Reestruturação Administrativa
14:45 Postado por Geremias Pignaton
Considero, pelo pouco que sei, esse projeto da prefeita um remendo para acomodar interesses. Na verdade não moderniza nada, não reestrutura nada, apenas acomoda interesses, em sua maioria, salariais.
Precisamos organizar a administração do município. Não podemos ter em torno de 50% da arrecadação comprometida com o gasto de pessoal. Não podemos ter na prefeitura mais de 400 servidores. Somos dez mil habitantes. Isso dá um servidor para cada vinte cinco habitantes.
Os técnicos consideram que o ideal é um servidor para cada cem habitantes. Um quarto do que temos.
Isso seria o ideal, não sei se nessa nossa cultura e nessa nossa sociedade isso é possível, mas podemos reduzir esses gastos pelo menos até atingirmos uns 30% da arrecadação.
Como faríamos isso? Demitiríamos logo um bocado? Não, poderemos fazer isso a médio e longo prazo, num tempo de uns cinco mandatos. Seria um trabalho político árduo, que envolvesse a sociedade como um todo. Desde o poder executivo, Legislativo, servidores, até segmentos organizados da sociedade. Poderíamos fazer um pacto político.
Começaríamos com uma reestruturação administrativa, extinguindo-se estruturas, fundindo-se outras, extinguindo-se cargos, até, aos poucos, atingirmos uma meta pré-estabelecida.
Pra tudo dá-se um jeito. Só não vislumbro isso na política atual.
0 comentários:
Postar um comentário