Tapaculo-de-Colarinho

01:43 Postado por Geremias Pignaton









                                         Fotos: GPignaton   //// clique sobre elas para ampliar


Sou da Mata Atlântica. Aliás, sou mateiro da Mata Atlântica. Entro e transito pela mata como poucos, sem modéstia. Toda minha formação de observação da natureza foi feita no bioma do litoral do Brasil, no norte do Espírito Santo e no sul da Bahia.
Quando me mudei para Brasília, fiquei meio deslocado no Cerrado. Tudo era diferente, as árvores, as plantas em geral, muitos animais daqui eram desconhecidos, muitas aves me eram estranhas, os nomes eram diferentes.
Lembro-me que quando viajava para visitar minha terra, uma das primeiras coisa que fazia era entrar numa mata. Parecia que só assim me sentia de volta à casa.
Agora, com o tempo, o Cerrado começa a ser por mim mais conhecido e já me permite o encantamento. Não tanto quanto o encantamento da Mata Atlântica, mas quase tanto quanto.

A espécie objeto deste post é um exemplo. Antes de entrar na atividade de fotografar aves, ainda apenas como simples observador, ouvi perto de minha casa uma ave que vocalizava um piado intermitente e longo. Procurei descobrir que bicho era aquele. Quando o vi, minúsculo e lindo, fiquei encantado. Era o tapaculo-de-colarinho ( Melanopareia torquata), o lindo bichinho das fotos. Um pássaro minúsculo, pouco mais de 10 cm. Um espetáculo!

Ao decidir-me fotografar as aves, pensei em fazer uma linda fotografia do bichinho. Até ontem não havia conseguido nada razoável, as fotos sempre ficavam ruins. Ontem realizei meu desejo e compartilho com os leitores do Blog.

O leitor pode também ouvir o piado dele no link a seguir. Sempre o atraí piando com a boca.

http://www.wikiaves.com.br/midias.php?tm=s&t=s&s=10802

Também pode visitar meu álbum no wikiaves.

http://www.wikiaves.com.br/perfil_gpignaton

0 comentários: