Famiglia Modenesi
03:40 Postado por Geremias Pignaton
Armando o texto
03:05 Postado por Geremias Pignaton
Eu, medíocre, um quase nada, diante de tão grande competência, não tenho outra alternativa senão invejar.
Se eu tivesse um infinitésimo da qualidade do texto dele, os dois zilhões e meio de leitores deste blog seriam muito felizes.
Vejam o título deste post. Parece um trocadilho barato daqueles "Armando Pinto". Não é não! Foi minha incompetência que esqueceu a vírgula. Devia ser assim: "Armando, o Texto". Texto com maiúscula, pois não!
Ele, que cantou Pelé como o "Deus da Bola", foi o Pelé do Texto.
Muita ousadia minha escrever sobre Armando Nogueira.
Vovó Angelina - 80 anos
05:40 Postado por Geremias Pignaton
Hoje é muito comum atingir a idade de 80 anos. Naquela época era um feito, quase como chegar aos 100 hoje. Vovó ficou viúva muito cedo, com os filhos ainda jovens, e assumiu a condição de matriarca. Era muito querida por todos na comunidade ibiraçuense. Seus benzimentos e rezas faziam sucesso entre os moradores que a procuravam, sobretudo para coser contusões. Na foto vemos os tios Mariquinha, Gervásio, Pedro -só a testa -, papai, Isabel, Jorge, Benjamim, Iolanda e Ermelinda. Havia ainda Lúcia, mãe de Mercedes e Benilde, que morreu no início dos anos 60 e Silvestre que morreu vítima de febre tifóide com 15 anos.
Vovó morreu seis anos depois dos 80 anos e teve uma vida saudável até às vésperas de sua morte.
A rua da Cascata que sobe da BR em frente da casa de Wilson Maioli recebe o nome dela. Projeto feito pelo vereador e amigo Roque Peruch, um dos homens mais digno e honesto que conheci na minha vida.
PS - A foto foi feita pelo histórico fotógrafo de Ibiraçu, Arlindo, e me foi gentilmente enviada escaneada por Áurea De Marchi Pignaton. Meu colega de trabalho, Maurício, fez um Photoshop para melhorar a nitidez.
Globo
04:53 Postado por Geremias Pignaton
Eu acho que a imprensa é um instrumento do sistema capitalista controlado pelo capital. Como tudo! Não existe censura, só aquela praticada pelos proprietários das empresas de comunicação. Isso é o óbvio e ululante. Mais ululante do que óbvio.
Vai aí o link para quem quer ver a matéria: http://noticias.r7.com/sao-paulo/noticias/veja-bastidores-da-tentativa-da-tv-globo-de-encobrir-posse-ilegal-de-terreno-publico-20100328.html
Confraria de O Pau Gigante - Um Pouco de Poesia
03:31 Postado por Geremias Pignaton
Lost in a Lost World,
Cos' So Many People Are Dying,
Lost in a Lost World.
Some of Them Are Living An Illusion,
Bounded By the Darkness of Their Minds,
In Their Eyes, It's Nation Against Nation,
With Racial Pride, Sad Hearts They Hide
Thinking Only of Themselves, They Shun
The Light. They Think They're Right
Living in Their Empty Shells.
Oh Caan You See Their World Is Crashing
Crashing Down Around Their Feet
And Angry People in the Street,
Are Telling Them They've Had Their Fill
Of Politics That Wound and Kill
Grow, the Seeds of Evolution
Revolution Never Won
It's Just Another Form of Gun
To Do Again What They Have Done
With All Our Brothers' Youngest Sons.
Turismo e Meio Ambiente
17:05 Postado por Geremias Pignaton
Brasília 50 anos - A visão de Dom Bosco
17:31 Postado por Geremias Pignaton
Dom Bosco tinha sonhos que ele chamava de visões proféticas. Em 1883 teve uma dessas visões que falava de uma nova civilização que surgiria com a construção de uma cidade, entre os paralelos 15 e 20, no hhemisfério sul, ao lado de uma cadeia de montanhas e perto de um lago, "...aparecerá neste sítio a terra prometida, donde fluirá leite e mel".
Se estudarmos geograficamente a visão de Dom Bosco, podemos localizá-la até na Bolívia, mas para reforçar as ideias de JK nos anos 50, o governador de Goiás levantou essa visão profética e deu um toque místico aos planos do presidente de construir Brasília.
Jura-se, de pés juntos, que Brasília é a cidade do sonho de Dom Bosco. O sonho falava em quarta geração. Contando cada geração 20 anos, dá certinho a década de cinquenta, anos em que Brasília seria construída.
Era o que faltava a JK, além da vontade política, uma predestinação profética.
Deve vir daí todo o misticismo que existe hoje aqui na nossa capital. Brasília é uma das cidades mais ecléticas do mundo. Aqui tem crente para tudo.
Júri
05:49 Postado por Geremias Pignaton
Maior polêmica nesse julgamento tem sido o caso da mãe da menina assassinada. Ela foi arrolada como informante da acusação. Foi a primeira a ser ouvida. Naturalmente, o promotor, muito esperto, queria liberá-la logo para ficar assistindo o resto do júri da plateia. O defensor não a liberou e, conforme a lei, ficou isolada durante toda a fase de inquirição de testemunhas e os interrogatórios. Deve ter sido muito duro para a moça ficar 4 dias isolada sem acesso nem à televisão.
O promotor queria que a imagem da mãe da menina emocionada, na plateia, influenciasse os jurados. O defensor queria evitar isso.
A responsabilidade nesse julgamento é toda do promotor. O advogado de defesa joga como franco-atirador. A acusação é muito mais fácil, a defesa é árdua.
Hoje à noite, no mais tardar, sairá o veredicto. Eu calculo que, se não der zebra, o casal pegará em torno de 25 anos cada.
Ideias
03:41 Postado por Geremias Pignaton
Eu penso em 4 barragens desse tipo. Uma no vale do Taquarassu, antes do local onde o rio atravessa por baixo da BR 101. Mais uma no Rio Sapateiro, para cima da casa dos Fiorotti, aproveitando a baixada antes da casa dos Peruch, ou para cima da Cascata. Uma outra na Valada Maffei, para cima do túnel onde a estrada passa por baixo da via férrea. Por fim, a última no Rio Perobas, na altura da Estância Califórnia, para pegar os dois braços do rio.
A ideia é reter o fluxo exagerado do curso d'água para dar tempo de vazão dentro da cidade.
Seriam barragens que poderiam ser construídas independentes umas das outras, aos poucos.
Também devia ser discutido com os proprietários que poderiam ser atingidos pelo enchimento.
Esse tipo de barragem não forma lago. Ela começa a reter a vazão quanto o volume ultrapassa um determinado fluxo, formando, então, o lago. Após o término da chuva, o lago secaria devagar. Se o volume for maior que a capacidade de reter da barragem, a água passaria por cima.
As enchentes em Ibiraçu são velozes. Parando a chuva, as águas baixam rapidamente, os ribeirões são pequeninos. Daí a viabilidade dessa ideia.
A dragagem do curso urbano do Rio Taquarassu e várias medidas ambientais poderiam ser feitas sem prejuízo da construção dos diques.
Barragem
03:27 Postado por Geremias Pignaton
A seção "Projetos e Obras" continua sem nada. Botaram tudo isso lá para encher linguiça e dar uma resposta às críticas do blog.
Não podemos contar com o governo estadual. Aliás, com governo nenhum. Estão todos preocupados com as eleições deste ano. Daí não sai mais nada agora.
Negócio é elaborarmos o nosso projeto e corrermos atrás de recursos para o viabilizarmos.
Assim, do jeito que vai, melhor rezarmos muito para São Pedro, pedindo que as chuvas sejam frequentes e mansas
Contratação temporária
02:55 Postado por Geremias Pignaton
Das duas uma: ou a prefeitura não está conseguindo contratar, ou está contratando demais. É um processo seletivo atrás do outro, sempre com esse prazo ridículo para inscrição.
Se o site divulgasse as portarias da prefeita, ficaríamos sabendo como andam as contratações.
O site tem compromisso com a propaganda. Não tem nenhum compromisso de comunicação com o contribuinte, com a transparência.
Sabiá Una
03:23 Postado por Geremias Pignaton
O sabiá una, conhecido em Ibiraçu e região como sabiá preto - una em tupi-guarani quer dizer preto - é um pássaro da família dos Tordídeos como todos os sabiás. Tem nome científico Turdus flavipes. Habita regiões de matas da Paraíba ao Rio Grande do Sul. Na região amazônica só é encontrada em Roraima. Vive também em países da América do Sul, Colômbia, Peru e Bolívia. Fêmea e macho são diferentes, conforme podemos ver nas fotografias acima. Seu canto é um chilreado embolado e muito confundido com outros pássaros, até porque ele imita os cantos de outras aves. Devido o hábito italiano de se comer pássaros fritos - osei roste -, a carne desse pássaro é, até hoje, muito apreciada. Há tempos não muito distantes, vendia-se esse pássaro salgado às centenas em feiras de São Paulo. Ele é muito manso, podendo ser apanhado com facilidade, sobretudo no período de migração. No verão ele vai para as montanhas mais frescas e, quando esfria, migra para as regiões mais baixas e quentes. Lembro-me, quando criança, caçando com seta, no quintal de minha casa lá no São Cristóvão, em Ibiraçu, esse lindo pássaro que procurava, vindo das matas vizinhas, as frutas do nosso pomar. Eles sumiram de Ibiraçu, mas numa de minhas últimas visitas à cidade, vi, no Morro do Aricanga, uma imensa quantidade deles numa fruteira. Elas estão retornando e espero que para sempre. Para ouvir seu confuso canto http://www.xeno-canto.org/browse.php?query=turdus+flavipes . Nas fotos lá em cima, vê-se a fêmea mais pardacenta e o macho negro, com bico e pernas amarelos.
Brasília 50 anos - Toniquinho
03:14 Postado por Geremias Pignaton
Poucas horas antes do comício, caiu um temporal com uma ventania assustadora. Transferiram o evento para um galpão e o povo quase não apareceu.
JK ficou sobre um caminhão improvisado, falou ao povo presente e depois abriu às perguntas.
Um jovem estudante, Antônio Soares Neto, o Toniquinho, perguntou: "o senhor prometeu cumprir a constituição. Nela está previsto a transferência da capital para o interior do país, o senhor vai cumprir também isso?"
Juscelino foi pego de surpresa. Demorou para responder, mas prometeu também cumprir isso.
Foi assim, conforme admitido pelo próprio JK, que nasceu a obstinação do presidente em construir a nova capital.
Antonio Soares passou a ser conhecido como Toniquinho JK e até hoje é reverenciado como um personagem importantíssimo na história de Brasília. É vivo, mora em Goiânia e é sempre convidado para participar de eventos que lembram a epopeia da construção da capital do Brasil.
Finta de Hartung
03:13 Postado por Geremias Pignaton
Tá todo mundo tentando explicar e não consegue. Uns dizem que ele ficou, pura e simplesmente, para coordenar toda a eleição do seu vice, Ricardo Ferraço. Com o cargo de governador ele terá mais força para negociar e fortalecer a chapa do pupilo.
Outros acham que é para abrir mais espaço para o Senador Magno Malta, que deve estar feliz da vida.
Outros opinam que é devido aos desgastes que ele teve nesse período. A história dos presídios e os royalties do petróleo.
Para um político como Hartung, ficar sem mandato é o fim da picada.
Alguma coisa ele está sabendo que os analistas ainda não viram.
Acho que até se definirem as chapas, todos ficaremos sabendo qual a jogada do governador.
Judeu
05:15 Postado por Geremias Pignaton
Eu não entendia. Mais tarde obtive as explicações da escritura do Novo Testamento.
Vim conhecer um judeu depois de adulto. Estive sempre com um pé atrás com relação a eles, até ver que era preconceito e entender que eles são pessoas como as outras, cheios de virtudes e defeitos, pessoas comuns. Apenas com tradições e culturas diferentes.
Sionismo
03:19 Postado por Geremias Pignaton
O Sionismo é um movimento político que surgiu na Europa, sobretudo no leste europeu, há muito tempo, pregando dar aos Judeus um território para estabelecerem um estado. Era uma reação ao anti-semitismo.
A aversão aos Judeus vem de milênios. O novo testamento criou essa aversão nos cristãos. Inicialmente entre os católicos, depois também nos protestantes. Sabe-se que Martinho Lutero era um anti-semita roxo e declarado. A imagem dos assassinos de Cristo persegue esse povo até hoje.
Essa aversão, ao longo da história, sempre ganhou contornos sanguinários. Os cruzados, na idade média, antes de partirem para a Terra Santa afim de libertarem-na do jugo mulçumano, faziam um treino de matança na própria Europa e dizimavam os judeus. Esse exercício se estendia ao longo do caminho. Os Pogrons na Rússia tornavam as noites banhadas com sangue de milhares de inocentes que tinham o azar de pertencerem ao povo judaico. Culminou com a solução final de Hitler, um esforço de estado, sistematizado, uma máquina de extermínio.
Depois do holocausto, com a vitória dos aliados, o sionismo que era um movimento quase que exclusivo de esquerda e que já tinha, por meio de migração em massa, ocupado grande parte do território palestino, ganhou força política e moral.
Foi criado, então, em 1948, com o aval da poderosa Inglaterra , que detinha o controle da área, com a bênção também da ONU e de todos os vencedores da guerra -USA incluídos, é claro - o hoje conhecido Estado de Israel.
Para isso, foram tirados de suas terras milhares e milhares de famílias Árabes/Palestinas que lá moravam há quase dois mil anos.
Isso gerou o conflito que hoje vemos por lá. O objetivo de dar um lar seguro e pacífico para os judeus não foi atingido. Ao contrário, gerou uma briga que põe o mundo todo em instabilidade. De lá para cá, três guerras de estado contra estado ocorreram, fora a permanente tensão de guerrilha que se vive na região.
Nestes nossos dias, a tensão aumenta porque o Irã, governado por uma teocracia xiita, age no sentido de mexer com energia nuclear. Todos pensamos que eles pretendem fazer bombas nucleares para jogar em Israel. Estamos todos com medo.
Lula, tentando aparecer ainda mais para o mundo, tentando fincar sua imagem de líder mundial, quer discutir com os conflitantes seus problemas. Quer fazer diferente do que tem feito os outros interlocutores. Quer dar voz e vez nas negociações aos líderes árabes e anti-sionistas, quer pôr todos na mesa de negociação. Esse pessoal, desde Camp David em 1977, que não discute seriamente suas desavenças.
A oposição no Brasil ri de Lula. Acha que ele está fazendo um papel ridículo e que jamais irá conseguir qualquer coisa. Ele, entretanto, sabe que, se não conseguir nada, não será um fiasco. Muitos "melhores do que ele" não conseguiram também.
Nós, do povo, perguntamos: isso é problema nosso? É sim, é problema de toda a humanidade. É problema que o mundo enfrenta há mais de 60 anos e não consegue resolver.
Propaganda
18:24 Postado por Geremias Pignaton
Propaganda pura. Fotos de tudo que se julga positivo, dos equipamentos comprados, do pessoal trabalhando, do pessoal reunido é o que mais tem, enfim, fotos para todos os lados. Prestação de contas mesmo, com números, balancetes, balanços, situação do Ipresi, salário dos servidores, preto no branco, nadica de nada.
Não botaram nem uma fotinha do Pronto-Socorro descascado.
Se fosse prestação de contas realmente, deveria ter o preço que custou ao povo ibiraçuense a publicação do Jornal Folha do Litoral. Em Novembro e Dezembro passado, só nesses dois meses, 28 mil reais saíram dos cofres do povo de Ibiraçu para a empresa que é dona da publicação.
Essa grana, daria para pagar, durante um ano, um médico plantonista e uma ajudante de enfermagem para atender a população no pronto-socorro.
Não se iluda, Ibiraçu. Esse tipo de propaganda ajuda a consumir os recursos do município. Geralmente, quem pouco faz é quem mais propagandeia seus feitos.
Brasília 50 anos
04:21 Postado por Geremias Pignaton
Brasília é a nossa capital, a capital de todos os brasileiros. Uma cidade construída com muito esforço da nação e que deve ser orgulho de todos. O mundo inteiro a admira. Eu vejo muito bem isso nos olhos dos estrangeiros que nos visitam aqui no Congresso Nacional.
Brasília 50 anos - Missão Cruls
03:35 Postado por Geremias Pignaton
Gripe suína
03:10 Postado por Geremias Pignaton
Missão de paz em Israel
08:45 Postado por Geremias Pignaton
Senhores do Medo
17:39 Postado por Geremias Pignaton
Relações Exteriores
03:39 Postado por Geremias Pignaton
Israel tem armas até nos dentes, inclusive armas nucleares.
Se Lula estivesse visitando o Irã do Amahdinejad - outro meio louco ligado à religião - , que tem intenção de fabricar armas nucleares, nossa briosa imprensa estaria descendo o malho, com colunas negativas de todos os lados.
Se Lula fosse o esquerdista inconsequente que tentam pintá-lo, ele jamais iria a Israel.
Se tem uma coisa em que Lula acerta, é sua política exterior. Aliás, não é política de Lula, mas a postura brasileira ao longo da história, desde o Barão de Rio Branco.
Bacurau
06:38 Postado por Geremias Pignaton
É, mas...
Fico sem saber o que faço
É tico-tico? Não!
Não é tão bonito
Nem que me dê mal,
"Mas 'minino'...
75 mil
18:26 Postado por Geremias Pignaton
É um acinte com a humanidade, coisa para humilhar o pobre, um despropósito.
A elite deste mundo é , sem dúvida, responsável pela imensa miséria nele existente.
Alguém ainda vai morrer engasgado com esse líquido do demônio.
Candangos
03:26 Postado por Geremias Pignaton
Desta semana para frente, vou postar uma resenha por semana falando da capital federal, de sua história e de sua beleza.
Os operários que vinham de todos os cantos do país para trabalhar na construção de Brasília eram chamados de candangos. Eles próprios se chamavam assim. O nome pegou e, hoje, quem nasce em Brasília é também chamado popularmente de candango. Eu tenho dois candanguinhos aqui em casa: Angelo e Catherina.
Ibiraçu tem um candango famoso. Everaldo Maffei trabalhou aqui durante a construção. Conheceu Bernardo Saião, o mais famoso engenheiro da construção da nova capital. Everaldo foi operador de máquinas pesadas.
Quando encontro Everaldo, sempre conversamos sobre a aventura de construir uma cidade neste sertão.
Outro Ibiraçuense que trabalhou aqui no princípio, não sei se na construção, mas bem no inicinho, foi João Pereira. Também trabalhou operando máquinas e tem muita história daqui.
Como visto, Ibiraçu também participou dessa saga heróica.
Desculpas
04:09 Postado por Geremias Pignaton
Estou fazendo um curso sobre os cinquenta anos de Brasília e tenho pouco tempo para escrever.
Breve retomaremos a atuação normal.
Espero trazer algumas informações do curso e, no mês de abril, pretendo escrever um pouco sobre o cinquentenário da nossa majestosa capital.
Filhinho do papai
03:59 Postado por Geremias Pignaton
Eike é filho de um antigo presidente da Vale. Eliezer Batista foi presidente da mineradora por muitos anos. A Vale era estatal e Eliezer era o homem dos militares na presidência.
As más línguas dizem - má língua é o que mais existe - que a fortuna do Eike começou neste período.
Não duvido!
Marronzinhos II
05:39 Postado por Geremias Pignaton
Seus articulista e repórteres estão seriamente empenhados em defender o governo PH.
Isso é que é imprensa chapa branca. Só faltava se chamar Diário Oficial.
Quando Zé Carlos Gratz dominava o estado, esses mesmos veículos de comunicação estavam todos do lado dele. Nas colunas sociais, então, ele era a figura mais carimbada.
Enquete
14:44 Postado por Geremias Pignaton
Eu concordo que devemos ter uma política de redução desse número. Isso deve ser feito gradativamente por meio de discussão com a sociedade e com os servidores.
Acho também que a Câmara Municipal deve participar formulando as normas dessa política.
Não podemos gastar mais da metade de nossos recursos com o pagamento de servidores. E o pior, remunerá-los mal e porcamente
Há, há! Hu,hu! O petróleo é nosso!
14:32 Postado por Geremias Pignaton
Saíram perdendo Rio, Espírito Santo e São Paulo. Todos os outros estados saíram ganhado.
Entretanto, nada ainda está decidido, falta passar pelo Senado e pela sanção do presidente da república.
Para Ibiraçu, que não produz uma xícara de óleo, pode sobrar uma rebarbinha.
Marronzinhos
04:22 Postado por Geremias Pignaton
Pior. A Tribuna, que publicava semanalmente, aos domingos, a coluna do Elio Gaspari , no último domingo, deixou de publicar e alegou , posteriormente, quando questionada, problemas técnicos.
Foi a coluna de domingo passado do Elio Gaspari que trouxe o problema das masmorras capixabas à luz do conhecimento nacional.
Resultado, tiveram que repercutir de qualquer forma porque nacionalmente o trem bombou. E ainda, a Tribuna perdeu o direito de publicar, doravante, a coluna do Gaspari.
Essa nossa imprensa capixaba é ainda pior que a brasileira. Coisa de um estado atrasado que não combina com o desenvolvimento capixaba.
Coisa de coroné que controla os meios de comunicação, muito parecido com a Venezuela de Chávez.
O Blog do Gerê não é assim. Apesar do Gerê ter suas posições políticas, está aberto a qualquer um que queira publicar alguma coisa. Mesmo que contrarie a opinião do Gerê.
Quem quiser envie o texto para o e-mail gereblog@gmail.com e peça para que publique. Se não tiver ataque a honra de alguém, será publicado.
Caga-sebo
02:42 Postado por Geremias Pignaton
A cambacica é um pássaro muito bonito e barulhento. Apesar do tamainho - pouco mais de 10 cm - emite um canto que chama muito a atenção. Seu nome científico é "Coereba flaveola" e ela recebe muitos nomes populares Brasil afora: mariquita, cabeça-de-vaca, sebito, papa-banana, sebinho. Aí, em Ibiraçu, a chamamos de caga-sebo. Alimenta-se de frutas, néctar e pequenos insetos. Adora bananas, tanto que em Inglês seu nome é Bananaquit. Vive do México para baixo em toda a América. Existe em todos os países da América do Sul, com exceção do Chile. No Brasil, está presente em todo o território, com exceção de algumas áreas de densas florestas na Amazônia. Vive solitária ou aos pares na época da reprodução. Fêmeas e machos são idênticos. É muito agressiva, sendo comum presenciarmos brigas entre indivíduos acabarem agarradas no chão. Na minha casa, aqui em Brasília, elas brigam com o reflexo nas vidraças das janelas. Curiosamente, constroem dois ninhos, um para a reprodução, feito pelo casal, e outro construído solitariamente para e descanso e para o repouso noturno. Normalmente o ninho para descanso é feito pendurado na ponta de um galho, funcionando como um saquinho de dormir.
Masmorras
02:36 Postado por Geremias Pignaton
As fotos juntadas ao relatório são muito fortes e só aconselho a pessoas que têm estômago.
Se você passa mal com a visão de sangue, nem pense em clicar.
O Governo Paulo Hartung não conseguiu avançar nesta situação dos presídios, ao contrário, regrediu.
O grave problema capixaba será discutido na ONU esta semana.
As instituições que lutam por direitos humanos trabalham para que isso não aconteça nos presídios brasileiros, não é para dar vida boa a bandido não!
Se tiver estômago, clique http://www.estadao.com.br/especiais/2009/11/crimesnobrasil_if_es.pdf
Seminário e Santuário
05:17 Postado por Geremias Pignaton
Capela de Santo Antônio - Fundão/ES xxx Por Fransérgio Pignaton e Luciana Sacani
03:16 Postado por Geremias Pignaton
Esta igrejinha, dedicada a Santo Antônio, foi construída pelo imigrante italiano João Saccani, a data é meio imprecisa, mas acredita-se que tenha mais de 100 anos. Nesta capelinha, todos os anos, em junho, é rezada uma tradicional missa em devoção a Santo Antônio, tendo ao final a distribuição dos pães de Santo Antônio. De acordo com a crença religiosa, o pão de Santo Antônio, se não devorado na hora, deve ser guardado junto aos mantimentos, garantindo dessa forma que durante o ano não faltarão. Durante anos, além da missa, acontecia uma festa junina no fim de semana. No sábado acontecia uma quadrilha, no domingo pela manhã havia a tradicional missa e logo após havia várias atrações bem típicas de nossas festas do interior, tais como: leilão, quebra-pote, pau-de-sebo, bingo e barraquinhas com bebidas e comidas típicas.
Hilária Clinton
14:05 Postado por Geremias Pignaton
Lados
02:52 Postado por Geremias Pignaton
1988 - Marcus Vicente x Roque Peruch
1992 - Adélio Secatto x José Pignaton
1996 - Marcus Vicente x Júlio Moro
2000 - Naciene Vicente x Tião Mattiuzzi
2004 - Paulo Cerrutti x Jauber Pignaton
2008 - Naciene Vicente x Tião Mattiuzzi
Interessante analisar essas seis disputas:
- Só uma vez deu coluna dois.
- Das seis, o casal disputou quatro.
-Na coluna dois, apenas um nome se repetiu: Tião Mattiuzzi.
- Na coluna dois, foram cinco nomes diferentes.
Daí, senhores, não há que se falar em domínio de dois grupos. O que existe é o domínio de um sujeito com sua esposa e um grupo de oposição que tenta derrubá-los.
Esse discurso de dois feudos é feito pelo lado dominante para confundir o eleitor com objetivo de não ver o coronelismo praticado em Ibiraçu.
Com esse domínio, Ibiraçu só perde. Toda nossa política e administração é voltada para a carreira política do manda-chuva.
Abra o olho, Ibiraçu! Coronelismo é coisa de antigamente, mais acentuado lá para as bandas do nordeste, onde o povo é menos consciente.
Turismo
03:08 Postado por Geremias Pignaton
Com assunto
02:15 Postado por Geremias Pignaton
SEM ASSUNTO
O título foi colocado pelo Gerê do Blog, que pode confirmar. Nossos textos estão devidamente titulados. >>>>> Senhor Fransergio XV, muito boa sua adaptação da frase do Martin Luther King, Eterno Membro Venerável da Confraria. >>>>> Êi, és parente do Luiz XV de Bourbon, Rei de França, amante de Madame Pompadour?
IBIRINHA
Nosso contato com o Grande Timoneiro do Ibirinha, Carlos Cacau Furieri deu-se por ocasião do cadastramento de resenheiros. Long time ago! O anonimato deve-se muito mais ao sabor do fruto proibido do que à política local. Nada que o Homem Aranha, Batman, Super-Homem ou o Durango Kid não entendam! >>>>> Não entendemos a “vênia”. Ficamos devendo!
FEUDALISMO
Todos os concorrentes a lideres são ou foram ungidos sob as bênçãos das lideranças feudais. Uma olhada imparcial mostra isso claramente. Líder, do saco roxo ou da perereca quente não apareceu nenhum(a) além dos já conhecidos.
NEUTRO
Dissemos que esta Confraria é neutra como a Suíça diz ser! Para quem conhece os meandros das artimanhas internacionais, mais explicações são desnecessárias. Porém, (mas porém!) no caso das políticas locais, neutralidade pode bem significar a discordância dos processos levados adiante pelos senhores feudais. Significa, também, não pactuar com a condução das discussões dos problemas do Reino do Pau Gigante no que concerne a polaridade contraproducente, infrutífera e extenuante. Neutralidade significa uma nova maneira de ver as relações dos cidadãos, muitas vezes perdidos no redemoinho da mesmice do antagonismo gratuito. Significa mudar, não as pessoas ou os senhores feudais, mas as mentalidades que os cercam, voltadas para objetivos de somenos importância. Significa não uma terceira via que ao final desembocaria nas vias já existentes, mas pavimentá-las e sinalizá-las, para que não continuemos a nos perder pelo caminho e abandonemos o foco das grandes realizações.
PALAVRAS DE SABEDORIA
“Bem aventurança tem aquele que fica em cima do muro, pois pode enxergar melhor ambos os lados” >>>>> Por Nibalas Niba, o Sapiente. Na Paz do Grande Vórtice Universal”
O preço do lixo
02:36 Postado por Geremias Pignaton
Essa é a empresa do aterro sanitário em Aracruz.
Esse é o preço que pagamos em Ibiraçu para pormos o lixo lá.
Tem girado em torno dos 23.000 por três meses seguidos, novembro, dezembro e janeiro.
Estranho que na administração passada esse preço girava em torno dos 10.000 reias.
Lixo é riqueza. Temos que ter um projeto para beneficiar nossos próprios dejetos. Isso não fica tão caro. Vamos botar o planejamento da administração para funcionar. Quem sabe uma parceria com a iniciativa privada local.
Pagamento sai
02:27 Postado por Geremias Pignaton
Mas os pagamentos pela obra vão saindo.
Depois de pagar à construtora AST nos meses de novembro e dezembro quase 130 mil reais, a prefeitura pagou em janeiro mais 19.843,86 reais.
Não é por falta de pagamento que a ponte não sai.
Incompetência?
03:23 Postado por Geremias Pignaton
Vivo repetindo: o futebol capixaba não tem jeito ou o dirigente manda-chuva da federação, que está no poder há quase vinte anos, é incompetente.
Não gosto muito do termo "incompetente". Às vezes, é a competência que está direcionada para o lugar indevido.
Problema é que neguim não larga o poder de jeito nenhum!
03:24 Postado por Geremias Pignaton
Hoje, os vereadores e o povo, para consultarem as prestações de contas, precisam manusear papéis. Se precisarem levar para algum técnico avaliar, necessitam tirar cópias.
Coisa da idade da pedra.
O pedido do vereador pode ser atendido com um clique.
Ainda por cima, a natureza e os cofres públicos agradecem. Menores custos e menos árvores para fazer papel.
Ponto para o vereador Nilsinho!
Sugiro que os balancetes mensais sejam publicados no site da prefeitura.
Não adianta vir no fim do ano com encontro político para prestar contas e com discurso de transparência.
Nenhuma e Nenhum
03:17 Postado por Geremias Pignaton
Você clica lá e aparece uma mensagem assim: "Nenhuma obras (sic) ou projeto disponível no momento!"
Um retrato da administração.
Agilidade
02:58 Postado por Geremias Pignaton
O site da Câmara Municipal de Ibiraçu http://www.camaraibiracu.es.gov.br/ parece uma tartaruga de mármore. A última notícia dá conta de que os vereadores retomarão os trabalhos no "próximo" dia dois de fevereiro. De lá para cá, o mundo parou.
Reclamei, outro dia, que os posts no site da prefeitura http://www.ibiracu.es.gov.br/site/ eram cobra-d'água. No entanto, eram diários. Agora, estão também atrasados. A última atualização é do dia vinte e cinco de fevereiro.
Gente, se é para ter site na web, temos que seguir a linguagem da rede. Atualização é imprescindível.
Sem assunto
03:26 Postado por Geremias Pignaton
O Reino do Pau Gigante divide-se em dois feudos políticos, sob a orientação de distintas personalidades. Cada um ao seu estilo, os senhores feudais mantém sua liderança ao velho estilo medieval. São senhores de fato, onde suas opiniões, democraticamente, são aceitas e referendadas pelos fieis seguidores. Assim, as coisas são conduzidas sempre de acordo com a aceitação do senhor de cada feudo. E se de cada lado, por necessidade, for preciso indicar um sucessor, ele deve sempre fazer parte das hostes dos respectivos senhores. Ceifa-se, nas bases, o surgimento de quaisquer novas lideranças e conseqüentemente, de novas idéias. Os partidos políticos locais, caminho e condição para quem almeja disputar uma eleição, estão atrelados aos respectivos senhores feudais e o pretendente depende da aquiescência destes. E então, em eleições futuras, i remos ver surgir candidatos medíocres e despreparados, apenas leais e dedicados súditos empenhados em manter o “status quo” do feudalismo, sem compromisso com a coletividade. Perpetua-se, assim, a ziquizira do patrulhamento ideológico e as inúteis querelas verborrágicas dos seguidores, que muitas vezes não sabem sequer o porque de tanto rancor.
Navegar é preciso.
A Confraria de O PAU GIGANTE, que tem como membro (upa!) um sobrevivente do Titanic, através de seu Comitê para Assuntos de Resultado Duvidoso – CARD, vê no noticiário capixaba a solução para o problema de superlotação dos presídios estaduais. Basta aposentar compulsoriamente o detento! Mantendo-se, é claro, o Auxílio-Reclusão! >>>>> “Dura Lex, sed Lex!”
Onda verde.
Esta Confraria não possui posição nos embates políticos locais. Somos neutros como a Suíça diz ser. Pouco nos interessam as disputas pelo poder. Porém, cresce no seio (ui!) de nossa agremiação aqueles que querem que a Confraria de O PAU GIGANTE assuma posição em defesa da atual administração. Com adjetivos como “esquerdistas e comunistas” (?) e “comadres das esquinas”, nossos confrades querem espaço para rebater as críticas aos verdes feitas pelos resenheiros do sítio Ibirinha.com e no Blog do Gerê. O assunto carece de deliberação. Seria o equivalente a apagar fogo com gasolina. Aditivada!
Gavião-caboclo II
02:43 Postado por Geremias Pignaton