Índice de Homicídios

04:09 Postado por Geremias Pignaton








Uma reportagem no gazetaonline comemora, podemos assim dizer, a diminuição do índice de homicídios no estado do Espírito Santo.  Baixou para 48,2 homicídios por 100 mil habitantes. Ainda é quase o dobro da média nacional que é de aproximadamente 27.

Se a situação do ES melhorou, mas é ainda preocupante, a situação de nossa região é muito mais. Aracruz registrou ano passado 44 homicídios. Número quase igual a Cachoeiro de Itapimirim e igual a Colatina, municípios bem mais populosos. Os números  projetados de Aracruz chegariam a 54 homicídios por 100 mil habitantes, acima da média do estado e o dobro da média nacional.

Sei que para melhor estudarmos o caso de uma cidadezinha como Ibiraçu deveríamos analisar uma série histórica, o número de um ano isolado poderia ser casuístico, mas Ibiraçu teve 8 homicídios no ano passado, isso daria 66,66 homicídios por 100 mil habitantes, bem acima da média do estado e quase o triplo da média nacional. Parece que nossa pacífica cidadezinha já não é tão pacífica assim.

Na nossa região, João Neiva foi quem menos mortes violentas registrou, 3 ocorrências. Entretanto, recebi relatos de amigos que moram em JN dizendo que assalto a mão armada na cidade virou rotina. Será?

Acho que nossas autoridades devem verificar bem esses números e atuar junto às comunidades para baixá-los. Todos sabemos o que fazer e como fazer. Basta a tal vontade política.

Tenho inveja de Venda Nova do Imigrante, colônia italiana como nós, que teve zero homicídios ano passado.

Acesse a reportagem do gazetaonline no link abaixo.

0 comentários: