito bonita. O Exército, a Marinha, a Aeronáutica e a Polícia Militar do DF se revezam na troca, um mês cada força.
06:49
Postado por
Geremias Pignaton
Foto: Flickr.com
A Hirundinea ferruginea, conhecida popularmente como gibão de couro - nome mais comum -, birro, joão-pires, é uma ave passeriforme da família Tyranidea, a mesma do bem-te-vi e suiriri.
Esta espécie está muito associada com escarpas e paredões de pedras, daí o nome andorinha da pedra que recebe na região de Ibiraçu. Também adaptou-se ao ambiente urbano, habitando alto de edifícios, pequenas saliências em paredes, postes e fios de eletricidade.
O nome científico vem de sua cor predominante, cor de ferrugem.
Macho e fêmeas são quase idênticos.
Alimenta-se exclusivamente de insetos que captura em voos acrobáticos.
Faz os ninhos em aberturas nas escarpas e buracos nas paredes. Ninho de gravetos em forma de tigela com postura de 2 a 3 ovos brancos com manchas ferrugens.
Ave pouco menor que um suiriri. Vive em praticamente todo o território brasileiro, não sendo encontrado em áreas florestadas.
03:30
Postado por
Geremias Pignaton
Encerrou-se ontem o quiz sobre o orçamento realizado ano passado pelo Município de Ibiraçu. Poucos pessoas se interessaram em respondê-lo. Apenas 28 votos. Votação bem dividida. Sinal de que a maioria não sabe quanto de grana circula pelos cofres públicos da cidade.
Eu não tenho os números precisos, mas a arrecadação própria passou de 26 milhões. Se levarmos em consideração os convênios, grana que vem do estado e da união, esse número passa de 34 milhões. É dinheiro para raio, como dizem no interior do Rio de Janeiro.
Acho uma lástima esse chororô de falta de grana que se vê na administração municipal. Grana tem, inclusive para investimento próprio. Tá faltando enxugar os gastos.
Só para citar um exemplo. Dia desses li no site da prefeitura que o município dispões de uma frota de 55 veículos, entre caminhões, máquinas e automóveis. Falava-se isso como se esse número fosse alguma coisa positiva. Será que precisamos de todos esses veículos? Será que não poderíamos reduzir isso? Não temos carros demais?
04:53
Postado por
Geremias Pignaton
Em 1983, quando Jauber assumiu a prefeitura de Ibiraçu, depois de quase 30 anos de domínio político de João Neiva, existia uma pressão da comunidade de Ibiraçu para se construir um hospital. Na época, o município englobava os distritos de João Neiva e Acioly e possuía um hospital em João Neiva. Era muito difícil manter o hospital existente no município e chegou-se a conclusão que ficava inviável a construção de um outro hospital em Ibiraçu. Decidiu-se então, pela construção e funcionamento de um pronto-socorro, com médicos de plantão 24 horas por dia.
O pronto-socorro municipal começou a funcionar ao lado da entrada do estádio, com um equipe médica excelente. Tinha Dr. Marcos Moro, Dr. Euman, Dr. Carlos Eduardo, Dr. Peruch - hoje prefeito de João Neiva, Dr. Eloísio, entre outros. Funcionou ali até o fim do mandato do Jauber, sempre muito elogiado pela população, dando segurança ao povo que sabia para onde correr com alguém passando mal.
Quando Jauber deixou a prefeitura em 1989, foi substituído pelo marido da prefeita. Daí para frente, com a desculpa de que a emancipação de João Neiva tinha empobrecido Ibiraçu, o marido da prefeita foi deixando o pronto-socorro de lado, sem médico, sem remédios, sujo, abandonado, até que, meses depois, aquela casa de saúde fechou.
Essa conversa de que a emancipação de João Neiva empobreceu Ibiraçu foi usada politicamente pelo marido da prefeita para justificar seus insucessos e para criticar o Jauber. O fechamento do pronto-socorro era injustificável. Prova disso é que logo após a posse, no seu segundo mandato, em 2005, Jauber reativou o pronto-socorrro, aproveitando um prédio construído para abrigar uma maternidade, inaugurada com pompa, circunstância e intenso foguetório e que, até hoje, nunca funcionou - Ibiraçu é pródigo em coisa inaugurada que nunca funcionou.
Durante a segunda administração do Jauber, o pronto-socorro funcionou a contento, sem maiores reclamações da sociedade.
Quando a atual prefeita assumiu em 2009, começou a faltar médico e uma enxurrada de reclamações surgiram na comunidade. Pensei que iam fechar aquele centro de saúde novamente. Aí, comecei uma campanha a favor do pronto-socorro, no ibirinha e no blog do gerê. Com a ajuda de Cacau, Betinho, Adriano, Vaval, Samuel e outros resenhistas, pressionamos a administração a mantê-lo aberto. Estou convicto que essa campanha foi fundamental para a manutenção daquela casa de saúde.
Hoje, apesar de instalações precárias, inclusive com portas podres, o pronto-socorro vem funcionando e há dias não se houve reclamação de falta de médico.
Para o prefeito, aquele que não tem compromisso com o bem-estar da comunidade, o pronto-socorro é um estorvo. Melhor ter umas 4 ambulâncias para atender as pessoas passando mal, levá-las para os hospitais das cidades vizinhas e larga-las sob a responsabilidade deles. Os gastos são menores, a responsabilidade é menor e ainda se faz mais política assistencialista com o favorzinho de socorrer o cidadão na ambulância.
Entretanto, para a sociedade, o pronto-socorro é fundamental. Ele dá segurança ao cidadão. O sujeito sabe como levar rapidamente alguém passando mal à presença do médico. Pode até carregá-lo nas costas, se não houver outro meio para o transporte. Em muitos casos, o tempo do doente chegar ao médico é preponderante para a manutenção da vida.
Não vamos deixar fechar o pronto-socorro, ao contrário, vamos exigir que melhorem suas instalações e seu atendimento. Para Ibiraçu que não tem hospital, ele é vital.
14:26
Postado por
Geremias Pignaton
A Confraria de O PAU GIGANTE solidariza-se com as famílias dos jovens assassinados e manda um recado para os meios de comunicação: Desarmem o circo! Isto não é um realiti chôu (americanos!)!
Como costuma bradar Dona Santa, nossa copeira, pessoa muito religiosa: “Santa Maria Madalena!”. Esta Confraria está espantada, estarrecida e, por que não dizer, sorumbática com o desvario dos midiáticos no tratamento das tragédias que se abatem, dia a dia, sobre a população menos favorecida. Na busca pela audiência transformam o drama das famílias em um BBB: Boa Bosta (o terceiro B é impublicável). Sob o manto da compaixão, com carinhas tristes e semblantes “estou quase chorando”, os apresentadores deste espetáculo macabro encenam uma peça teatral onde o tema é o sofrimento alheio.
O monstro, criado nos quintais da sociedade, um doente mental, é destrinchado de tal forma que sua vida e atitudes transformam-se em um manual para outros malucos com a mesma tendência. Um exemplo de anti-herói. Criam-se heróis como o policial que atirou no idiota e que estava apenas cumprindo com o dever. Criam-se escolhidos como a menininha que queria agradecer a Deus porque estava viva. Aproveitando a inocência da criança esquecem que outras estavam mortas e não foram salvas. Criam-se também culpados para que não fique claro o descaso e a falta de zelo pelas crianças e jovens deste Brasil Varonil.
Então vem os arautos das soluções paliativas, os mestres do oportunismo, abutres da casualidade, sugerindo que se mudem as leis sob a justificativa de que isso ou aquilo são as causas dos males que fustigam o populacho. Querem rever o Estatuto do Desarmamento, que contém a vontade manifesta da população brasileira através de um plebiscito. Uma espécie de golpe do desarmamento. Certamente, caso o assassino tivesse ateado fogo nas crianças, esses geniais conhecedores da vontade popular iriam querer proibir a venda de fósforo e gasolina. Alguns também acham que os jovens de 16 anos devem ir para a cadeia. Para Madame Zoraide “eles não tiveram infância”.
03:26
Postado por
Geremias Pignaton
A Confraria de O PAU GIGANTE não exige, de seus membros (êpa!), que tenham a ficha limpa. Este não é um requisito considerado relevante para tornar-se um integrante desta honorável agremiação. O que causou certa confusão na cabecinha de Dona Raimunda, nossa copeira feia de cara possuidora de um derriere capaz de despertar tesão em eunuco.
Ao ver nos noticiários que o Supremo Tribunal Federal adiou para 2012 a validade da Lei da Ficha Limpa, Dona Raimunda ficou eufórica. A infeliz entendeu que também sua “ficha” na mercearia e no açougue ficaria limpa até o ano próximo. Devendo até suas belas calcinhas, nossa secretária para serviços gerais esperava só voltar a pagar seus compromissos quando as coisas melhorassem. Tentamos explicar-lhe que a lei em questão era só para os políticos e que ela continuava tendo que pagar suas contas.
Dona Raimunda ficou apoplética ao saber que os políticos, mesmo sob suspeita de atos ímprobos, podem assumir os mesmos cargos onde cometeram tais atos. E, qui lo sá, anos passarão sem que sejam condenados. Mesmos com nossos convincentes argumentos não conseguimos esclarecer a Dona Raimunda que estes senhores são devotados brasileiros e que pequenos deslizes são ossos do ofício. Nossa suculenta secretária, arfando os peitos sensualmente, bradou em alto e bom som: “Ossos do ofício é o c______! Eu também quero a minhas fichas limpas! A da padaria também! Senão vou contar tudo que sei!!!
A Confraria de O PAU GIGANTE adverte: Não temos nada a ver com as idas de Dona Raimunda a Brasília e não temos conhecimento do que faz no planalto central. Nossa opinião sobre o assunto está contida nas palavras límpidas de Nibalas Niba, Ô Transparente: “As fichas de homens públicos são como o papel higiênico. Quando sujas, não podem ser usadas novamente sob pena de aumentar a sujeira”.
08:23
Postado por
Geremias Pignaton
O Jornalzinho de Aracruz, na coluna do papagaio chauã, diz que o Jauber é sério e de reputação ilibada. Diz também que ele desistiu da política devida às brigas no grupo de oposição à prefeita.
Foi o primeiro elogio que o jornalzinho fez ao Jauber. Durante toda a sua administração bateu no Jauber sem direito de defesa. Fazia reportagens atacando a administração sem ouvi-lo, numa conduta que contraria os princípios do jornalismo.
Ocorre que, na administração do Jauber, a dinheirama que sai dos cofres públicos de Ibiraçu para aquele jornalzinho não existia. Acho que os ataques sem ética do jornalzinho contribuíram mais com a retirada do Jauber da política do que as brigas dos companheiros.
Na verdade, é isso que o mandachuva de Ibiraçu quer: que o Jauber fique fora da política. Sabe que o Jauber ameaça como ninguém os seus planos de poder eterno.
Faço aqui um desafio ao jornalzinho e à administração: Ponham, embaixo daqueles balancetes e informativos, o quanto a publicação custou ao cofre do município. Veremos que trata-se de uma grana absurda. Aqueles balancetes são publicados para dar legalidade aos pagamentos.
O papagaio da coluna deveria lavar a boca antes de usar o nome do Jauber e da oposição de Ibiraçu para publicar notinhas de interesse do mandachuva de Ibiraçu.
Ps- O jornalzinho é um órgão de jornalismo. Meu blog e o ibirinha não são. Mesmo assim recebo e publico qualquer comentário de qualquer um, inclusive aqueles que contrariam minha opinião. Dou direito de defesa a todos. Se quiserem podem se defender. Do mesmo jeito no ibirinha, basta se cadastrar e resenhar. Problema que os mandachuvas da cidade se acham os tais, têm medo da discussão e não querem reconhecer a importância do Blog e do ibirinha.
04:13
Postado por
Geremias Pignaton
Para aqueles que querem, com toda razão, prevenir este tipo de ocorrência na escola de Realengo, uma péssima notícia. Vejam o que apurou no serviço de inteligência americano a repórter Heloísa Villela: nada, nada, nada, pode prever quem será um futuro carniceiro como o tal Wellington.
03:15
Postado por
Geremias Pignaton
No post "Degradação", esta semana, escrevi "A sala de aula tem que ser um lugar de respeito, limpo, livre da negatividade externa. Não deve ser um ambiente isolado, alienado, mas não pode permitir a entrada das coisas ruins. Deve apontá-las, sem permitir que entrem".
