Bate-Boca

15:26 Postado por Geremias Pignaton

A Julgar pela recepção que o marido da prefeita de Ibiraçu teve em Pendanga e Guatemala nesta última sexta-feira, a campanha na região não será muito fácil.
As informações dão conta de que o ambiente nas duas localidades era hostil ao "primeiro-damo".
Fala-se até que houve bate-boca.
O povo não está muito afim de blá-blá-blá. Se prometeu e não cumpriu, não tem direito a prometer mais.

Divino Pai Eterno

14:15 Postado por Geremias Pignaton

<span class=
Hoje fui com a família levar minha mãe que me visita para conhecer o santuário do Divino Pai Eterno em Trindade, Goiás. Saímos de Brasília ao amanhecer, chegamos a tempo de assistir a missa das dez e retornamos. Café da manhã e almoço no Jerivá, um dos melhores locais de parada na beira de estrada que conheço no Brasil, sem desmerecer o nosso Califórnia e a nossa Parada Ibiraçu. Esse santuário, como podemos ver aí na foto, é muito bonito e muito frequentado por fiéis de todo o Brasil. Teve excursão que veio de Ibiraçu para visitá-lo. Ele é gerido pelos padres redentoristas. Aliás, esses padres são um fenômeno de audiência. Eles gerem o Santuário de Aparecida, o de São Geraldo Majela em Curvelo- MG, o de Bom Jesus da Lapa-BA, o Círio de Nazareth em Belém, além desse em Goiás. São milhões de fiéis, todos os anos, que visitam esses santuários. Certa vez, há uns seis anos, fui a Curvelo visitar meu primo, Padre Waldo, que era reitor do Santuário de São Geraldo Majela. Fui num final de semana de festa. Tinham mil e seiscentos ônibus na cidade para participar dos festejos, fora os fiéis da região que iam de carro ou em ônibus de carreira. Tinha em torno de cem mil visitantes. Sugiro que dêem a gestão do Santuário de Nossa Senhora da Saúde em Ibiraçu aos redentoristas. Daqui a alguns anos, teremos verdadeiramente um forte turismo religioso em Ibiraçu. Eles têm know how nisso.

Tricentésimo

02:21 Postado por Geremias Pignaton

O Blog do Gerê estará completando amanhã 4 meses de existência. Este é o tricentésimo post. Ficou uns vinte dias parado pelas férias de dezembro e o mês de janeiro meio devagar porque tá todo mundo de férias. Estou muito feliz com os resultados do Blog. Vamos continuar sempre com todos os dois e meio zilhões de leitores e breve atingiremos três zilhões. Escrever trezentos posts não é fácil. Exige muita dedicação. Agradeço a todos que colaboram e peço que me mandem informações pelo email gereblog@gmail.com.

Crucifixo haitiano

04:53 Postado por Geremias Pignaton

Não demorou muito e começou a circular na internet mensagens atribuindo a milagre o fato de, na igreja em que morreu a Doutora Zilda Arns, só o crucifixo ter restado de pé. Realmente, a imagem é impressionante. No meio dos escombros, a imagem de Cristo crucificado intacta.
Isso fez-me lembrar uma passagem de minha apagada existência. Quando morava na Itália, ocorria a primeira Guerra do Golfo. Dois pilotos de um caça italiano foram abatidos e feitos prisioneiros no Iraque. Quando libertados, foram recebidos como heróis e toda a imprensa, durante semanas, noticiou o fato, com evidência ao nome dos dois. Eram reportagens, entrevistas, aparições em programas de TV...Enfim, encheu até o saco. De um deles, depois de vinte anos, ainda lembro o nome: Maurizio Cocciolone.
Lembro-me que comentei com o padre que me hospedava: "Don Antonio, esses dois não são os verdadeiros heróis. No meu entender, verdadeiros heróis foram aqueles pilotos não abatidos, que lutaram bravamente e não se deixaram apanhar". Don Antonio - que Deus o tenha - riu e disse-me que comigo ninguém podia.
No caso do crucifixo haitiano, acho que verdadeiro milagre seria se só ele caísse e o restante da igreja ficasse de pé, salvando-se centenas de vidas que estavam lá dentro, inclusive Zilda Arns.
Mais milagre ainda, se tudo caísse e o crucifixo ficasse escorando os escombros, protegendo todos embaixo.
Milagres acontecem.

Não Mais

01:48 Postado por Geremias Pignaton

Venho lendo no site Século Diário que a fábrica do Suco Mais, lá em Linhares, está poluindo um córrego que passa por perto. Joga efluentes poluidores no pobre "corguinho".
É de assombrar que uma empresa daquele porte, pertencente a gigantesca e mercadológica Coca-Cola, tenha esse tipo de comportamento em pleno século XXI.
A nós consumidores só resta uma saída, boicotar os produtos daquela empresa. Enquanto persistir a poluição do córrego, não comprarmos mais Mais.
Podemos substituir por La Fonte Onaji, ibiraçuense que não polui.

Taquarassu - herbicida

09:46 Postado por Geremias Pignaton

Daquela denúncia de aplicação de herbicida dentro do Rio Taquarassu resultou que o proprietário da terra foi multado pelo IDAF em 800 reais.
Agora estamos aguardando o inquérito policial que deve apurar a responsabilidade penal.
A população de Ibiraçu espera que este tipo de agressão ao ambiente e ao direito de consumir água de boa qualidade, sem risco à saúde, nunca mais se repita e que os agressores recebam os rigores da lei.

Prestação de contas - gastos setorizados II

09:34 Postado por Geremias Pignaton

Numa resenha aí para trás, fiz um comentário sobre a prestação de contas da prefeita e expus, inclusive com foto, dado apresentado sobre os gastos com os setores de educação, saúde e despesas com pessoal. Eram 46,15% com pessoal, 25,91% com educação e 18,47% com saúde. Ao final, cometi um erro crasso. Somei tudo e disse que sobravam apenas 9,47% para gastar com todo o resto.
Lógico que sobra muito mais. Os gastos com pessoal se sobrepõem. Grande parte dos gastos com educação e saúde são despesas com pessoal.
Não sei quanto sobra para o resto, mas deve ser entre 25 e 35%.
Mesmo com muito gasto com pessoal, mais de 8 milhões ao ano, deveria sobrar uns 700 mil para investimentos.

Refrigério

04:18 Postado por Geremias Pignaton

Horário de verão aqui no Planalto Central é um tormento, sobretudo no início e no final. Hoje, cheguei ao trabalho às 7h e as luzes das ruas estavam acesas. E olha que restam ainda três semanas para o fim.
Aqui escurece e amanhece 45 minutos mais tarde que no litoral.
Por falar em tempo... Com o frio castigando os EUA e a Europa, tem cientista dizendo que não existe aquecimento global. O negócio já está virando resfriamento global.
Vá falar nisso aí no Espírito Santo com este calorão de cozinhar ovo no asfalto!

Inauguração e sabedoria

02:50 Postado por Geremias Pignaton

Ontem foi inaugurado o asfaltamento da estrada de Rio da Prata e Picuã em Ibiraçu.
Autoridade maior presente o Vice-Governador Ricardo Ferraço. O Governador Hartung não apareceu devido uma indisposição digestiva.
O ex-prefeito Jauber foi convidado, compôs a mesa e foi homenageado por todos os que discursaram. Reconhecimento de sua imensa contribuição para a obra.
Estando juntos o Bispo de Colatina, o Monge do Mosteiro e o secretário de turismo, foi ressuscitado o projeto Caminho da Sabedoria.
Acho o projeto muito interessante. Não sei porque ainda não saiu do papel e ganhou a prática.
Está precisando um pouco mais de empenho e trabalho ou, como dizem por aí, vontade política.

