Prestação de contas - Um Milhão e Só 5%
10:43 Postado por Geremias Pignaton
Foram um milhão de caixas, um milhão de comprimidos, um milhão de doses, um milhão de reais, ou o quê?
Ibiraçu tem cerca de dez mil habitantes. Quantos habitantes retiram remédios na prefeitura? Mil, dois mil, três mil? Suponhamos que sejam dois mil. Precisa cada um tomar quinhentos comprimidos por ano para dar um milhão de comprimidos. Tudo parece que foi colocado para impressionar a assistência. Tudo mal explicado e mal apresentado. Tudo para parecer extraordinário.
Outra coisa dita e muito, muito, muito enfatizada. Dos que procuram atendimento na saúde municipal , apenas 5% não são atendidos, 95% são atendidos. Não explicou no que consiste o atendimento. A pessoa chega, faz uma ficha, é examinada preliminarmente, é vista pelo médico, como é isso? Atendimento é palavra muito genérica, ninguém entendeu nada. Como se chegou a esses números?
Ao contrário do que fez na queda de arrecadação, aqui a prefeita apresentou números relativos. Como foram os números absolutos? Quantos foram atendidos. Mil, quinhentos, dois mil, cinco mil? Quantos voltaram sem atendimento? Vinte , trinta, quarenta, cinquenta, cem? O que aconteceu com eles? Morreram, foram atendidos em outras cidades, foram atendidos por curandeiros, foram às benzedeiras?
Tudo feito para encobrir a realidade. A prestação de contas, para mim, suscitou mais dúvidas que esclarecimentos.
Ao final, fazendo seu discurso, a única pessoa a quem foi dada a palavra, Deputado Marcelo Coelho deu parabéns à prefeita porque em muitos locais do Brasil só cinco por cento são atendidos. Em Ibiraçu, ao contrário, só cinco por cento não são atendidos.
Naturalmente, neste percentual de cinco por cento não está o pai, a mãe, os filhos, a esposa, parentes e amigos do deputado.
13 de janeiro de 2010 às 12:09
Gere, recebi informacão da Secretaria da Saude de Ibiracu que o numero questionado é em unidades, ou seja, se o cliente levou uma caixa com 30 unidades, contabiliza 30 unidades e não 1 caixa. Além disso ressaltaram que foram distribuidos pomadas, medicamentos solúveis, remedios que são disponibilizados unitariamente, etc, etc. Abracos. Carlos Cacau Furieri
14 de janeiro de 2010 às 05:58
Cacau, eu imaginei que seria isso. Acho que esse jogo de números foi mais para impressionar do que técnico. ///Estranhamente, não comentaram sobre os 5% dos que procuram atendimento e não são atendidos. Não tem importância, são só 5%. Talvez, ano que vem, reduzam para 4,5%.