Irerê

02:22 Postado por Geremias Pignaton

O Irerê ou Marreca Assobiadeira ou Paturi é uma ave da ordem dos Anseriformes da família dos Anatídeos, cujo nome científico é Dendrocygna viduata. Habita quase toda a América do Sul e, curiosamente, a África Ocidental. Seu nome Irerê vem do som de seu piado. É comum, sobretudo nas noites de lua cheia, ouvir-se, mesmo em cidades, o cantar dessa ave passando voando no céu em grandes bandos migratórios. Dificilmente se encontrará um curso d'água, um lago ou lagoa, grande ou pequeno, que não seja visitado por esta espécie. Seus ninhos são construídos dentro da vegetação baixa dos banhados ou margens de rios e lagos. A fêmea põe de 8 a 14 ovos e os machos ajudam a chocar. Seu nome em inglês é White Faced, pela sua cara branca, marca inconfundível.

Se você mora em Ibiraçu e gosta de observar aves, dê um pulinho, ao amanhecer ou finalzinho do dia, ali perto do viaduto férreo sobre a estrada para Aracruz, num banhado, do lado da estrada, em frente a marcenaria dos herdeiros de Valtinho Pedrine, numa pequena propriedade de Dorvelino Cera. Ali, nesta época do ano, formam-se umas lagoinhas e os Irerês estão sempre por lá.

Clique aqui para ouvir o canto do Irerê http://www.xeno-canto.org/browse.php?query=dendrocygna+viduata

6 comentários:

  1. Guti Lanschi disse...

    Geremias, já que você é metido a ornitólogo, tenho uma pergunta para você. Em frente de minha casa, antes que o dia comece a clarear, canta um pássaro que eu não sei o nome. É o primeiro a cantar. Tem o bico fino, as azas e o dorso meio escuros, peito de um amarelo bem clarinho. No meu tempo de caçador, chamavamos o bicho de "sirirí" por lembrar um bem-te-ví. Conhece alguma coisa dele?

  2. Geremias Pignaton disse...

    Guti, vou dedicar, a seu pedido, um post sobre o siriri ou suiriri. Já cometi o desatino de matar muitos desses insetívoros vorazes.

  3. O Careta disse...

    Gerê, só uma perguntinha: lá na nascente do Rio Taquarassu é possível encontrar irerês vivos ainda?

  4. Geremias Pignaton disse...

    O Careta, o irerê é uma ave muito resistente e bem adaptada, pode viver em águas poluídas. Acredito que habitam também lá em Taquarassu.

  5. O Careta disse...

    Seu passarinho parece que também sobrevive em situações adversas. E de posse de uma câmera. Como ele consegue transportá-la? Ele resiste ao veneno. Será que subsistirá a uma pelotada? Tem muita gente querendo pelotá-lo!!!

  6. Anônimo disse...

    Pede pro passarinho passar ali pela cascata. tão cortando a capoeira para faze carvão