O Mistério do Livro Desaparecido

03:54 Postado por Geremias Pignaton

                                                      Foto: ibirinha.com.br



Depois da publicação neste blog de um post sobre o livro Memoriário de José Dauster, o assuntou virou polêmica com repercussão entre os leitores, aqui e no ibirinha.

O Primo Ruberval revelou mais histórias sobre a descoberta do livro, inclusive com a revelação do professor Silvestre de ter sido o autor do prefácio assinado pela prefeita e seu marido.

Daí conclui-se que ao menos quatro pessoas tinham conhecimento desta obra em Ibiraçu: o Primo Ruberval, o Professor Silvestre e o casal mandachuva da cidade.

Houve também algumas insinuações, por parte do Primo Ruberval, de que o livro foi editado com dinheiro público, coisa que até agora não ficou bem esclarecida.

O Professor Silvestre não explicou em que circunstâncias ele fez o prefácio do livro. Não revelou detalhes. Portanto, sua participação no episódio ficou ainda muito obscura.

O Primo Ruberval contou a sua história , mas com todo esse mistério ao redor do livro, estamos sempre com a pulga atrás da orelha.

O casal de prefeitos de Ibiraçu não se pronunciou e acredito não irá se pronunciar sobre o assunto.

Qualquer leigo que leia o livro verá que ele é de muita importância para o conhecimento do passado da nossa cidade. Ter ficado escondido durante todos esses anos, pelo menos uma década - não sei exatamente quando ele foi publicado -, é um erro gravíssimo, sobretudo se cometido por quem tinha a obrigação de divulgá-lo.

Se foi editado com dinheiro público, o erro é muito mais grave, podendo até ter sido crime.

5 comentários:

  1. Silvestre Depizzol Vicente disse...

    Geremias, se você ler com atenção, notará que o prefácio foge um pouco do objetivo. Fui convidado, há uns anos, para escrever uma mensagem que serviria, vamos dizer, de prefácio de um livro de poesias sobre Ibiraçu. Não conhecia o livro. Não o li. Não sabia de quem era, seu autor. Agora eu o li, por meio de seu blog. Aí eu comecei com uma quadra de versos heptassílabos: A saudade é uma flor/ Tem nome de Ibiraçu/ Um frasco cheio de amor/ Que exala de norte a sul. E continuei: Não pode haver criação literária que fale mais diretamente ao coração do povo do que a poesia. etc... Inclusive há um erro de crase, e trocaram cheio por feito. Esta é a verdade. Pensei que fosse um livro de poesia.

  2. Geremias Pignaton disse...
    Este comentário foi removido pelo autor.
  3. Geremias Pignaton disse...

    Silvestre, conheci você no tempo em que éramos professores no turno noturno do Polivalente. Vi seu lado mais humano, preocupado com os jovens que não tiveram oportunidade de estudar na época certa e tentavam desesperadamente estudar fora de época, com muito sacrifício. Pude presenciar várias vezes, inclusive algumas vezes contra mim, você advogar a causa daqueles jovens. Conheci aí os valores do Professor Silvestre. Obrigado por ter vindo aqui no meu blog dar as explicações aos meus questionamentos.
    Quando li o livro, imediatamente, resolvi divulgá-lo. Acho que fiz um bem enorme para nossa cidade. Fui mal interpretado pelo Primo Ruberval que ficou zangado comigo por tê-lo feito. Mesmo assim, não me tocou nenhum arrependimento. Até agora, excetuando-se essa, só vi manifestações de aprovação.

  4. Anônimo disse...

    Na família Pignaton só tem gente ruim, só ruberval se salva.

  5. Anônimo disse...

    Será porque ele andou numa certa época elogiando o perfeito casal?rsrsrsrsrsrsrs,kkkkkkkkkkkkkk....