FHC x Itamar

05:18 Postado por Geremias Pignaton

Ontem vi uma declaração de FHC dizendo que quem elaborou o Plano Real foi uma equipe e que ele era o chefe dessa equipe. Mas que, se não fosse Itamar, o presidente da república da época, o plano não teria existido. Essa declaração é extemporânea. Deveria ter sido dada em 1997, quando foi aprovada a sua reeleição.
Itamar foi presidente da república por pouco mais de dois anos. Depois, carreado pelo Plano Real, fez seu sucessor Fernando Henrique.
Antes de ser ministro da fazenda de Itamar, FHC era Chanceler e estava em vias de abandonar a carreira política, pois não tinha votos para se reeleger senador e não queria ser candidato a deputado. Com o impulso do Plano Real, foi eleito presidente em 1994. Antes, porém, fez um acordo com Itamar. Quatro anos depois, Itamar voltaria candidato a presidente com o seu apoio.
Itamar, então, entrou para o PMDB e passou a trabalhar a candidatura para 1998.
Foi traído. FHC trabalhou pela aprovação da reeleição com denúncias de compra de votos. De quebra, cooptou o partido de Itamar, o PMDB.
Itamar virou o bicho, espinafrou FHC, foi uma das maiores brigas políticas da história recente.
Assisti bem de perto a convenção do PMDB de 1998 que decidiu não lançar candidatura própria e liberar seus integrantes a apoiarem quem achassem melhor. Foi uma guerra. Uma parte do partido fechada com Itamar, a outra parte vendida ao Governo FHC.
Daí para frente, com a reeleição e as dívidas decorrentes dela, nunca mais FHC foi o mesmo.

Não sei como uma raposa política feito Itamar acreditava em acordo para quatro anos avante.

0 comentários: