Bate-Boca
15:26 Postado por Geremias Pignaton
As informações dão conta de que o ambiente nas duas localidades era hostil ao "primeiro-damo".
Fala-se até que houve bate-boca.
O povo não está muito afim de blá-blá-blá. Se prometeu e não cumpriu, não tem direito a prometer mais.
Divino Pai Eterno
14:15 Postado por Geremias Pignaton
Tricentésimo
02:21 Postado por Geremias Pignaton
Crucifixo haitiano
04:53 Postado por Geremias Pignaton
Isso fez-me lembrar uma passagem de minha apagada existência. Quando morava na Itália, ocorria a primeira Guerra do Golfo. Dois pilotos de um caça italiano foram abatidos e feitos prisioneiros no Iraque. Quando libertados, foram recebidos como heróis e toda a imprensa, durante semanas, noticiou o fato, com evidência ao nome dos dois. Eram reportagens, entrevistas, aparições em programas de TV...Enfim, encheu até o saco. De um deles, depois de vinte anos, ainda lembro o nome: Maurizio Cocciolone.
Lembro-me que comentei com o padre que me hospedava: "Don Antonio, esses dois não são os verdadeiros heróis. No meu entender, verdadeiros heróis foram aqueles pilotos não abatidos, que lutaram bravamente e não se deixaram apanhar". Don Antonio - que Deus o tenha - riu e disse-me que comigo ninguém podia.
No caso do crucifixo haitiano, acho que verdadeiro milagre seria se só ele caísse e o restante da igreja ficasse de pé, salvando-se centenas de vidas que estavam lá dentro, inclusive Zilda Arns.
Mais milagre ainda, se tudo caísse e o crucifixo ficasse escorando os escombros, protegendo todos embaixo.
Milagres acontecem.
Não Mais
01:48 Postado por Geremias Pignaton
É de assombrar que uma empresa daquele porte, pertencente a gigantesca e mercadológica Coca-Cola, tenha esse tipo de comportamento em pleno século XXI.
A nós consumidores só resta uma saída, boicotar os produtos daquela empresa. Enquanto persistir a poluição do córrego, não comprarmos mais Mais.
Podemos substituir por La Fonte Onaji, ibiraçuense que não polui.
Taquarassu - herbicida
09:46 Postado por Geremias Pignaton
Agora estamos aguardando o inquérito policial que deve apurar a responsabilidade penal.
A população de Ibiraçu espera que este tipo de agressão ao ambiente e ao direito de consumir água de boa qualidade, sem risco à saúde, nunca mais se repita e que os agressores recebam os rigores da lei.
Prestação de contas - gastos setorizados II
09:34 Postado por Geremias Pignaton
Lógico que sobra muito mais. Os gastos com pessoal se sobrepõem. Grande parte dos gastos com educação e saúde são despesas com pessoal.
Não sei quanto sobra para o resto, mas deve ser entre 25 e 35%.
Mesmo com muito gasto com pessoal, mais de 8 milhões ao ano, deveria sobrar uns 700 mil para investimentos.
Refrigério
04:18 Postado por Geremias Pignaton
Aqui escurece e amanhece 45 minutos mais tarde que no litoral.
Por falar em tempo... Com o frio castigando os EUA e a Europa, tem cientista dizendo que não existe aquecimento global. O negócio já está virando resfriamento global.
Vá falar nisso aí no Espírito Santo com este calorão de cozinhar ovo no asfalto!
Inauguração e sabedoria
02:50 Postado por Geremias Pignaton
Autoridade maior presente o Vice-Governador Ricardo Ferraço. O Governador Hartung não apareceu devido uma indisposição digestiva.
O ex-prefeito Jauber foi convidado, compôs a mesa e foi homenageado por todos os que discursaram. Reconhecimento de sua imensa contribuição para a obra.
Estando juntos o Bispo de Colatina, o Monge do Mosteiro e o secretário de turismo, foi ressuscitado o projeto Caminho da Sabedoria.
Acho o projeto muito interessante. Não sei porque ainda não saiu do papel e ganhou a prática.
Está precisando um pouco mais de empenho e trabalho ou, como dizem por aí, vontade política.
Nas 11
01:28 Postado por Geremias Pignaton
Ontem discursou no Fórum Social Mundial em Porto Alegre. Foi homenageado, aplaudido, uma estrela do encontro dos bichos grilos e muitos outros bichos do mundo afora. Tudo gente boa que prega um mundo mais social e menos lucrativo.
Amanhã, vai a Davos na Suíça receber outro prêmio, discursará, será ovacionado no Fórum Econômico Mundial. Tudo banqueiro, empresário, países de primeiro mundo, gente fina que acha que o lucro é a melhor maneira de alcançar as melhorias sociais.
Lula se equilibra, dos dois lados, como um artista de circo. Tem gente que acha que é um palhaço. Fazer o quê?
Pato-do-mato
05:47 Postado por Geremias Pignaton
Inauguração
01:15 Postado por Geremias Pignaton
Essa região de Rio da Prata e Picuã tem um imenso potencial para o agroturismo. Já começou a ser implantado alguma coisa pela família Rodrigues. A região já tem funcionando há anos o Mosteiro do Morro da Vargem. Devíamos ter alguma coisa neste sentido já encaminhada num projeto, afinal, o secretário estadual de turismo é de Ibiraçu.
Será que o ex-prefeito Jauber Pignaton foi convidado para a inauguração?
Nossas Montanhas
04:00 Postado por Geremias Pignaton
Aproveito o bem-humorado comentário sobre o Trem da Montanha feito pelo redator de O Pau Gigante para publicar as fotos das montanhas de Ibiraçu. Servirá para os ausentes matarem a saudade e para os moradores que não sabem os nomes das montanhas que cercam nossa querida terra. A primeira de cima para baixo é o Morro do Aricanga, depois o Monte Negro, Sapateiro lá na Cascata, Picuã ao sul e, a oeste, numa foto que abrange também a cidade, o Morro das Freiras lá para as Perobas.
Minha irmã voltou ontem de Ibiraçu. Junto com ela e os filhos viajou um amigo dos rapazes, o Alexandre. Ao chegarem, perguntei ao Alexandre se ele havia gostado. Ele disse que adorou tudo, Barra do Sahi, Vitória, Vila Velha, mas o que ele achou mais bonito foi Ibiraçu. Pelo relevo e por ser uma cidade bem organizadinha. As nossas montanhas são mesmo encantadoras. Tá faltando alguma autoridade para olhar pelo turismo da região.
A última foto não é minha. Não dou o crédito porque está no meu arquivo pessoal e não sei quem a fez.
Crack invade interior do ES
02:54 Postado por Geremias Pignaton
O Blog do Gere alertou em novembro para o problema, inclusive em Ibiraçu.
Nossa comunidade precisa urgentemente receber uma campanha de conscientização sobre o crack. Nisso, devem se juntar todas os segmentos da sociedade: prefeitura, polícia, judiciário, ministério público, comunidades organizadas, igrejas, e, sobretudo, as escolas.
Ai de Ti, Haiti!
01:47 Postado por Geremias Pignaton
Tudo começou com Colombo, que ali desembarcou em primeiro lugar. Chamou de Espanhola aquela ilha, habitada por tribos nativas. A Espanha encarregou-se de escravizar e violentar os ilhéus. Acabou por exterminar todos. Concluímos que seria para levar a civilização àqueles bárbaros. O controle então passou para a França, gente também muito civilizada, de la “igualite, fraternite e liberte”, que fez com que o a ilha fosse chamada “a pérola das Antilhas”. Para isso, seqüestrou e levou cerca de 400 mil africanos para lá. Para eles, os negros não eram gente. Matavam quando queriam, estupravam, mutilavam e abusavam de todas as formas. Afinal, c_ de escravo não tem dono. Mas tiravam dali muitas riquezas e produtos produzidos com a força dos cativos.
Pois aqueles negros eram tinhosos. O Haiti foi a primeira e única colônia escravista que conseguiu a liberdade através de várias revoltas. Botaram os franceses para correr. Como castigos pelo atrevimento, os EUA e a Europa, os expoentes da civilização e dos direitos universais, decretaram um boicote econômico que durou 60 anos! E o povo, marcado por séculos de escravidão e humilhações, traumatizado pela submissão, perdeu sua identidade, sua história e a dignidade. Brigas internas mantinham o país em total desorganização e a maioria do povo vivendo na miséria.
Numa dessas, provavelmente em nome de seus interesses, os Estados Unidos da América invadem o Haiti e lá ficam por muitos anos. Quando saem, deixam no poder um dos maiores carniceiros que o mundo já conheceu, sob sua proteção. Este passa o poder para o filho, que se mostrou pior do que o pai. Sob os olhares atentos dos americanos, a população sofre os piores horrores nas mãos da família Duvalier. Em seguida, mais uma sucessão de golpes e assassinatos. Mais recentemente, a ONU assumiu a tutela do Haiti e o Brasil, por motivos que não nos cabem discutir, o representante de uma farsa.
Hoje, todos estão empenhados em ajudar o Haiti. Há todo um aparato midiático para destacar a ajuda humanitária. Esta Confraria, que já viu muitas coisas séculos afora, espera a poeira baixar para ver como ficará aquela gente. Investimentos, reconstrução, ajuda e muitas declarações. Depois, a fome continuará fazendo vítimas, as pessoas continuarão na miséria e o Haiti voltará a ser um lugar de gente pobre. Pelo visto, sob nova ocupação.
A Confraria de O PAU GIGANTE comove-se com todos os acontecimentos no Haiti. Mas sabe que todas aquelas pessoas continuarão sendo vítimas, não da natureza, nem de deus, ou por azar, mas pela infindável insensatez humana, que trata pessoas como objetos para alcançar riquezas, poder e realizar suas ambições. Enganam-se os que pesam que os haitianos nasceram para sofrer. Em pior situação está o resto da humanidade, em especial aqueles em melhor situação, pois perderam a capacidade de se comover com o sofrimento dos outros.
AI DE VÓS, ABASTADOS DO MUNDO!
Bajulações
01:33 Postado por Geremias Pignaton
Nossas escusas pelo encaminhamento dos comentários. Nossa secretária Dona Raimunda, a feia de cara, dona de um par de coxas de causar inveja na Beyonce, é incapaz de aprender coisas novas. Mas as coisas velhas ela faz com maestria.
Aos resenheiros do sitio Ibirinha.com nosso apreço pela faixa alusiva à Confraria de O PAU GIGANTE quando do evento do encontro.
Esta Confraria não possui testes, concursos ou recrutamento para novos membros (ôpa!). Só aceitamos em nossos quadros aqueles que nos impressionarem, seja através de ações ou idéias, capazes de inovação, desvinculados de outras organizações e principalmente, corajosos o bastante para desafiar as regras pré-estabelecidas e a caretice do “politicamente correto”. Condição “sine qua non”: pureza de alma e propósitos elevados. Aqui, não há onde recostar a cabeça, capiste? Aceitamos propinas e prendas, mas esses não são fatores que influenciam na escolha. Os escolhidos recebem correspondência sigilosa, pois somos uma organização anônima. E, se buscam, aqui não encontrarão a fama, mas uma jornada de duros sacrifícios em p rol da humanidade!
Severino, mistura de jardineiro e oficeboi (na língua vernácula), nordestino arretado, estava esfuziante frente à possibilidade de andar no trem das montanhas. Pensava em fazer um passeio por Picuã, passando pelo Morro de Aricanga, Monte Negro e terminar no Morro da Vargem. Ficou prostrado ao saber que o trem passará pela região de Marechal Floriano e não por aqui. Severino, que leu a noticia do trem em um jornal daqui da região, confundiu as coisas. Vamos matriculá-lo numa escola para que possa aprender a diferenciar alhos de bugalhos.
Piñera, el loco
15:12 Postado por Geremias Pignaton
São muitos esses exemplos na política. Atualmente, para ser imparcial, vou citar um da direita e outro da esquerda. Berlusconi representando a direita fascista e Chavéz representando a esquerda ainda falando em revolução.
Agora aparece um direitista, ex-aliado de Pinochet, que promete muito para o futuro. Trata-se do Sr. Sebastian Piñera, presidente eleito do Chile.
Acesse http://www.youtube.com/watch?v=D4Mhvi6mWMc e veja o tal Piñera se acabando no Thriller do Michael Jackson. É de rolar de rir.
Artesanato
01:20 Postado por Geremias Pignaton
É sempre bom ver o povo na praça. Acho até louvável a iniciativa.
Entretanto, o público presente estava disassociado da feira. Era um público jovem, a atração que tocava e cantava era para a juventude.
Resultado: praça cheia de jovens e as barracas de artesanato vazias, sem ninguém vendo e, por via de consequência, comprando.
Animando a festa ao microfone, o secretário do planejamento, senhor Félix Castro.
Entre Brasília e Goiânia existem cidades que fazem feira de artesanato nas margens da rodovia. Criaram uma estrutura com lojinhas bem construídas, banheiros bons e asseados, bom estacionamento e venda de tudo: artesanato, comida típica, produtos da roça, enfim, uma feira permanente na beira da BR. Não sei se isso traria prejuízo para os comerciantes estabelecidos. Eu penso que não, mas seria um caso a se discutir com eles. Acho que pode ser uma boa alternativa para gerar renda na cidade.
Contratação Temporária
14:15 Postado por Geremias Pignaton
Esse tipo de contratação é autorizado pela constituição para casos de emergência justificada por relevante interesse público. No caso, as contratações serão, sobretudo, para a área de educação.
O projeto passou raspando por 5 votos a 4. O que pegou foi o prazo das contratações. O executivo e os vereadores de situação queriam estender a duração da temporariedade, a oposição queria diminuir.
O site da prefeitura deveria publicar as leis aprovadas na Câmara e sancionadas pela prefeita para dar uma satisfação ao povo e não ficar só dando notinhas cobra d'água que interessam apenas à administração.
O povo é sempre ávido para saber as coisas que acontecem na administração pública.
Calma
14:02 Postado por Geremias Pignaton
O Blog gosta que a população da cidade leia e discuta os temas debatidos, mas não precisa ser assim.
Discutir é bom e engrandece, mas com moderação.
Calma, gente!
Viva, salve, hurra! E decepção.
02:49 Postado por Geremias Pignaton
Ponto positivo para a justiça nesse caso de Brasília.
Já a justiça do Espírito Santo, no caso do prefeito de João Neiva, decepciona. Não no mérito- não conheço bem o caso para comentar -, mas na demora. O caso ocorreu há quase 20 anos. Só agora o prefeito foi julgado em segunda instância. Cabe ainda recurso.
Ponto negativo para a justiça capixaba pela demora no caso do prefeito de João Neiva.
Enquete x Tiradentes
10:38 Postado por Geremias Pignaton
O bom da enquete foi ver que 10 votos foram para ótima. Significa que pessoas que apoiam incondicionalmente a prefeita também acessam e lêem o blog.
Essa enquete foi mais realista que aquela dos vereadores. Foram muito menos votos, mas parecem votos espontâneos, não dirigidos.
O Blog do Gerê agradece a todos que participaram e aceita sugestões para uma próxima.
Breve, breve, a Folha do Litoral - eleitoral como diz o redator de O Pau Gigante - trará uma pesquisa de popularidade da prefeita do tal Instituto Tiradentes. Aposto como a popularidade estará nos píncaros.
O Blog caminhando para seu quarto mês e está muito além do que esperava quando o criei.
Peruch
15:28 Postado por Geremias Pignaton
Se for condenado, o prefeito pega seis anos de prisão no regime semi-aberto e perde o mandato atual. O julgamento foi suspenso por pedido de vistas de um desembargador. O relator já proferiu voto pela condenação.
Tem vice se babando em João Neiva.
O prefeito, por sua vez, parece que está com a popularidade em baixa.
Dengue premiada
15:40 Postado por Geremias Pignaton
Vamos criar uma situação hipotética e perfeitamente possível: um morador se esforça, cumpre sua obrigação, limpa seu quintal, elimina todos os focos, é sorteado e ganha o prêmio. Dias depois pega dengue porque seu vizinho, porta com porta, cerca com cerca, não fez o mesmo. O mosquito não respeita cerca, não respeita prêmio, não respeita sorteio...
Li hoje reportagem mostrando que dois municípios de Minas Gerais, Arcos e Ituitaba, estão fazendo um movimento inverso. Estão aplicando multas aos moradores que não eliminarem os focos de mosquitos de suas propriedades.
Isso merece um debate. Nunca fui favorável a se premiar alguém por cumprir sua obrigação. A medida me parece populista e pode se revelar inócua. Talvez a combinação das duas seja o mais adequado. Se for para aplicar só uma, sou mais as mineiras.
No final, educação e esclarecimento é que fazem o diferencial. Talvez aí esteja a única valia da medida ibiraçuense.
Médicos e medicamentos
11:36 Postado por Geremias Pignaton
Muito bom! Acho muito importante esse trabalho. Todos devemos ter consciência que tomar medicamento por conta própria é sempre arriscado.
Entretanto, devemos lembrar aos administradores do município que mais importante do que isso é a população ter acesso ao médico.
Sem isso, não tem conscientização que resolva.
Eu tenho um sonho
10:53 Postado por Geremias Pignaton
Anistia
04:32 Postado por Geremias Pignaton
Um lado todo mundo sabe quem é. Tem nome, endereço, fotografia, biografia. O outro lado é uma incógnita.
É comum se divulgar a história de algum ex-guerrilheiro para denegrir sua imagem. Gabeira, Minc, Franklin Martins, Dilma, Zé Dirceu e outros ex-guerrilheiros têm seus nomes divulgados em matérias como assaltantes de bancos, bandidos, assassinos, terroristas.
E os torturadores e assassinos do outro lado? Onde estão? Morreram todos? Não estão mais por aí? O que foi feito deles?
Estão encobertos pela proteção do Estado até hoje.
Não acho que deveríamos puni-los agora, mas temos o direito de saber de suas histórias.
Cambaxirra
03:56 Postado por Geremias Pignaton
Esse minúsculo pássaro, um dos mais populares do Brasil, é conhecido como cambaxirra, curruíra ou garrincha. Em Ibiraçu recebe o nome de cambucira. É um pássaro da família dos Trogloditídios e tem nome científico "Troglodytes aedon". No nordeste brasileiro também é chamado de rouxinol. Seu canto é semelhante ao canto do rouxinol e da cotovia europeus. Vive em todas as Américas, nas cercanias das habitações humanas. Perfeitamente adaptada à vida urbana. Se fizermos uma clareira na densa mata e construirmos uma tosca habitação, logo chega uma cambucira para nos fazer companhia com seu lindo canto. Alimenta-se de tudo, insetos e suas larvas, lagartixas, sementes e pequenos frutos. Vive aos pulinhos entre as árvores nos arredores das casas, gosta sobremaneira de passear entre a madeira dos telhados e beirais. Faz seu ninho com gravetos desarranjados em buracos dos telhados, das paredes, das árvores, podendo também utilizar moradas desabitadas de joão-de-barro. Na minha casa, uma dessas fez o ninho dentro do padrão de energia, no meio dos fios. O antigo craque da seleção brasileira, Mané Garrincha, recebeu o apelido porque, quando criança, gostava de caçar esse passarinho com estilingue. O lindo canto pode ser ouvido no link a seguir http://www.youtube.com/watch?v=Nla4RVsj1kw&feature=related
Prestação de Contas - Marido, Perguntas, Fim
00:43 Postado por Geremias Pignaton
Daí para frente, a prefeita, volta e meia, falava o nome do marido. Durante toda a palestra que durou pouco mais de uma hora, ela pronunciou o nome do marido doze vezes. Eu tive a curiosidade de contar.
Ao final, deu a palavra ao deputado Marcelo Coelho, a única pessoa que teve a honra de falar. O deputado, além dos elogios formais, falou sobre a sua mudança de partido, motivada por sua lealdade ao governador e pronunciou o nome do marido da prefeita por mais quatro vezes. Pediu voto para ele próprio e para o marido da prefeita, não diretamente, mas de forma explícita. Disse que o marido faz muita falta ao Espírito Santo e, especialmente, a nossa região e que tem que voltar à Câmara Federal, candidato que será nesta eleição.
Entendo que houve um flagrante desrespeito a lei eleitoral. Propaganda eleitoral extemporânea e utilizando-se de meios públicos. A "audiência pública" era toda bancada pela municipalidade.
Eu pensava que, antes de encerrar, seria franqueada a palavra aos presentes para perguntas e dúvidas. A reunião era para prestações de contas e isso sempre se acompanha de muitas dúvidas e questionamentos. Contrariando tudo que de democrático pode existir, encerrou-se a reunião sem abrir às dúvidas. O povo de Ibiraçu não deve ter direito de questionar. Deve estar muito satisfeito com as festas das campanhas eleitorais.
Se fosse democrática a audiência, eu teria muitos questionamentos para fazer:
- A senhora prefeita não acha que uma queda de arrecadação de somente 3%, num ano em que o mundo todo chorou uma de suas mais graves crises econômicas, é muito pouco para justificar falta de recursos para sua administração?
-nas realizações deste ano, apenas duas podem ser assim classificadas, já que todo o restante são serviços de manutenção e de conservação: a ponte do Bairro Ericina e o muro de arrimo, também naquele bairro atrás da Ingral. A ponte começou a ser reconstruída há meses e a obra vai muito lentamente. Por quê? O muro de arrimo começou estes dias. Nesse muro serão gastos mais de seiscentos mil reais. Os moradores que serão protegidos são de classe média. Eles contribuirão com algum percentual dos gastos? Quanto?
- a senhora mostrou um pouco dos gastos por setores na sua administração. O gasto com pessoal é de mais de 46%. Como está distribuído o pessoal da prefeitura pelas diversas secretarias? Existe algum projeto para redução dos gastos com pessoal?
- por falar nisso... A imprensa de Vitória veiculou uma lista de municípios que estariam com dificuldades de cumprir a Lei de Responsabilidade Fiscal, nessa lista estava Ibiraçu. Por que isso? Essa situação persiste?
- temos sérios problemas com enchentes e também com secas. Alternamos excessos de águas com a falta dela. Que planos existem para amenizarmos esses problemas? Com relação a falta d'água, a administração passada tentou viabilizar um projeto de captação de água no rio Itapirá. Infelizmente não conseguiu. Entretanto, deixou alguma verba alocada. Como está esse projeto? Tem-se alguma perspectiva?
- quanto é o aluguel do carro que a senhora usa? O carro do prefeito passado não está em condições da senhora usar?
- Por que faltam médicos para atender no pronto-socorro do município? Por que a situação física dessa unidade de saúde é tão precária?
Essas são apenas algumas das perguntas que poderia ter feito.
Eu, sinceramente, achei pífia a prestação de contas da prefeita. Pareceu-me mais um ato político do que uma reunião para esclarecimento da população. Aliás, população que não compareceu. Só estava presente uma claque, com apenas duas ou três pessoas identificadas com a oposição.
Haiti e Cuba
08:56 Postado por Geremias Pignaton
A falta de estabilidade política talvez seja a melhor justificativa para a pobreza que assola o pequeno país de cerca de 9 milhões de habitantes. O bem mais precioso no Haiti são suas terras férteis o que não justifica a fome que vitima a população
O Haiti sofre muito com os constantes furacões que desgraçam a região.
Além disso tudo, o país está localizado sobre uma fenda geológica que o faz tremer de vez em quando com violentos terremotos
É muita desgraça para uma só nação.
Até Fidel tomar o poder em 1959, Cuba tinha uma história muito parecida com o Haiti. É difícil comparar, mas não é absurdo imaginar que, se Cuba tivesse continuado com o curso daquela história, talvez fosse como esses países miseráveis da América Central, cujo exemplo mais gritante é o Haiti.
Tenho muitas críticas ao regime de Fidel, mas a dignidade do povo Cubano parece muito superior a de seus vizinhos.
Alcoolismo
02:33 Postado por Geremias Pignaton
Fico sempre muito triste em ver pessoas que foram meus amigos de infância, ex-alunos, parentes acabando-se vítimas de alcoolismo. Volta e meia, temos notícias na cidade de pessoas que morrem, ainda jovens, por consequência desse problema.
Não existe um programa de saúde pública para a abordagem. Outras cidades, sobretudo onde o problema tem forte agravante cultural, começam a implantar programas assim. Tenho conhecimento que em Santa Maria do Jetibá existe uma política na área de saúde para abordar o alcoolismo.
Deveríamos começar com conscientização para alertar sobre o problema.
Prestação de contas - Comemoração do Dia do Professor
02:50 Postado por Geremias Pignaton
Sete-Cores
03:10 Postado por Geremias Pignaton
Prestação de contas - Um Milhão e Só 5%
10:43 Postado por Geremias Pignaton
Foram um milhão de caixas, um milhão de comprimidos, um milhão de doses, um milhão de reais, ou o quê?
Ibiraçu tem cerca de dez mil habitantes. Quantos habitantes retiram remédios na prefeitura? Mil, dois mil, três mil? Suponhamos que sejam dois mil. Precisa cada um tomar quinhentos comprimidos por ano para dar um milhão de comprimidos. Tudo parece que foi colocado para impressionar a assistência. Tudo mal explicado e mal apresentado. Tudo para parecer extraordinário.
Outra coisa dita e muito, muito, muito enfatizada. Dos que procuram atendimento na saúde municipal , apenas 5% não são atendidos, 95% são atendidos. Não explicou no que consiste o atendimento. A pessoa chega, faz uma ficha, é examinada preliminarmente, é vista pelo médico, como é isso? Atendimento é palavra muito genérica, ninguém entendeu nada. Como se chegou a esses números?
Ao contrário do que fez na queda de arrecadação, aqui a prefeita apresentou números relativos. Como foram os números absolutos? Quantos foram atendidos. Mil, quinhentos, dois mil, cinco mil? Quantos voltaram sem atendimento? Vinte , trinta, quarenta, cinquenta, cem? O que aconteceu com eles? Morreram, foram atendidos em outras cidades, foram atendidos por curandeiros, foram às benzedeiras?
Tudo feito para encobrir a realidade. A prestação de contas, para mim, suscitou mais dúvidas que esclarecimentos.
Ao final, fazendo seu discurso, a única pessoa a quem foi dada a palavra, Deputado Marcelo Coelho deu parabéns à prefeita porque em muitos locais do Brasil só cinco por cento são atendidos. Em Ibiraçu, ao contrário, só cinco por cento não são atendidos.
Naturalmente, neste percentual de cinco por cento não está o pai, a mãe, os filhos, a esposa, parentes e amigos do deputado.
Prudente
05:51 Postado por Geremias Pignaton
Como presidente da Câmara Legislativa, ele presidirá todos os processos de impeachment contra o governador "perdoador" Arruda - humilde que só ele, perdoa mais que Cristo e pede mais perdão que Magdalena.
Por essas e outras mais que o povo desacredita no poder constituído. Esse deputado não poderia jamais voltar ao cargo até que fosse julgado. Não existe clima, não existe moral, não existe condição. Depois, alguns mais exaltados fazem uma arruaça e fica todo mundo dizendo que houve exagero.
Essa lentidão para se tomar providências é inconcebível!
Voltamos!
01:35 Postado por Geremias Pignaton
Por ocasião da comemoração do nascimento de Jesus, o filho do carpinteiro, estivemos na Chamada Terra Santa. Belém, Nazaré e Jerusalém continuam lá. Só não mudou muita coisa desde aquele tempo. O opressor continua oprimindo o oprimido, que continua sob opressão. Jerusalém é uma cidade sitiada. Nada do que foi ensinado pelo Grande Mestre é seguido. Todo o sacrifício foi esquecido. Seu aniversário é uma comemoração comercial e sua mensagem virou fonte de lucro dos mesmos hipócritas que o Sábio desprezou. Lá, como em todo o mundo.
