Aves do Meu Quintal
06:23 Postado por Geremias Pignaton





De cima para baixo.
Anu preto, muito conhecido por todos, está presente em todas as regiões do Brasil. De tudo que li sobre esta espécie o que mais me impressionou foi o sistema de alerta do bando. Quando o perigo se aproxima pelo chão, um gato, uma raposa, ou outro mamífero predador, o indivíduo que avista emite um canto característico e os membros do bando sobem para os altos das árvores e arbustos. Quando o perigo vem pelo alto, um gavião ou coruja, o alerta é diferente e os indivíduos descem para os galhos mais baixos ou para o meio do capim.
Sabiá poca, tem como marca o bico amarelado. Ela é a mais mansa das sabiás e canta muito, um canto maravilhoso. Na foto ela está cantando, a menos de três metros de mim.
Curicaca, uma espécie de íbis, muito conhecida no Brasil central. Em algumas regiões é conhecida como despertador, por ter o hábito de, ainda com escuro, sair voando do pouso noturno emitindo seu canto estridente.
Coró-coró, outra íbis, com coloração esmeralda. O nome é uma onomatopeia do canto. Bicho muito arisco, quando assustado voa emitindo seu canto característico.
Bico-de-pimenta, lindo pássaro do gênero Saltator, o mesmo do trinca-ferro-verdadeiro e da tempera-viola. Além de lindo, emite um canto maravilhoso. Fotografei o bicho cantando e estava na companhia de minha mãe e dos meus filhos.
As três últimas espécies não são encontradas na região de Ibiraçu.
0 comentários:
Postar um comentário