O Câncer de Lula

03:06 Postado por Geremias Pignaton




O noticiário do fim de semana foi tomado pelo câncer de Lula.
Volta e meia, o Brasil é abalado pela notícia de algum famoso com câncer. Foi assim com a Patrícia Pilar, 
com Ana Maria Braga, com a Hebe Camargo, com o Gianechini, fora outros menos cotados.
Sem contar com a agonia do Vice-Presidente de Lula, o Zé Alencar, que o Brasil acompanhou, passo a passo, toda a
luta contra um câncer abdominal e a presidente Dilma que também lutou, tempos atrás, contra um linfoma.
Agora vamos ter uma  enxurrada no noticiário sobre Lula. Toda vez que o ex-presidente entrar no hospital haverá uma
notícia. Acompanharemos sessão de quimioterapia por sessão de quimioterapia, saberemos tudo sobre essas
aplicações, sobre as reações colaterais, sobre os motivos da queda de cabelo,sobre os medicamentos usados. Fica-
remos peritos no assunto.
Hoje mesmo, pela manhã, no Bar do Grippa, lá em Ibiraçu, teremos uns dez especialistas em câncer de laringe. Have-
rá, com  certeza, um bêbado mais bem informado que fará uma descrição anatômica do órgão, com a localização exata 
do tumor do ex-presidente. 


Tempos atrás, um diagnóstico deste do Lula era certeza de morte com sofrimento. Hoje, as possibilidades de cura 
são muito maiores que o fracasso no tratamento.
O Brasil inteiro torce pela recuperação. 


Adriano, nosso adorável gaiato do ibirinha, que já levou o Gianechini a Ibiraçu, certamente levará também o Lula para
se tratar no hospital do câncer prometido nos rodeios. 

Enem

02:52 Postado por Geremias Pignaton


Foto: trollada.com


Todo ano é assim. Aparece algum problema com o ENEM. Todo ano tem um vazamento. 
Sabe-se que esse exame foi um tremendo avanço em relação ao vestibular. Pretende-se que ele, gradualmente, vá substituindo a antiga prova de seleção para se entrar na faculdade. O exame pretende , além de avaliar as escolas de ensino médio, unificar e democratizar o acesso à universidade pública. O ENEM é um avanço.
 Reconheço que organizar uma prova nacionalmente com mais de 5 milhões de participantes não é fácil. A estrutura para  isso tudo é muito complicada. Certamente, pequenas falhas sempre ocorrerão, sempre haverá algum imprevisto. Contudo, essa questão dos vazamentos é grave e precisa ser apurado detalhadamente. Pode existir gente dentro da organização trabalhando contra. 
Vejamos o caso de vazamento deste ano. Suponhamos que você é professor ou diretor de uma escola. Suponhamos que você tenha acesso ao sigilo da prova. Certamente que esse acesso é criminoso. Suponhamos que você queira beneficiar os alunos do seu colégio com  isso. Você iria passar para eles, num caderno impresso, as questões iguaizinhas, sem nem mudar a ordem das respostas? Não seria muita burrice de quem praticou o crime da  violação de um sigilo?
Certamente aí tem. Existe muito mais do que um simples vazamento. Aí tem alguém querendo desacreditar todo o processo, todo o exame. É muito mais do que um vazamento para beneficiar alguns alunos.
Tem muita gente poderosa que perde se o ENEM pegar. 

Queda de Ministro

03:15 Postado por Geremias Pignaton

Imagem: upsidebrasil.wordpress.com


Esta imagem foi a mais adequada que encontrei para ilustrar este post. Pode ser um ministro do Governo Dilma em trajes esportivos. 

Este governo tem se notabilizado pela queda de ministros. Dá-se sempre da mesma forma. Aparece uma denúncia na imprensa, quase sempre na Veja, começam pressões da oposição no Congresso, instala-se uma crise de uma ou duas semanas e culmina com o pedido de exoneração. 

Nesse processo abrem-se algumas investigações, Polícia Federal, Controladoria Geral da União, Ministério Público e , depois da exoneração, passada a crise política, tudo vai para o arquivo do esquecimento, onde vão a maioria dos escândalos com dinheiro público.

Assim foi com a crise do Palocci, do Alfredo Nascimento, do Ministro da Agricultura, do Turismo e agora será com o dos Esportes.

São muitas as causas da corrupção neste país, não vou neste post falar muito sobre isso, vou só comentar o aspecto político eleitoral.

Os políticos sabem que o sucesso eleitoral não depende muito de sua atuação. Não adianta muito ser honesto, comprometido com a causa pública, zeloso com a patrimônio do povo, competente...A diferença na hora da eleição será o volume do caixa de campanha. O político que tiver a maior caixa de campanha terá mais chance que o outro.

 Todos os políticos estão lutando o tempo todo para rechear o caixa de sua futura campanha. Isso vai desde o vereador da cidadezinha do interior até ao presidente da república. É uma questão de sobrevivência na carreira. 

O Eleitor vê seus representantes comprometerem sua educação, sua saúde, seu transporte, seu emprego, sua segurança, para, na próxima eleição, os políticos virem mais sedutores, com propagandas mais bonitas e mais produzidas, com presentinhos mais caros. 

Eleitor, não se iluda, a campanha mais cara, mais opulenta, mais profissional, com propagandas mais bonitas é do político que mais conseguiu roubar, é do ladrão mais competente e menos escrupuloso.


Sete Bilhões

02:43 Postado por Geremias Pignaton

Foto: oficinasmissões.blogspot.com


A ONU anuncia que a Terra atingirá a marca de 7 bilhões de habitantes em 31 de outubro deste ano.
Lembramos bem da música que em 1970 embalou a campanha de nossa seleção no tricampeonato na copa do  México. " Noventa  milhões em ação, pra frente Brasil, salve a seleção!"
Nos últimos 40 anos a população brasileira mais do que dobrou. Dos 90 milhões em 1970, passamos para os quase 200 milhões agora.
A terra tem subido a população em 1 bilhão a cada 12 anos.
Nos idos de 1970, ainda achávamos que os recursos naturais  eram infinitos e que estavam postos a nossa disposição para gastá-los à vontade.
Hoje a nossa percepção mudou, o entendimento é outro. Sabemos que os recursos têm limite e que nossa vida  está ameaçada pelo consumo excessivo dos recursos naturais. Parte desse excesso provém da irracionalidade da utilização e parte,  do crescimento populacional.
Espera-se que no ano de 2050 a população do planeta atinja entre 9 e 10 bilhões de habitantes. Estima-se também que esse seja o limite suportado pela Terra.
Fazemos parte de um tempo que tem um enorme desafio, tornar possível a existência futura.


Será que seremos capazes de salvar o nosso mundo?
Um cara, muito tempo atrás, deu uma receita muito boa para salvar o mundo. Problema que foi muito mal interpretado e acham que ele estava falando de outro mundo.
Estamos há 2 mil anos confundindo os mundos e a salvação.

Neto, O Falastrão

02:24 Postado por Geremias Pignaton

Foto: Paulo Giandalia AE



Sei que o Neto, comentarista de futebol da Band, é um tremendo falastrão. O cara fala pelos cotovelos. E fala errado, com um sotaque caipira acentuado e um português pior do que o do Lula.
Contudo, gosto de seus comentários. Gosto porque ele sai do lugar comum. É um comentarista diferente de todos os outros, é um comentarista que se arrisca, dá a cara a tapa.
Como toda a Band, ele é tendencioso para favorecer os times de São Paulo, mas tendencioso todo mundo é. A Globo em peso é flamenguista, por exemplo.
Com relação a falar errado, ele só estudou até o primário, como Lula, então, deve-se dar um desconto.
Li agora há pouco uma entrevista dele no Estadão e gostei muito. Ele, mesmo tendo estudado pouco, é um cara muito inteligente e compreende muito bem o meio em que vive.


Leia também clicando no link http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,autoridades-devem-olhar-mais-o-assedio-no-futebol-diz-neto,789633,0.htm



           

Sabiá-Poca - Turdus amaurochalinus

03:50 Postado por Geremias Pignaton

Foto: GPignaton


                    A sabiá-poca é uma ave Passeriforme da família Turdidae, a família dos sabiás. É uma das sabiás mais conhecidas. Seu nome comum "poca" vem da língua Tupi e significa estouro, um dos seus piados de chama produz um som parecido com a palavra "poca". O outro piado de chama é um miado baixo, parecido com um gato. Daí, em Ibiraçu, quando criança, chamávamos esse sabiá de sabiá-gato.
                    Esta ave é muito confundida com o sabiá-barranco. As duas tem cor muito parecida, sendo o barranco um pouco menor e o poca possui bico amarelado. Na época do acasalamento o amarelo do bico fica muito mais intenso.
                     Espécie sem dimorfismo sexual.
                     Possui uma mancha preta entre o bico e o olho, dando-lhe a cara de braba.
                     No mento, os indivíduos podem apresentar riscas e manchas pretas, variando a intensidade e a quantidade de indivíduo para indivíduo. No caso da foto não existe essas manchas.
                     Alimenta-se de invertebrados e pequenos frutos que caem no solo. Como os demais sabiás, vive ciscando no solo, entre as folhas caídas, à procura de alimento.
                      Faz ninho em forma de tigela em arbustos fechados, bem tecidos no seu interior. Põe de 2 a 3 ovos azuis-esverdeados, com manchas ferrugíneas. Durante a nidificação o casal permanece junto.
                       Encontrado em quase todos os estados do Brasil e na Argentina. Vive nos quintais e campos das beiradas das matas.
                     

                     

Kadafi - Queima de Arquivo

02:23 Postado por Geremias Pignaton

     Começam a pipocar em toda a imprensa mundial a versão de que a morte de Kadafi  foi queima de arquivo.
      A carreira desse ditador foi muito conturbada e cheia de reviravoltas. O jovem idealista do início da carreira transformou-se no mais cruel e pragmático ditador. Era capaz de fazer acordo com o diabo para manter-se no poder. Todo o mundo poderoso tirou uma casquinha ali, os USA, a Rússia, a Europa e até a China.
     Kadafi vivo num tribunal internacional não interessava a ninguém.
     Leia artigo do professor Pedro Estevam Serrano clicando no link http://www.viomundo.com.br/voce-escreve/pedro-estevam-serrano-morte-de-kadafi-foi-queima-de-arquivo.html

Corrupção e Educação

02:40 Postado por Geremias Pignaton

Charge do Amarildo publicada há 9 meses. Clique em cima para ampliar e ler.



Sob uma charge genial como esta, não precisaria de texto algum, mas eu vou arriscar.
Sempre afirmo que corrupção é um fenômeno  mundial. É inerente ao ser humano.
No Brasil, temos ela presente acima da média do mundo. Na verdade, somos um dos países mais corruptos do mundo.
A corrupção, como bem ilustra o Amarildo, está presente fortemente na nossa cultura. O jeitinho brasileiro, a ideia de levar vantagem em tudo, a famosa lei de Gerson, o comportamento de pequenas transgressões às leis são traços dessa nossa cultura.
Mecanismos de controle, fiscalização e punição ajudam a disciplinar. Mas a verdadeira mudança que queremos só viria da educação. O povo bem educado começaria a perceber que esse comportamento cultural é prejudicial a toda a sociedade, mascarado pelas pequenas vantagens individuais.
Uma educação de qualidade é o remédio para todas a mazelas deste país.


Copa 2014

02:45 Postado por Geremias Pignaton


Qualquer coisinha que acontece, um engarrafamento, um atraso de voo, um alagamento, um pequeno escândalo de corrupção, um ministrinho que cai, uma bobagem qualquer, vem logo o questionamento: e na copa em 2014?
Passa-se a imagem de que somos os mais  incompetentes do mundo. Tá certo que realmente somos mal estruturados, temos um povo carente de educação básica e teremos muitas dificuldades com o evento, mas estão exagerando.
A imprensa,  com o objetivo de atingir o governo, é quem mais exagera.
Qualquer sujeito dando entrevista na televisão devido um atraso de ônibus, logo questiona "e na copa, como será?".
Quando querem nos comparar com outro país que organizou uma copa, esquecem a última copa na África do Sul e vão buscar a Alemanha como modelo. Não existe termo de comparação entre Brasil e Alemanha.
Devemos ver que a Copa foi realizada em países também mal estruturado como o nosso. Teve no México, na própria Coréia do Sul - na época não era o que é hoje - e, o melhor exemplo, na África do Sul. Se eles conseguiram, nós também faremos.
Não sei se será uma maravilha. Teremos, sim, muitos problemas, mas  faremos razoavelmente, no mínimo. Não somos todo esse cocô que querem nos fazer acreditar.


Enquanto isso, em Ibiraçu, com toda a mosquitada, estamos cada vez mais distante de hospedarmos uma seleção na copa. Não temos estádio, não temos hospital, não temos maternidade, não temos hotel - só o Califórnia não é suficiente -, não temos água, ou a temos demais, não temos pinicão, não temos clube com centro de treinamento. Nossa principal atração e orgulho é o marido da prefeita, um nosso conterrâneo inteligentíssimo que chegou a deputado federal. Acho que isso não basta para a copa, nem para a cozinha, nem para a área de serviço, nem para o lavabo, nem para o quintal.

Kadafi Morto

02:47 Postado por Geremias Pignaton

foto: cabuloso.com.br


                    O fim dos ditadores tem muita chance de ser trágico.
                     A história tem mostrado muitos exemplos. Os tiranos, no princípio, quase sempre amados pelo povo, no fim são odiados e alguns casos terminam em tragédia pessoal.
                      Vide Hitler, Celcescu, Millosevic e outros menos notórios no século passado. Neste século, podemos citar os famosos casos de Saddam, Mubarak doente na miserável maca presente ao tribunal e, agora, Kadafi retirado de um buraco,  tal qual Saddam, como um rato, e executado a tiros.
                       As imagens são chocantes.
                       Foram quarenta e dois anos se sustentando no poder com todos os artifícios possíveis, inclusive com violência e desrespeito aos direitos humanos. Fez aliança e brigou com Deus e o mundo.


                       Felizmente o mundo vem respirando democracia nos últimos anos. Praticamente toda a América Latina vive em liberdade. Toda a Europa, inclusive o leste europeu, saído da cortina de ferro, também está assim. Quase toda a Ásia  com exceção de países árabes e muçulmanos.
                        A África, onde está a Líbia, ainda é o continente das ditaduras, sobretudo a África Negra.

                        Enquanto isso, em Ibiraçu, o poder é mantido pelo mesmo homem há mais de vinte anos. Não podemos dizer que ele é um ditador, mas os métodos de fazer política se equiparam a tal. O poder é mantido por meios semelhantes aos ditadores. Lógico que não queremos nenhum fim trágico para ele, mas gostaríamos muito que o povo fizesse uma mudança no poder do município, como tem dado certo em todo o mundo. Não podemos mais ser comandados por um único a vida toda. Outras pessoas com novas ideias, novas propostas, novas políticas devem aparecer. Isso é o verdadeiro espírito da democracia.

                         Que os ventos democráticos do mundo possam soprar em Ibiraçu!



Ps- o Blog do Gerê tem um post, de  fevereiro passado,  intitulado Kadafi. Ontem, os acessos a essa página bombaram. Se você quer lê-lo click    http://gereblog.blogspot.com/2011/02/kadafi.html .
                 

Investe ou SAAE da Moita

02:42 Postado por Geremias Pignaton

Foto: gereblog.blogspot.com



       Tenho absoluta certeza, a legislação proíbe que se faça a captação total de um curso d'água.
   
        Dias atrás, num post do ibirinha, Ruberval questionava o preço da água do SAAE. Segundo esse ilustre morador de Ibiraçu, a água da cidade é a mais cara da região.
        Toda a captação da cidade é feita nos rios Taquarassu e Sapateiro. A água chega à estação de tratamento por gravidade, totalmente ou quase totalmente sem bombeamento. Isso reduz muito o custo para o SAAE.
         Desde que me entendo por gente, vi muito pouco investimento do SAAE no abastecimento da cidade.
         Mais do que isso, assistimos todo ano o Rio Sapateiro secar para baixo da captação.
         Essa captação, que pega todo o curso d'água é ilegal. O ambiente para baixo fica completamente prejudicado, o curso d'água morre. Sem contar que perdemos um cartão postal, a Cascata ( foto ).
          Agora temos a notícia que vão ampliar a captação no Rio Taquarassu. Será que vão matá-lo também?
          O moradores que se sentem prejudicados pela morte do Rio Sapateiro deveriam acionar o Ministério Público para exigir que o SAAE respeite a lei.
           Este post  pode servir para a ação do MP.
           O SAAE, depois de toda sua história atuando em Ibiraçu, deve fazer investimentos para melhorar o abastecimento de água da cidade, atender a população melhor e com preços módicos.