Continuando nossa peregrinação natalina, fomos até a Lapônia à procura de Papai Noel. O Bom Velhinho que na verdade se chama Santa Klauss (nossssa!) estava puto! Reclamou que todo ano aparece um monte de gente da televisão, fazem com que ande de trenó, mostram ele fazendo brinquedos e tiram muitas fotos, em troca de uns poucos, segundo ele, trocados. O resto do ano, Santa passa enchendo a cara com uma bebida que ele mesmo fabrica, a “atucha”, uma espécie de cachaça feita com cocô de rena fermentado. Aproveitamos a ocasião e enchemos a cara com o bom velhinho. Ao final, bebados, cantamos todos juntos:
“Já faz tempo que pedi
mas o meu Papai Noel não vem,
com certeza já morreu ou então felicidade
é brinquedo que não teeeeeem!”
Kote denki novuco kiswirt. *
*Tradução: Até breve! (em laponês, a língua do Papai Noel)
Avião
16:27 Postado por Geremias Pignaton
Aí, apareceu o Luiz Paulo Velozo, do Espírito Santo, propondo que os deputados e senadores não viessem mais a Brasília, só de vez em quando. Poderiam ficar nos estados e, com os recursos eletrônicos, com toda a segurança, debater e votar remotamente as matérias discutidas no parlamento.
Gostei muito da ideia do Luiz Paulo. No futuro será assim. Acho até que deveria começar logo. Ao invés deles terem que voltar toda semana às bases, não precisariam vir toda semana para Brasília.
Elástico
15:56 Postado por Geremias Pignaton
A humanidade evolui em arrancos, em espichões, como se fosse um elástico. Espicha até o limite, depois dá uma contraída buscando valores anteriores que nunca mais encontra. A revolução industrial que iniciou-se no Século XVIII e que teve seu auge no século passado, parece que chegou no ponto máximo do elástico espichado. Agora iremos dar uma recuada, buscando valores novos, valores que deixamos no passado e que provavelmente não os encontraremos do mesmo jeito.
O ícone da era industrial é o automóvel. Com essa crise do aquecimento global, da necessidade de racionarmos energia, parece um absurdo que para transportar uma pessoa tenhamos que deslocar mil e quinhentos quilos de aço. Precisamos mudar isso urgentemente. Se levarmos em consideração o petróleo, a indústria automobilística move o mundo atual. Isso tende a diminuir.
Quem está mais adaptado para o mundo que virá? Aqueles que vivem razoavelmente bem sem depender de muitos recursos. Ricos serão aqueles capazes de viver bem sem gastar muito, sem depredar a natureza, sem exaurir os recursos naturais.
Tudo indica que a humanidade , então, se voltará para o oriente. China, Índia, Coréia, Japão têm mais conhecimento e cultura nessa área.
A Europa também tem tradição em racionamento e em vida apertada. As guerras foram escolas. Os EUA, o grande sugador de recursos naturais, sofrerá muito.
O Brasil está bem na fita. Basta fazer alguns ajustes e não perder as oportunidades.
Prestação de contas - Gastos setorizados
02:33 Postado por Geremias Pignaton
Prestação de contas - Grazielle Massariol Mori
01:46 Postado por Geremias Pignaton
Prestação de contas - A "queda" na arrecadação
01:45 Postado por Geremias Pignaton
A prefeita começou os trabalhos exibindo imagens da enchente de janeiro passado. Momento, sem dúvida, calamitoso para o município. Depois falou da queda de arrecadação com a crise. Ou seja, começou chorando as pitangas e desculpando-se pelo seu fraco desempenho.
Com relação à enchente, não temos o que contestar.
Agora, com relação a queda de arrecadação, consideramos uma desculpa esfarrapada da prefeita.
Vamos aos números apresentados por ela, comparando a arrecadação de 2009 com a de 2008.
Números da Receita Corrente Líquida, só arrecadação própria, sem convênios, recursos estaduais e/ou federais.
Em 2008 foi arrecadado 16 milhões novecentos e poucos mil reais. Em 2009, uma estimativa, pois dezembro ainda estava em curso, arrecadação de 16 milhões quatrocentos e poucos mil reais. Diferença de 500 mil reais aproximadamente. A prefeita os apresentou assim,em números absolutos. Pode perfeitamente esse número ter mudado, uma vez que dezembro é historicamente um mês de arrecadação elevada e pode ter diminuído e alterado a relação.
Não apresentou os recursos de convênios, o que poderia zerar ou até modificar essa diferença.
Agora vamos relativizar os números apresentados: em aproximadamente 17 milhões, 500 mil significam 3%. A arrecadação caiu 3%, mesmo com toda a crise. Isso num orçamento público não é nada. É comum as arrecadações oscilarem. O percentual é insignificante e não deveria ser usado como desculpa para ter atendido mal a população.