Nas 11

01:28 Postado por Geremias Pignaton

Lula é um fenômeno. Joga nas 11 e chuta com as duas pernas, uma de cada vez, é claro.
Ontem discursou no Fórum Social Mundial em Porto Alegre. Foi homenageado, aplaudido, uma estrela do encontro dos bichos grilos e muitos outros bichos do mundo afora. Tudo gente boa que prega um mundo mais social e menos lucrativo.
Amanhã, vai a Davos na Suíça receber outro prêmio, discursará, será ovacionado no Fórum Econômico Mundial. Tudo banqueiro, empresário, países de primeiro mundo, gente fina que acha que o lucro é a melhor maneira de alcançar as melhorias sociais.
Lula se equilibra, dos dois lados, como um artista de circo. Tem gente que acha que é um palhaço. Fazer o quê?

Pato-do-mato

05:47 Postado por Geremias Pignaton


O pato-selvagem brasileiro, também conhecido como pato-do-mato, é uma ave anseriforme da família Anatidea, cujo nome científico é Cairina moschata. Tem 85 cm de tamanho e pode chegar a 120 cm de envergadura. O machos adultos pesam cerca de 2,2 kg, as fêmeas têm a metade do tamanho. São negros com manchas brancas nas asas. As fêmeas podem apresentar-se totalmente negras. Com o avançar da idade, as manchas brancas aumentam de tamanho, podendo abranger outras partes do corpo. Vivem em toda a América, dos Estados Unidos à Argentina. No Brasil, habitam todos os estados, sendo menos abundantes no sul e no leste devido à caça indiscriminada. Não produzem som, só um grasnar soprado quando estão excitados, som feito pelo passar do ar pelas vias aéreas superiores. O nosso pato doméstico é originário do pato-do-mato. No cativeiro, com as sucessivas procriações, ele ganhou mais branco e outras cores espalhadas pelo corpo. Os índios domesticavam os patos-do-mato antes do colonizador chegar aqui no Brasil. Vivem aos pares, podendo formar pequenos bandos de até cinco indivíduos. Se alimentam de grãos, sementes, frutos e folhas aquáticas.
Meu vizinho português cria patos na sua chácara. Os patos-selvagens, da reserva ao lado, misturaram-se aos domésticos e vivem por lá quase tão mansos como os de casa.

Inauguração

01:15 Postado por Geremias Pignaton

Hoje, nove horas da manhã, será inaugurado o asfaltamento da estrada que liga a rodovia Ibiraçu/Aracruz a Pedro Palácios, Rio da Prata e Picuã. Essa é mais uma obra de estrutura feita na administração passada. Junto ao asfaltamento da Valada Maffei, é mais um asfaltamento para o interior do Município.
Essa região de Rio da Prata e Picuã tem um imenso potencial para o agroturismo. Já começou a ser implantado alguma coisa pela família Rodrigues. A região já tem funcionando há anos o Mosteiro do Morro da Vargem. Devíamos ter alguma coisa neste sentido já encaminhada num projeto, afinal, o secretário estadual de turismo é de Ibiraçu.
Será que o ex-prefeito Jauber Pignaton foi convidado para a inauguração?

Nossas Montanhas

04:00 Postado por Geremias Pignaton






Aproveito o bem-humorado comentário sobre o Trem da Montanha feito pelo redator de O Pau Gigante para publicar as fotos das montanhas de Ibiraçu. Servirá para os ausentes matarem a saudade e para os moradores que não sabem os nomes das montanhas que cercam nossa querida terra. A primeira de cima para baixo é o Morro do Aricanga, depois o Monte Negro, Sapateiro lá na Cascata, Picuã ao sul e, a oeste, numa foto que abrange também a cidade, o Morro das Freiras lá para as Perobas.
Minha irmã voltou ontem de Ibiraçu. Junto com ela e os filhos viajou um amigo dos rapazes, o Alexandre. Ao chegarem, perguntei ao Alexandre se ele havia gostado. Ele disse que adorou tudo, Barra do Sahi, Vitória, Vila Velha, mas o que ele achou mais bonito foi Ibiraçu. Pelo relevo e por ser uma cidade bem organizadinha. As nossas montanhas são mesmo encantadoras. Tá faltando alguma autoridade para olhar pelo turismo da região.
A última foto não é minha. Não dou o crédito porque está no meu arquivo pessoal e não sei quem a fez.

Crack invade interior do ES

02:54 Postado por Geremias Pignaton

Matéria hoje Na Gazeta com o título acima dá conta que o crack tem se infiltrado em todo o interior do Espírito Santo. Esse não é um fenômeno somente capixaba. Todo o Brasil vem enfrentando esse problema. A semana passada a própria Gazeta dava notícia parecida com relação aos municípios de Linhares e de São Mateus.
O Blog do Gere alertou em novembro para o problema, inclusive em Ibiraçu.
Nossa comunidade precisa urgentemente receber uma campanha de conscientização sobre o crack. Nisso, devem se juntar todas os segmentos da sociedade: prefeitura, polícia, judiciário, ministério público, comunidades organizadas, igrejas, e, sobretudo, as escolas.

Ai de Ti, Haiti!

01:47 Postado por Geremias Pignaton

Foi necessário que um terremoto transformasse o Haiti num monte de escombros, para que o mundo voltasse seus olhos para aquele povo. Não é de hoje que aquela gente padece. Por que tanto sofrimento? A Confraria de O PAU GIGANTE, imbuídos do mais legítimo espírito humanitário, buscou em nossa vastíssima biblioteca as razões de tanta penúria. A hipótese de castigo divino como sugeriu aquele imbecil norte-americano foi prontamente descartada. Por azar também não há nenhuma chance. São pensamentos supersticiosos, de mentes infantis. Voltamos então no tempo e...voilá! Descobrimos porque o Haiti é um pais pobre.

Tudo começou com Colombo, que ali desembarcou em primeiro lugar. Chamou de Espanhola aquela ilha, habitada por tribos nativas. A Espanha encarregou-se de escravizar e violentar os ilhéus. Acabou por exterminar todos. Concluímos que seria para levar a civilização àqueles bárbaros. O controle então passou para a França, gente também muito civilizada, de la “igualite, fraternite e liberte”, que fez com que o a ilha fosse chamada “a pérola das Antilhas”. Para isso, seqüestrou e levou cerca de 400 mil africanos para lá. Para eles, os negros não eram gente. Matavam quando queriam, estupravam, mutilavam e abusavam de todas as formas. Afinal, c_ de escravo não tem dono. Mas tiravam dali muitas riquezas e produtos produzidos com a força dos cativos.

Pois aqueles negros eram tinhosos. O Haiti foi a primeira e única colônia escravista que conseguiu a liberdade através de várias revoltas. Botaram os franceses para correr. Como castigos pelo atrevimento, os EUA e a Europa, os expoentes da civilização e dos direitos universais, decretaram um boicote econômico que durou 60 anos! E o povo, marcado por séculos de escravidão e humilhações, traumatizado pela submissão, perdeu sua identidade, sua história e a dignidade. Brigas internas mantinham o país em total desorganização e a maioria do povo vivendo na miséria.

Numa dessas, provavelmente em nome de seus interesses, os Estados Unidos da América invadem o Haiti e lá ficam por muitos anos. Quando saem, deixam no poder um dos maiores carniceiros que o mundo já conheceu, sob sua proteção. Este passa o poder para o filho, que se mostrou pior do que o pai. Sob os olhares atentos dos americanos, a população sofre os piores horrores nas mãos da família Duvalier. Em seguida, mais uma sucessão de golpes e assassinatos. Mais recentemente, a ONU assumiu a tutela do Haiti e o Brasil, por motivos que não nos cabem discutir, o representante de uma farsa.

Hoje, todos estão empenhados em ajudar o Haiti. Há todo um aparato midiático para destacar a ajuda humanitária. Esta Confraria, que já viu muitas coisas séculos afora, espera a poeira baixar para ver como ficará aquela gente. Investimentos, reconstrução, ajuda e muitas declarações. Depois, a fome continuará fazendo vítimas, as pessoas continuarão na miséria e o Haiti voltará a ser um lugar de gente pobre. Pelo visto, sob nova ocupação.

A Confraria de O PAU GIGANTE comove-se com todos os acontecimentos no Haiti. Mas sabe que todas aquelas pessoas continuarão sendo vítimas, não da natureza, nem de deus, ou por azar, mas pela infindável insensatez humana, que trata pessoas como objetos para alcançar riquezas, poder e realizar suas ambições. Enganam-se os que pesam que os haitianos nasceram para sofrer. Em pior situação está o resto da humanidade, em especial aqueles em melhor situação, pois perderam a capacidade de se comover com o sofrimento dos outros.

AI DE VÓS, ABASTADOS DO MUNDO!

Bajulações

01:33 Postado por Geremias Pignaton

A Confraria de O PAU GIGANTE, entidade milenar cujos alicerces estão fincados no âmago das mais antigas civilizações, sente-se honrada e, por que não dizer, embevecida com a deferência do Gerê do Blog em nos conceder um espaço neste conceituado instrumento de comunicação. Não sabemos se o consideramos corajoso ou doido varrido por essa temeridade.

Nossas escusas pelo encaminhamento dos comentários. Nossa secretária Dona Raimunda, a feia de cara, dona de um par de coxas de causar inveja na Beyonce, é incapaz de aprender coisas novas. Mas as coisas velhas ela faz com maestria.

Aos resenheiros do sitio Ibirinha.com nosso apreço pela faixa alusiva à Confraria de O PAU GIGANTE quando do evento do encontro.

Esta Confraria não possui testes, concursos ou recrutamento para novos membros (ôpa!). Só aceitamos em nossos quadros aqueles que nos impressionarem, seja através de ações ou idéias, capazes de inovação, desvinculados de outras organizações e principalmente, corajosos o bastante para desafiar as regras pré-estabelecidas e a caretice do “politicamente correto”. Condição “sine qua non”: pureza de alma e propósitos elevados. Aqui, não há onde recostar a cabeça, capiste? Aceitamos propinas e prendas, mas esses não são fatores que influenciam na escolha. Os escolhidos recebem correspondência sigilosa, pois somos uma organização anônima. E, se buscam, aqui não encontrarão a fama, mas uma jornada de duros sacrifícios em p rol da humanidade!

Severino, mistura de jardineiro e oficeboi (na língua vernácula), nordestino arretado, estava esfuziante frente à possibilidade de andar no trem das montanhas. Pensava em fazer um passeio por Picuã, passando pelo Morro de Aricanga, Monte Negro e terminar no Morro da Vargem. Ficou prostrado ao saber que o trem passará pela região de Marechal Floriano e não por aqui. Severino, que leu a noticia do trem em um jornal daqui da região, confundiu as coisas. Vamos matriculá-lo numa escola para que possa aprender a diferenciar alhos de bugalhos.

Piñera, el loco

15:12 Postado por Geremias Pignaton

Sempre aparece na política algum maluco que faz de tudo para parecer um ser normal. É próprio dos loucos tentarem, a todo custo, parecerem normais, pessoas dentro do padrão, comuns, que se pode encontrar em qualquer rua de qualquer cidade. Aquele maluco do programa humorístico que vive dizendo-se normal é um retrato do que digo.
São muitos esses exemplos na política. Atualmente, para ser imparcial, vou citar um da direita e outro da esquerda. Berlusconi representando a direita fascista e Chavéz representando a esquerda ainda falando em revolução.
Agora aparece um direitista, ex-aliado de Pinochet, que promete muito para o futuro. Trata-se do Sr. Sebastian Piñera, presidente eleito do Chile.
Acesse http://www.youtube.com/watch?v=D4Mhvi6mWMc e veja o tal Piñera se acabando no Thriller do Michael Jackson. É de rolar de rir.

Artesanato

01:20 Postado por Geremias Pignaton

Dia 11 de dezembro passado, uma sexta-feira, cheguei em Ibiraçu à tarde e, logo mais, à noite, fui visitar uma feira de artesanato na pracinha de Ibiraçu.
É sempre bom ver o povo na praça. Acho até louvável a iniciativa.
Entretanto, o público presente estava disassociado da feira. Era um público jovem, a atração que tocava e cantava era para a juventude.
Resultado: praça cheia de jovens e as barracas de artesanato vazias, sem ninguém vendo e, por via de consequência, comprando.
Animando a festa ao microfone, o secretário do planejamento, senhor Félix Castro.
Entre Brasília e Goiânia existem cidades que fazem feira de artesanato nas margens da rodovia. Criaram uma estrutura com lojinhas bem construídas, banheiros bons e asseados, bom estacionamento e venda de tudo: artesanato, comida típica, produtos da roça, enfim, uma feira permanente na beira da BR. Não sei se isso traria prejuízo para os comerciantes estabelecidos. Eu penso que não, mas seria um caso a se discutir com eles. Acho que pode ser uma boa alternativa para gerar renda na cidade.

Contratação Temporária

14:15 Postado por Geremias Pignaton

Esta semana, numa sessão extraordinária da Câmara Municipal de Ibiraçu, foi aprovado projeto de lei que autoriza o executivo contratar servidores temporariamente.
Esse tipo de contratação é autorizado pela constituição para casos de emergência justificada por relevante interesse público. No caso, as contratações serão, sobretudo, para a área de educação.
O projeto passou raspando por 5 votos a 4. O que pegou foi o prazo das contratações. O executivo e os vereadores de situação queriam estender a duração da temporariedade, a oposição queria diminuir.
O site da prefeitura deveria publicar as leis aprovadas na Câmara e sancionadas pela prefeita para dar uma satisfação ao povo e não ficar só dando notinhas cobra d'água que interessam apenas à administração.
O povo é sempre ávido para saber as coisas que acontecem na administração pública.

Calma

14:02 Postado por Geremias Pignaton

Ontem, ao discutirem a enquete e algumas resenhas aqui do Blog, um vereador e um comerciante da cidade de Ibiraçu quase chegaram às vias de fato.

O Blog gosta que a população da cidade leia e discuta os temas debatidos, mas não precisa ser assim.

Discutir é bom e engrandece, mas com moderação.

Calma, gente!

Viva, salve, hurra! E decepção.

02:49 Postado por Geremias Pignaton

A Justiça do Distrito Federal resolveu mostrar serviço. Afastou todos os deputados envolvidos no tal mensalão do DEM e anulou todos os atos praticados com a participação deles. No total são oito deputados distritais mais dois suplentes. Serão convocados os suplentes não envolvidos no caso para compor as comissões que analisarão os pedidos de impeachment do governador.
Ponto positivo para a justiça nesse caso de Brasília.
Já a justiça do Espírito Santo, no caso do prefeito de João Neiva, decepciona. Não no mérito- não conheço bem o caso para comentar -, mas na demora. O caso ocorreu há quase 20 anos. Só agora o prefeito foi julgado em segunda instância. Cabe ainda recurso.
Ponto negativo para a justiça capixaba pela demora no caso do prefeito de João Neiva.

Enquete x Tiradentes

10:38 Postado por Geremias Pignaton

Terminou hoje a enquete do Blog sobre o desempenho da prefeita. Sei que essas enquetes não têm nenhum rigor científico e que o resultado pouco representa, mas, se depender do resultado aqui, a prefeita está com a popularidade lá no fundo. Teve um total de 108 votos, 60% julgaram a administração péssima, 19% julgaram ruim, o restante entre ótimo, bom e regular.
O bom da enquete foi ver que 10 votos foram para ótima. Significa que pessoas que apoiam incondicionalmente a prefeita também acessam e lêem o blog.
Essa enquete foi mais realista que aquela dos vereadores. Foram muito menos votos, mas parecem votos espontâneos, não dirigidos.
O Blog do Gerê agradece a todos que participaram e aceita sugestões para uma próxima.
Breve, breve, a Folha do Litoral - eleitoral como diz o redator de O Pau Gigante - trará uma pesquisa de popularidade da prefeita do tal Instituto Tiradentes. Aposto como a popularidade estará nos píncaros.
O Blog caminhando para seu quarto mês e está muito além do que esperava quando o criei.

Peruch

15:28 Postado por Geremias Pignaton

O prefeito de João Neiva, Luiz Carlos Peruch, está na corda bamba. Bambíssima! Está em curso julgamento numa câmara penal do Tribunal de Justiça do Espírito Santo uma ação que pede a condenação do prefeito por peculato. Ainda aquele caso que culminou com sua renúncia na década de 90, durante seu primeiro mandato. Figura também como réu no processo o ex-secretário daquele município, José Ivo Mai.
Se for condenado, o prefeito pega seis anos de prisão no regime semi-aberto e perde o mandato atual. O julgamento foi suspenso por pedido de vistas de um desembargador. O relator já proferiu voto pela condenação.
Tem vice se babando em João Neiva.
O prefeito, por sua vez, parece que está com a popularidade em baixa.

Dengue premiada

15:40 Postado por Geremias Pignaton

A prefeitura de Ibiraçu está dando prêmios para quem eliminar focos de mosquitos da dengue de suas casas. A princípio, olhando-se pelo lado populista da coisa, parece uma excelente iniciativa. Se olharmos com um pouco mais de atenção, podemos ver que nem tanto.
Vamos criar uma situação hipotética e perfeitamente possível: um morador se esforça, cumpre sua obrigação, limpa seu quintal, elimina todos os focos, é sorteado e ganha o prêmio. Dias depois pega dengue porque seu vizinho, porta com porta, cerca com cerca, não fez o mesmo. O mosquito não respeita cerca, não respeita prêmio, não respeita sorteio...
Li hoje reportagem mostrando que dois municípios de Minas Gerais, Arcos e Ituitaba, estão fazendo um movimento inverso. Estão aplicando multas aos moradores que não eliminarem os focos de mosquitos de suas propriedades.
Isso merece um debate. Nunca fui favorável a se premiar alguém por cumprir sua obrigação. A medida me parece populista e pode se revelar inócua. Talvez a combinação das duas seja o mais adequado. Se for para aplicar só uma, sou mais as mineiras.
No final, educação e esclarecimento é que fazem o diferencial. Talvez aí esteja a única valia da medida ibiraçuense.

Médicos e medicamentos

11:36 Postado por Geremias Pignaton

O site da prefeitura de Ibiraçu www.ibiracu.es.gov.br destaca hoje o trabalho que é feito pela secretaria de saúde para conscientizar os moradores sobre os perigos da automedicação.
Muito bom! Acho muito importante esse trabalho. Todos devemos ter consciência que tomar medicamento por conta própria é sempre arriscado.
Entretanto, devemos lembrar aos administradores do município que mais importante do que isso é a população ter acesso ao médico.
Sem isso, não tem conscientização que resolva.

Eu tenho um sonho

10:53 Postado por Geremias Pignaton

<span class=
Hoje é feriado nos USA. Comemora-se o aniversário de Martin Luther King Jr. Ele foi um grande idealista e lutou até morrer pela igualdade de direito dos negros americanos. Por sua luta, muitas mudanças foram feitas nas leis daquele imenso país para que os negros pudessem usufruir da cidadania. No tempo de Luther King os negros eram segregados, considerados cidadãos de classe inferior. Um incidente fez-se iniciar sua luta: defendeu ardentemente uma senhora que se recusou a ceder, num ônibus, lugar para um branco. Pastor da Igreja Batista, ele usou seu carisma, eloquência e a fé religiosa como ferramentas de sua luta. Em 1963, organizou uma manifestação que reuniu mais de duzentos mil manifestantes em Washington, ocasião em que proferiu o famoso discurso "Eu tenho um sonho..." Inspirou-se em Mahatma Ghandi e seu pacifismo. Nunca pregou a violência. Morreu em 1968 vitimado por tiros de um opositor, quando defendia uma greve de garis em Menphis. O Brasil precisa de um líder assim, não para defender os nossos negros, para defender uma distribuição de rendas em nossa sociedade. Só assim, poderemos dar um salto para sermos como os americanos, uma grande e poderosa nação.

Anistia

04:32 Postado por Geremias Pignaton

Estranho país este nosso amado Brasil. Depois de 25 anos de democracia, ainda estamos discutindo os crimes cometidos durante a ditadura militar. Supostamente, a lei de anistia de 1979 deveria ter passado uma esponja sobre tudo e pronto, estaria tudo enterrado e acabado. Entretanto, as coisas não se processam assim. Uma lei pode perdoar os crimes, não pode apagar a história deles.
Um lado todo mundo sabe quem é. Tem nome, endereço, fotografia, biografia. O outro lado é uma incógnita.
É comum se divulgar a história de algum ex-guerrilheiro para denegrir sua imagem. Gabeira, Minc, Franklin Martins, Dilma, Zé Dirceu e outros ex-guerrilheiros têm seus nomes divulgados em matérias como assaltantes de bancos, bandidos, assassinos, terroristas.
E os torturadores e assassinos do outro lado? Onde estão? Morreram todos? Não estão mais por aí? O que foi feito deles?
Estão encobertos pela proteção do Estado até hoje.
Não acho que deveríamos puni-los agora, mas temos o direito de saber de suas histórias.

Cambaxirra

03:56 Postado por Geremias Pignaton


Esse minúsculo pássaro, um dos mais populares do Brasil, é conhecido como cambaxirra, curruíra ou garrincha. Em Ibiraçu recebe o nome de cambucira. É um pássaro da família dos Trogloditídios e tem nome científico "Troglodytes aedon". No nordeste brasileiro também é chamado de rouxinol. Seu canto é semelhante ao canto do rouxinol e da cotovia europeus. Vive em todas as Américas, nas cercanias das habitações humanas. Perfeitamente adaptada à vida urbana. Se fizermos uma clareira na densa mata e construirmos uma tosca habitação, logo chega uma cambucira para nos fazer companhia com seu lindo canto. Alimenta-se de tudo, insetos e suas larvas, lagartixas, sementes e pequenos frutos. Vive aos pulinhos entre as árvores nos arredores das casas, gosta sobremaneira de passear entre a madeira dos telhados e beirais. Faz seu ninho com gravetos desarranjados em buracos dos telhados, das paredes, das árvores, podendo também utilizar moradas desabitadas de joão-de-barro. Na minha casa, uma dessas fez o ninho dentro do padrão de energia, no meio dos fios. O antigo craque da seleção brasileira, Mané Garrincha, recebeu o apelido porque, quando criança, gostava de caçar esse passarinho com estilingue. O lindo canto pode ser ouvido no link a seguir http://www.youtube.com/watch?v=Nla4RVsj1kw&feature=related

Prestação de Contas - Marido, Perguntas, Fim

00:43 Postado por Geremias Pignaton

A "Audiência Pública" começou e dez minutos depois chegou o marido da prefeita. Sentou-se no meio da plateia.
Daí para frente, a prefeita, volta e meia, falava o nome do marido. Durante toda a palestra que durou pouco mais de uma hora, ela pronunciou o nome do marido doze vezes. Eu tive a curiosidade de contar.
Ao final, deu a palavra ao deputado Marcelo Coelho, a única pessoa que teve a honra de falar. O deputado, além dos elogios formais, falou sobre a sua mudança de partido, motivada por sua lealdade ao governador e pronunciou o nome do marido da prefeita por mais quatro vezes. Pediu voto para ele próprio e para o marido da prefeita, não diretamente, mas de forma explícita. Disse que o marido faz muita falta ao Espírito Santo e, especialmente, a nossa região e que tem que voltar à Câmara Federal, candidato que será nesta eleição.
Entendo que houve um flagrante desrespeito a lei eleitoral. Propaganda eleitoral extemporânea e utilizando-se de meios públicos. A "audiência pública" era toda bancada pela municipalidade.

Eu pensava que, antes de encerrar, seria franqueada a palavra aos presentes para perguntas e dúvidas. A reunião era para prestações de contas e isso sempre se acompanha de muitas dúvidas e questionamentos. Contrariando tudo que de democrático pode existir, encerrou-se a reunião sem abrir às dúvidas. O povo de Ibiraçu não deve ter direito de questionar. Deve estar muito satisfeito com as festas das campanhas eleitorais.
Se fosse democrática a audiência, eu teria muitos questionamentos para fazer:

- A senhora prefeita não acha que uma queda de arrecadação de somente 3%, num ano em que o mundo todo chorou uma de suas mais graves crises econômicas, é muito pouco para justificar falta de recursos para sua administração?
-nas realizações deste ano, apenas duas podem ser assim classificadas, já que todo o restante são serviços de manutenção e de conservação: a ponte do Bairro Ericina e o muro de arrimo, também naquele bairro atrás da Ingral. A ponte começou a ser reconstruída há meses e a obra vai muito lentamente. Por quê? O muro de arrimo começou estes dias. Nesse muro serão gastos mais de seiscentos mil reais. Os moradores que serão protegidos são de classe média. Eles contribuirão com algum percentual dos gastos? Quanto?
- a senhora mostrou um pouco dos gastos por setores na sua administração. O gasto com pessoal é de mais de 46%. Como está distribuído o pessoal da prefeitura pelas diversas secretarias? Existe algum projeto para redução dos gastos com pessoal?
- por falar nisso... A imprensa de Vitória veiculou uma lista de municípios que estariam com dificuldades de cumprir a Lei de Responsabilidade Fiscal, nessa lista estava Ibiraçu. Por que isso? Essa situação persiste?
- temos sérios problemas com enchentes e também com secas. Alternamos excessos de águas com a falta dela. Que planos existem para amenizarmos esses problemas? Com relação a falta d'água, a administração passada tentou viabilizar um projeto de captação de água no rio Itapirá. Infelizmente não conseguiu. Entretanto, deixou alguma verba alocada. Como está esse projeto? Tem-se alguma perspectiva?
- quanto é o aluguel do carro que a senhora usa? O carro do prefeito passado não está em condições da senhora usar?
- Por que faltam médicos para atender no pronto-socorro do município? Por que a situação física dessa unidade de saúde é tão precária?
Essas são apenas algumas das perguntas que poderia ter feito.

Eu, sinceramente, achei pífia a prestação de contas da prefeita. Pareceu-me mais um ato político do que uma reunião para esclarecimento da população. Aliás, população que não compareceu. Só estava presente uma claque, com apenas duas ou três pessoas identificadas com a oposição.

Haiti e Cuba

08:56 Postado por Geremias Pignaton

O Haiti foi colônia francesa por mais de século. Foi a mais rica colônia francesa nas Américas durante o século XVII. Competiu com o Brasil pelo comércio internacional da comoditie mais importante da época: o áçucar. Conseguiu independência em 1804 mas até hoje nunca gozou de estabilidade política. Chegou, inclusive, a ser ocupada pelos Estados Unidos nas primeira décadas do século passado. Na segunda metade do século passado, penou sob a ditadura dos pai e filho, Papa Doc e Baby Doc.
A falta de estabilidade política talvez seja a melhor justificativa para a pobreza que assola o pequeno país de cerca de 9 milhões de habitantes. O bem mais precioso no Haiti são suas terras férteis o que não justifica a fome que vitima a população
O Haiti sofre muito com os constantes furacões que desgraçam a região.
Além disso tudo, o país está localizado sobre uma fenda geológica que o faz tremer de vez em quando com violentos terremotos
É muita desgraça para uma só nação.
Até Fidel tomar o poder em 1959, Cuba tinha uma história muito parecida com o Haiti. É difícil comparar, mas não é absurdo imaginar que, se Cuba tivesse continuado com o curso daquela história, talvez fosse como esses países miseráveis da América Central, cujo exemplo mais gritante é o Haiti.
Tenho muitas críticas ao regime de Fidel, mas a dignidade do povo Cubano parece muito superior a de seus vizinhos.

Alcoolismo

02:33 Postado por Geremias Pignaton

Na minha passagem por Ibiraçu, mês passado, pude observar, como venho fazendo sempre, o aumento gradativo no número de pessoas embriagadas pelas ruas. Não são pessoas que comemoram, festejam, se divertem. São pessoas que têm problema sério com o álcool.
Fico sempre muito triste em ver pessoas que foram meus amigos de infância, ex-alunos, parentes acabando-se vítimas de alcoolismo. Volta e meia, temos notícias na cidade de pessoas que morrem, ainda jovens, por consequência desse problema.
Não existe um programa de saúde pública para a abordagem. Outras cidades, sobretudo onde o problema tem forte agravante cultural, começam a implantar programas assim. Tenho conhecimento que em Santa Maria do Jetibá existe uma política na área de saúde para abordar o alcoolismo.
Deveríamos começar com conscientização para alertar sobre o problema.

Prestação de contas - Comemoração do Dia do Professor

02:50 Postado por Geremias Pignaton


A prestação de contas da prefeita no dia 16 de dezembro teve encheção de linguiça explícita. Vejam na imagem da foto acima. Isso é um exemplo claro. Entre as ações desenvolvidas na educação, ela incluiu a comemoração do dia do professor. Não que os professores não mereçam, muito pelo contrário, merecem muito! Ocorre que com prefeita, sem prefeita, com dinheiro, sem dinheiro, com boa educação, com má educação, enfim, sempre se comemora o dia do professor. Isso não é assunto para uma prestação de contas de um prefeito.
Gostaria muito de ter visto no quadro acima uma valorização dos professores, sobretudo com um plano de carreira e um bom aumento de salário.
Clique na foto para ampliar.

Sete-Cores

03:10 Postado por Geremias Pignaton

A foto foi feita por João Quental em Ubatuba, São Paulo. Nunca vi tantas reunidas. A saíra-sete-cores é uma minúscula aquarela voadora. Tem nome científico "Tangara soledon" e habita a Mata Atlântica, do sul da Bahia ao Rio Grande do Sul. Infelizmente, não temos sua presença colorida e festiva aqui no Planalto Central. Frugívora, adora, sobretudo, bananas. Aí em Ibiraçu, se você disponibilizar umas bananinhas para os pássaros no seu quintal, logo aparecerá umas dessas. Paga o preço do trabalho e das bananas. Distingue-se a fêmea do macho por apresentarem cores menos fortes, assim como os machos imaturos. O canto não é grande coisa - só faltava uma belezura dessas também cantar lindamente - e pode ser ouvido lincando http://www.xeno-canto.org/browse.php?query=tangara+seledon

Prestação de contas - Um Milhão e Só 5%

10:43 Postado por Geremias Pignaton

Na "audiência pública" do dia 16 passado, quando abordou o ponto mais fraco da sua administração, a saúde, a prefeita falou que no ano passado foram distribuídos um milhão de medicamentos. Enfatizou bastante esse número. Tentou explicar o que isso significa, mas eu não entendi. Achei que é porque eu sou meio leso, mas outras pessoas que estiveram na reunião também não entenderam.
Foram um milhão de caixas, um milhão de comprimidos, um milhão de doses, um milhão de reais, ou o quê?
Ibiraçu tem cerca de dez mil habitantes. Quantos habitantes retiram remédios na prefeitura? Mil, dois mil, três mil? Suponhamos que sejam dois mil. Precisa cada um tomar quinhentos comprimidos por ano para dar um milhão de comprimidos. Tudo parece que foi colocado para impressionar a assistência. Tudo mal explicado e mal apresentado. Tudo para parecer extraordinário.
Outra coisa dita e muito, muito, muito enfatizada. Dos que procuram atendimento na saúde municipal , apenas 5% não são atendidos, 95% são atendidos. Não explicou no que consiste o atendimento. A pessoa chega, faz uma ficha, é examinada preliminarmente, é vista pelo médico, como é isso? Atendimento é palavra muito genérica, ninguém entendeu nada. Como se chegou a esses números?
Ao contrário do que fez na queda de arrecadação, aqui a prefeita apresentou números relativos. Como foram os números absolutos? Quantos foram atendidos. Mil, quinhentos, dois mil, cinco mil? Quantos voltaram sem atendimento? Vinte , trinta, quarenta, cinquenta, cem? O que aconteceu com eles? Morreram, foram atendidos em outras cidades, foram atendidos por curandeiros, foram às benzedeiras?
Tudo feito para encobrir a realidade. A prestação de contas, para mim, suscitou mais dúvidas que esclarecimentos.
Ao final, fazendo seu discurso, a única pessoa a quem foi dada a palavra, Deputado Marcelo Coelho deu parabéns à prefeita porque em muitos locais do Brasil só cinco por cento são atendidos. Em Ibiraçu, ao contrário, só cinco por cento não são atendidos.
Naturalmente, neste percentual de cinco por cento não está o pai, a mãe, os filhos, a esposa, parentes e amigos do deputado.

Prudente

05:51 Postado por Geremias Pignaton

Depois de um breve período de licença, reassume hoje o cargo de presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal o deputado Leonardo Prudente. Para os mais distraídos, o deputado em questão é aquele que foi filmado pegando grana e enfiando em tudo que é buraco da vestimenta, inclusive nas meias.
Como presidente da Câmara Legislativa, ele presidirá todos os processos de impeachment contra o governador "perdoador" Arruda - humilde que só ele, perdoa mais que Cristo e pede mais perdão que Magdalena.
Por essas e outras mais que o povo desacredita no poder constituído. Esse deputado não poderia jamais voltar ao cargo até que fosse julgado. Não existe clima, não existe moral, não existe condição. Depois, alguns mais exaltados fazem uma arruaça e fica todo mundo dizendo que houve exagero.
Essa lentidão para se tomar providências é inconcebível!

Voltamos!

01:35 Postado por Geremias Pignaton

Imprevisíveis como as chuvas de verão, a Confraria de O PAU GIGANTE retorna ao Blog do Gerê, para deleite de nossos admiradores. >>>>> Fim de ano movimentado.>>>>> Enviamos nossos representantes e cientistas a Copenhague para a Conferência do Clima. Um espetáculo grandioso, parecia abertura de olimpíada. Muita mídia e conversa fiada. O que não era fiado, era caro. Bilhões de euros, dólares e alguns reais para salvarmos o planeta. Tanto dinheiro sai da mesma fonte, que financia nossos temores de que cem anos de industrialização poderiam mudar o que levou milhões de anos para se formar. É como se o peido dos ácaros que vivem sobre a superfície do nosso corpo pudesse provocar nossa morte. A nossa velha mãe Terra, temperamental como ela só, periodicamente muda o clima, esquenta , esfria e da uns pinotes. Isso sempre aconteceu, continuará acontecendo, independente desse arrogante animal racional chamado homem. Como se fossemos a coisa mais importante sobre a terra, vivemos destruindo o lugar onde vivemos. E um dia, sem que possamos fazer nada, o planeta entrará em convulsão e nós, metidos a besta, seremos uma raça extinta. E a terra continuará seguindo seu caminho, a milhares de quilômetros por hora, agarrada ao Sol. Este também se apagará um dia, independente de nossa mísera existência. Triste, mas real. Enquanto isso, banqueiros internacionais emprestam dinheiro para parar o aquecimento global. Como faziam com a ameaça do buraco da camada de ozônio que não está mais na moda.

Por ocasião da comemoração do nascimento de Jesus, o filho do carpinteiro, estivemos na Chamada Terra Santa. Belém, Nazaré e Jerusalém continuam lá. Só não mudou muita coisa desde aquele tempo. O opressor continua oprimindo o oprimido, que continua sob opressão. Jerusalém é uma cidade sitiada. Nada do que foi ensinado pelo Grande Mestre é seguido. Todo o sacrifício foi esquecido. Seu aniversário é uma comemoração comercial e sua mensagem virou fonte de lucro dos mesmos hipócritas que o Sábio desprezou. Lá, como em todo o mundo.

Continuando nossa peregrinação natalina, fomos até a Lapônia à procura de Papai Noel. O Bom Velhinho que na verdade se chama Santa Klauss (nossssa!) estava puto! Reclamou que todo ano aparece um monte de gente da televisão, fazem com que ande de trenó, mostram ele fazendo brinquedos e tiram muitas fotos, em troca de uns poucos, segundo ele, trocados. O resto do ano, Santa passa enchendo a cara com uma bebida que ele mesmo fabrica, a “atucha”, uma espécie de cachaça feita com cocô de rena fermentado. Aproveitamos a ocasião e enchemos a cara com o bom velhinho. Ao final, bebados, cantamos todos juntos:
“Já faz tempo que pedi
mas o meu Papai Noel não vem,
com certeza já morreu ou então felicidade
é brinquedo que não teeeeeem!”

Kote denki novuco kiswirt. *

*Tradução: Até breve! (em laponês, a língua do Papai Noel)

Avião

16:27 Postado por Geremias Pignaton

Tem um deputado, Ernanades Amorim de Rondônia, que está apresentando projeto para que o Congresso Nacional, Câmara e Senado, compre um jatinho para os deslocamentos dos parlamentares. Segundo ele, economizaria recursos com passagens de avião.
Aí, apareceu o Luiz Paulo Velozo, do Espírito Santo, propondo que os deputados e senadores não viessem mais a Brasília, só de vez em quando. Poderiam ficar nos estados e, com os recursos eletrônicos, com toda a segurança, debater e votar remotamente as matérias discutidas no parlamento.
Gostei muito da ideia do Luiz Paulo. No futuro será assim. Acho até que deveria começar logo. Ao invés deles terem que voltar toda semana às bases, não precisariam vir toda semana para Brasília.

Elástico

15:56 Postado por Geremias Pignaton

Ontem vi uma entrevista de um líder sindical italiano no canal Rai Internazionale. Ele falava sobre as mudanças no mundo. Achei muito interessante. Disse que estamos numa guerra. Não numa guerra de sangue, como as do passado, mas numa guerra para mudar a maneira de pensar, a maneira de encarar os recursos, uma guerra para mudar a classe política, os dirigentes, os conceitos de riqueza, enfim uma guerra para mudar os paradigmas da revolução industrial.
A humanidade evolui em arrancos, em espichões, como se fosse um elástico. Espicha até o limite, depois dá uma contraída buscando valores anteriores que nunca mais encontra. A revolução industrial que iniciou-se no Século XVIII e que teve seu auge no século passado, parece que chegou no ponto máximo do elástico espichado. Agora iremos dar uma recuada, buscando valores novos, valores que deixamos no passado e que provavelmente não os encontraremos do mesmo jeito.
O ícone da era industrial é o automóvel. Com essa crise do aquecimento global, da necessidade de racionarmos energia, parece um absurdo que para transportar uma pessoa tenhamos que deslocar mil e quinhentos quilos de aço. Precisamos mudar isso urgentemente. Se levarmos em consideração o petróleo, a indústria automobilística move o mundo atual. Isso tende a diminuir.
Quem está mais adaptado para o mundo que virá? Aqueles que vivem razoavelmente bem sem depender de muitos recursos. Ricos serão aqueles capazes de viver bem sem gastar muito, sem depredar a natureza, sem exaurir os recursos naturais.
Tudo indica que a humanidade , então, se voltará para o oriente. China, Índia, Coréia, Japão têm mais conhecimento e cultura nessa área.
A Europa também tem tradição em racionamento e em vida apertada. As guerras foram escolas. Os EUA, o grande sugador de recursos naturais, sofrerá muito.
O Brasil está bem na fita. Basta fazer alguns ajustes e não perder as oportunidades.

Prestação de contas - Gastos setorizados

02:33 Postado por Geremias Pignaton


Fiz algumas fotos durante a prestação de contas das imagens mostrada por um datashow num telão. Algumas saíram boas, outras nem tanto. Se clicar sobre a foto o leitor poderá ampliá-la e ver os índices constitucionais. Ou seja, a prefeita demonstrou que o município, no ano passado, cumpriu as exigências legais quanto aos gastos com saúde, educação e com pessoal. Gastou 18,47% com saúde, 25,91% com educação e 46,15% com pessoal.
Eu fiz outra leitura que merece muita atenção dos cidadãos do município. Esta minha opinião não tem caráter político.
Vocês somaram os três números? Dá um total de 90,53%. Sobram 9,47% para todo o resto, inclusive para investimento.
Podemos pensar, se educação e saúde vão bem, noventa por cento vai bem. Concordo! Mas não temos nenhuma capacidade de investimento com recursos próprios.
Se não podemos tirar de saúde e educação, só nos resta pessoal. Gastamos, pelos números da prefeita, mais de 8 milhões com pessoal por ano. Se quisermos ser um município viável, temos que começar, e logo, a reduzir gastos com pessoal. Acho que deveríamos reduzir isso para um número próximo de 30%. Se possível, até mais baixo.
Isso deve ser feito aos poucos e com a participação de todos. Prefeita, vereadores, servidores e o povo. Deve ser feito visando umas três administrações futuras.
Sem isso, nossos prefeitos dependerão sempre de andar por Vitória e Brasília com o pires na mão, se quiserem fazer umas obrinhas.

Prestação de contas - Grazielle Massariol Mori

01:46 Postado por Geremias Pignaton


Durante a prestação de contas da prefeita, ela homenageou a servidora municipal Grazzielle Massariol Mori por ter recebido um prêmio no Ministério da Saúde com um projeto na área de distribuição de medicamentos.
Lógico que a prefeita capitalizou politicamente o fato.
Entretanto, não foi feita uma explanação sobre o projeto. Eu, até agora, estou sem entender que trabalho é esse, no que ele consiste, se já está implantado e funcionando, se será para o futuro, se é um projeto pessoal da servidora, se é da Secretaria Municipal de Saúde? Fez-se o rapapé político e explicou-se pouco aos presentes.
De qualquer forma, parabéns à Grazzielle. Ela mostra que mesmo trabalhando sem muitos recursos é possível desenvolver trabalhos simples que revertam em benefício da população.
Espero que ela encontre sempre apoio nos seus projetos.
Grazziele trabalha na prefeitura há 2 anos e entrou depois de ser aprovada em concurso. É a moça da foto lá em cima e está recebendo um certificado da prefeita.
Peço desculpas pela qualidade da foto. O blogueiro aqui não é de nada em fotografia.

Prestação de contas - A "queda" na arrecadação

01:45 Postado por Geremias Pignaton

Esta foto foi tirada na "Audiência Pública" realizada no Complexo Cultural Roque Peruch para prestação de contas da prefeita. A foto registra o momento em que se cantava o Hino Nacional.
A prefeita começou os trabalhos exibindo imagens da enchente de janeiro passado. Momento, sem dúvida, calamitoso para o município. Depois falou da queda de arrecadação com a crise. Ou seja, começou chorando as pitangas e desculpando-se pelo seu fraco desempenho.
Com relação à enchente, não temos o que contestar.
Agora, com relação a queda de arrecadação, consideramos uma desculpa esfarrapada da prefeita.
Vamos aos números apresentados por ela, comparando a arrecadação de 2009 com a de 2008.
Números da Receita Corrente Líquida, só arrecadação própria, sem convênios, recursos estaduais e/ou federais.
Em 2008 foi arrecadado 16 milhões novecentos e poucos mil reais. Em 2009, uma estimativa, pois dezembro ainda estava em curso, arrecadação de 16 milhões quatrocentos e poucos mil reais. Diferença de 500 mil reais aproximadamente. A prefeita os apresentou assim,em números absolutos. Pode perfeitamente esse número ter mudado, uma vez que dezembro é historicamente um mês de arrecadação elevada e pode ter diminuído e alterado a relação.
Não apresentou os recursos de convênios, o que poderia zerar ou até modificar essa diferença.
Agora vamos relativizar os números apresentados: em aproximadamente 17 milhões, 500 mil significam 3%. A arrecadação caiu 3%, mesmo com toda a crise. Isso num orçamento público não é nada. É comum as arrecadações oscilarem. O percentual é insignificante e não deveria ser usado como desculpa para ter atendido mal a população.
Se levarmos em conta os convênios, acho que a arrecadação foi igual ou superior ao ano de 2008.

Ponte que caiu

05:32 Postado por Geremias Pignaton




Há exatamente um ano, neste horário, 18 horas, começou a chuvarada que causou a maior tragédia na nossa querida cidade de Ibiraçu. Hoje, a cidade está normal. Uma pessoa que não saiba do ocorrido jamais é capaz de imaginar o desespero que foi. Os moradores ainda têm medo da chuva, mas, a cada ano, isso vai sumindo, se novas enchentes violentas como aquela não ocorrerem.
Talvez a marca visível mais significativa seja a ponte do Bairro Ericina. Ainda está lá. Sem nada. Tiraram os escombros da antiga, mas ainda estão, a passos de cágado, construindo a nova. Por que a construção vai tão lentamente? Será que falta recursos? Será que o projeto foi mal feito?Será que foi sub avaliada?
Nas fotos acima vemos que só a pilastra da margem esquerda foi parcialmente erguida.
Pelo tempo, acho que tem algum problema na construção.


Angra

02:20 Postado por Geremias Pignaton

Aquele incidente na pousada Sankai em Ilha Grande, Angra dos Reis-RJ, revela o absurdo que faz a politicagem no Brasil.
Não precisa ser técnico, nem analisar com minúcias, para ver que as construções da pousada e das casas vizinhas estavam irregulares.
No mínimo, estavam construídas em terrenos de marinha.
Além disso, estavam debaixo de um despenhadeiro com declive de mais de 80 graus.
Nisso que dá os licenciamentos políticos.
Nós, em Ibiraçu, sofremos na pele esse problema. As enchentes que nos assolam são, sem dúvidas, agravadas por licenciamentos desse tipo. Aterros, edificações, muros, cercas, indústrias bloqueando o fluxo da água.
Populismo em excesso é um desastre.