Parece premonição. Ontem, em Realengo, no Rio de Janeiro, a negatividade externa entrou na sala de aula da forma pior que pode existir. Entrou a loucura carregada de violência. Os adolescentes pagaram o alto preço da vida.
O que falar numa hora dessa? O que escrever neste post como comentário?
A mente humana é incompreensível. Não conseguimos entender a nossa, que vivemos juntos o tempo todo, imagina entender a mente dos outros?
Cada cabeça um universo infinito. Aparecem no meio de bilhões desses minúsculos universos céus de genialidade, nas ciências, nas artes, na literatura. Céus de bondade, fraternidade e amor ao próximo. Felizmente a grande maioria. Mas também aparecem infernos como a mente deste rapaz que matou e feriu aqueles jovens.
Agora temos que trabalhar muito para apagar esse pavor das mentes daqueles que não morreram, mas foram severamente afetados pelo ocorrido.
Meus filhos, por exemplo, esta noite tiveram medo de dormir sozinhos.
04:35
Postado por
Geremias Pignaton
Aos 87 anos, numa cerimônia bem reservada em Cachoeiro do Itapemirim, casa-se hoje o empresário Camilo Cola.
O pessoal da novena fica meio desesperado com essa notícia. Parece que o método não surtiu efeito.
Não se pode perder a fé. A luta continua. Agora, Sueli tem que se estrepar.
Eu sugiro que o pedido fique no âmbito da Justiça Eleitoral. Vamos deixar esse negócio transcendental de lado. Já provou que não dá certo.
Ps- Só rindo, mesmo! Pior que tem gente que jura que esse absurdo de novena é verdade.
03:13
Postado por
Geremias Pignaton
"Ibiraçu comemora Dia Mundial da Saúde com diversas ações para a população
Na próxima quinta-feira (07), de 8h às 11h, em frente à Unidade de Saúde de Ibiraçu, a Prefeitura por meio da Secretaria de Saúde, irá realizar algumas ações para destacar a importância da prevenção de doenças em comemoração ao Dia Mundial da Saúde, 07 de abril.
Essas ações serão realizadas pelo Programa de Saúde da Família, dentre elas estão:
· Aferição da pressão arterial;
· Medição d a glicemia;
· Prevenção de Câncer de Boca;
· Agendamento de preventivo;
· Agendamento de consultas para solicitação de testes de HIV; Hepatite; Sífilis; e PSA (prevenção do Câncer de Próstata);
· Distribuição de preservativos masculinos;
· Distribuição de panfletos com informações de prevenção de doenças;
· Informações para a prevenção da Dengue.
Para a coordenadora do Programa de Estratégia da Família, Sandra Regina Cordeiro Alvarenga, é muito importante a preocupação em realizar exames de rotina. “Desta forma, podemos evitar algumas doenças ou diagnosticá-las em seu estágio inicial, aumentando as chances de cura. Exames como o preventivo, por exemplo, são imprescindíveis para que a mulher tenha uma vida saudável”".
Hoje de 8h às 11h, não dava para dar uma estendida nesse horário?
Poderiam aproveitar que é ali pertinho e trocar as portas podres do pronto-socorro. De 8h às 11h dá tempo.
18:19
Postado por
Geremias Pignaton
O comportamento dos radicais de um lado recrudesce o comportamento dos radicais do outro lado. Isso ocorre muito com algumas ditas minorias na nossa sociedade. O movimento negro tem uns radicais que vêem preconceito em tudo. Do mesmo jeito o movimento gay. A culpa disso tudo é do radicalismo, tanto de um lado, como do outro.
Interessante ler o texto de um leitor do Blog Viomundo, do jornalista Luiz Carlos Azenha. É a defesa do cidadão comum, que é hetero e não concorda com o comportamento gay.
17:22
Postado por
Geremias Pignaton
Semana passada uma notinha numa coluna do jornal a Gazeta trouxe à baila a discussão dos rodeios e do hospital do câncer em Ibiraçu.No final do ano passado, o governo federal exigiu a devolução de 100 mil reais da SACRI devido a irregularidades na prestação de contas de verba do Ministério do Turismo enviada para a realização do rodeio de 20004.
Ainda no ano passado foi preso pela Polícia Federal na operação Moeda de Troca o empresário Robson Rodeios que foi o empresário de todos os rodeios realizados em Ibiraçu.
Ontem, recebi um e-mail de um ibiraçuense anônimo dizendo que durante os rodeios saíam carros fortes, transportadores de valores, carregados de malotes de dinheiro da portaria do parque de rodeio. Será? Pelo volume de pessoas que pagavam ingresso e camarotes, acho possível.
Sabemos que por muitos anos o rodeio recebeu verba pública do Ministério do Turismo como ajuda na sua produção.
Sabemos também que o volume de patrocínios recebidos era enorme, que praticamente toda a despesa era paga com patrocínios.
A finalidade desse dinheiro era o hospital do câncer. Sabemos que nada foi feito.
Só nos resta uma pergunta: onde está o dinheiro?
Quem poderá nos responder?
O presidente da SACRI?
O Ministério Público?
Os Vereadores?
O Robson Rodeios?
Os voluntários que se esforçaram para ajudar na organização dos eventos?
O pessoal que se divertiu na festa?
O Rei Roberto Carlos?
Chapolim Colorado?
Quem? Quem? Quem?
O gato comeu, o gato comeu e ninguém viu?
O povo bom de Ibiraçu está ansioso por essa resposta.
PS- Sinceramente, sou doido para que alguém venha nos comentários deste post e me dê um esporro, uma lição de moral e me apresente uma conta num banco, em nome da SACRI, com uns seis milhões de saldo e a notícia de que, daqui uns dias, começarão as obras do tal centro não sei de que, com um projeto belíssimo. Chame-me de fofoqueiro, de intrigueiro, de oposicionista de meia tigela, de que não tenho compromisso com Ibiraçu, nem lá eu moro, que eu sou movido por inveja, despeito e ódio, eles não, ao contrário, estão do lado do amor, de Deus, Nossa Senhora da Saúde...
03:24
Postado por
Geremias Pignaton
As escolas brasileiras estão degradadas. Na visão da sociedade, o profesor é sem moral, joão-niguém, pé-rapado, incompetente, profissional sem reconhecimento. Ou mudamos isso, a começar pela valorização salarial do profissional de educação, ou veremos a elite se educando cada vez melhor e o grosso da sociedade ficando para trás e se degradando.
No Espírito Santo, Vila Velha, Ponta da Fruta, na sala de aula de uma escola, foi gravado um vídeo pelo celular de uma aluna e denunciado pelo pai. Quase pornografia explícita, faltou pouco. Retrato de uma educação degradada. Isso ocorre por todo o Brasil. Isso e coisas muito piores, drogas e, sobretudo, violência entre alunos e de alunos para com professores.
Tenho um amigo professor aqui na periferia de Brasília que me relata horrores.
A sala de aula tem que ser um lugar de respeito, limpo, livre da negatividade externa. Não deve ser um ambiente isolado, alienado, mas não pode permitir a entrada das coisas ruins. Deve apontá-las, sem permitir que entrem.
A educação é o único caminho para o desenvolvimento.
12:18
Postado por
Geremias Pignaton
Foto: no.comunidades.net
A lavadeira-mascarada, freirinha, lavadeira, viuvinha, maria-lencinho, como é conhecida na região de Ibiraçu, tem o nome científico de "Fluvicola nengeta" e é um pássaro da família Tyranidea, a mesma dos bem-te-vi e suiriri.
Tem 16 cm de comprimento e coloração branca-preta. Fêmea e macho têm pouquíssima diferença, sendo no macho as costas mais pretas. Habita as beiras de rios, lagos e banhados. Adora viver perto dos currais, onde encontra os insetos, alimento de sua preferência.
Faz um ninho de gravetos desarrumados, grande, geralmente num galho sobre a água.
Vive na parte leste do Brasil e, curiosamente, no noroeste da América do Sul. Inicialmente, no Brasil era da Caatinga nordestina, depois, com a transformação da Mata Atlântica, espalhou-se pelo restante do leste brasileiro, sendo encontrada até nos estados do sul.
Mês passado, apresentei esta ave ao Angelo, meu filho. Foi no curral do finado Tio Gervásio, lá perto da Dileta. Aqui em Brasília a temos, porém em menor quantidade.
06:31
Postado por
Geremias Pignaton
O Governador Casagrande vem recebendo estocadas dos deputados estaduais e de parte da imprensa capixaba em diversos setores de seu governo. Agora, neste exato momento, o alvo é a saúde. Casagrande recebeu o estado há menos de 100 dias e para ele deteriorar o governo a esse ponto, só se saísse com uma picareta destruindo tudo que Hartung deixou.
Pelo que se vê, ou Hartung não deixou o estado nas ótimas condições que diziam, ou parte da imprensa e dos políticos estão com má vontade em relação a Casagrande.
Ou as duas coisas.
03:28
Postado por
Geremias Pignaton
Publiquei esta foto em novembro de 2009 a pedido do amigo Araponga. Agora, republico, a pedido do amigo Mazim Pretim, que foi um dos maiores jogadores da história do Ibiraçu, um dos poucos da cidade que encarou a fase profissional do time, foi campeão em 1988 e até hoje é um grande desportista na cidade. Republico também o texto do post de novembro de 2009:
"Este time aí da foto é o IMEC - Ibiraçu Mirim Esporte Clube, o melhor time infantil que apareceu em Ibiraçu. Eu tinha vontade de jogar no IMEC mas era muito ruim de bola. Este time rivalizava com o Flamenguinho de João Neiva, cujo técnico era Naná. Carlinhos Pignaton e Gibinho eram os líderes deste time. Na foto faltam Rogério Maioli, Naldo Bragatto e Negão. Em pé, da esquerda para a direita: Daniel, Lauro Furieri, Carlinhos Pignaton, Elson irmão de Marinez do Cartório, Fernando Bragatto, Mazim Pretim, Denildo e Jairzinho; agachados: Luciano Bragatto, Araponga, Dileta e Baltazar filho de Daniel, Rogério Mentirinha, Marquinho Bragatto, Gibinho, Gruber e Tarzan. Todos amigos que marcaram minha infância e minha vida. Araponga, que está entre os dois zilhões de leitores do blog, enviou-me, muito gentilmente, esta foto. Você também pode enviar a sua pelo e-mail
gereblog@gmail.com".
Na mensagem de Mazinho, soube que Gruber é morto. Todos os outros são vivos? Tarzan ainda é vivo?
Mazinho, sugiro organizar um encontro. Seria muito interessante um reencontro desta galera. Se eu puder, irei de penetra. Penetra não, torcedor do time.
03:57
Postado por
Geremias Pignaton
Há homens que vivem no futuro. São sonhadores. Deles dependem os avanços da humanidade. Muitos são chamados de loucos e suas idéias são chamadas de utopias. Outros vivem no passado, agarrados a velhas idéias e costumes bárbaros. Incapazes de imaginar um mundo onde todos tenham direito de viverem conforme a sua Natureza, agarram-se a idéias retrógradas para julgar seus semelhantes como se fossem criaturas inferiores somente porque são diferentes ou pensam diferente. Pessoas dessa natureza são responsáveis por grande parte dos conflitos humanos. Pensam estar dotados de autoridade para julgar o comportamento das pessoas baseados em algo que acreditam divino. Pudessem, eliminariam todos aqueles que lhes são diferentes tal qual os anjos vingadores que povoam os livros sagrados. Consideram que estão salvando as almas pecadoras da abominação porque vêem a si mesmos como pessoas melhores, exemplos de comportamento. Escravos da Soberba e da Vaidade, são incapazes de compreender que não importa o motivo, mas todos tem o direito de ser o que quiser e viver como quiser respeitando o direito do outro. No final, cada ser arcará com as conseqüências de suas ações. Deixemos o julgamento entregue à Grande Roda da Vida.
Por Nibalas Niba, Ô Sapiente!
Na paz do Grande Vórtice Universal!
15:57
Postado por
Geremias Pignaton
Quarta-feira desta semana, a Coluna Victor Hugo da Gazeta trouxe duas notinhas, "Enganaram o Rei" e Enganaram o Rei 2", sobre a doação do cachê de Roberto Carlos, na ocasião em que ele deu show no rodeio de Ibiraçu, para um tal Hospital do Câncer da cidade. A coluna disse que o hospital não foi feito e que existe apenas uma casa abandonada.
Hoje, a mesma coluna dá a explicação da Sacri assim: "A Sociedade de Assistência Social, Cultural e Recreativa de Ibiraçu informa que nunca pediu ao cantor Roberto Carlos a doação de cachê para a construção do Hospital do Câncer. A entidade diz que a proposta aprovada foi a construção de um Centro Regional de Educação, Prevenção e Combate ao Câncer, e para isso foi adquirida uma área com uma casa construída ao lado da área do rodeio".
Na foto acima, feita pelo blog no começo do mês passado e já publicada aqui, o negócio aparece com outro nome: "Centro de Referência do Câncer".
Começaram a falar em hospital do câncer, toda a cidade sabe disso, depois mudaram o nome para centro não sei de que, depois tem a placa de centro não sei de que lá, afinal, o que é na verdade? Ou melhor, o que seria na verdade? Não foi feito o hospital, nem o centro não sei de que, nem o centro não sei do que lá.
Porém, temos esperança. A SACRI ainda existe. Foi ela quem respondeu à coluna do jornal A Gazeta. Entretanto, a instituição não fala, não escreve. Na verdade, alguém responde por ela. Quem é esse alguém? Qual o nome do responsável por tudo isso?
Nessa história toda, o mais triste é que essa falácia de hospital do câncer surgiu com o absurdo de dizer que em Ibiraçu tínhamos um alto índice de casos de câncer. Até hoje não sei em que dados científicos isso foi baseado. Foi a maior propaganda contra a cidade que já vi. Quem vai visitar ou morar numa cidade que tem muitos casos de câncer, acima da média das outras cidades?
Caro leitor, o que você prefere? Um hospital do câncer, um centro regional de educação, prevenção e combate ao câncer, ou um centro de referência do câncer?
Eu preferia um pouco mais de respeito com o povo bom de Ibiraçu.
14:58
Postado por
Geremias Pignaton
A cruz de Tiririca na Câmara parece que não terá fim. Primeiro foi a novela de seu analfabetismo. Agora o acusam de ter dois assessores humoristas, como se humoristas não fossem gente. Dizem que os caras não vêm a Brasília, que ficam em São Paulo, que ganham milhares de reais, que não batem ponto, que nunca ninguém os viu na Câmara, e tal e coisa. Sai em tudo que é jornal, escrito, falado, televisionado, internetado. Essa coisa de assessor nos estados, que não assina o ponto, que não vem a Brasília, nós sabemos que é normal, que quase todo deputado tem. Por que pegar no pé do Tiririca?
Concordo que Tiririca não é o que sonhamos para nos representar, mas tem muita gente pior do que ele
Em Ibiraçu mesmo, há alguns anos, tinha servidor da Câmara direto no baralhinho do Grippa.
14:47
Postado por
Geremias Pignaton
Esta história de queimar livros é tão antiga quanto a existência do livro. Os nazistas ficaram marcados também pelas fogueiras de livros que faziam em praça pública. Coisa de fanatismo.
Hoje, no Paquistão, oito pessoas morreram num protesto de muçulmanos. A manifestação era contra a queima do Alcorão por um pastor americano.
Fanático contra fanático. Radical cristão americano contra radical muçulmano paquistanês.
Um livro nunca representa perigo. Perigosa pode ser a mente diabólica que acaso venha lê-lo.
03:17
Postado por
Geremias Pignaton
A força do 1º de abril é tão grande que foi antecipado um fato histórico no Brasil devido ao dia da mentira. Em 1964, o golpe - ou revolução, como querem alguns - estava preparado pelos militares para o 1º de abril, mas alguns dos comandantes acharam melhor antecipar para evitar chacotas futuras. Assim, começaram a ação na noite de 31 de março.
Estou inclinado a achar que a manchete do jornalzinho de Aracruz falando do fim das enchentes em Ibiraçu e enaltecendo a prefeita como a heroína, com depoimento de Guti copiado do ibirinha e dado como de "comerciante que não quis se identificar" seria publicado na edição de hoje.
Entretanto, acho que pelos mesmos motivos do golpe de 64, foi antecipado em uma semana.
As edições do jornalzinho são semanais e saem na sexta-feira.