Se levarmos em conta os convênios, acho que a arrecadação foi igual ou superior ao ano de 2008.
Ponte que caiu
05:32 Postado por Geremias Pignaton
Há exatamente um ano, neste horário, 18 horas, começou a chuvarada que causou a maior tragédia na nossa querida cidade de Ibiraçu. Hoje, a cidade está normal. Uma pessoa que não saiba do ocorrido jamais é capaz de imaginar o desespero que foi. Os moradores ainda têm medo da chuva, mas, a cada ano, isso vai sumindo, se novas enchentes violentas como aquela não ocorrerem.
Angra
02:20 Postado por Geremias Pignaton
Não precisa ser técnico, nem analisar com minúcias, para ver que as construções da pousada e das casas vizinhas estavam irregulares.
No mínimo, estavam construídas em terrenos de marinha.
Além disso, estavam debaixo de um despenhadeiro com declive de mais de 80 graus.
Nisso que dá os licenciamentos políticos.
Nós, em Ibiraçu, sofremos na pele esse problema. As enchentes que nos assolam são, sem dúvidas, agravadas por licenciamentos desse tipo. Aterros, edificações, muros, cercas, indústrias bloqueando o fluxo da água.
Populismo em excesso é um desastre.
Nossa Senhora das Graças do Taquarassu
03:50 Postado por Geremias Pignaton
Até o início dos anos 70 do século passado, quando o interior do Brasil era mais povoado que as cidades, a Igrejinha de Nossa Senhora das Graças, em Taquarassu, era frenquentada pelos moradores do vale do Rio Taquarassu. Ali se rezavam ladainhas, algumas missas, era o templo daquele povo católico sofrido, colonos trabalhadores da roça. As festas anuais eram feitas em novembro. Dia 27 de novembro é dia dedicado a Nossa Senhora das Graças, padroeira daquela localidade e depositária da fé de muitas pessoas que ali nasceram e viveram grande parte de suas vidas.
Sanhaços
02:31 Postado por Geremias Pignaton
Os sanhaços são uma das aves mais conhecidas do Brasil. Habitam todo o território brasileiro, com exceção de pontos da floresta amazônica.
Prestação de contas
15:04 Postado por Geremias Pignaton
Preliminarmente, gostaria de dizer que o recinto daquele auditório estava completo com pessoas sentadas. Acredito que, fora aqueles que tinham por obrigação estarem lá, pode-se contar umas 60 a 70 pessoas. Não gostei de ver só o pessoal de uma ala da política ibiraçuense. Parece que era proibido ao pessoal da aposição estar presente. Tinha um carro de som anunciando a "audiência pública" e convidando todos a participarem. Parece que poucos se interessam por esse tipo de participação.
Por que pus audiência pública entre aspas? Porque achei que, ao final, seria franqueado à assistência o direito de fazer questionamentos. Nada! Só a prefeita falou e, por poucos minutos, falou também o deputado Marcelo Coelho de Aracruz.
Sinceramente, isso não é uma reunião para prestação de contas. Isso é um evento político onde apenas um lado fala e o outro - podemos chamar de claque - bate palmas. Sendo assim, não precisava tomar tempo de ninguém. Bastaria fazer um impresso bem detalhado e distribuir para o povo.
Eu tinha algumas perguntas a fazer desde o início. Com o desenrolar da apresentação da prefeita, essas perguntas aumentaram.
Acredito que os números apresentados não foram modificados, mas tenho certeza que foram manipulados para satisfazer a vontade da administração. Quando havia interesse, eram apresentados relativizados, quando o interesse trocava de posição, eram apresentados absolutos.
Discutirei aqui no blog, durante os próximos dias, a tal audiência, abordando todos os tópicos que achei interessante.
Morro do Sapateiro
05:04 Postado por Geremias Pignaton
As fotos foram feitas em dezembro último, do Morro do Sapateiro, sobre a Cascata. A Mata secundária está sendo retirada. Dizem que o desmatamento é regular. Eu acho muito pouco provável.
Não podemos mais conviver com esse tipo de agressão à natureza. Isso é um dos fatores responsáveis pelo nosso problema de enchentes.
As autoridades devem tomar as providências.
Um anônimo num comentário aqui no Blog já havia denunciado isso.
in loco
03:03 Postado por Geremias Pignaton
As autoridades de Ibiraçu devem dar um basta nisso.
Assim esperamos.
Taquarassu
02:42 Postado por Geremias Pignaton
Com as fotos acima, ano passado, o Blog do Gerê denunciou o uso criminoso de herbicida na localidade de Taquarassu, no alto Rio Taquarassu, fonte que abastece a cidade de Ibiraçu. Parece que estão querendo envenenar a população.