Pernilongo e Aedes aegypti

03:45 Postado por Geremias Pignaton

foto: muzambinho.com



               Li no site da prefeitura de Ibiraçu a informação de que o fumacê está atuando na cidade.
               Escreveram isso como um fato positivo para a administração. A prefeita, candidata ano que vem à reeleição, estaria  ajudando a população a combater o pernilongo.
               No mesmo informativo da prefeitura, preocupam-se em dizer que o pernilongo não é mosquito da dengue, que o mosquito da dengue está controlado, que os focos presentes na cidade estão dentro da tolerância da OMS - Organização Mundial de Saúde.
                Meses atrás a prefeitura alardeou que estava combatendo a dengue com campanha junto a população, distribuição de prêmios e que a campanha era um sucesso e coisa e tal. Maior propaganda, inclusive com matéria no Diário Oficial do Município, o jornalzinho de Aracruz, aquele do papagaio.
                Ora, se tem infestação de pernilongo é porque tem um grave desequilíbrio ecológico. Se o ambiente se tornou propício para o desenvolvimento do pernilongo, existem também condições para o desenvolvimento do Aedes aegypti, o mosquito da dengue.
                 Essas condições são falta de limpeza e acumulo de água parada.
                 Existem algumas diferenças entre os dois mosquitos. A principal diferença é no horário. O Aedes é ativo durante o dia, sobretudo nas horas mais frescas, manhã e entardecer. O pernilongo atua à noite. Também no formato há diferenças. O pernilongo é maior e o Aedes é menor e pintado de preto e branco.
                  Existem também semelhanças. As fêmeas alimentam-se de sangue e depositam seus ovos em águas paradas. O pernilongo deposita dentro da água, o Aedes na beirada. Os ovos do Aedes necessitam de chuva para eclodir, a água precisa se avolumar para encobrir os ovos.
                  Não se pode falar que o Aedes está controlado se existe infestação de pernilongo.
                   Fumacê pode ajudar, mas não é solução. É o paliativo do paliativo do paliativo... Se necessita de fumacê, é porque ao longo do tempo foram deixando o ambiente se degradar e propiciar o mosquito.

   

Ernest Hemingway

03:03 Postado por Geremias Pignaton

foto: grandesmensagens.com.br



       Sou fã de Ernest Hemingway.
       Em julho, estava passando uns dias em Volta Redonda, terra de minha esposa. Esqueci de levar um livro, como sempre faço quando viajo,  fui a um sebo, perto da casa do meu sogro, e comprei um do Hemingway. Chama-se "Adeus às Armas" e foi escrito no final dos anos vinte.
       Só agora, depois de iniciar a leitura em julho, estou concluindo.
       O livro, de forma romanceada e misturando ficção com realidade, conta a história da participação do próprio escritor na Primeira Guerra Mundial. Com apenas 19 anos, ele se alistou de voluntário no exército italiano para lutar contra os austríacos. Naquela época, a Áustria dominava o nordeste da Itália. Para minha surpresa, a ação do romance se passa na região de onde veio a Família Pignaton. Como eu conheço alguma coisa do local, inclusive um pouco da história, o livro ficou mais interessante.
        Li, então, Hemingway narrando o famoso recuo do exército italiano de Gorizia até às margens do glorioso Rio Piave. Foi uma retirada dramática com os austríacos e os alemães no encalço. Os italianos, por fim, conseguiram detê-los no Piave, ajudados pela cheia e com uma bravura inigualável. Foi uma das mais heróicas passagens da história italiana.
       Conheço essa história de ouvir o povo da região contar, inclusive pessoas que a viveram.
       Ler isso num romance de Hemingway torna a história ainda mais emocionante.

       Ernest Hemingway, americano aventureiro,  foi escritor de suas próprias aventuras. "Adeus às Armas" sobre sua participação na Primeira Guerra Mundial, "Por Quem os Sinos Dobram" da participação como correspondente na Guerra Civil Espanhola, "O Velho e o Mar", seu romance mais famoso, com sua  experiência de pescador em Cuba, "As Verdes Colinas da África", depois de caçadas naquele continente. Esses são seus principais romances
        Escrevia de forma muito direta e simples, como deve ser a boa escrita.
        Viveu literatura e foi Prêmio Nobel em 1954.
         Suicidou-se em 1961, às vésperas de completar 62 anos, com um tiro de fuzil no peito. Teve uma vida intensa e bastante conturbada, cheia de casamentos desfeitos e sempre às voltas com o alcoolismo.


      Para terminar este longo post, publico as 5 dicas de Hemingway para se escrever bem:


1- use frases curtas - Hemingway não usava penduricalhos explicativos nem enfeites no seu texto. Ia direto ao ponto, sem rodeios e delongas. Simples, curto e com conteúdo;
2 -inicie com parágrafo curto - como fiz no meu texto do post;
3 -escreva positivamente - descreva como são as coisas e não como não são. Por exemplo, ao invés de dizer "isso não é muito verdadeiro", diga "isso é mentira";
4- escreva com vigor - transmita sua ideia com vigor, mostre bem o foco, o objetivo;
5-saiba reconhecer os seus sucessos - publique os textos bons e acertados e descarte aqueles que você acha que ficaram ruins

     
     
     
               

Fumacê

02:36 Postado por Geremias Pignaton


Fotos feitas pelo celular de um leitor.



Ontem Ibiraçu teve uma atuação inusitada da prefeitura. Pelas ruas da cidade o famoso fumacê.
Para quem não sabe, o fumacê é um antigo método de combater mosquitos, os também famosos pernilongos, com o uso de uma fumaça inseticida ou repelente..
Lembro-me quando morava em Vitória, nos anos 70, e via, nas tardes quentes, o fumacê passar cobrindo as ruas de densa fumaça com um cheiro forte de óleo diesel mal queimado.
Não sei como é feita essa fumaça, não sei que tipo de poluição ele causa hoje em dia, mas sei muito bem que isso é uma medida extrema. Só se usa quando o caso é muito grave.
Lembro-me quando o grande orgulho dos ibiraçuenses era dizer que em Ibiraçu não havia mosquito. Bons tempos.
Se existe focos grandes de mosquitos é sinal de que o ambiente está desequilibrado. A melhora do ambiente é tarefa de todos, não só da prefeitura. Porém, é o poder público quem deve coordenar esse tipo de atuação da sociedade.
Não vou dizer como se faz isso, os mandachuvas de Ibiraçu sabem muito bem como fazer, eles não são burros. Não fazem porque têm outros interesses. Trabalhar pelo bem-estar da cidade não é prioridade. O principal para eles é se manter no poder, é ganhar as eleições. Nisso sim eles são craques.

Coleirinho Macaquinho e Outros

15:20 Postado por Geremias Pignaton






Minhas últimas passarinhadas renderam fotos muito boas. Esse hobby de fotografar aves tem sido um cachaça para mim. Tem virado um agradável vício. Todos, sobretudo eu, ficam maravilhados com o resultado. E olha que eu estou iniciando na atividade. Faço isso há apenas 3 meses, faltam-me muita experiência e domínio da técnica, além de melhor equipamento, apesar do meu ser um excelente equipamento.
Vamos lá, de cima para baixo:
 beija-flor-rabo-de-tesoura, beija-flor-de-garganta-verde, cabeça-seca, cardeal-do-nordeste, baiano - conhecido na região de Ibiraçu como coleirinho macaquinho- e maria-cavaleira-de-rabo-enferrujado.
Foi ou não foi um show minhas duas últimas passarinhadas?
Aumenta meu prazer compartilhá-las com os leitores do blog.

Horário de Verão - Reedição

15:19 Postado por Geremias Pignaton

Publico novamente o post que escrevi em outubro de 2009, há dois anos, quando o blog estava nascendo.

"Começou hoje o horário de verão. É uma maneira válida de aproveitarmos melhor a luz do dia. Sei que ele acarreta, principalmente no início, um sacrifício das pessoas, mas acho que no conjunto é válido para economizarmos energia.
Nós que moramos no Centro-Oeste do país sofremos mais que o pessoal do litoral. Hoje, 7 horas da manhã, o dia vinha clareando. Isso acontece porque estamos mais a oeste e temos o sol nascendo mais tarde.
Toda Europa adota essa variação de horário. Na Itália, existem dias fixos no calendário para a mudança. Muda-se no último domingo de outubro e no último domingo de março. Eles fazem isso há tanto tempo que não se lembram mais como era antes."

Aquarela Brasileira

06:16 Postado por Geremias Pignaton







 Na década de 50, para atender solicitação do governo americano que queria uma maior aproximação com o Brasil, Walt Disney criou este e outros desenhos animados com o Brasil de tema.

Tudo feito a mão, sem as parafernálias da tecnologia de hoje.

Ao contrário de Steve Jobs, Walt Disney era um gênio feito à mão.

veja http://www.youtube.com/watch_popup?v=_mQHr8bAojU&vq=small

Ocupar Wall Street

05:31 Postado por Geremias Pignaton









O mundo anda em polvorosa. Depois da queda do Muro de Berlim, achava-se que o capitalismo não teria mais adversários. Realmente, durante muito tempo não teve. Hoje, entretanto, os contrários ao capitalismo não são mais os comunistas, os comedores de criancinhas, os vilões contrários à liberdade e  à democracia. Hoje os adversários nascem dentro do próprio capitalismo, como uma doença auto-degenerativa que ataca um organismo.
 O capitalismo sempre teve a enorme capacidade de se recriar, de adaptar-se a situações adversas, de reinventar seus mecanismos para a própria preservação. Haja vista a China que ainda não saiu do mais retrógrado comunismo para ser um dos pilares do capitalismo atual. A China onde não existe liberdade  e põe por terra a principal defesa do capitalismo na época da Guerra Fria: a associação do sistema  à democracia.
  Estamos assistindo abalos na economia europeia e americana, acompanhados de manifestações populares imensas. No seio do capitalismo, nos USA, um movimento popular convocado pela internet e chamado Ocupando Wall Street vem mostrando ao povo americano e ao mundo que as coisas estão mudando mesmo.
  Muitas vezes se pregou o fim do capitalismo, mas agora parece que é mais sério.
  Esta semana o filósofo esloveno Zizek (foto) fez um discurso num desses protesto do Ocupar Wall Street que vale a pena dar uma atenção. leia-o no link http://operamundi.uol.com.br/conteudo/opiniao/A+TINTA+VERMELHA+O+DISCURSO+DE+SLAVOJ+ZIZEK+NO+OCCUPY+WALL+STREET_1659.shtml

Sabiá-do-Campo - Mimus saturninus

18:14 Postado por Geremias Pignaton


O sabiá-do-campo é um pássaro da família Mimidae, cujo nome científico é "Mimus saturninus".
Vive, como o nome comum já diz, em áreas abertas e campos de todo o Brasil, sendo encontrada também em países da América do Sul, como Paraguai, Argentina, Bolívia e Uruguai.
Adapta-se facilmente aos ambientes urbanos.
Apesar do nome, não tem parentesco muito próximo com os sabiás. É um pássaro mimídeo, enquanto os sabiás são turdídeos. O nome da família vem do fato de serem pássaros imitadores do canto de outras aves.
A família Mimídea é muito pequena, formada por um único gênero e apenas três espécies: esta objeto deste post, a sabiá-da-praia e a calhandra-de-três-rabos. As outras duas espécies são também muito parecidas, causando confusões nos observadores menos atentos. O sabiá-da-praia tem o peito esbranquiçado e a calhandra tem duas manchas brancas nas asas muito visíveis quando voando.
O sabiá-do-campo é onívoro. Seu alimento predileto são os insetos, mas também come pequenos frutos silvestres e frutos maiores como laranjas e abacates.
Seu canto é muito variado, inclusive com imitação de outras aves. Possuí diversos chamados de alerta, de agressividade e para atrair o companheiro e filhotes.
Tem hábitos variados dependendo da região. Em regiões mais quentes formam bandos de dezenas de indivíduos. Mais ao sul de sua distribuição, agrupam-se em casais e pequenos bandos com os filhos mais jovens.

A foto é de minha autoria - agora também sou metido a fotógrafo - feita em Volta Redonda - RJ. Esta espécie é mansa, permitindo boa aproximação do observador. Repare o olho amarelado, denotando indivíduo adulto. Os jovens tem o olho escuro. Não apresentam dimorfismo sexual.

O Ibirinha Forte

03:18 Postado por Geremias Pignaton


Para dar um upgrade no Blog do Gerê, comecei a usar umas estatísticas disponíveis no Blogger. Fiquei admirado com o sucesso.
Cada post do blog é transformado numa página na internet e essas páginas são acessadas aos montes pelos internautas do mundo. São quase duzentos acessos a essas páginas do arquivo do blog por dia, mais de cinco mil por mês. Sem contar os acessos à página inicial com o posts recentíssimos.
Para minha surpresa, os posts sobre aves são os mais procurados.
Outra constatação é a força do nome "ibirinha". Toda vez que publico um post que tenha no título a palavra "ibirinha", o sucesso é garantido.
Portanto, quem fica falando que o ibirinha e o Blog do Gerê são vistos por uma meia dúzia, que não valem nada, que isso e aquilo não sabe o que diz.

Dia das Crianças

03:47 Postado por Geremias Pignaton


Hoje é dia das crianças. Para comemorar, posto a foto das minhas duas crianças. Tenho a felicidade de tê-las na minha vida. Hoje, vivo para elas e vivo feliz.
Tomara todas as crianças do mundo tenham as mesmas condições que elas. Tenham uma família que lhes dê amor, segurança e educação.
Breve, daqui alguns anos, deixarei de tê-las.
Se Deus quiser, olharei para os dois adultos e recordarei da maravilha de crianças que eles foram.
Parabéns a Catherina e Angelo. Parabéns a todas as crianças do mundo.

Cristo Redentor No Corcovado

02:36 Postado por Geremias Pignaton

foto: superpassos.com.br



Hoje, 12 de outubro de 2011, é feriado nacional, dia de Nossa Senhora de Aparecida. Também é dia dedicado às crianças. Além disso, hoje se comemora os 80 anos do monumento do Cristo Redentor do alto do Corcovado no Rio de Janeiro.
O monumento foi inaugurado em 12 de outubro de 1931, cinco anos depois de iniciada sua obra. Foi feito em concreto armado, revestido de placas de pedra sabão. Tem a altura de 38 metros, sendo o pedestal de 8 metros. A envergadura é de 30 metros.
Existe uma falsa história de que a França doou o cristo para o Brasil. Toda a obra foi feita por brasileiros e custeada por donativos arrecadados nas igrejas católicas. O projeto e a execução foram brasileiros, apenas contou com um arquiteto e escultor francês que trabalhou voluntariamente, talvez daí a falsa história.
É a segunda maior imagem de Cristo do mundo. Só perde para uma existente na Polônia.
Está situado no alto do morro do Corcovado a 709 metros acima do nível do mar.
O trem que vai ao topo do morro está lá muito antes do Cristo. A ferrovia foi feita ainda no império e levava turistas para o maravilhoso mirante do morro, que já era muito visitado antes do Cristo Redentor.
Em 2007, foi eleito, numa votação na internet, uma das novas sete maravilhas do mundo.
É um símbolo da cidade do Rio de Janeiro, do Brasil e de toda a América Latina.
Sua beleza como monumento é extremamente valorizada pela sua localização. Certamente, se a mesma estátua fosse colocada em outro lugar, não alcançaria tanto sucesso, nem seria tão espetacular.
Muito mais que um símbolo religioso, a imagem do Cristo Redentor virou uma marca mundialmente conhecida.

Iryni Lopes x Gisele Bündchen

04:05 Postado por Geremias Pignaton

Foto:veja.abril.com.br



Parte da imprensa brasileira deu uma enorme importância a uma medida do governo que pediu a retirada de um comercial do ar. Trataram o assunto como se fosse uma medida do governo contra a liberdade de expressão ou mesmo contra a liberdade de imprensa.
Trata-se de um comercial de roupas íntimas femininas. Nele a brasileiríssima Gisele Bündchen aparece representando uma esposa que bateu o carro e, trajando langerie minúscula, seduz o marido para contornar o problema do estrago no veículo.
O órgão que pediu a suspensão do comercial foi a Secretaria de Políticas para Mulheres - SPM, pilotada pela ministra capixaba Iryni Lopes.
A imprensa trata do assunto, na sua maioria, para atingir o governo. Esquece que todas as democracias evoluídas do mundo, sobretudo na Europa, usam desse expediente para controlar os comerciais que tendem a discriminação de minorias e mulheres.
A Gisele, admirável pela beleza e talento, nesse comercial, incentiva a submissão feminina e os males decorrentes disso.
Acho que proibir é um pouco pesado sempre, mas no caso da regulação de propagandas comerciais tem que existir um freio, caso contrário, a ganância predomina.


Aécio Neves 2014

03:24 Postado por Geremias Pignaton

Foto: veja.abril.com.br




Domingo, no Estadão, o Senador Aécio Neves deu uma entrevista lançando-se candidato a presidente em 2014.
Aécio é candidato a presidente desde 2006. Tentou, naquele ano, mas foi derrotado dentro da máquina partidária tucana pelos paulistas que lançaram Alkmin. Não chegou a ser derrotado porque abandonou o barco quando viu a onda forte.
Mesma coisa aconteceu em 2010. Dessa vez os tucanos paulistas foram de Serra e Aécio também correu antes de perder.
Agora, bem antes, Aécio começa a desembainhar suas armas. Começa a mostrar seu potencial, sabendo que os paulistas estão meio tontos depois de três derrotas consecutivas para o PT.
Será que agora vai? Será que Aécio, enfim, vai botar seu time em campo? Eu ainda tenho minhas dúvidas. Ainda acho que os tucanos paulistas vão fazer Aécio desistir antes da briga.


Como eleitor, em 2014 vou mudar. Não votarei mais no PT. Votei em Dilma na eleição passada e torço para ela fazer um excelente governo, como fez Lula. Em 2014, entretanto, quero mudança. O PT já está há muito tempo lá. Começa a achar que é o dono.

Primavera Árabe

07:18 Postado por Geremias Pignaton


foto:odiariodepernambuco




Festejamos a primavera árabe como uma novidade na política mundial. Em países assolados por ditaduras velhas, ditadores cruéis, políticas antiquados, o povo vai às ruas se manifestar por democracia. Nesse embalo o povo egípcio derrubou o ditador Mubarak, no primeiro semestre deste ano.
Ontem, vimos apreensivos a notícia de que dezenas de pessoas morreram e centenas ficaram feridas no confronto entre manifestantes cristãos contra a polícia. Os cristão se manifestavam em protesto contra uma violenta invasão de uma igreja por muçulmanos na semana anterior.
Aí reside o medo do mundo. Será que as ditaduras serão substituídas por democracia, ou grupos de religiosos fanáticos, aproveitando o vácuo do poder, se assenhorarão do Estado, transformando-o em estado confessional, onde a religião dita as leis e a ordem?
Estamos esperando para ver. Religião - a história está careca de mostrar - não combina com ações de Estado. O estado democrático é sempre laico, não combina democracia com domínio religioso.
Os cidadãos têm o direito de acreditar no que quiserem, inclusive o direito de não acreditarem em nada.

Aumento de Vereadores

06:30 Postado por Geremias Pignaton

Parabéns Amarildo, como sempre, dez!



Aproveitando-se de uma modificação feita ano passado, a câmaras municipais Brasil afora estão aumentando o número de vereadores para a próxima legislatura. Alega-se que as despesas não vão aumentar, uma vez que a participação dos legislativos no orçamento municipal não foi alterado. Desta forma, alega-se que apenas a representatividade aumenta.
Eu discordo da alegação. Só quem não conhece a administração pública ou é um ingênuo completo pode acreditar nisso. Se o bolo orçamentário cresce, o pedaço da câmara fica maior. Aí, o que vai ter de vereador pressionando o aumento de orçamento não vai ser brincadeira. Basta dar uma elevadinha no IPTU e no ISS para que as câmaras recebam mais.
No final, vai sobrar para o contribuinte.
Em Ibiraçu não precisamos, por ora, nos preocupar. Esse aumento não nos atinge. Porém, nos vizinhos Aracruz e Fundão o número será elevado.

As vacas do Amarildo aí em cima estão impagáveis.

Irmão Che Guevara

04:36 Postado por Geremias Pignaton

Foto: carta maior.



Ontem, fez 44 anos da execução de Che Guevara. Muitos ainda pensam que ele morreu em combate. Não é verdade. Ele foi capturado pelo exército boliviano e, depois de interrogado, inclusive por agentes da CIA, foi executado com tiros em todo o corpo, primeiro nos braços e pernas, depois no tronco. Havia ordem do presidente boliviano para não atirarem na face e cabeça.
Che virou um ícone, uma lenda. É um símbolo do idealismo. Foi um mártir de seus ideais. Difícil alguém que seja capaz de se entregar aos ideais como ele o fez.

Antítese

14:53 Postado por Geremias Pignaton

Tem coisas que só acontecem com blogueiro. Bem que me avisaram, não se meta nisso que é furada. Eu não ouvi e virei blogueiro. É bom para eu aprender.
Recebi o seguinte comentário de um anônimo:

"Não q eu concorde com o tal sergio ramos, muito pelo contrario, mas vc, geremias, provou do seu proprio veneno, que é de dar suporte e até uma certa conivencia para que anonimos possam desmoralizar pessoas(as vezes de bem, as vezes não), sem ter que responder por isso. Isso causa dor nos amigos e familiares das pessoas q são ridicularizadas em seu site. Penso eu que o seu site poderia ser muito mais interessante se vc não apoia-se esse tipo coisa (anonimato), acho muita coragem sua em escrever o que escreve, mas tb acho muita covardia sua dar suporte para pessoas como eu (anonimo)."

Sr. anônimo, o senhor é a coisa mais doida que eu já vi. O senhor é a antítese de si mesmo.

Pigs

06:04 Postado por Geremias Pignaton




Andando à toa pelo mundo virtual, deparei-me com esta imagem. Lembrei-me de uma velha história que ouvi quando criança.

Naquele tempo - tô ficando velho mesmo, parece introdução ao evangelho -, bom, vamos em frente, naquele tempo, nas cidadezinhas pequenas, como em nossa querida Ibiraçu, era comum os moradores criarem porcos no quintal. Em algumas, até porcos soltos pelas ruas. Numa dessas cidadezinhas, começaram a haver muitas ocorrências de furtos de porcos. Praticamente todos os dias tinha um registro na delegacia. Os moradores, então,começaram a pressionar o delegado para dar um paradeiro aos casos e prender o criminoso. Muitas histórias apareceram, com vários suspeitos, tinha até histórias de assombração para explicar os fatos.

O delegado, pressionado pela população e pelas demais autoridades, juiz, promotor, prefeito, vereadores, até o padre teve duas cabeças de suínos furtadas, resolveu armar uma campana noturna para flagrar o meliante. Distribuiu três policiais, era tudo que possuía, nas únicas três ruas da cidade durante a noite.

Na primeira noite nada. Na segunda idem. Na terceira noite, um dos policiais viu um vulto pulando uma cerca no fundo de um quintal e aproximou-se lentamente, bem devagar, para não alertar o possível ladrão. Quando chegou pertinho, viu o indivíduo sorrateiro com um porco de todo tamanho nas costas. O porco estava todo amarrado, inclusive com a boca bem lacrada para evitar a gritaria. O guarda militar deu voz de prisão:"você está preso, seu ladrão de proco ordinário". O meliante não se deu por achado:" preso, por quê? Eu não fiz nada!" O guarda confirmou: "e este porco aí nas suas costas?" O meliante surpreso: "credo! Quem botou este bicho aqui?"

Diante de todos estes escândalos na política nacional, diante da cara de inocente e das evasivas dos políticos, há de se pensar que os políticos brasileiros estão todos com sérios problemas de coluna de tanto carregar porcos nas costas.

Quem será que os põem lá?

Steve Jobs

03:06 Postado por Geremias Pignaton

Foto: www.nerdedisse.com.br



Hoje, dia seguinte à morte de Steve Jobs, não há nada mais importante para se falar.

Ele marcou a história das últimas décadas, foi um revolucionário, a história certamente terá uma página sobre ele.
Com a criação da Apple, ele atuou na área de tecnologia, comunicação, musica e cinema. Sem contar a maior de todas as contribuição de Jobs, na área da administração das empresas e corporações.
A forma como ouvimos música hoje é fruto do trabalho de Jobs. Os filmes de animação foram revolucionados pela atuação de uma de suas empresas, a Pixar.
Jobs não foi um visionário além de seu tempo, Jobs foi um visionário que puxou o mundo para seu tempo.
Infelizmente, toda sua capacidade e todos os seus recursos ainda não foram suficientes para vencer uma morte comum e prematura, um câncer no pâncreas matou-o apenas aos 56 anos. A inexorável morte.
Agora, quando estivermos diante de uma dificuldade no computador, diante de um celular novo, quando não soubermos lidar com uma novidade tecnológica, temos um santo a recorrer: Steve Jobs rogai por nós!

Francesco di Assisi

05:12 Postado por Geremias Pignaton

imagem: apartamento502.blogspot.com




Hoje é dia de São Francisco.

Não sou religioso, não sou devoto de nenhum santo, mas tenho muita admiração pela história desse fantástico homem.

Ele foi o religioso que mais admiro em toda a história. Ele procurou chamar a atenção da humanidade para a verdade do cristianismo.

Despiu-se da vaidade. Despiu-se literalmente ao romper com o pai rico e poderoso.

Cultivou a humildade.

Santificou-se em vida, com exemplos e prática.

Amava a natureza, numa espécie de predecessor da ecologia.

São Francisco desvinculou a fé do material. A necessidade de ter está vinculada à vaidade. Como disse Oscar Wilde, a vaidade é a origem de todos os pecados. São Francisco abominava a vaidade.

Hoje, vendo o fausto em que vivem as igrejas cristãs, vendo as caixinhas de coleta sendo a prioridade, vendo espertalhões dando golpes nos humildes fiéis, vendo a fé sendo usada como objeto de cobiça, sentimos a necessidade do retorno do franciscanismo.

Em Brasília, temos a notícia da existência, pasmem, de um “drive thru’ de orações, como aqueles das lanchonetes americanas. O fiel entra com o carro, deixa um pagamento no cartão, e ora com o pastor sem sair do carro.

Oh! meu São Francisco, a que ponto chegamos!

Aves do Meu Quintal

06:23 Postado por Geremias Pignaton





Clique nas fotos para ampliar.


De cima para baixo.

Anu preto, muito conhecido por todos, está presente em todas as regiões do Brasil. De tudo que li sobre esta espécie o que mais me impressionou foi o sistema de alerta do bando. Quando o perigo se aproxima pelo chão, um gato, uma raposa, ou outro mamífero predador, o indivíduo que avista emite um canto característico e os membros do bando sobem para os altos das árvores e arbustos. Quando o perigo vem pelo alto, um gavião ou coruja, o alerta é diferente e os indivíduos descem para os galhos mais baixos ou para o meio do capim.

Sabiá poca, tem como marca o bico amarelado. Ela é a mais mansa das sabiás e canta muito, um canto maravilhoso. Na foto ela está cantando, a menos de três metros de mim.

Curicaca, uma espécie de íbis, muito conhecida no Brasil central. Em algumas regiões é conhecida como despertador, por ter o hábito de, ainda com escuro, sair voando do pouso noturno emitindo seu canto estridente.

Coró-coró, outra íbis, com coloração esmeralda. O nome é uma onomatopeia do canto. Bicho muito arisco, quando assustado voa emitindo seu canto característico.

Bico-de-pimenta, lindo pássaro do gênero Saltator, o mesmo do trinca-ferro-verdadeiro e da tempera-viola. Além de lindo, emite um canto maravilhoso. Fotografei o bicho cantando e estava na companhia de minha mãe e dos meus filhos.

As três últimas espécies não são encontradas na região de Ibiraçu.