Papagaio Curau - Reedição

16:55 Postado por Geremias Pignaton


Em fevereiro de 2011, publiquei este post. Na época, ainda não fotografava e publiquei com outra foto.  Reedito o post atualizado com uma foto minha.
É uma belezura de ave. a foto, modéstia à parte, também ficou muito legal.





                                             Foto: GPignaton  ///Clique sobre ela para ampliar

Este papagaio vive no cerrado e na caatinga. É ave endêmica do Brasil. Tem vários nomes comuns, sendo mais conhecido como papagaio-galego. Entretanto, aqui em Brasília, é mais conhecido como papagaio-curau. O nome curau vem da onomatopeia do canto. Seu nome científico é Alipiopsitta xanthops.
Defere-se do papagaio-verdadeiro - tema de um post anterior - por ser menor e ter a mancha amarela da cabeça maior. Tem o corpo praticamente todo verde, com algumas manchas amarelas, além da cabeça, sobretudo no abdome.
Como todo papagaio, alimenta-se de frutos e sementes. Faz seus ninhos em ocos de árvores e põe dois ovos. Os filhotes nascem sem penas e cegos.
Vivem em bandos de cerca de dez indivíduos. Os bandos, entretanto, são divididos em casais monogâmicos.
Sábado passado, quando fazia uma corridinha perto da reserva vizinha a minha casa, pude observar um bando de sete indivíduos dessa espécie. Eles estavam pousados na ponta dos ramos de uma pequena árvore. O céu estava escuro por um temporal que se aproximava. A cabecinha amarela dos bichinhos, em contraste com o céu negro, pareciam flores com os miolos - os olhos - escuros. Pude chegar bem perto, a uns cinco metros dos bichinhos que, só então, voaram em grande algazarra.

0 comentários: