Ponto Biométrico

06:23 Postado por Geremias Pignaton

Há mais de um mês venho trabalhado na confecção e entrega dos novos crachás de servidores do senado que possibilitarão a marcação biométrica do ponto dos servidores - ponto com a digital.
Veja no link matéria sobre o assunto com uma foto minha em atividade http://www.senado.gov.br/sf/senado/portaldoservidor/jornal/Jornal119/senado_ponto.aspx

Frutos do Mar

05:38 Postado por Geremias Pignaton

Li, meses atrás, um livro histórico escrito pelo explorador Saint-Hilaire, "Segunda Viagem ao Interior do Brasil, Espírito Santo". O livro resultou de uma viagem de exploração feita em 1818. O explorador francês saiu do litoral do norte do Rio, subiu pelo sul do Espírito Santo, passou por Vitória, foi até ao Rio Doce, subiu pelo rio até ao nascente povoado de Linhares e voltou ao Rio de navio.
Durante sua estada em Vitória ele entrou na mata e foi até ao pequeno povoado de Viana. Seguiu por uma estrada que, segundo seu relato, foi aberta por mineiros que desejavam trazer carne de Minas para vender em Vitória. A picada na mata para passar com tropa de mulas estava se fechando por falta de uso. A empreitada dos mineiros não deu certo. Os habitantes de Vitória não compravam carne. O preço era elevado e eles comiam moluscos, crustáceos e peixes, que abundavam no estuário do Santa Maria.
Nossa moqueca vem desse tempo.
O livro de Saint-Hilaire deveria ser reeditado e adotado nas escolas do Espírito Santo. Leitura obrigatória para todo capixaba.

Tiziu

00:51 Postado por Geremias Pignaton



Pequeno pássaro da família Emberizidae com nome ciêntífico "Volatinia jacarina", o tiziu mede 13 cm e apresenta forte dimorfismo sexual. O macho é preto azulado, com coloração metálica, exceto por uma pequena mancha branca sob as asas. Essa mancha branca aparece mais quando em voo. A fêmea é marron com listras pretas no ventre. As fotos mostram o macho e a fêmea. O canto, só emitido pelo macho, produz o som que deu origem por onomatopéia ao nome. Vivem em toda a América do Sul, com exceção das regiões do extremo sul. É ave migratória. Do sul e sudeste do Brasil, no inverno, migram, procurando lugares mais quentes, para o norte. Alimentam-se de sementes de gramíneas e insetos. Vivem sobretudo em capinzais. O macho tem um estranho hábito de, no pouso, ficar cantando e dando pulinhos na vertical. Durante essa coreografia ele faz aparecer a mancha branca sob as asas. Os ornitólogos dizem que ele faz assim para atrair as fêmeas e para demarcar o território entre os machos. Na fase de reprodução, vivem aos pares e formam pequenos bandos a maior parte do tempo.
Tem uma passagem da minha infância muito interessante envolvendo esse pássaro. Estava caçando com a seta - como é chamada a estilingue em Ibiraçu -, perto do morro onde morava Willer Pignaton, na fazenda de Aldérico Sarcinelli. Atirei uma pelotada num tiziu pousado sobre uma estaca. Como eu era muito ruim de pontaria, a pedra passaria por sobre o bichinho. Ele, no exato momento, deu o seu pulinho cantando. A pedra, então, o atingiu em cheio. Pobre azarado tiziuzinho!

Ideia de Girico

02:58 Postado por Geremias Pignaton

A Confraria de O PAU GIGANTE reuniu seus especialistas em segurança para analisar os acontecimentos no Rio de Janeiro, a cidade que nos seduz! Devidamente acomodados nas mesas do Bar do Geraldo Pintor no Bairro Mutirão, com vista privilegiada dos contrafortes do Morro do Aricanga, saboreando uma cachaça de procedência duvidosa com cavalinhas fritas, nossos analistas chegaram à conclusão que os ataques das facções criminosas é idéia de algum energúmeno. Sem chances de derrotar o aparato policial, tais atitudes prejudicam os negócios dos bandidos e não trazem nenhum benefício ao tráfico. Se foi para chamar atenção, seria melhor convocar aquela menina gorda apelidada vulgarmente de “mulher melancia” para mostrar a tão mostrada bunda! >>>>> O mesmo podemos dizer dos protestos populares contra a greve dos trabalha dores de transporte coletivo em nossa capital Vitória. Queimar os ônibus não vai resolver o problema. Querem protestar, vão para a frente da casa do governador, do dono da empresa de ônibus, do prefeito e demais autoridades e fiquem lá, aguardando soluções. Logo alguém vai tomar uma atitude! E se não estiver funcionando todos devem cantar, em coro, antigos sucessos da Xuxa. Rapidamente, vão resolver o problema.

Não Esculacha

02:53 Postado por Geremias Pignaton

A Confraria de O PAU GIGANTE regozija-se com os moradores das favelas cariocas, chamadas singelamente pelas autoridades de “comunidades”, por finalmente serem reconhecidas como parte da Cidade Maravilhosa. As chamadas Unidades de Polícia Pacificadoras tem levado a essas populações a presença do Estado onde ele nunca esteve. Ausentes, as autoridades cariocas permitiram que a bandidagem assumisse o papel de benfeitores das populações carentes e o crime se espalhasse pelos morros onde polícia não podia entrar. Tal qual Robin Hood, os traficantes contavam com o apoio de grande parte da população, muitas vezes desrespeitada pela polícia apenas porque moram nessas favelas. O Rio de Janeiro sempre foi pródigo em esquecer os menos favorecidos. Bandidos tem composições musicais rendendo-lhes homenagens. Basta morar em favelas para ser considerado su speito. >>>>> Não basta sair atirando, matando pessoas e provocando a morte de inocentes. É preciso antes de tudo saber que ali moram pessoas de bem. A polícia deve ser rigorosa, responder aos ataques com força, mas tem o dever de proteger pessoas inocentes. >>>>> A Confraria de O PAU GIGANTE espera que esse show pirotécnico seja derradeiro e não mais um capítulo da interminável novela que vive o Rio de Janeiro. E como a vida imita a ficção, o próximo passo será, como nos filmes, o combate a outro inimigo: as milícias. Estes sim, bandidos profissionais!

Giulietta

01:51 Postado por Geremias Pignaton




A cena aí da foto resultou na maior vaia que já tomei na vida. Foi ano passado em Verona.
Como todos sabem, Verona foi cenário para a maior história de amor da humanidade. Shakespeare escreveu "Romeu e Julieta" localizada em Verona.
Lá, hoje, existe a casa de Julieta e a casa de Romeu, muito visitadas por turistas, sobretudo a casa de Julieta, que é mais bonita e fica perto do centro da cidade.
No pátio da casa de Julieta, diariamente apinhado de turistas, tem essa estátua da personagem e todo mundo tira fotos com a amada de Romeu. Tem fila para a pose. Todos os homens pegam no peito da "moça" para fazer a fotografia. O seio direito dela está gasto.
Eu, para ser diferente, resolvi só beijar o rosto dela. Tomei uma vaia imensa da galera que estava vendo a cena. Ao menos foi uma vaia cosmopolita, lá tinha gente do mundo todo.
Minha mulher me perguntou o motivo de eu não ter feito como todos. Eu respondi que foi em respeito ao pobre Romeu.

Na foto, eu, Giulietta e meu filho Angelo.

Nossa Senhora das Graças

00:28 Postado por Geremias Pignaton




HOJE É DIA DE NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS.

Tempos atrás, no Taquarassu, nesta igrejinha aí da foto, tinha festança, foguetório, roleta, leilão, missa. Toda a comunidade se reunia, junto com centenas de pessoas que vinham das comunidades das redondezas.
Ano passado, em dezembro, passei por lá e encontrei a igrejinha abandonada, caindo no meio do pasto que lhe entra porta adentro. As paredes rachadas, o altar abandonado, o teto furado e parte caído. Pelos excrementos dentro dela, vê-se que só é frenquentada pelo gado do pasto.

ESTA IGREJINHA FICA NAS TERRAS DA FAMÍLIA DA PREFEITA.

Onde estão o casal de políticos de Ibiraçu? Onde está o discurso de quem preza a religiosidade, a fé, a tradição, a cultura, a história do nosso município?

Como diziam os nossos antepassados italianos, em bom italiano: parole, parole, parole... Ou em bom dialeto veneto: ciacole, ciacole, ciacole....

Desconfio que restaurar e preservar a igrejinha de Nossa Senhora das Graças não dá voto.

QUE NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS NOS LIVRE DESSE TIPO DE POLÍTICO, AMÉM!

Parlamentarismo

05:51 Postado por Geremias Pignaton

Pareceu-me sensata a decisão da presidente Dilma de anunciar o ministério como Jack, o Estripador: por partes.
Assim, ela distribui melhor as responsabilidades políticas, tal qual é feito no parlamentarismo.
Como ela venceu a eleição em uma coligação imensa, necessário que o governo também seja repartido entre os componentes dessa coligação.
Inicialmente ela revelou sua equipe econômica. Responsabilidade integral sua.
Agora, revelará a chamada cozinha do Palácio do Planalto: Casa Civil, Secretaria Geral da Presidência, Ministério das Relações Institucionais e outros menos importantes situados ao redor da presidência. Também responsabilidade integral sua.
Depois, revelará os indicados para os ministérios políticos, provavelmente dizendo quem é de quem. Com isso, dividirá a responsabilidade com os partidos que formarão sua base.
Assim, como Jack, por partes, marcará bem as responsabilidades.

801

03:09 Postado por Geremias Pignaton

Este é o post de número 801 deste blog.
Sei que parece fácil escrever todos esses posts, mas, posso garantir, um metido a escritor como eu sofre para produzir tanto.
Espero estar satisfazendo os leitores.
Agradeço ao pessoal da Confraria do Pau Gigante, a todos os comentaristas que sempre me apoiaram e, sobretudo, aos leitores que me aturam esse tempo todo com paciência.
Não vou ser blogeiro a vida toda, mas espero continuar por aqui por muito tempo.

Remédio Contra Homossexualidade

02:30 Postado por Geremias Pignaton

O Deputado Jair Bolsonaro, PP-RJ, membro da Comissão de Direitos Humanos e Minorias -CDHM, apresentou, num programa de entrevistas e debates, um remédio contra "gayzinho".
O sujeito é reconhecido por sua truculência, mas não sabia que era tão abobalhado.
Duro é ter um representante assim. Tem gente ainda que critica, espumando pelo canto da boca, a eleição de Tiririca.
Pela lógica do deputado, se você é gay, é porque apanhou pouco; e se é machão, é porque foi muito surrado.
Veja o link http://www1.folha.uol.com.br/multimidia/videocasts/836144-deputado-federal-defende-na-tv-agressoes-fisicas-para-mudar-filho-gayzinho.shtml

Meirelles

02:14 Postado por Geremias Pignaton

Todo mundo queria que o Meirelles continuasse no Banco Central. O mercado, os políticos, o PT, Dilma, Lula, enfim, todos mesmo. Ele era uma unanimidade nacional.
Por que ele, depois de convidado, não ficou? Parece que calçou o salto alto. Para ser reconduzido, exigiu mais poder. Queria nomear toda a equipe, toda a diretoria.
Se isso é verdade, Dilma agiu muito bem. Ele ficaria muito poderoso e, quando o poder se concentra muito sobre uma só pessoa, sobretudo nessa área, é muito perigoso.
Aliás, circula conversa aqui por Brasília que o Meirelles adora um salto alto.

Violino

01:48 Postado por Geremias Pignaton


O Blog do Josias da Folha usou essa imagem para fazer uma analogia interessante. Diz que governo é igual a violino, se pega com a esquerda e se toca com a direita.
Eu continuei pensando sobre o tema e fui além. Pode-se também pegar com a direita e se tocar com a esquerda.
Não dá para pegar e tocar com a mesma mão.
Na verdade, para se tocar um governo de um país imenso e heterogênio como o nosso Brasilzão, teria que ter mil mãos.

O Círculo Misterioso

01:19 Postado por Geremias Pignaton

A Confraria de O PAU GIGANTE em alguns assuntos prefere andar na contra-mão. Por isso, enviamos às ruas do Reino do Pau Gigante nossos especialistas em trânsito para verificarmos se as mudanças feitas nas vias públicas foram satisfatórias e tentar colaborar com os incontáveis leitores deste inquisidor Blog do Gerê na nova enquete. >>>>> O aumento do número de vagas de estacionamento no centro da cidade foi positivo. Em determinados horários a dificuldade para encontrar uma vaga só era comparável a tentativa de encontrar virgens em zonas de meretrício. >>>>> Nossos olheiros andaram procurando por nomes de ruas no centro da cidade e adjacências. Quase não existem! Nem a praça do velho General Tides tem uma placa que a identifique. >>>>> Tentamos também entender o significado daquele círculo na confluência das Avenidas Conde D’Eu e Getulio Vargas. Pode bem ser uma rotatória mas em local inadequado. Para o Severino, nosso ajudante-de-ordens, é um “espaçoporto” de OVNIs.

A Day in the Life

15:33 Postado por Geremias Pignaton

A música dos Beatles título deste Post, mais do que o álbum em que ela apareceu a primeira vez no ano de 1967, foi o início de tudo. O St. Peppers foi revolucionário, mas a última faixa do lado B, foi a essência. Se você não sabe de que música estou falando, você não sabe como começou a revolução do rock'n'roll.
Devido aos shows de McCartney em São Paulo, os Beatles estão fortes na boca do povo. Acesse o blog do André Barcinski da Folha e leia uma crítica muito interessante sobre o evento. http://andrebarcinski.folha.blog.uol.com.br/

Trânsito/ Enquete

06:08 Postado por Geremias Pignaton

Dias atrás, com a assessoria do Detran-ES, a prefeitura de Ibiraçu fez radicais mudanças no trânsito da cidade.
Nunca mais ouvi falar nada. Isso é sinal de que está funcionando bem.
Será que está mesmo?
Você pode comentar sobre o assunto na seção de comentários deste post.
O leitor também pode votar na enquete do blog sobre o tema.

Neoliberalismo

01:32 Postado por Geremias Pignaton

Nos últimos 20 anos, o neoliberalismo tomou conta da economia do mundo. Cresceu e ganhou força com a ruína da URSS. Na guerra entre o estado e o mercado, ganhou o mercado e o estado ficou como o patinho feio. Ele deveria ser o mínimo, o menor possível, apenas um órgão regulador, que interferiria em caso de abuso dos agentes mercadológicos.
Agora, no refluxo histórico das modas, das doutrinas, dos hábitos, vemos que a coisa não funcionou como os teóricos previam.
Quando tudo corre bem para o mercado, a teoria dá certo. Ocorre que o mercado é uma briga de foice no escuro, nele existe todos os golpes, o estado regulador não consegue, por mais organizado que seja, controlá-lo.
Aí, havendo problema, a quem o mercado pede socorro? Ao estado que ele enfraqueceu. Este, débil, tem que socorrer o mercado e fazer enormes esforços para que tudo não caia por terra.
O desafio dos países, no contexto econômico atual, é encontrar um ponto de equilíbrio para estes dois seres poderosos: mercado e estado. Quem encontrar primeiro leva vantagem.

Incorreto

13:49 Postado por Geremias Pignaton

Por falar em politicamente correto... No post "Bem na Foto" , quem não me conhece pode pensar que teve ali um preconceito com motoristas. Na verdade, eu não gosto é de coluna social, sobretudo no formado antigo como se apresenta no jornalzinho em questão.
De resto, posso dizer que prefiro pessoas humildes e populares do que a maioria das figuras que se apresentam nas colunas sociais.

Eu tenho um amigo que, todo dia, na época de nossa juventude em Ibiraçu, destacava a Coluna do Hélio Dórea na Gazeta para servir-lhe de papel higiênico. Ele adorava ver as caras das madames manchadas com o excremento que lhe restava ao redor do ânus, após defecar.
Era um prazer escatológico, mas prazer é prazer, não se discute.

Rolinha

13:18 Postado por Geremias Pignaton

Rolinha, rolinha-vermelha, rolinha-comum, rolinha-sangue-de-boi, rola-caldo-de-feijão, são alguns nomes desta ave Brasil afora. O nome científico é "Columbina talpacoti". É uma ave columbiforme muito comum, talvez a mais comum do Brasil. Tenho certeza que, por mais urbano que seja o leitor, ele já observou uma dessas aves. É uma ave que se adaptou muito bem ao convívio com o homem e a mudanças do meio ambiente. Ela é muito mais facilmente observada em ambientes modificados do que no seu habitat natural, campos e cerrados. Onde existe alimento, certamente, ela estará. Alimenta-se sobretudo de sementes. Habita pastagens, zonas de agricultura de grãos, terrenos urbanos baldios, quintais, por praticamente todo o Brasil. Sua existência é beneficiada pelo desmatamento. A foto acima, extraída do site http://www.viveiro-jaimedias.com, mostra muito bem o dimorfismo sexual. O macho mais colorido e com o branco da cabeça mais acentuado. A fêmea mais pardacenta. Os dois apresentam manchas negras que afloram das penas, principalmente nas asas.

Escrevo este post lembrando dos meus tempos de criança, em Ibiraçu, caçando com a seta. A rolinha era meu alvo predileto. Bons tempos politicamente incorretos.

Bem na Foto

02:35 Postado por Geremias Pignaton

Vi, no jornalzinho de Aracruz, Folha do Litoral, uma foto do marido da prefeita de Ibiraçu com o Governador Eleito Renato Casagrande. Foi numa matéria falando do campeonato capixaba de futebol.
Interessante como o marido da prefeita trata seu cargo, aparentemente vitalício, de presidente da federação. Quando a notícia é positiva, ele aparece sorrindo, posando de presidente. Quando a notícia é ruim, quase sempre, ele esconde-se atrás do título de presidente licenciado, ou põe algum outro funcionário da federação para responder.
Fato é que ele está há quase vinte anos comandando a federação e o futebol capixaba cada vez pior. Não sei como ainda ele consegue arranjar alguma coisa positiva no nosso futebol. É um mágico do marketing.

Por falar nisso... O futuro político do marido da prefeita está cada vez mais atrelado ao governador eleito. Precisa mesmo aparecer sorridente ao lado de Casagrande.

Quanto ao jornalzinho de Aracruz, a prefeita de Ibiraçu está com tanto prestígio junto àquele semanário que até o motorista dela sai na coluna social.

A Camisinha do Papa

02:23 Postado por Geremias Pignaton

Quase se pensou que o Papa reconheceu que existe camisinha e que ela serve para prevenção contra a AIDS. Ele a mencionou num de seus livros doutrinários.
Quando tudo parecia que caminhava para isso, a igreja vem com uma versão de que não é bem assim.
Se fosse, seria um avanço imenso, quase uma revolução no pensamento da igreja.
Repito: o Papa e os clérigos católicos de forma geral parecem que saíram de algum quadro embolorado da idade média. O pensamento católico está defasado pelo menos uns 500 anos. Para a sorte da sociedade mundial, os católicos não dão muita bola para a doutrina da igreja, salvo algumas perigosas exceções.

Padroeira

04:22 Postado por Geremias Pignaton

Dia especial para os católicos de Ibiraçu. É o dia da padroeira da cidade, que virou, há pouco tempo, também a padroeira da Diocese de Colatina. Hoje é o dia de Nossa Senhora da Saúde.
Hoje também tem festa em Aransano, pequeno Paese da Comune de Fontannafredda, pertinho de Vigonovo , terra da família Pignaton. Lá também a padroeira é Nossa Senhora da Saúde.
Che la Madonna porte salute a tutti!

Tigre Celta

02:26 Postado por Geremias Pignaton

A Irlanda está quebrada. Foram mais de vinte anos de receita liberal seguida à risca. Antes todos falavam da Irlanda como modelo para o mundo. Um pequeno país de 4 milhões de habitantes que dava exemplo de modelo econômico. A política do estado mínimo e do deus mercado mais uma vez dá mostra de que não é bem assim. Vejam o artigo do Saul Leblon http://www.cartamaior.com.br/templates/postMostrar.cfm?blog_id=6&post_id=617

Foto

01:30 Postado por Geremias Pignaton

Acabou a enquete dos vereadores. Nilsinho foi o vereador mais votado entre os leitores do Blog. Lógico que isso não tem valor cientifico, nem tem a pretensão de retratar a realidade do quadro, mas é uma pequena mostra.
Pela condição de oposicionista do blog, os leitores são, na maioria, de oposição à administração municipal. Entretanto, tenho certeza que muitos leitores não comungam com as ideias aqui lançadas e o lêem por curiosidade e para informação.
De qualquer forma, parabéns ao Nilsinho.


Sempre defendi que a eleição para vereador é muito importante para a evolução da sociedade de Ibiraçu. Tenho ouvido falar que muitas pessoas novas na política estão em movimento para se candidatar na próxima eleição. Espero que bons nomes apareçam e que sejam eleitos muitos vereadores de qualidade para a próxima legislatura. A Câmara é o retrato da sociedade e acho, sinceramente, que não estamos bem na foto.

Secadinha no Negão

01:15 Postado por Geremias Pignaton

Obama convidou Dilma a fazer uma visita oficial, antes da posse, àquele país presidido por ele. Trata-se de um imenso país situado ao norte do México, ao sul do Canadá, entre os oceanos Atlântico e Pacífico.
Dilma está relutante a aceitar o convite. Está dando uma secadinha no negão, aconselhada pelo seu guru, o quase ex-presidente Lula.
Quem ti viu, quem te vê. Antes, um presidente do Brasil vivia mendigando uma audiência com o maior representante do Tio Sam. Ficava anos e , na maioria das vezes, sequer era recebido.
Será que eles perderam importância ou fomos nós que ganhamos?
Acho que a culpada foi a tal da globalização. O mundo inteiro estamos no mesmo barco. Barquinho cada vez menor e o mar cada vez mais revolto.

Dunga

11:09 Postado por Geremias Pignaton

Ontem senti uma saudade doída do Dunga.
Nada contra o técnico Mano Menezes. É que, durante a passada Era Dunga, quando encontrávamos a Argentina, dávamos um cacete.
Só perdoarei Mano se perdermos para a Argentina e ganharmos a copa no Brasil. Se ele, o Mano, durar até lá.

Bunda Não É Bumbum

07:30 Postado por Geremias Pignaton

A Confraria de O PAU GIGANTE, a exemplo da Igreja católica, é uma entidade formada por homens. Alguns nem tanto mas...paciência! Como conseqüência o machismo é notório entre os confrades. Porém, a figura feminina nos inspira os melhores sentimentos, tanto carnais quanto sublimes, visto tratar-se de criaturas capazes de gerarem a vida. Preocupados com a vulgarização da figura feminina, reunimo-nos no aprazível bar do gentil Senhor Orlando Fraga, para discutirmos o assunto. A inspiração ficou por conta de saborosa pinga curtida em folhas de louro, acompanhada de generosas talagadas de Jurubeba e tendo como “pièce de résistance” ovos cozidos com sal e lingüiça calabresa frita.
Concluímos que as mulheres lutaram tanto pelo seu lugar, pelos seus direitos, pela própria emancipação e quando conseguiram avançar na conquista de seus objetivos permitiram que os interesses masculinos a transformassem naquilo que pior as classificavam: objetos de prazer! Naturalmente, nos agrada a figura feminina em suas nuances sexuais, porém sem a vulgaridade com que ora se nos apresentam.
Esta Confraria tem visto os meios de comunicação criarem ídolos femininos cujo único predicado é ter o “derriere” avantajado. Mulheres cujo cérebro é inversamente proporcional ao tamanho do traseiro são valorizadas ao ponto de filosofarem sobre problemas existencialistas. Certa está Madame Zoraide, nossa experte (esses americanos!) em assuntos da carne, que afirma: “elas mexem a bunda porque o cérebro só pega no tranco!”.
Vejam como são as coisas: Gisele Bitichem (esses...imigrantes!) tem as canelas secas como as das sabiás que cantam ao entardecer, mas dizem que ela é “sexy”! E a Paniquete Jujú, eleita a mais “sexy” do mundo, tem pernas de jogador de futebol, ombros de estivador e braços de halterofilista! A gente come, mas daí a dizer que são femininas, vai uma légua!
A Confraria de O PAU GIGANTE vem pedir encarecidamente às mulheres que voltem a ser aqueles seres maravilhosos, macios e femininos, por quem os sinos dobram. Pedimos também que parem de chamar as próprias bundas de “bumbum”! E também parem de chamar as outras de “amiiiiiiiga”. Coisas Ridículas! E meditem nas palavras eróticas de Nibalas Niba, O Galanteador: “Sejam mulheres de verdade. Lembrem-se que hoje vos chamam por nome de frutas mas amanhã poderão vos chamar por nomes de animais como vacas, galinhas, e sabe-se lá mais o que”.

PT x PMDB

01:54 Postado por Geremias Pignaton

Todo mundo sabe que o próximo governo será marcado pela disputa entre o PT e o PMDB.
Os opositores apostam que essa briga pode esquentar e provocar racha, enfraquecendo politicamente o governo.
Quem observa a política mais atentamente sabe que a briga será constante, ora mais acirrada, ora menos. Entretanto, jamais os dois contendores chegarão ao racha total.
Se rachar, todos perdem, inclusive o governo.

Garoto

01:08 Postado por Geremias Pignaton

Quando os primos italianos, Giorgio e Elena, vieram nos visitar, eu levei-os na fábrica da Chocolates Garoto. Foi um programa improvisado. Pensávamos em ir às praias de Vila Velha e Guarapari, mas choveu muito e acabamos tendo que fazer outra coisa.
Giorgio e Elena adoraram conhecer a fábrica. Compraram muito chocolate e elogiaram o produto capixaba mais conhecido no Brasil. Ficaram surpresos com a qualidade do chocolate.
Eu digo sempre que o Garoto é o melhor chocolate do mundo. Sinceramente, sem bairrismo, e mesmo sem ser um grande consumidor de chocolates, de todos que já provei, inclusive muitos suíços, o Garoto é melhor.
Recebi de um tal Nilson Siqueira - desculpe Nilson, mas não relaciono o nome à pessoa - um vídeo apelando para não deixarmos a Garoto morrer. Não sei se o vídeo é antigo, de quando a Garoto passava por dificuldades.
Temos notícias de que a controladora da Garoto agora é a multinacional Nestlè e não sabemos se ela corre o risco de acabar.

Vai o link para o vídeo http://www.youtube.com/watch?v=HHysyp6auPE

Ibirinha

00:48 Postado por Geremias Pignaton

O ibirinha.com, o site da galera, comunica que, por problemas técnicos, está momentaneamente fora do ar. Breve, ainda esta semana, voltará à ativa.
Ibiraçu se acostumou ao ibirinha. Sem ele fica faltando alguma coisa.

O Jênio

01:55 Postado por Geremias Pignaton

Tiririca é um gênio. Afirmo isso sempre que alguém provoca a discussão do tema comigo. Um cara que mal sabe ler e escrever, um analfabeto, que tem o poder de comunicação que ele tem, só pode ser classificado como gênio.
A Justiça Eleitoral deveria, se fosse o caso, ter vetado de pronto a sua candidatura. Agora, eleito com mais de um milhão de votos do povo de São Paulo, cassar-lhe o direito de exercer o cargo, soa-me como perseguição. Acho que o Ministério Público Eleitoral está se excedendo.
Tomar por base a escolaridade, depois de Lula, torna-se perigoso. Já tivemos uma boa surpresa com um operário, pode ser que tenhamos também com um palhaço de circo.

Dilma nos Porões

01:35 Postado por Geremias Pignaton

O Superior Tribunal Militar, ontem, julgando mandado de segurança, deu, à Folha de São Paulo, acesso ao processo que a ditadura militar moveu contra Dilma nos anos 70. O pedido foi feito pela Folha ainda em maio, mas o processo se arrastou até ontem.
A Folha, pelo que se viu na campanha, queria ver se tinha alguma coisa que poderia ser usada eleitoralmente contra Dilma.
Agora, não sei se o interesse continua, mas pode surgir alguma novidade desencavada daqueles porões truculentos e nojentos.
Acho que tudo deveria ser escancarado para todos terem acesso. Esconder isso é esconder nossa história. Mesmo sendo feia e perigosa, é a nossa história. Temos o direito de conhecê-la.

A Capital do Rock

01:18 Postado por Geremias Pignaton

Eu não sou muito chegado a metal, mas o vídeo do link a seguir é bom. Tem uns clichês, mas dá para ver bem. Interessante ver os pontos turísticos de Brasília como cenário.
Juntaram-se vários rockeiros da capital federal e produziram esse vídeo em homenagem à cidade, neste ano do cinquentenário.
Interessante também é a participação do atual governador. O guitarrista e tecladista R Schumman R é o governador do Distrito Federal, Rogério Rosso.
http://www.youtube.com/watch?v=b-hk-qMJ2cE&NR=1

Uma Pedra Sobre Pau Gigante /// Por Ruberval Pignaton

09:12 Postado por Geremias Pignaton



Em companhia de moradores e familiares da comunidade de Valada Maffei, no último dia 14 de novembro nos dirigimos ao outro lado da montanha da reserva biológica de Aricanga, nos fundos da localidade de Santa Maria de Angola, no território de Ibiraçu , para visitarmos e registramos pessoalmente mais esse monumento natural de Ibiraçu, sinônimo de equilíbrio, fé, robustez e esperança do povo ibiraçuense.

O fenômeno, que melhor se expressa como um protesto da natureza, que atendendo a um pedido superior se dirigiu ao toco de uma árvore de Ipê de quase quatro metros de altura, mais de mil anos de existência e com quase oito metros de circunferência, - cortado pelos nativos da região há mais de meio século, mas até hoje no interior de uma mata praticamente virgem -, e colocou a pedra, cujo seu peso se aproxima de quatro toneladas, como quem disse:

CHEGA! BASTA!

SUSPENDAM A DEVASTAÇÃO DAS NOSSAS FLORESTAS.

O toco aonde está a pedra, remanescente da mata atlântica, era uma árvore do Ipê muito grande, e, quando florescia, deveria ser vista a mais de dez quilômetros de distância naquele alto do morro do Aricanga, ao Leste.

Descoberto em 1971 pelo agricultor Valdir Cera, e, mesmo já tendo sido fotografado, o fenômeno continua despercebido e precisará antes de começar a ser visitado de preservação, porque a pedras está relativamente vulnerável sobre o toco e qualquer atrito poderá destruir aquela obra e patrimônio natural de Ibiraçu. As pessoas tendem a subir no monumento, através dos cipós da floresta. O próprio toco está comprometido no seu miolo e precisará ser reparado com urgência para poder ser mantida viva a história desse milagre, mesmo estando ele morto.

O mais provável que ocorrera, segundo opiniões dos poucos que já estiveram no local e a minha, inclusive de dificílimo acesso, foi a ocorrência de uma grande avalanche na montanha acima do local, que partiu algumas pedras e o pedaço de pedra sobre o toco, seria estilhaços da avalanche, o que parece ser o mais provável. Em 1975 um trator fez a estrada de acesso ao alto do Aricanga, a qual, dista mais de trezentos metros da "Pedra Sobre Pau Gigante", o que impossibilitaria a rolagem de pedras que fosse parar sobre o toco.

De qualquer forma, uma coisa é certa. O ser humano não interferiu em nenhum momento para a construção daquele patrimônio de ibiraçu. A pedra parece ter sido colocada por uma mão. Mas só se fosse a de Deus.

Nepotismo

05:20 Postado por Geremias Pignaton

Esta Confraria é a favor do nepotismo. Não vemos nada demais em dar emprego público para os parentes. Esta é uma prática secular e devemos preservar o patrimônio histórico de nosso povo. Principalmente quando o parente é aquela prima gostosa. >>>>> A Confraria de O PAU GIGANTE propõe a criação de cotas para os parentes no emprego público. Uma parte para os parentes mais próximos, outra para os mais distantes e uma outra para os agregados, como por exemplo os cunhados. >>>>> No Reino do Pau Gigante todos são parentes de uma forma ou de outra, fruto da mistura das famílias. Assim, o nepotismo deveria ser uma prática natural nessas paragens. Competentes ou não, todos fazem parte de uma Grande Família!

Em Recesso

02:45 Postado por Geremias Pignaton

A Confraria de O PAU GIGANTE esteve em recesso pós-eleitoral. Recebemos muitas solicitações de eleitos e não eleitos que necessitam dos competentes analistas de nossa agremiação para definirem os seus (deles) futuro político. >>>>> Pela hierarquia, enviamos nossos conselhos a Dona Dilma, preocupada com os reflexos negativos da campanha entre as camadas religiosas e que teve a intervenção Dele, o Sumo Pontífice, o Infalível Papa Bento XVI. Tranqüilizamos a presidenta eleita. Nem Jesus Cristo, que se quisesse tiraria a vitória da candidata, assim o quis! Fica a lição: hora de rezar, rezar! Hora de votar, votar! Bentinho, o bom e velho solteirão, não sabe nada de copular e criar filhos! >>>>> Enviamos também nossos assessores para ajudar ao deputado eleito Tiririca no aprimoramento de seus vastos conhecimentos da Língua Vernácula. Francisco Everardo Oliveira Silva declarou que “martemática eu num seio, mais no portugueis eu mi agaranto”. Nois tomem!

São Cristóvão

02:05 Postado por Geremias Pignaton

Em 1964 nós mudamos para o São Cristóvão, para a casa onde até hoje mora minha mãe. Saímos do Sapateiro, hoje chamado Cascata, daquele casarão onde eu nasci - nas fotos lá de cima do blog, a última à direita. Era novembro daquele ano e eu completaria 4 anos em dezembro. Fomos morar ao lado da Serraria São Cristóvão, propriedade de papai em sociedade com os irmãos Pedro, Benjamim, Jorge e Gervásio.
Começava aí o Bairro São cristóvão. O nome veio do Posto de Gasolina que se chamava São Cristóvão e que hoje é Padre Eustáquio. Antes de nós, só tinha um morador, Tio Joanim Furieri, cuja casa ficava ao lado do posto, onde hoje é o Sfalsim, sede de sua antiga colônia. Portanto, não era uma casa urbana.
Logo após chegarmos, papai começou a vender lotes. Primeiro veio Antônio Loureiro, depois Caboclo Adélio e em terceiro Vivaldo Delunardo.
Assim nasceu o Bairro São Cristóvão, em volta do Posto São Cristóvão e da Serraria dos Pignatons.
Hoje ele está mais importante, recebeu o novo forum da cidade. Nele está sediada a Comarca de Ibiraçu.
O nosso velho Sãocricri cresceu e apareceu.

O Sheriff e o Banco Central

15:34 Postado por Geremias Pignaton

Os nossos dois presidentes, o atual e a futura, estão na Coréia do Sul para reunião do G20, os vinte países mais significativos do mundo.
O principal assunto nessa reunião é a tal crise cambial.
Os Estados Unidos , há muitas décadas, vem atuando como o sheriff e o banco central do mundo.
Como Sheriff eles apontam sua arma para onde tiver uma briguinha ou qualquer conflito que possa, ganhando a parte sua adversária, trazer-lhes transtornos.
Como banco central do mundo, eles internam seus sucessos externos e externam seus fracassos internos.
Só que agora apareceu uma potência à altura, muito diferente de sua antiga adversária a URSS. A tal China não está muito interessada em enfrentar o Sheriff. Está mais interessada no banco central do mundo e joga com armas que os americanos não têm e não podem desafiar: um povo imenso, capaz de produzir aos montes e de viver praticamente sem consumir.
Nessa guerra nós somos fichinha, com tendência a apanhar dos dois. Ainda assim, acho que Lula e Dilma podem, mesmo sem surtir muito efeito, meter nosso bedelhinho.

Ibiraçu do Futuro

01:56 Postado por Geremias Pignaton

O site da prefeitura traz matéria dando conta da assinatura da ordem de serviço para a reconstrução da ponte de Pedro Palácios http://www.ibiracu.es.gov.br/site/?p=noticias_ver&id=387.
A tal ordem de serviço foi assinada numa solenidade naquela localidade, com muita pompa e circunstância. O site não fala em foguetório, mas, pelo que conhecemos, houve um foguetório ensurdecedor.
O marido da prefeita, nosso orgulho, estava presente e fez discurso. O site destaca um trecho desse discurso: “Essa ponte leva Ibiraçu do presente para Ibiraçu do futuro, ou seja, um município mais desenvolvido e com mais oportunidades para todos”.
Aquela é uma pontezinha de menos de dez metros, arriou com a enchente de janeiro de 2009 e fará dois anos que está caída, trazendo transtornos para a comunidade que precisa dar uma imensa volta.
Traduzindo: ficamos dois anos desligados e, como a previsão é de que a pontezinha só ficará pronta daqui a seis meses, ficaremos mais muitos meses sem futuro .
Nosso orgulho admitiu que estamos parados no tempo, sem meios para chegar ao futuro.

Pelo que observamos na construção da ponte que caiu em Ibiraçu, a ligação com o futuro vai demorar.

É a primeira vez que vejo solenidade para expor a vergonha e desdenhar da capacidade de entendimento da população.

Uso da Máquina

12:56 Postado por Geremias Pignaton

O site seculodiario de hoje denuncia mais uma vez a deputada federal Sueli Vidigal por uso da máquina pública na eleição.
Como prova o site mostra as doações de campanha de empresas que mantém contrato com a prefeitura da Serra, cujo prefeito é o marido da deputada e seu principal cabo-eleitoral.
Ora, assim sendo, situação idêntica vive em Ibiraçu a prefeita e seu marido candidato na eleição passada. Ele recebeu doações de várias empresas que fornecem ou prestam serviços à prefeitura.
Afinal, isso caracteriza uso da máquina pública?
Com a palavra o MP e a Justiça Eleitoral.
Link para matéria do seculodiario http://www.seculodiario.com.br/exibir_not.asp?id=7055

Enem Pensar

12:29 Postado por Geremias Pignaton

Foram falhas operacionais realmente significantes e primárias, mas que comprometeu uma parcela insignificante da grandiosidade do exame. Foram mais de quatro milhões de avaliados e apenas uns dois mil atingidos pelos erros.
Não posso fazer uma rigorosa avaliação do caso, mas mesmo que seja necessário repetir uma das provas, o Exame Nacional do Ensino Médio vale como tentativa de melhorar nossa educação.
Desconfio que todo este bafafá na imprensa atende ao interesse de grupos econômicos que lucram fortunas com a indústria do vestibular.
Existe um lobby sorrateiro da educação privada que mina a qualidade da educação pública. Tem muito dinheiro em jogo.
Quase todo mundo quer melhorar a educação pública, todo político tem isso no discurso, mas a coisa não vai. Falta determinação política forte. Essa falta deve-se, em grande parte, às jogadas de interesse econômico.
A indústria do vestibular ainda é forte, apesar de já ter sido muito mais potente. Agora é universidade privada. Rios de dinheiro jorram nessa área. Pior que têm, salvo honrosas exceções, uma qualidade sofrível.
Sem educação forte, jamais construiremos uma grande nação. Com todo esse pessoal trabalhando contra, continuaremos a passos de cágado.

Pagamentos PMI Julho de 2010

16:06 Postado por Geremias Pignaton

Como venho fazendo, mês a mês, divulgo os pagamentos efetuados pela prefeitura de Ibiraçu a seus fornecedores e prestadores de serviços no mês de julho passado. Vai abaixo o rol dos que receberam mais de 5 mil reais.

Alphaprint Comércio de Equipamentos e Artigos de Escritório Ltda--------R$ 19.182,67
Ambitec Ltda--------------------------------------------------------------- 28.674,89
Amf Construções e Serviços Ltda--------------------------------------------160.079,01
Ana Maria Carlesso da Silva -ME--------------------------------------------- 8.251,37
AST Construções e Serviços Ltda-ME----------------------------------------103.784,09
CEPEMAR SERVIÇOS DE CONSULTORIA EM MEIO AMBIENTE LTDA--- 69.720,68
Cootrara-Cooperativa de Trans. de Escolares e Passageiros de Aracruz------ 56.233,44
Eduardo Campos de Oliveira ME-------------------------------------------- 7.830,00
EMPORIO CARD LTDA ---------------------------------------------------- 63.227,76
Engeo -Soluções Integradas Ltda-------------------------------------------- 25.572,49
M. Locações Ltda------------------------------------------------------------ 5. 715,87
Maria Eloisa Fonseca Rangel------------------------------------------------- 11. 598,00
POSTO PEDRA BRANCA---------------------------------------------------- 40.610,92
Tec Ligth Indústria e Comércio de Reatores Ltda----------------------------- 6.385,62
Tofoli Carlesso Comércio Ltda -ME-------------------------------------------- 8.571,61
V. Croce Blank ME------------------------------------------------------------ 10.469,26
Wellington Maffioletti--------------------------------------------------------- 16.000,00
HOSPIDROGAS COMÉRCIO DE PRODUTOS HOSPITALARES LTDA-------- 13.392,13
Consórcio Publico da Região Polinorte - CIM Polinorte------------------------- 29.000,00
Soft Soluções e Negócios Ltda -Me--------------------------------------------- 9.458,00
MKA Engenharia e Serviços Ltda---------------------------------------------- 74.960,44

Vejam o pagamento a Ambitec Ltda. É a nossa conta do lixo. Pagamos a essa empresa para ficar com o lixo da cidade. Levamos nosso lixo para Aracruz, entregamos a essa empresa e ainda pagamos este valor absurdo por mês. sabe-se que na administração passada fazíamos a mesma coisa errada. Foi um solução de emergência para atender exigências legais. Só que pagávamos menos da metade dessa conta. Nossas autoridades precisam rever esse contrato.

Conta de combustível continua altíssima.

pagamentos a AMF e a AST são restos a pagar. É a conta do muro de arrimo e da ponte que caiu.

As empresas em letras maiúsculas são doadoras para a campanha do marido da prefeita. A CEPEMAR doadora tem um nome diferente, mas, salvo engano, são empresas do mesmo grupo.

Deus e a CPMF

01:12 Postado por Geremias Pignaton

Tem uma velha piada do senador que morreu e foi dar às portas de São Pedro. Vou contá-la só para a remota hipótese de algum desavisado que ainda não a conheça.
São Pedro falou-lhe: senador, o senhor pode escolher para onde ir, ficar aqui ou ir para o inferno.
O senador, acostumado ao luxo, vida farta, ser paparicado, belas mulheres rodeando seu poder, achou o céu um tédio. Tudo muito paradinho, gente de branco, música suave e delicada, orações, cânticos. Desceu ao inferno para conferir, antes de escolher de forma definitiva.
O inferno se mostrou muito mais atraente. Uma mansão imensa rodeada por lindos jardins, cascatas de águas cristalinas caindo por todos os cantos, mulheres lindas, solícitas e simpáticas, vestidas com roupas coloridas e sensuais. Bebida de boa qualidade sendo servida à vontade. Música de vários gêneros tocada com perfeição, ao vivo por todos os cantos. Comida farta servida em várias mesas espalhadas pelo jardim. O diabo, um jovem senhor, educado e simpático, impecavelmente vestido, fazia as honras da mansão, sempre com um radiante sorriso nos lábios.
O senador voltou ao céu e disse a São Pedro que havia escolhido o inferno. São Pedro alertou-lhe para pensar bem, pois a escolha era definitiva. Depois, não poderia voltar atrás.
Não havia dúvida, o senador foi, definitivamente, no dia seguinte, de mala e cuia, para o inferno.
Chegando lá, estranhou. Parecia bem diferente do dia anterior. Agora tudo era muito sombrio, as pessoas estavam maltrapilhas e doentes, ouvia-se gritos de dor por todos os lados, o trabalho era pesado e forçado por feitores com chicote. Fazia um calor piauiense e as mulheres eram horrorosas e desdentadas.
O senador, com toda sua maravilhosa eloquência, foi queixar-se ao demônio, agora um cara antipático, sisudo, com cara de mau.
O diabo disse: senador, admiro-me muito o senhor cair nesse conto. Logo o senhor que tem larga experiência no ramo. Ontem, quando o senhor veio aqui, estávamos em campanha. Hoje, já tivemos o seu voto.
O diabão aplicou o maior calote eleitoral no senador.

Com o episódio recente de falar-se em ressurreição da CPMF, o famigerado imposto de movimentação financeira, a oposição e a imprensa começam a falar em "calote eleitoral" de Dilma e dos governadores eleitos.
Quanto aos governadores, não acompanhei a campanha deles, não posso dizer como eles se posicionaram em relação ao tema.
Com relação a Dilma, a oposição não pode falar em "calote eleitoral". Eles estavam, na campanha, mais interessados em discutir as posições religiosas dos candidatos. Sobretudo, se Dilma acredita em Deus e se é a favor do aborto.
Do mesmo jeito que puseram a presidente eleita para ir à missa e para se declarar cristã, contrária ao aborto, poderiam pô-la para se declarar contrária à CPMF.
O tema não foi discutido, ninguém prometeu nada. Não existe calote.



Eu sempre fui favorável à CPMF. É um imposto que deve existir, não só como instrumento de arrecadação, mas sobretudo como instrumento de controle e fiscalização.
Também sou favorável que se tenha uma política clara na área tributária no país. Sempre com retorno satisfatório para o contribuinte.

Trinca-Ferro

15:50 Postado por Geremias Pignaton

O trinca-ferro é um pássaro da família Thraupídea, a mesma de sanhaços e saíras, nome científico "Saltator similis". O gênero Saltator é composto por oito espécies muito parecidas, causando confusão entre criadores dessas aves. Por essa razão esta espécie e também chamada de trinca-ferro-verdadeiro. Seu nome popular vem da robustez do seu grosso bico. Vive da Bahia para baixo até na Argentina, espalhando-se pelo Centro-Oeste e até em países vizinhos como Paraguai e Bolívia. É onívoro, dando, entretanto, preferência às frutas. Vive na borda das matas, em matas secundárias e capoeiras, bastante observáveis em fruteiras. Macho e fêmea são quase idênticos. Podemos observar pequenas diferenças entre indivíduos de região para região, inclusive no canto. É muito procurado por criadores de pássaros de gaiola. Seu canto é lindo, de uma sonoridade fantástica. Aqui no meu quintal sempre temos um pássaro deste cantando no alto das mangueiras. Segue abaixo o link para o canto:

BMG e Fred

16:47 Postado por Geremias Pignaton

Outras duas doações à campanha do primeiro damo de Ibiraçu chamaram-me muito a atenção.
Uma foi a doação do Banco BMG S/A. Foi a única feita por bancos. Valor de R$ 100.000,00.
Não sei qual o interesse dessa instituição bancária na eleição do marido da prefeita de Ibiraçu. Não sei também se o BMG doou dinheiro para outras campanhas.
Sei que esse banco tem uma relação muito próxima com o futebol, inclusive com alguns patrocínios.

A outra doação foi de uma pequena empresa. Chama-se Fred Rosalém Heliodoro ME que doou R$ 143.800,00 . Achei a quantidade muito grande para um posto de gasolina.

Projeto Tucano

02:48 Postado por Geremias Pignaton

No rescaldo da derrota eleitoral, Aécio Neves, o nome mais forte que sobrou do PSDB, começa a tentar dar um norte ao partido. Fala que o partido precisa de um projeto, de uma cara, de identidade.
O PSDB se notabilizou por ficar mais sobre o muro do que de um dos lados na luta política. Tucano virou sinônimo de indeciso.
O pobre do FHC ficou puto e, finalmente, esperneou no fim desta eleição. Disse que, se continuarem a escanteá-lo, vai abandonar o partido.
Vejam abaixo o texto do Josias de Souza, colunista da folha:

Morto três vezes, o PSDB procura um projeto de vida


Levado à cova uma trinca de vezes –2002, 2006 e 2010— o PSDB tornou-se uma legenda à procura de um projeto de vida.

FHC e Sérgio Guerra, presidente de honra e presidente executivo do partido, desejam antecipar a escolha do nome do próximo presidenciável tucano.

Em vez de aguardar até 2014, o candidato seria lançado em 2012, com dois anos de antecedência.

Espécie de bola da vez da legenda, Aécio Neves, grão-duque do tucanato mineiro, acha que o nome é relevante, mas enxerga uma prioridade mais urgente.

"Antes de ter um nome, temos que ter um projeto. Não podemos deixar novamente para o início do processo eleitoral a difusão das nossas ideias e propostas".

Um observador incauto poderia perguntar: Quer dizer que, se José Serra houvesse prevalecido sobre Dilma Rousseff, o PSDB iria ao governo sem projeto?

Eis uma das muitas razões que produziram a derrota de Serra: o tucanato não conseguiu pôr de pé uma proposta alternativa de país. Foi às urnas sem discurso.

Não se diga, contudo, que a campanha presidencial do PSDB foi inútil. Hoje, todo mundo sabe que Serra acredita em Deus e é contra o aborto.

Bolsa Família

17:25 Postado por Geremias Pignaton

Para quem acha que o Bolsa Família é igual jabuticaba, só tem no Brasil, vai aí uma matéria no link falando sobre um programa social americano maior do que o nosso Bolsa Família.
Tem americanófilo que acha chique lá e um populismo sem vergonha do presidente Lula aqui.

Cepemar e outros

16:37 Postado por Geremias Pignaton

As doações para a campanha do marido da prefeita declaradas à justiça eleitoral mostram inúmeros fornecedores e prestadores de serviços da prefeitura de Ibiraçu contribuindo com quantias vultosas. Essa situação, se não é ilegal, é, no mínimo, muito estranha. Pode denotar irregularidade eleitoral. Com a palavra o Ministério Público do Espírito Santo.
Alguns fornecedores da prefeitura que aparecem na lista: AMF Construções e Serviços; Cepemar Adm. e Participações Ltda ; E &L Produção de Softwear Ltda; Empório Card Ltda; Flexibras Tubos Flexíveis Ltda; Granitos Litoral Ltda; Hospidrogas Com. e Prod. Hospitalares Ltda; Posto Pedra Branca, Supermaq Com. Maq. Peças e Serviços Ltda; Supermercado Meridional Ltda.

Chama muita atenção a doação de R$ 132.600,00 da Cepemar que é uma empresa na área de projetos de Meio Ambiente de Vitória. Volta e meia, essa empresa  recebe altas quantias dos cofres municipais. Não sei que serviços ela presta para o município. Nunca vi nenhum projeto desses apresentado à população, muito menos ser executado.

Todo mês a prefeitura paga à Hospidrogas uma grande importância por fornecimento de produtos hospitalares. Essa empresa doou R$ 100.000,00 à campanha do marido da prefeita.

Emporio Card é a empresa fornecedora do ticket para os servidores municipais.

O Altíssimo Valor do Voto

16:52 Postado por Geremias Pignaton

Publicado no site do TSE as prestações de contas dos candidatos. Segue as arrecadações DECLARADAS pelos candidatos a deputado federal eleitos e uma comparação com o marido da prefeita.
Por ordem decrescente de votação:

Audifax................R$ 927.839,19
Sueli........................1.999.788,63
Lelo.........................1.236.550,64
Foletto.................... 771.416,72
Rose........................ 890.445,05
Colnago................... 849.395,65
Iriny........................1.840.854,52
Lauriete.................. 224.992,31
Dr. Jorge................. 291.020,00
Manato.................... 523.825,38

Marido da Prefeita 1. 642.647,38

Agora o preço do voto de cada um, por ordem crescente: dinheiro declarado/número de votos

Lauriete ...................R$ 3,21
Dr. Jorge................... 4,32
Audifax..................... 5,73
Foletto...................... 7,76
Manato..................... 8,62
Rose.......................... 9,23
Colnago..................... 10,52
Lelo.......................... 11,72
Sueli......................... 14,23
Iriny......................... 24,69

Marido da Prefeita 28,38


Depois, com mais tempo, volto a analisar a prestação de contas do nosso orgulho de Ibiraçu. O povo merece saber tudo que é possível. Tem muito fornecedor e prestador de serviços à prefeitura que doou muita grana para a campanha. Quem quiser dar uma olhada antecipada e só acessar

Finado

02:44 Postado por Geremias Pignaton

A charge do Jornal A Tribuna de ontem, do Pater, traz dois torcedores do Rio Branco e da Desportiva, uniformizados e de boné, botando flores no túmulo do Futebol Capixaba.
O primeiro-damo de Ibiraçu é comandante da federação capixaba desde o início dos anos 90, há quase 20 anos. Vejam no que deu.
No município de Ibiraçu ele comanda há mais tempo. O município ainda não foi para o túmulo porque tem muita tradição, história e um povo muito bom, trabalhador.
Convém, entretanto, não facilitar. Pode ser a mais longo prazo, mas o caminho parece ser o mesmo.

Enquete

04:21 Postado por Geremias Pignaton

Terminou a enquete do monge e do mosteiro. Foi a enquete mais disputada, terminando as três opções quase empatadas. Se bem que, duas delas, são negativas.
Dois terços dos votantes disseram que o mosteiro e o monge ou atrapalham ou são indiferentes, enquanto um terço disse que eles são muito importantes para cidade.
A enquete refletiu aquilo que falei na ocasião em que a abri. Que o mosteiro está dissociado da sociedade.
Acho isso ruim para os dois, para o mosteiro e para a cidade.


Depois de um ano, vou repetir a enquete de maior sucesso aqui no Blog. A enquete dos vereadores. Vá lá e diga quem é o melhor vereador de Ibiraçu, aproveite e comente neste post.

Nosso Guia

04:04 Postado por Geremias Pignaton

Estão dizendo que Lula se excedeu na campanha, que não se comportou como um homem de estado quando abraçou a candidatura de Dilma como um autêntico cabo-eleitoral, que nunca antes na história deste país um presidente foi tanto a campo por uma eleição.
Tenho ouvido isso com admiração. Esses analistas políticos pensam que somos idiotas, que não conhecemos a história.
Foram seis eleições para presidente depois que voltamos à normalidade democrática.
Em 1989 o presidente no cargo era Sarney que não apoiou ninguém. Também ai de quem ele apoiasse. Sua popularidade era baixíssima.
Em 1994 Itamar era o presidente e Fernando Henrique, seu candidato, tinha uma popularidade incrível como pai do Plano Real. Itamar nem foi à campanha porque não havia a menor necessidade.
Em 1998 foi a reeleição de FHC.
Em 2002, Serra era apoiado por FHC, que foi escondido devido a baixa popularidade.
Em 2006 reeleição do Lula.
E em 2010, Lula com a popularidade lá em cima, como nunca se viu coisa parecida em outra eleição, foi a campo e elegeu sua candidata.



Escrevendo agora vi que estou rigorosamente empatado. Das seis eleições, meus candidatos perderam em três e venceram em três. Alternância do poder na minha democracia.

Vitória de Norte a Sul

18:17 Postado por Geremias Pignaton

Neguim faz comentários sem fazer contas. Matemática é matemática.
Dilma ganharia mesmo sem contar com os votos do Nordeste e do Norte, regiões onde ela teve a maior vantagem.
Veja no link a seguir com contas

Notinhas do Final II

03:35 Postado por Geremias Pignaton

A campanha de Serra atacou Dilma dizendo que ela representaria a volta do Zé Dirceu. Não acredito que Zé Dirceu volte a atuar no governo, entretanto, acho que a vitória de Dilma trará Palocci de volta. Eu gostaria, sempre admirei o ex-ministro da fazenda.

Por falar em Palocci... Pelo discurso de ontem, vê-se que o ano que vem será de austeridade. Haverá um arrocho inicial, não tão grande quanto em 2003, mas uma freada de arrumação para preparar o governo dos anos seguintes.

A grande imprensa, Globo, Folha, Veja, Estadão, Band, saiu derrotada deste processo eleitoral. Não conseguiram derrotar a popularidade de Lula. Acho que depois desta eleição devem repensar sua atuação e seu papel na democracia. Fazer campanha travestida de jornalismo pode representar o fim dos princípios democráticos da imprensa. Isso é o que não queremos.

Esperava-se muito da internet nesta eleição. Entretanto, o que poderia ser um veículo de ampliação do debate e de conscientização, passou grande parte do tempo na divulgação de boatos, com spans anônimos atingindo os candidatos, sobretudo a Dilma. Nossa experiência anterior no ibirinha.com na política de Ibiraçu já tinha demonstrado isso. Todos nós internautas temos responsabilidade. No ibirinha mesmo, muitos ibirinautas repercutiram vários desses e-mails caluniosos. Esse veículo é extremamente democrático, mas muitos ainda confundem democracia com bagunça.

Não adiantou a união entre as alas da política de Ibiraçu. O povo votou contra Dilma. Pelo pouco que eu entendo da sociedade ibiraçuense, desconfio que isso foi influência da religião. A maioria das igrejas, sobretudo a católica com sua ala mais conservadora, ficou contra Dilma.

Para mim, Serra, pessoalmente e politicamente, saiu menor desta eleição. Ele apelou para artifícios populistas e populares na campanha. Mudou discurso diversas vezes, aproveitando os casuísmos que apareciam na internet e na imprensa. Fez muito zig-zag e passou a imagem de maria-vai-com-as-outras. Outras que, em cada momento, pareciam-lhe mais favoráveis.

Muito mais do que Aécio, quem teve uma postura exemplar na eleição foi Alckmim. Na eleição de 2006, eleito governador de São Paulo no primeiro turno, Serra viajou de férias para Paris no segundo turno. Alckmim poderia ter dado o troco este ano. Tapa de luva!

O maior erro de Lula foi ter substituido Dilma na casa civil por Erenice. Ela já estava desgastada anteriormente e na alça de mira da oposição. Sem contar que ela não tem envergadura para um cargo de tanta responsabilidade. Um conhecido meu, aqui de Brasília, com uma certa importância e vivência dentro do PT, disse: "Nisso que dá botar um sacoleira num cargo tão importante". A Atuação dela quase detonou a candidatura de Dilma.