Araponga
16:04 Postado por Geremias Pignaton
Tem por volta de 27 cm e os machos adultos são totalmente brancos, com região dos olhos e em volta do bico verde cobreado. As fêmeas são menores com cores verde e cinza predominantes. O machos jovens são como as fêmeas, atingindo a coloração totalmente branca por volta dos 3 anos.
Alimentam-se de frutas, sementes e insetos.
Os machos cantam estalos estridentes em sequência, parecendo um ferreiro batendo uma peça na bigorna. O barulho é muito bonito de longe, mas ensurdecedor de perto.
Esse pássaro corre sério risco de extinção, devido seu aprisionamento em gaiolas, pelo canto e beleza da plumagem, e, sobretudo, pela destruição de seu habitat.
Em julho, na Bahia, região de Porto Seguro, pude observar um casal dessa espécie, cujo macho cantava na mata no alto de uma colina. Fiquei muito emocionado de reencontrar essa ave, depois de muitos anos, na minha infância, que a havia observado em Ibiraçu, no alto do morro do Sapateiro.
Para escutar seu sonoro canto http://www.xeno-canto.org/browse.php?query=procnias+nudicollis
Dedico este post a dois amigos de Ibiraçu:
Gervásio Guasti, o Araponga, inesquecível amigo de infância, companheiro de aventuras no São Cristóvão e adjacências, que ganhou esse apelido pela cor muito branca dos cabelos.
Fransérgio De Marchi Pignaton, querido primo, que me pediu um post sobre esse pássaro quando iniciei o blog, pedido que só agora, depois de um ano, atendo.
20 de outubro de 2010 às 08:46
Esse som sempre me faz lembrar da época que eu morava em Ibiraçu, voltando da escola.
Valeu pelo post. Achei que tinha esquecido.
Um grande abraço.
20 de outubro de 2010 às 09:23
He he ... o Araponga que queria os dados da digníssima filha do Serra era do próprio PSDB... Aécio x Serra... he he.
Mas para a mídia continua sendo culpa da Dilma...
http://www1.folha.uol.com.br/poder/817429-jornalista-confirma-a-pf-que-encomendou-dados-de-tucanos.shtml
20 de outubro de 2010 às 11:47
Fran, meu querido, nunca esqueci seu pedido, foram passando os dias e eu sempre devendo, até que paguei. Esses posts de aves, pode acreditar, eu os faço por inspiração. Sempre são motivados por algum acontecimento, algum visual, algum som, alguma história... Enfim, sempre têm um motivo. Este foi um e-mail que recebi do meu querido amigo Araponga.