Nossa Senhora das Graças do Taquarassu

03:50 Postado por Geremias Pignaton









Até o início dos anos 70 do século passado, quando o interior do Brasil era mais povoado que as cidades, a Igrejinha de Nossa Senhora das Graças, em Taquarassu, era frenquentada pelos moradores do vale do Rio Taquarassu. Ali se rezavam ladainhas, algumas missas, era o templo daquele povo católico sofrido, colonos trabalhadores da roça. As festas anuais eram feitas em novembro. Dia 27 de novembro é dia dedicado a Nossa Senhora das Graças, padroeira daquela localidade e depositária da fé de muitas pessoas que ali nasceram e viveram grande parte de suas vidas.
Cheguei a ir num casamento lá. Eu era criancinha e me lembro como se fosse um sonho. Foi o casamento de dois primos meus: Adilson Furieri e Eliete Modenesi.
Hoje a igrejinha encontra-se na situação que vemos nas fotos: abandonada, semidestruída, largada à própria sorte. Em seu interior, às vezes, encontramos as vacas do pasto que a cerca. Imagens não existem mais.
Conheço capelinhas como essa em várias localidades de Ibiraçu. Na Cascata, dedicada a Sant'ana e São Miguel; na Valada Maffei, dedicada a Santo Antônio; no Parque Alegre, dedicada a São Sebastião e várias outras que não me recordo a que santo são dedicadas: em Rio da Prata, Pedro Palácios, Picuã, Córrego Belo. Nenhuma está assim tão abandonada. Em geral, são mantidas pelos proprietários das terras em que se encontram.
A própria igrejinha de Nossa Senhora da Saúde, hoje santuário, é uma capelinha rural assim. Durante muitos anos, foi preservada pelos proprietários das terras em volta.
Quem são os proprietários das terras onde estão a igrejinha de Nossa Senhora das Graças? A família da prefeita. Ela nasceu naquela localidade e lá cresceu. Não duvido que tenha sido batizada lá. Certamente, testemunhou muitas rezas e festas feitas naquela igrejinha. Seus pais ainda residem em Taquarassu, na propriedade onde está a capelinha abandonada.
Político adora aparecer em altar, do lado de Deus. Adora parecer religioso e bondoso. Nos palanques, alguns políticos populistas adoram desfiar orações, cânticos religiosos e se derramarem em choro. Dizem-se cultuadores e protetores da tradição. Parecem santos.
Na prática, no dia-a-dia, no trato com as coisas corriqueiras, parecem com as fotos da igrejinha acima.
Mais grave, tem um cunhado da prefeita que é vereador. Dizem na cidade que ele é quem administra a fazenda onde a capelinha se encontra.
Mais grave ainda, o marido da prefeita foi por muitos anos deputado federal e, hoje, é Secretário de Turismo do Estado do Espírito Santo.
As fotos falam claramente sobre a sensibilidade desses políticos para com o patrimônio histórico, para com a cultura, para com a tradição e, sobretudo, para com a fé.
Não sei quem é o responsável pela conservação daquela igrejinha, mas os políticos acima, se não se julgarem responsáveis por ela, no mínimo, deveriam cobrar ação dos responsáveis.
Outra situação grave. O bispo de Colatina, Dom Décio Zandonade, é muito bem relacionado com os políticos citados. Quando vai celebrar em Ibiraçu, não deixa de elogiá-los e citar seus nomes no altar. Será que ele sabe a situação desta capelinha rural?
Ao final, acho que a responsabilidade é da Igreja Católica.
Só falta derrubarem a Igrejinha de Nossa Senhora das Graças por estar atrapalhando o pastar do gado.
Clique sobre a foto para ampliar e ver melhor o desleixo com a capelinha.


Sanhaços

02:31 Postado por Geremias Pignaton






Os sanhaços são uma das aves mais conhecidas do Brasil. Habitam todo o território brasileiro, com exceção de pontos da floresta amazônica.
Muitos pássaros recebem o nome popular de sanhaço por este país afora, mas esses das fotos são os mais abundantes e mais conhecidos.
A diferença entre eles é sutil. Na verdade, o tamanho é o mesmo e as cores são ligeiramente diferentes. Se olhados de encontro à luz, parecem o mesmo pássaro. Têm hábitos alimentares muito parecidos. Alimentam-se basicamente de frutas, podendo também comer insetos e pequenos moluscos.
Pertencem à família Thraupídea e ao gênero Thraupis, sendo o primeiro da espécie Palmarum, o segundo da espécie Sayaca e o último da espécie Cyanoptera. Portanto, o nome científico é, respectivamente, Thrupis palmarum, Thrupis sayaca e Thrupis cyanoptera; e os nomes vulgares, sanhaço verde ou sanhaço do coqueiro, sanhaço cinzento ou do mamoeiro e sanhaço azul. O último é um pouco mais raro, sendo muito confundido com o segundo.
Não vou descrever mais detalhes dos hábitos dessas aves porque são muito conhecidos e facilmente observáveis. Apenas gostaria de destacar que o primeiro, sanhaço do coqueiro, é mais agressivo e valente que os outros dois.
Assim como tudo nelas, o canto também é muito parecido. O do sanhaço do coqueiro é mais rasgado, chiado e alto. O dos outros dois é mais assobiado, levemente mais baixo. Vai aí o link com o canto do sanhaço do coqueiro ou sanhaço verde http://www.xeno-canto.org/browse.php?query=thraupis+palmarum

Prestação de contas

15:04 Postado por Geremias Pignaton

Dia 16 de dezembro, estive presente numa "audiência pública" realizada no auditório do Complexo Cultural Roque Peruch pela administração do Município de Ibiraçu para a prefeita prestar contas do ano à frente da municipalidade.
Preliminarmente, gostaria de dizer que o recinto daquele auditório estava completo com pessoas sentadas. Acredito que, fora aqueles que tinham por obrigação estarem lá, pode-se contar umas 60 a 70 pessoas. Não gostei de ver só o pessoal de uma ala da política ibiraçuense. Parece que era proibido ao pessoal da aposição estar presente. Tinha um carro de som anunciando a "audiência pública" e convidando todos a participarem. Parece que poucos se interessam por esse tipo de participação.
Por que pus audiência pública entre aspas? Porque achei que, ao final, seria franqueado à assistência o direito de fazer questionamentos. Nada! Só a prefeita falou e, por poucos minutos, falou também o deputado Marcelo Coelho de Aracruz.
Sinceramente, isso não é uma reunião para prestação de contas. Isso é um evento político onde apenas um lado fala e o outro - podemos chamar de claque - bate palmas. Sendo assim, não precisava tomar tempo de ninguém. Bastaria fazer um impresso bem detalhado e distribuir para o povo.
Eu tinha algumas perguntas a fazer desde o início. Com o desenrolar da apresentação da prefeita, essas perguntas aumentaram.
Acredito que os números apresentados não foram modificados, mas tenho certeza que foram manipulados para satisfazer a vontade da administração. Quando havia interesse, eram apresentados relativizados, quando o interesse trocava de posição, eram apresentados absolutos.
Discutirei aqui no blog, durante os próximos dias, a tal audiência, abordando todos os tópicos que achei interessante.

Morro do Sapateiro

05:04 Postado por Geremias Pignaton





As fotos foram feitas em dezembro último, do Morro do Sapateiro, sobre a Cascata. A Mata secundária está sendo retirada. Dizem que o desmatamento é regular. Eu acho muito pouco provável.

Não podemos mais conviver com esse tipo de agressão à natureza. Isso é um dos fatores responsáveis pelo nosso problema de enchentes.

As autoridades devem tomar as providências.

Um anônimo num comentário aqui no Blog já havia denunciado isso.

in loco

03:03 Postado por Geremias Pignaton

Passei por Taquarassu mês passado e pude ver de perto o rio atacado por herbicida. Vendo ao vivo e a cores a situação é pior do que pela fotos no Blog. Alguns moradores das redondezas dizem que isso vem acontecendo há alguns anos, mais de uma vez por ano.
As autoridades de Ibiraçu devem dar um basta nisso.
Assim esperamos.

Taquarassu

02:42 Postado por Geremias Pignaton





Com as fotos acima, ano passado, o Blog do Gerê denunciou o uso criminoso de herbicida na localidade de Taquarassu, no alto Rio Taquarassu, fonte que abastece a cidade de Ibiraçu. Parece que estão querendo envenenar a população.
Na minha passagem por Ibiraçu, mês passado, por acaso, encontrei-me com o Sr. Élio, chefe do IDAF, e ele me fez ver um processo de investigação instaurado por provocação da Delegada de Polícia, após ver a denúncia no Blog.
Também estive com o Vereador Nilsinho que está, muito atento, acompanhando o caso.
Acho que pode ter havido crime de natureza ambiental e outros possíveis crimes.
Esperamos que tudo seja apurado, os culpados punidos e que esse tipo de ataque à população não volte a ocorrer.