Arthur Zanetti, A Surpresa Nacional

04:42 Postado por Geremias Pignaton







Ontem, o Brasil se surpreendeu com a medalha de ouro do ginasta Arthur Zanetti no exercício das argolas. Há quem começou a dizer que o Brasil é o país das argolas. Outros, como li jornal A Gazeta de hoje, dizem que Zanetti ganhou a medalha, apesar do Brasil.
O brasileiro baixinho e musculoso derrotou o favorito chinês e um italiano, que ficaram com a prata e o bronze. Porém, o maior derrotado por Zanetti foi a imprensa esportiva nacional, que nem de longe previu a possível vitória do cara.
Zanetti não foi uma surpresa total. Seus resultados eram muito bons e, mesmo não sendo favorito, podia-se prever uma boa participação dele, inclusive com medalha.
Acho que, depois de seguidas decepções com Dayane dos Santos e Diego Hypolíto, os jornalistas ficaram céticos.
Fato é que, salvo algumas raríssimas exceções, a imprensa esportiva nacional é muito chegada a um sensacionalismo, a uma patriotada, mas é uma lástima tecnicamente. A maioria dos integrantes desse ramo da imprensa são pessoas formadas em jornalismo que gostam de esportes, mas que não têm nenhuma capacidade técnica. O símbolo maior do tupiniquim jornalismo esportivo é o nosso notório Galvão Bueno.
Zanetti é um herói nacional e não foi nenhuma surpresa.


Ps - Quando vi o nome dele, lembrei-me imediatamente do conjunto de forró, imenso sucesso no Espírito Santo na década de 80, os Irmãos Zanetti, lá de Santa Teresa.
Apesar de não ser o meu gênero musical favorito, promovi alguns bailes com eles em Ibiraçu.

0 comentários: